PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Gonçalo do Amarante, com atribuições na defesa do Meio Ambiente, expediu a Recomendação nº 001/2013, que pede a fiscalização e intensificação de serviços relativos ao carnaval 2013, a fim de evitar a ocorrência de danos ao meio ambiente, ao patrimônio público, e garantir a segurança das pessoas envolvidas nos eventos festivos.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Gonçalo do Amarante, com atribuições na defesa do Meio Ambiente, expediu a Recomendação nº 001/2013, que pede a fiscalização e intensificação de serviços relativos ao carnaval 2013, a fim de evitar a ocorrência de danos ao meio ambiente, ao patrimônio público, e garantir a segurança das pessoas envolvidas nos eventos festivos.

O documento que destina-se às Secretarias Municipais, Polícias Civil e Militar, órgãos de trânsito, proprietários de casas de shows e promotores de eventos, recomenda, dentre outras determinações, que as Secretarias  se abstenham de promover ou autorizar, durante o período carnavalesco, a utilização de locais públicos que estejam sem prévio licenciamento ambiental, urbanístico, vistoria prévia do Corpo de Bombeiros, Alvará Sanitário, Alvará de Localização, ou fora dos regulamentos previstos em lei. 

Recomenda-se ainda que os eventos realizados nesse período no Município sejam fiscalizados tanto pela Secretarias quanto pelos órgãos de trânsito e as Polícias Civil e Militar, adotando as medidas pertinentes e observando, dentre outras infrações, o crime de poluição sonora.

CLIQUE AQUI
  e confira a Recomendação na íntegra

Fonte: MP/RN

Nasce um maracatu potiguar

O sangue que corre nas veias do norte-riograndense é tão colorido como a de qualquer outro brasileiro; e o branco dos portugueses, holandeses e franceses, a pele vermelha dos potiguaras e a negritude africana, em maior ou menor proporção, formam o caldo cultural que borbulha na esquina do continente. Apesar da mistura nacional, em Natal a comunidade negra permaneceu 'invisível' aos olhos da cidade por muitos anos, décadas - e por que não dizer séculos. Os reflexos são sentidos na pele pelo percussionista Kleber Moreira, natalense da gema que cansou de ser confundido com baiano, maranhense ou carioca. "Sempre me perguntavam de onde eu era, como se não houvesse negros por aqui". Aos 29 anos, Kleber faz parte de uma nova geração de afro-descendentes que estão mostrando a cara e assumindo com orgulho suas origens; situação que culminou com a criação da primeira Nação de Maracatu em Natal.
vladimir alexandreO Zamberacatu fará apresentações na praia do Meio e na Cidade Alta, durante o Carnaval, com direito a coroação da Rainha Iracema em frente a Igreja do RosárioO Zamberacatu fará apresentações na praia do Meio e na Cidade Alta, durante o Carnaval, com direito a coroação da Rainha Iracema em frente a Igreja do Rosário

Batizado como Zamberacatu, o grupo surgiu em outubro do ano passado como desdobramento de outro projeto musical, o Poti Axé, com a diferença de que o embasamento para justificar sua existência deixa de ser apenas o batuque. "Há uns dois anos aprofundamos a pesquisa em torno dos ritmos africanos e sentimos a necessidade valorizar nossa africanidade e o maracatu tem um simbolismo muito forte por coroar um rei e uma rainha negros", observou Moreira. Em novembro o grupo começou a realizar ensaios abertos em vários pontos da cidade como zona Norte, Vila de Ponta Negra, Pedra do Rosário, o ponto de cultura Tecesol em Neópolis e em Capim Macio, onde participaram da 8ª edição do Brechó Cultural no último domingo dia 3.

Se for comparar com os grupos pernambucanos, o formato adotado pelos potiguares segue o perfil do baque virado, o maracatu nação, que tradicionalmente acompanha um cortejo real - diferente do maracatu rural com seus caboclos de lança.

"Como não temos nações de maracatu aqui em Natal, tivemos que experimentar, criar e aprender; e para o trabalho ficar com a nossa cara misturamos o Zambê, que é só nosso", disse Kleber Moreira, que há onze anos está envolvido profissionalmente com música. Além de participar de vários projetos e bandas, como Saturnino e o Disco Avoadô, ele também dá aulas de percussão na Escola de Música da UFRN.

Quando o maracatu natalense está completo reúne cerca de 25 integrantes, que se dividem em cinco tipos de instrumentos (alfaia, caixa, tarol, gonguê e abê), mas vale registrar que nem todos são afro-descendentes: "São pessoas envolvidas por essa atmosfera", avisa. O percussionista ressalta que o grupo possui uma fundamentação religiosa e boa parte dos músicos são iniciados no Candomblé. "Durante nossas pesquisas topamos com Preta Caiá, uma potiguar que participou do movimento popular que entrou para a história como 'Revolta de Quebra-Quilos' (Paraíba, 1874), figura da história que tomamos como representante dos nossos ancestrais", explicou o percussionista.  Vale registrar que a "Revolta de Quebra-Quilos" foi deflagrada em Campina Grande (PB), se estendeu por outros estados do Nordeste e foi protagonizada por camponeses que se opunham à introdução dos novos padrões de pesos e medidas do sistema internacional no Brasil.

CARNAVAL

O Zamberacatu participa em duas ocasiões do Carnaval na capital potiguar. A primeira maracatuzada acontece na quinta-feira pela manhã, com concentração às 8h na Ponta do Morcego. O grupo segue em cortejo a partir das 9h até a estátua de Iemanjá na Praia do Meio. "Essa tocada não está na programação oficial, mas a da sexta-feira sim", adiantou Kleber. No dia 8, o maracatu segue em cortejo da Igreja do Rosário na Cidade Alta até o Beco da Lama - a concentração está marcada para às 16h e o cortejo começa às 17h. "Vamos coroar nossa rainha Iracema em frente ou dentro da igreja, vai depender do padre, antes de sair em cortejo", informa.

VALE SALIENTAR NA FRENTE DO POSTO POLICIAL DO PARQUE DOS COQUEIROS VIOLENCIA E ASSALTOS E MORTES CONSTANTES NO NSA APRESENTAÇÃO VERGONHA POLICIA E MORADORES ABANDONADOS PELO GOVERNO DO ESTADO DO RN.... MAIS PAI DE FAMILIA NOSSO VIZINHO E MORTO A TIROS E DESCASO CONTINUA PELA FALTA DE SEGURANÇA....

Dono de mercadinho na Zona Norte é assassinado após reagir a assalto

VALE SALIENTAR NA FRENTE DO POSTO POLICIAL DO PARQUE DOS COQUEIROS VIOLENCIA E ASSALTOS E MORTES CONSTANTES NO NSA APRESENTAÇÃO VERGONHA POLICIA E MORADORES ABANDONADOS PELO GOVERNO DO ESTADO DO RN....

O dono de um mercadinho na Zona Norte foi morto após reagir assalto na sua própria loja no início da noite dessa terça-feira (5). O comércio fica próximo à Lagoa de Captação no Parque dos Coqueiros, Zona Norte de Natal.
Júnior SantosO mercadinho fica próximo à Lagoa de Captação do Parque dos CoqueirosO mercadinho fica próximo à Lagoa de Captação do Parque dos Coqueiros

Por volta das 19h, uma moto com dois bandidos pararam em frente ao mercadinho e um deles entrou na loja para assaltar. João Batista da Fé, 62 anos, que era o dono do lugar, reagiu ao assalto e acabou sendo alvejado por quatro tiros. Após o homicídio, os dois bandidos fugiram.

O ITEP está se dirigindo ao local para recolher o corpo e a Polícia já está no local para começar as buscas pelos assassinos.

Ministério da Saúde lança campanha nacional de prevenção às DST para o carnaval 2013

Ministério da Saúde lança campanha nacional de prevenção às DST para o carnaval 2013

 O público-alvo da campanha nacional é a população sexualmente ativa. A ideia é reforçar o uso do preservativo como medida de prevenção. A campanha pretende chamar a atenção para a diferença que faz o uso do preservativo na hora da relação.

O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (31), a campanha de prevenção às DST/aids para o carnaval deste ano. Com o tema “A vida é melhor sem aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha”, a campanha pretende chamar a atenção para a diferença que faz o uso do preservativo na hora da relação. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, representou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na cerimônia de lançamento, na manhã de hoje, na quadra de esportes do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro (RJ). Clique aqui para conhecer as artes e o filme.
 
Além da apresentação da campanha, foram homenageados os trabalhos desenvolvidos por 18 agentes de prevenção, nas comunidades do Rio (conheça o trabalho de cada um aqui). Essas ações fazem parte do Projeto Aids e Comunidades, uma parceria entre a ONG “Centro de Promoção da Saúde” (Cedaps) e o Ministério da Saúde. As atividades do projeto se alinham à campanha de carnaval deste ano, cujo público-alvo é a população sexualmente ativa.

Durante a cerimônia, o secretário destacou a importância da campanha para conscientizar a população na adoção das medidas de prevenção. “Os jovens de hoje não viram tantas personalidades morrerem de aids nos anos 80”, observou Barbosa. Ele lembrou que a doença ainda mata 12 mil pessoas por ano, no Brasil.

Segundo o secretário, a campanha é de fundamental importância para intensificar a prevenção à DST/aids. Ele chamou a atenção para pesquisas divulgadas, nos últimos anos, que mostram uma queda no uso da camisinha de 58% para 49% , em todas as faixas etárias, nas relações com parceiros casuais.

O Ministério enviou aos estados e municípios brasileiros mais de 68,6 milhões de unidades de preservativos para serem distribuídos no período do carnaval. “Queremos reforçar que o uso da camisinha deve ser um hábito e pode até melhorar a relação. É preciso desconstruir o imaginário popular de que fazer sexo sem o preservativo é melhor”, destacou o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco.

A campanha também terá anúncios em outdoor, busdoor, taxidoor, esteiras de aeroportos, abrigos de ônibus e blimps (balões). Foram produzidos três jingles para serem veiculados nas rádios – um em ritmo de axé, cantado por Carlinhos Brown, outro de samba e outro de frevo.

Fique Sabendo – Durante o período de 30 de janeiro e 1º de fevereiro, acontece a mobilização de testagem rápida de aids, hepatites B e C, no estacionamento do Casarão dos Prazeres, no Morro dos Prazeres. Também será oferecida vacina contra hepatite B para a comunidade local.
 
Campanha de Carnaval 2013   "A vida é melhor sem aids. Proteja-se, use sempre camisinha." Esse é o conceito da campanha de prevenção à aids para o carnaval 2013. O objetivo é conscientizar a população para a prevenção da doença, incentivando o uso da camisinha em todas as relações sexuais. A ideia é fazer uma comparação mostrando que o uso do preservativo pode ser tão simples quanto outros hábitos comuns do dia a dia. Após o período de festas, diversas peças publicitárias serão adaptadas mantendo a mensagem de prevenção.

Carnaval 2013: ONU apoia lançamento de campanha de prevenção a DST e aids do Ministério da Saúde


Carnaval 2013: ONU apoia lançamento de campanha  de prevenção a DST e aids do Ministério da SaúdeO Ministério da Saúde lançou no Rio de Janeiro a campanha de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DST) e aids para o carnaval de 2013.
Com o objetivo de estimular o uso de preservativo em todas as relações sexuais entre a população de 15 a 49 anos, a campanha “A vida é melhor sem aids” foi apresentada pelo Diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério, Dirceu Greco, durante um evento no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, na semana passada.
Estiveram no lançamento um representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC); o coordenador do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) no Brasil, Pedro Chequer; o Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa; representantes do governo do Rio de Janeiro e de organizações da sociedade civil – entre elas a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA), o Centro de Promoção da Saúde e o Fórum de ONGs/Aids do Rio de Janeiro – assim como moradores de diversas comunidades da cidade e artistas locais.
Greco destacou que atualmente existem cerca de 150 mil pessoas no Brasil que não sabem que vivem com o vírus HIV. Segundo ele, em 2012 foram distribuídos 500 milhões de preservativos e cinco milhões de pessoas fizeram teste de HIV pelo Sistema Único de Saúde. Em 20013, 73 milhões de preservativos estarão disponíveis para distribuição apenas durante o carnaval.
Com esta campanha o Ministério da Saúde deseja enfatizar que, apesar da existência de tratamento gratuito para aids no Brasil e de ser possível viver com qualidade mesmo com HIV, a aids é uma doença séria que ainda não tem cura.

Campanha de carnaval do Ministério da Saúde reforça uso de preservativos...

ATREVIDA LUTA PELA VISIBILIDADE TRANS NO RN PARABENS AS AMIGAS A REDE MANDACARU BRASIL APOIO E CONFIRMA A PARCERIA COM AS MENINAS DA ATREVIDA INSITITUIÇÃO QUE NAO MANDA RECADO SIMPLESMENTE REALIZA...

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN