Plataformas oferecem cursos gratuitos de renomadas universidades do mundo
Há um mês, a USP oferece videoaulas sobre os mais variados assuntos
Foto: reprodução
As pessoas que usam a internet em busca de cursos gratuitos e on-line para complementar ou substituir o ensino tradicional têm até uma expressão própria: "edupunk".
Os cursos são acessíveis a qualquer pessoa ao redor do globo que queira saber mais sobre determinando assunto e, o melhor, gratuitamente. E há MOOC’s de todos os tipos e gostos: desde videoaulas didáticas para simplificar um assunto até um curso inteiro, com diversas aulas de duas horas de duração cada e direito a certificado no final.As iniciativas são tantas, que já existe até uma plataforma para agregar o máximo de aulas possíveis em um só lugar. É só escolher o seu curso.
Apesar das facilidades de acesso, a maior parte das iniciativas na área ainda necessita que o internauta domine a língua inglesa. Entretanto, alguns dos sites já começam a legendar as aulas em português e algumas universidades brasileiras já estão disponibilizando seus conteúdos na internet.
Por aqui
A mais recente foi a USP, que há pouco menos de um mês lançou o E-Aulas. O site ainda não oferece cursos inteiros abertos, tais quais os sites mais populares na área, como o Coursera e o edX. O canal da universidade paulista produz videoaulas mais curtas, produzidas pelos próprios professores. Já são mais de 900 aulas, sendo que a maior parte na área de ciências. A expectativa é que o canal receba mais vídeos ao longo do semestre e, futuramente, possa expandir a ferramenta para agregar cursos inteiros.
A Universidade Estadual de São Paulo também tem uma plataforma de ensino à distância gratuita. Trata-se do Unesp Aberta, ambiente de aprendizagem lançado em junho, que utiliza a plataforma Moodle. O site possui um grande acervo disponível de vídeos e livros digitais. Desde o lançamento, já reuniu quase 10 mil cadastrados.
Conheça as principais plataformas de compartilhamento de conteúdo:
- Coursera – De composição musical até o misticismo moderno europeu e pensamento psicológico. A plataforma oferece diversos cursos oriundos de 33 instituições de países como Hong Kong, Austrália, Israel e Inglaterra, além dos EUA e do Canadá. Os brasileiros já são os vice-líderes dos usuários da plataforma, com 5,8% dos inscritos (o campeão mesmo é os Estados Unidos, com 38,5% do total). Atualmente, o Coursera possui mais de 1,3 milhão de inscrições.
- EdX - É uma plataforma on-line aberta que oferece cursos gratuitos de nível universitário e é formado, por enquanto, por três universidades americanas: MIT, Harvard e UC Berkeley. A plataforma oferece vídeos, quizzes, resultados de notas e interação com comunidades de estudantes. Os cursos on-line emitem certificado de conclusão, não equivalente a um diploma, assinado por alguma das universidades no final gratuitamente.
- MIT Open Courseware – Foi a plataforma-mãe que deu origem ao EDx. Esta reúne conteúdos produzidos por alunos e professores do MIT e, além de aulas gravadas, permite aos interessados poderão conferir material usado pelos professores em sala.
- Udacity – Também referência em MOOC, o Udacity oferece cursos gratuitos na wab. A diferença é o foco: com ênfase nas ciências exatas, as 11 opções de cursos se situam nas áreas de ciência da computação, física e estatística.
- Khan Academy – Pioneira no ramo de videoaulas gratuitas, a Khan Academy disponibiliza vídeos curtos e didáticos sobre determinado assunto. O site conta ainda com um módulo de exercícios e um painel que permite ao usuário acompanhar seu desempenho. Todo conteúdo é aberto. Recentemente, o site ganhou uma versão em português e parte dos vídeos de Aritmética, Biologia, Química e Física já foram traduzidos para o português.
- Classroom TV – Recém-lançado, o Classroom TV, é um agregador de videoaulas. Assim, é possível encontrar desde horas de aulas completas até os vídeos didáticos da Khan Academy. O site já possui mais de 10.000 videoaulas gratuitas de grandes universidades do mundo. A plataforma promete incluir, em breve, instituições brasileiras e versão em português. A plataforma oferece ainda ferramentas interessantes, ao permitir que o usuário marque o ponto onde teve dúvida, insira uma pergunta ou comente o conteúdo, por exemplo.
- Class2go – Se o Classroom TV agrega em um só lugar diversos conteúdos, o Class2go oeferece justamente a possibilidade de qualquer pessoa no mundo criar gratuitamente seu próprio curso on-line. A plataforma de código aberto permite que os usuários agreguem vídeos e questionários interativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário