PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Plataformas oferecem cursos gratuitos de renomadas universidades do mundo



Plataformas oferecem cursos gratuitos de renomadas universidades do mundo

eaulas.jpg
Há um mês, a USP oferece videoaulas sobre os mais variados assuntos
Foto: reprodução
Um clique. Esta é a distância mais próxima entre sua casa e as aulas das universidades mais conceituadas do mundo, de Harvard até a USP (Universidade de São Paulo). Além das videoaulas, famosas desde a Khan Academy, uma nova plataforma promete modificar o modo como se estuda na internet. Os denominados MOOC’s (Massive Online Open Course, algo como cursos on-line, gratuitos e em grande escala) vieram para ficar e novas iniciativas brotam em todos os cantos da web.
As pessoas que usam a internet em busca de cursos gratuitos e on-line para complementar ou substituir o ensino tradicional têm até uma expressão própria: "edupunk".
Os cursos são acessíveis a qualquer pessoa ao redor do globo que queira saber mais sobre determinando assunto e, o melhor, gratuitamente. E há MOOC’s de todos os tipos e gostos: desde videoaulas didáticas para simplificar um assunto até um curso inteiro, com diversas aulas de duas horas de duração cada e direito a certificado no final.
As iniciativas são tantas, que já existe até uma plataforma para agregar o máximo de aulas possíveis em um só lugar. É só escolher o seu curso.
Apesar das facilidades de acesso, a maior parte das iniciativas na área ainda necessita que o internauta domine a língua inglesa. Entretanto, alguns dos sites já começam a legendar as aulas em português e algumas universidades brasileiras já estão disponibilizando seus conteúdos na internet.
Por aqui 
A mais recente foi a USP, que há pouco menos de um mês lançou o E-Aulas. O site ainda não oferece cursos inteiros abertos, tais quais os sites mais populares na área, como o Coursera e o edX. O canal da universidade paulista produz videoaulas mais curtas, produzidas pelos próprios professores. Já são mais de 900 aulas, sendo que a maior parte na área de ciências. A expectativa é que o canal receba mais vídeos ao longo do semestre e, futuramente, possa expandir a ferramenta para agregar cursos inteiros.
A Universidade Estadual de São Paulo também tem uma plataforma de ensino à distância gratuita. Trata-se do Unesp Aberta, ambiente de aprendizagem lançado em junho, que utiliza a plataforma Moodle. O site possui um grande acervo disponível de vídeos e livros digitais. Desde o lançamento, já reuniu quase 10 mil cadastrados.
 
E há até quem se arrisque a explicar assuntos complexos sozinho. Desde 2008, o Manual do Mundo está na web. É um canal no Youtube que reúne vídeos criados pelo jornalista Inarê Thenório, nos quais ele mesmo ensina, didaticamente, experimentos práticos nas áreas de biologia, química, matemática, física. Os ensinamentos vão desde como a colorir as flores a como acender lanterna usando limão.
Conheça as principais plataformas de compartilhamento de conteúdo:
  • Coursera – De composição musical até o misticismo moderno europeu e pensamento psicológico. A plataforma oferece diversos cursos oriundos de 33 instituições de países como Hong Kong, Austrália, Israel e Inglaterra, além dos EUA e do Canadá. Os brasileiros já são os vice-líderes dos usuários da plataforma, com 5,8% dos inscritos (o campeão mesmo é os Estados Unidos, com 38,5% do total). Atualmente, o Coursera possui mais de 1,3 milhão de inscrições.
  • EdX - É uma plataforma on-line aberta que oferece cursos gratuitos de nível universitário e é formado, por enquanto, por três universidades americanas: MIT, Harvard e UC Berkeley. A plataforma oferece vídeos, quizzes, resultados de notas e interação com comunidades de estudantes. Os cursos on-line emitem certificado de conclusão, não equivalente a um diploma, assinado por alguma das universidades no final gratuitamente.
  • MIT Open Courseware – Foi a plataforma-mãe que deu origem ao EDx. Esta reúne conteúdos produzidos por alunos e professores do MIT e, além de aulas gravadas, permite aos interessados poderão conferir material usado pelos professores em sala.
  • Udacity – Também referência em MOOC, o Udacity oferece cursos gratuitos na wab. A diferença é o foco: com ênfase nas ciências exatas, as 11 opções de cursos se situam nas áreas de ciência da computação, física e estatística.
  • Khan Academy – Pioneira no ramo de videoaulas gratuitas, a Khan Academy disponibiliza vídeos curtos e didáticos sobre determinado assunto. O site conta ainda com um módulo de exercícios e um painel que permite ao usuário acompanhar seu desempenho. Todo conteúdo é aberto. Recentemente, o site ganhou uma versão em português e parte dos vídeos de Aritmética, Biologia, Química e Física já foram traduzidos para o português.
  • Classroom TV – Recém-lançado, o Classroom TV, é um agregador de videoaulas. Assim, é possível encontrar desde horas de aulas completas até os vídeos didáticos da Khan Academy. O site já possui mais de 10.000 videoaulas gratuitas de grandes universidades do mundo. A plataforma promete incluir, em breve, instituições brasileiras e versão em português. A plataforma oferece ainda ferramentas interessantes, ao permitir que o usuário marque o ponto onde teve dúvida, insira uma pergunta ou comente o conteúdo, por exemplo.
  • Class2go – Se o Classroom TV agrega em um só lugar diversos conteúdos, o Class2go oeferece justamente a possibilidade de qualquer pessoa no mundo criar gratuitamente seu próprio curso on-line. A plataforma de código aberto permite que os usuários agreguem vídeos e questionários interativos.


BIBLIOTECA HIV AIDS/SIDA...


1 2 3 4 5 6
Metas Estratégicas para 2015: Com seus parceiros, o UNAIDS trabalha para:
 
REDUZIR A TRANSMISSÃO SEXUALACABAR COM A TRANSMISSÃO VERTICALPREVENIR O HIV ENTRE UDIACESSO A TRATAMENTOEVITAR MORTES POR TBPROTEGER OS VULNERÁVEISACABAR COM LEIS PUNITIVASACABAR COM RESTRIÇÕES PARA VIAGENSAPOIAR MULHERES E MENINASACABAR COM A VIOLÊNCIA
Biblioteca Virtual
 - A Estratégia da UNESCO em resposta ao HIV AIDS (UNESCO)
 - A Matriz de Ação para a Iniciativa
 - A ONU e a resposta à AIDS no Brasil
 - Ação Conjunta para Resultados Matriz de Resultados do UNAIDS 2009-2010 FINAL REVISADO
 - Agenda para o fortalecimento de Ações para Mulheres, meninas, igualdade de gênero e HIV/VIH
 - AIDS o que pensam os jovens - políticas e práticas educativas
 - Boletim UNIFEM Brasil e Cone Sul (UNIFEM).pdf
 - Cartilha "Direitos da Mulher"
 - Chegando a Zero - Estratégia do UNAIDS/ONUSIDA 2011-2015 
 - Coletânea Nações Unidas sobre HIV-Aids 2010
 - Considerações éticas em ensaios biomédicos de prevenção HIV UNAIDS
 - Contagem Regressiva até Zero
 - Declaração de posicionamento do UNAIDS/ONUSIDA - Alavancando a resposta à Aids/SIDA para fortalecer os sistemas de saúde
 - Declaração Política sobre HIV/AIDS: Intensificando nossos esforços para eliminar o HIV/AIDS em português! 
 - Direitos Humanos, saúde e HIV (UNAIDS)
 - Diretrizes Conjuntas OIT- OMS sobre Serviços de Saúde
 - Diretrizes de Terminologia
 - Edusida visão global de recursos práticos (UNESCO) 
 - Folheto Laços Sul Sul 2007 2008
 - GPP boas praticas de participacao Português 2010 
 - Epidemia de VIH nos países de língua ofcial portuguesa - Ed. 2010
 - Epidemia de VIH nos países de língua ofcial portuguesa - Ed. 2008
 - Herramienta sobre la participación de la Sociedad Civil en el desarrollo de los Informes de Progreso sobre SIDA 2012 -Monitoreando la Declaración Política sobre VIH y SIDA 2011
 - HIV Aids em Ambientes Prisionais Prevenção, Atenção, Tratamento
 - HIV e Trabalho - Diretrizes para os Empregadores (OIT)
 - HIV e Trabalho - Diretrizes para os Sindicatos (OIT)
 - Homens também cuidam! (UNFPA)
 - Juventudes e sexualidade (UNESCO)
 - Manual de Comunicação LGBT
 - Marco de Ação UNAIDS HSH Português 
 - Matriz de Ação para a Iniciativa Tratamento 2.0: Catalisando a próxima fase de tratamento, atenção e apoio
 - Metas e Compromissos Assumidos pelos Estados-Membros 
 - Mulheres Gestos_documento completo
 - Mulheres Negras Brasileiras na II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
 - O Sida e a Infecção por Vírus HIV
 - Plano Global para eliminar novas infecções por HIV/VIH em crianças até 2015 e manter suas mães vivas
 - Plano Integrado de Enfrentamento à Feminização da Epidemia de Aids e outras DST 2007
 - Plano Integrado de Enfrentamentoda Feminização da Epidemia de Aids e outras DST
 - Plano nacional de enfrentamento da epidemia de Aids e das DST entre Gays, HSH e Travestis
 - Posicionamento do UNAIDS Resposta a AIDS para fortalecer sistemas de saúde
 - Resposta Brasileira 2008-2009 UNGASS
 - Respostas aos desafios da AIDS no Brasil limites e possibilidades
 - Revista Escuta Soh Número 1 (UNICEF)
 - Saúde reprodutiva das mulheres
 - Trilhas feminista na gestao publica
 - Um panorama da saúde no Brasil
 - Uma agenda para a avaliação da resposta nacional ao HIV/VIH
 - UNAIDS - Matriz de Resultados do UNAIDS 2009-2010
 - UNFPA Quem Somos (UNFPA)
 - UNGASS Declaração de Compromissos Português
 - Utilizando as flexibilidades do Acordo TRIPS para melhorar o acesso ao tratamento do HIV/VIH
 - Viver num Mundo Confrontado ao VIH e à SIDA Informação destinada a funcionários do sistema das Nações Unidas e suas famílias

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN