PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CAMPANHA MOBILIZAÇÃO PRO INTOLERANCIA E PRECONCEITOS E AFIRMANDO O COMPROMISSO COM O MUNDO NOSSO BANER INSITUCIONAL AO FUNDO ....



PROJETO PORTAS ABERTAS E DEDO DE PROSA E MALETA DA SAUDE SAO EXPOSTOS E SOCIALIZADOS NO PAM HIV E HEPAIDS NA SECRETARIA DE SAUDE DO ESTADO RN EM PLENO PAM - 2012

Foto: Público presente na abertura da Oficina do PAM 2012, no dia 27 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE CELULAR AVISA O PACIENTE DO SUS Desde a implantação, já foram mandados 6.185 torpedos. Envio de mensagens foi possibilitado graças à informatização do sistema de saúde, que está em fase de implantação.


MENSAGEM DE CELULAR AVISA O PACIENTE DO SUS

Desde a implantação, já foram mandados 6.185 torpedos. Envio de mensagens foi possibilitado graças à informatização do sistema de saúde, que está em fase de implantação.

Uma iniciativa inovadora está fazendo com que usuários do SUS – Sistema Único de Saúde de Novo Hamburgo sejam lembrados de consultas marcadas na rede municipal. Com o envio de mensagens para o celular dos pacientes, a Prefeitura avisa as pessoas sobre os procedimentos agendados. Implantado em novembro de 2012, a medida tem o objetivo de reduzir o número de ausências. Atualmente, estima-se que 10% dos usuários que agendam consultas não comparecem às unidades de saúde.

Os torpedos enviados aos celulares dos usuários do SUS são bastante objetivos. O paciente recebe informações sobre local, data e horário da consulta. De domingo à quinta-feira, as mensagens são enviadas. O cidadão recebe o torpedo um dia antes do procedimento agendado, uma maneira de fazer com que o aviso fique na memória dos pacientes e não ocorra novo esquecimento. Desde a implantação até 03 de janeiro de 2013, já foram mandados 6.185 torpedos.

O envio de mensagens foi possibilitado graças à informatização do sistema de saúde em Novo Hamburgo, que está em fase de implantação. “Novo Hamburgo está promovendo um grande investimento na área de tecnologia e isto tem refletido na saúde. Trata-se de um conjunto de possibilidades que beneficia o cidadão e os profissionais, organizando o sistema como um todo”, afirma o secretário da Saúde, Roque Werlang.

A previsão é de que, com o decorrer do processo de informatização, os pacientes também sejam lembrados sobre exames agendados, além de consultas. Posteriormente, com o sistema consolidado e com os relatórios trimestrais da SMS – Secretaria da Saúde fechados, um balanço poderá ser feito para avaliar a efetividade do sistema.

Informatização atinge 500 computadores instalados no Município

A informatização da rede de saúde em Novo Hamburgo permite, entre outros procedimentos, o registro de prontuários online e a consulta por parte dos profissionais de saúde ao histórico de cada paciente. No sistema, constam informações como medicamentos prescritos, medicamentos retirados nas farmácias da rede e consultas realizadas. Desde o início da implantação, 500 computadores já foram instalados e mais de 615 profissionais foram treinados individualmente.

Conforme a diretora de Sistemas de Saúde, Tatiane Soares de Souza, a informatização culmina na qualificação do atendimento prestado ao cidadão. “Somente com o prontuário eletrônico, o profissional de saúde tem acesso a todos os atendimentos realizados pelo paciente anteriormente, independente da unidade de saúde em que foi atendido”, coloca.

Para a coordenadora da USF – Unidade de Saúde da Família Iguaçu, a enfermeira Sabrina Bley, o trabalho dos profissionais ficou mais qualificado e o atendimento melhorou. “Facilita muito, pois temos acesso a tudo que já aconteceu com o paciente, que medicação ele tomou, onde ele foi, entre tantos outros procedimentos. É um prontuário eletrônico, sem papelada, de uma forma muito mais correta e organizada”, enfatiza.

O processo de informatização já foi concluído em todas as 11 USFs em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na Farmácia Comunitária, no Centro de Especialidades, no Almoxarifado da Saúde, na Ouvidoria e em dois prestadores de serviços as instalações também já foram finalizadas. Nas UBSs Santo Afonso e Canudos, o processo está 80% concluído. Ainda está em fase de execução a informatização do Laboratório Municipal (em processo de treinamento de servidores), do Hospital Municipal (50% concluída), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos (50% concluída) e do Pronto Atendimento (PA) do Centro (30% concluída).

Fonte: http://novohamburgo.org/site/noticias/novo-hamburgo/2013/01/15/mensagem-de-celular-avisa-o-paciente-do-sus/

O primeiro semestre de 2013 será fundamental para a Atenção Básica no Brasil. Antigos e novos gestores poderão aderir durante o mês de março a três importantes programas do Departamento de Atenção Básica (DAB). Em seguida, iniciam-se os processos de contratualização e recontratualização.


Atenção aos prazos para adesões no mês de março:
PSE, PMAQ e Requalifica UBS


O primeiro semestre de 2013 será fundamental para a Atenção Básica no Brasil. Antigos e novos gestores poderão aderir durante o mês de março a três importantes programas do Departamento de Atenção Básica (DAB). Em seguida, iniciam-se os processos de contratualização e recontratualização.

Programa Saúde na Escola (PSE)
Para o Programa Saúde na Escola estão previstas duas adesões. No primeiro prazo, até 10 de março, os municípios poderão aderir à Semana de Mobilização Saúde na Escola. Este ano, a semana tem ações concentradas na prevenção da obesidade infantil e na saúde ocular.
O segundo prazo é de adesão ao próprio programa e deverá ser realizada até o dia 31 de março. A adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) está condicionada à assinatura do termo de compromisso, com definição de ações e metas, pelos secretários municipais de saúde e educação, via sistema de monitoramento eletrônico.
Clique aqui para mais informações.
Clique aqui para aderir ao Programa Saúde na Escola.

Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) As adesões para o segundo ciclo do PMAQ devem ser feitas, impreterivelmente, até 31 de março. Nessa adesão o gestor vai ter que indicar com quantas equipes o município vai participar no PMAQ. Nas etapas posteriores esse número não poderá ser ampliado.
Uma novidade do programa para este ano é sua universalização, ou seja, todas as equipes Saúde da Família e as equipes de atenção básica parametrizadas poderão se inscrever sem limite de adesão.
Outra novidade é que o programa será ampliado para os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).
A contratualização é a etapa posterior à adesão e exige que sejam pactuadas ações e responsabilidades com as equipes em Termo de Compromisso. Vale ressaltar que para cada tipo de equipe existe um período específico para contratualização. Para a próxima etapa, o calendário deve seguir a seguinte previsão:
- Equipes de Atenção Básica e Equipes de Saúde Bucal: 15 de março até 30 de junho.

- Equipes dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF): 15 de abril até 30 de junho.

Clique aqui para mais informações.
Clique aqui para aderir ao PMAQ.

Programa Requalifica UBS Entre e 31 de março os gestores municipais poderão aderir ao Requalifica UBS. Para aderir, deve-se cadastrar novas propostas de reforma, ampliação e construção de unidades básicas de saúde (UBS) no Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB). Essa adesão começa com o preenchimento de um questionário online de diagnóstico da situação das UBS do município.
É importante destacar que não serão aceitas novas solicitações após o dia 31 de março e esse prazo não poderá ser prorrogado.
A seleção e a aprovação das solicitações serão realizadas no mês de junho. Assim, até o dia 31 de maio de 2013, o município/Distrito Federal deverá estar com suas obras em dia, ou seja:
1- ter todas as suas obras monitoradas no SISMOB;

2- ter inserido no respectivo Sistema a Ordem de Início de Serviço referente a todas as propostas de reforma, ampliação e construção contempladas anteriormente.
Sem que todos esses critérios estejam contemplados, a proposta não poderá ser selecionada.
Clique aqui para mais informações.
Clique aqui para aderir ao Programa Requalifica UBS.




Departamento de Atenção Básica
Edifício Premium SAF Sul – Quadra 2 – Lotes 5/6 Bloco II – Subsolo – CEP: 70.070-600 Brasília - DF

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN