PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

domingo, 29 de janeiro de 2012

SALA VERDE DA UFRN OFERECE CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

SALA VERDE DA UFRN OFERECE CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A sala Verde da UFRN oferecerá, no período de 6 a 10 de fevereiro, o curso de extensão universitária Educação Ambiental: desafios para a sustentabilidade, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma visão global do conceito de educação ambiental, a partir do ponto de vista da sustentabilidade, por meio de diversas temáticas multidisciplinares relacionadas.

As atividades do curso serão desenvolvidas através do seguinte conteúdo:
1. Educação ambiental: histórico, conceitos, fundamentos, objetivos e princípios.
2. Sustentabilidade: contextualização, conceito, dimensões e objetivo.
3. Mudanças ambientais globais: mudanças climáticas e seus impactos ao ambiente e à qualidade de vida humana.
4. Gestão de Resíduos Sólidos: breve histórico dos resíduos sólidos, conceitos gerais, classificação e características, legislação básica, gerenciamento dos resíduos sólidos e coleta seletiva.
5. Exemplos de boas práticas ambientais.

O curso tem vagas limitadas (40). As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, no período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro.

Curso: Educação Ambiental: desafios para a sustentabilidade
Período: 6 a 10 de fevereiro
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
Carga horária: 40 horas/aula.
Vagas: 40
Local: Departamento de Enfermagem da UFRN
Inscrições: envie a ficha de inscrição abaixo para o e.mail indicado até as 23h59min do dia 2 de fevereiro de 2012.
Informações: salaverde_ufrn@yahoo.com.br

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
SUPERINTENDÊNCIA DE INFRAESTRUTURA
DIRETORIA DE MEIO AMBIENTE
SALA VERDE DAUFRN

FICHA DE INSCRIÇÃO: Educação Ambiental: desafios para a sustentabilidade
1. Nome completo sem abreviação
2. Data de nascimento
3. CPF
4. E.mail
5. Telefone fixo e celular
6. Para servidor ou aluno da UFRN
6.1. Categoria a:( )docente ( )discente ( )técnico
6.2. Matrícula:
6.3. Lotação ou curso:
7. Para comunidade externa:
7.1. Profissão ou área de atuação:
7.2. Instituição a que pertence:
ENVIAR FICHA PREENCHIDA PARA salaverde_ufrn@yahoo.com.br

OBS: Só serão aceitas as fichas que estiverem totalmente preenchidas.
As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.


__._,_.___

Qualiads é um sistema de autoavaliação da qualidade da assistência ambulatorial dos serviços do SUS que assistem pessoas vivendo com HIV/Aids.

Definição
O Sistema Qualiads é um sistema de autoavaliação da qualidade da assistência ambulatorial dos serviços do SUS que assistem pessoas vivendo com HIV/Aids.

É composto pelo Questionário Qualiaids, um questionário eletrônico com 107 questões de múltipla escolha dirigido aos gerentes e equipes locais dos serviços. As questões tratam dos recursos e da organização da assistência nos serviços compondo indicadores de qualidade. As respostas são classificadas em três níveis 0, 1, 2, com o valor 2 indicando a melhor qualidade.

Ao final do preenchimento do questionário, o sistema calcula a média obtida pelo serviço e a porcentagem em relação ao "padrão ouro" de valor 2 (Ex: média obtida: 1,5; equivalente a 75% do padrão ouro). O sistema também emite um relatório que agrupa as respostas nos níveis 0, 1 e 2 e permite consultar as recomendações de boas práticas relativas a cada uma das questões do Guia Qualiaids.

Objetivos

O Sistema Qualiaids compõe o conjunto de iniciativas do Departamento DST/Aids e Hepatites Virais direcionadas para o incremento da qualidade da assistência aos que vivem com HIV/Aids nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). É direcionado às equipes técnicas locais e visa contribuir para incrementar a qualidade da assistência no serviço.

Baseia-se na diretriz de que, independentemente das características institucionais e locais, todos os serviços devem possuir condições de disponibilidade de recursos, organização da assistência e gerenciamento técnico que permitam um cuidado de qualidade aceitável.

Origens do Sistema e Resultados das Aplicações anteriores (2001 e 2007)

O Questionário Qualiaids foi desenvolvido e validado em 2000 pela Equipe de Pesquisa Qualiaids com o apoio do Ministério da Saúde. A equipe, coordenada pela Professora Maria Ines Battistella Nemes da Faculdade de Medicina da USP, é formada por professores, pesquisadores da universidade e técnicos do Departamento DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. A primeira aplicação ocorreu entre 2001 e 2002, através de questionário impresso, nos serviços de sete estados brasileiros, com taxa de resposta de 96% (322 serviços).

A utilidade do Questionário para apoiar o gerenciamento local, motivou o Departamento DST/Aids e Hepatites Virais a ampliar a utilização deste instrumento para todos os serviços do país. Em 2006, a Equipe Qualiaids, em parceria com o Departamento, reviu e atualizou o questionário e o modelo de classificação dos níveis de qualidade adaptando o sistema para uso eletrônico via Web. Também integrou ao sistema, o Guia Qualiaids que reúne um conjunto de ‘recomendações de boas práticas’ referentes às dimensões da assistência abordadas no questionário, de modo a esclarecer o critério de qualidade que guiou a construção e classificação (pontuação) de cada questão.

Em 2007, o Sistema Qualiaids foi oficialmente implantado pelo Departamento DST/Aids e Hepatites Virais para todos os serviços do país com taxa de resposta de 80% (504 serviços).

Os resultados consolidados das aplicações 2001 e 2007 foram amplamente divulgados e a comparação de ambas estão em Relatório Qualiaids 2008.

Aplicação 2010
O Departamento DST/Aids e Hepatites Virais convida todos os serviços do SUS que prestam assistência em nível ambulatorial a pessoas vivendo com HIV/Aids a participar da 3ª aplicação do Sistema Qualiaids. Este convite objetiva dar continuidade à estratégia gerencial de Monitoramento e Avaliação através do Qualiaids bem como incluir os serviços implantados depois de 2007 e aqueles que não puderam participar das aplicações anteriores.

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN