PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

sábado, 1 de dezembro de 2012

Ficamos honrado em Noticiar esta maravilhosa noticia é um reconhecimento público de um cidadão que luta por Natal e pela zona norte a quase 30 anos, nesta data o nosso Sr. Jose Bezerra "GRILO" educador social e liderança comunitária de Natal - RN, Parceiro de Nossa REDE MANDACARU BRASIL e atual presidente do Conselho comunitário do Parque dos Coqueiros, fora agraciado com comenda de honra ao mérito como cidadão Natalense e Potiguar sendo reconhecido por relevantes serviços comunitários e como amigo da instituição PM/RN ...


Ficamos honrado em Noticiar esta maravilhosa  noticia é um reconhecimento público de um cidadão que luta por Natal e pela zona norte a quase 30 anos, nesta  data o  nosso  Sr. Jose  Bezerra "GRILO"  educador social e liderança comunitária de Natal - RN, Parceiro de Nossa REDE MANDACARU BRASIL e  atual presidente do Conselho comunitário do Parque dos Coqueiros, fora agraciado com comenda de honra ao mérito como cidadão Natalense e Potiguar  sendo reconhecido por relevantes  serviços  comunitários e como amigo da instituição PM/RN o reconhecimento fora realizado  Pela gloriosa Policia Militar do estado do RN,  a varias personalidades. Grilo recebe então das mãos do atual comandante da policia Militar do RN o coronel Francisco Caninde de Araujo e da governadora do estado do RN, a referida comenda que fora realizada em grande cerimonia  no centro de convenções do estado do RN em Natal - RN, aos 23 de novembro de 2012. 













Conheça a História da PMRN



A polícia no RN, antes da criação do Corpo Policial, era exercida pelos oficiais do Senado da Câmara. Os soldados, antes da construção do Quartel em 1813, eram aquartelados no Forte e moravam pela cidade e Ribeira, mas não lhe cabia policiamento nem repressão. O cidadão que deveria realizar a defesa de seus bens ou lamentar suas perdas.


No RN, o Presidente da Província, Basílio Quaresma Torreão, alegando as desordens e o derramamento de sangue que ocorria em PE, e temendo que esses desmandos atingissem o RN, apresentou ao Conselho Geral da Província um projeto para a criação de um "Corpo de Cavaleiros", com a missão de acudir em todas as partes onde houvesse necessidade. Aceita a proposta e modificada a sua denominação, o Conselho Geral criou o Corpo Policial da Província, pela Resolução de 27 de junho de 1834, aprovada pelo art. 4º da lei de 04 de abril de 1835: "o Governo porá em efetividade com urgência o Corpo de Polícia com o mesmo número de praças, marcado pelo extinto Conselho da Presidência". Contava, apenas, com 40 praças.



Em 7 de setembro de 1836, o então presidente João José Ferreira de Aguiar, na sua "fala" aos deputados provinciais, apresentou um projeto de lei com o seguinte preâmbulo: "fica criada nesta província uma Força Policial com a denominação de Corpo Policial da Província do RN". Elevava o efetivo policial para 120 homens, número considerado indispensável para o policiamento da Capital e do Interior.



O projeto foi aprovado pela Resolução nº 24, de 04 de novembro de 1836, dispondo no seu art. 1º que "a força policial desta Província terá a denominação de Corpo Policial do RN", com 70 praças: um 1º e um 2º comandante, um 1º e um 2º sargento, um furriel, três cabos, dois cornetas e 60 soldados.



Comemorava-se, oficialmente, o aniversário da PMRN em 04 de novembro. Porém, conforme atesta Cascudo e documentos oficiais, a data histórica de criação da PMRN é 27 de junho de 1834.



Dessa forma, o atual governador, Iberê Ferreira, assinou o Decreto nº 21.705, no último dia 21, reconhecendo a data de criação e a data de organização da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, como sendo 27 de junho de 1834 e 04 de novembro de 1836, respectivamente.



Outras denominações da PMRN



O primeiro comandante do Corpo Policial foi o Capitão Antônio José de Moura (1836-1838). Em 1892, o Corpo Policial passa a ser "Corpo Militar de Segurança"; em 1894 torna-se "Batalhão de Segurança"; em 1923, "Polícia Militar"; em 1930, "Regimento Policial Militar"; em 1939, "Força Policial"; e, finalmente, em 1947, "Polícia Militar do Rio Grande do Norte".


reutilizando pneus para canteiro...

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN