PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Tese de mestrado da USP mostra benefícios da Umbanda à saúde A psicanalista Suely Mizumoto fez suas observações a partir das condições de saúde e bem estar psicológico e social dos membros envolvidos na pesquisa...




Estudo realizado no final de 2012 no Instituto de Psicologia da USP apresentou a relação entre religiosidade e saúde ao analisar duas religiões brasileiras: Santo Daime, que faz uso sacramental da bebida psicoativa Ayahuasca, e a Umbanda, ambas com rituais fundamentados em práticas de estados diferenciados de consciência, segundo a autora.
A psicanalista Suely Mizumoto, em sua dissertação de mestrado Dissociação, religiosidade e saúde: um estudo no Santo Daime e na Umbanda, fez diversas constatações. Entre elas, que adeptos do Santo Daime e da Umbanda apresentaram diferenças significativas quanto à redução da frequência de mudanças de humor e de sentimentos contraditórios. As diferenças foram baseadas nas experiências anteriores e posteriores à participação nos rituais de cada religião. Quando comparados a um grupo controle, os adeptos mostraram ter maior equilíbrio de humor e emoção.
Segundo a pesquisadora, a comunidade religiosa, provedora de apoio emocional, material e afetivo, pode também ser compreendida como uma comunidade terapêutica para as condições psicológicas estressantes. Os adeptos podem encontrar em suas comunidades suporte em momentos de fragilidade. No entanto, Suely diz que, “na verdade, o aprendizado que essas religiões proporcionam podem ensinar seus adeptos a ter um domínio maior quanto ao enfrentamento espiritual dessas questões, diminuindo experiências mediúnicas traumatizantes”.
A psicóloga empregou um questionário que abordava o perfil social, a religiosidade e a saúde, tanto física como mental, dos voluntários.  “Os resultados obtidos dos perfis sociais, saúde e religiosidade e das escalas revelaram indicadores de bem estar que confirmam índices de saúde inteiramente satisfatórios e até melhores quando comparados aos resultados do grupo controle”, relata a pesquisadora.
Com o tema de sua dissertação, Suely espera amenizar os preconceitos com as religiões afro brasileiras. A Umbanda é um exemplo de religião que trabalha exclusivamente na arte do ensino da prática mediúnica, não faz uso de psicoativos, mas mesmo assim pode não ser bem interpretada. “Não havendo nocividade nestas práticas, a relação entre religião e saúde, mais bem esclarecida por esta pesquisa, pode ajudar a desconstruir muito do senso comum que envolve a religiosidade no País”, disse.

Prefeitura de Natal decreta calamidade na Saúde

Prefeitura de Natal decreta calamidade na Saúde

A Prefeitura do Natal publicou na edição do Diário Oficial do Município de hoje (31) o decreto de estado de calamidade pública na Saúde. A medida já era aguardada e estava sob análise da Procuradoria Geral do Município, que confirmou o decreto, que terá validade de 90 dias.

O Município deu diversos motivos para justificar a calamidade. A precariedade estrutural nos postos de saúde, a superlotação dos serviços e o aumento das dificuldades de acesso aos serviços básicos de saúde nos bairros foram alguns dos pontos.

No entendimento da Prefeitura, as chuvas contribuíram para a deteriorar algumas unidades de saúde e contribuem também para o agravamento dos riscos epidemiológicos "associados a coleções aquáticas", como Dengue e Leptospirose. Caso não fosse decretada a calamidade, ainda de acordo com a Prefeitura, haveria risco de desassistência em "áreas cruciais", como atenção obstétrica, cirurgia traumato-ortopédica, urgência pediátrica e neonatal, neurocirurgia pediátrica e assistência em leitos de terapia intensiva.

O decreto tem validade de 90 dias e pode ser prorrogável por igual período, ficando dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a manutenção dos serviços públicos de saúde, "desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos".

I Fórum da Leishmaniose Visceral do Município de Natal ...




Bom dia,

O Centro de Controle de Zoonoses - CCZ de Natal vem discutindo tecnicamente novas formas de trabalho no controle da leishmaniose. 
Considerando os altos índices de Leishmaniose em cães, como também notificações de casos humanos em áreas de risco.
Considerando as novas discussões a respeito do controle da doença.
Observou-se a necessidade de promover momentos de dialogo com a sociedade, assim como, com técnicos que atuam direta ou indiretamente no controle da doença.
De forma que, pretende ampliar as discussões a esse respeito, considerando maneiras alternativas no controle da doença.  
Para tanto, o CCZ irá promover uma semana de mobilização social em uma comunidade escolhida devido a positividade canina, que é no bairro de Lagoa Azul - Nova Natal, Zona Norte de Natal, durante os dias 05 a 09/08/2013. 
Nesse período serão intensificadas as coletas em animais para testes que comprovem ou não o calazar. Assim como, palestras em escolas e instituições da comunidade.
No encerramento das ações, dia 09/08/2013 teremos o I Fórum da Leishmaniose Visceral do Município de Natal que será realizado no auditório da Universidade Potiguar da Av. Salgado Filho, no horário das 08:00h as 13:00h. 
Segue em anexo o convite e a programação do Fórum.


Obs.: As inscrições podem ser realizadas previamente entrando em contato através do e-mail: amandanasc@gmail.com.. Os dados da inscrição são:
Nome completo, Telefone, e-mail, função ou cargo, instituição.

Qualquer dúvida ligar para: 3232-9788 ou 3232-9789

Aguardamos sua presença!

Att,
Equipe FPDA NATAL RN



Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria de Atenção Integral à Saúde
Departamento de Vigilância em Saúde
Centro de Controle de Zoonoses

I° Fórum da leishmaniose visceral do
município de Natal

Tema: O controle do calazar em Natal e
seus componentes

Data: 09.08.2013

Local: Universidade Potiguar – UNP – Av.
Salgado Filho S/N. – Lagoa Nova.
Horário: 08:00h as 13:00h.

Objetivo: Promover a discussão técnica
sobre a Leishmaniose Visceral a fim de
integrar o CCZ, ONGS, CRMV, ANCLIVEPA e
Frente Parlamentar.

PROGRAMAÇÃO:
 7:30h as 8:30h - Inscrições
 8:30h – Abertura
 8:45h- Palestra: Vigilâncias das Zoonoses e
o Contexto da Vigilância da Leishmaniose
Visceral no município de Natal.
Dr. Alessandre Tavares
 Mesa Redonda: O comportamento da
leishmaniose visceral.
 09:00h-09:20h - Tema 1: Epidemiologia da
doença: o que mudou na epidemiologia da
leishmaniose visceral?
Dr.ª Iraci Duarte
 09:20h-09:40h - Tema 2: Aspectos clínicos
da leishmaniose visceral no homem e suas
novas perspectivas.
Dr. Igor Thiago
 09:40h-10:00h – Tema 3: : Novos
paradigmas na condução da leishmaniose
visceral canina.
Dr. José Arimateia
 10:00h-10:30h - Debate
 10:30h-10:50h – Coffe break
Mesa Redonda: Perspectivas no manejo e
controle da doença
 10:50h –11:10h - Tema 1: Proposições
para o controle da leishmaniose visceral:
a contribuição da ANCLIVEPA.
Dr. Alex Freitas
 11:10h-11:30h - Tema 2: Utilização do
manejo ambiental e a educação na saúde
no controle da leishmaniose visceral.
Valderi Vieira - Coordenador Técnico da
Divisão de Controle de Risco Biológico.
 11:30h-11:50h - Tema 3: Dificuldades de
controle: porquê é difícil controlar a
leishmaniose visceral?
Úrsula Torres - Coordenadora Técnica
Da Divisão De Controle Das
Leishmanioses.
 11:50h – 12:20h – Debate.
 12:20h – 12:30h – Encerramento.
ORGANIZAÇÃO:
Secretaria Estadual de Saúde Pública
Secretaria Municipal de Saúde
Centro de Controle de Zoonoses
Divisão de Controle das Leishmanioses
Divisão de Educação e Comunicação em Saúde


https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=5de76a5058&view=att&th=140341dff06f2932&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_hjsckqcq0&safe=1&zw&saduie=AG9B_P8yXDPPtOpZjG-M0W8WaUjS&sadet=1375279429628&sads=1dvRCspoX_Zpwclq4XjK4Bdxt9k

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN