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terça-feira, 1 de agosto de 2017

I CONGRESSO LATINO AMERICANO DE EDUCÇÃO E CIENCIAS DA (s) RELIGIÃO (ÕES)...


Nas últimas duas décadas, o Ensino Religioso avançou consideravelmente no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, constituída por saberes pedagógicos que mobilizam conhecimentos religiosos para um ensino não-confessional, voltado ao acolhimento e respeito da diversidade religiosa e cultural brasileira.
A formação específica, realizada em cursos de Licenciatura em Ensino Religioso ou em Ciência(s) da(s) Religião(ões) produziu novas formas de pensar e agir no ambiente da sala de aula, alterando o status de uma disciplina presente na educação brasileira por séculos.
O diálogo entre Educação e Ciência(s) da(s) Religião(ões) vem permitindo a inovação não apenas no âmbito das práticas pedagógicas no cotidiano escolar, mas também nutrindo o surgimento de uma epistemetodologia atenta aos desafios do contexto contemporâneo, cada vez mais complexo e diverso.
Como consequência, professores e estudantes a Educação Básica, marcadamente constituídos por culturas, identidades e experiências religiosas e não-religiosas, produzem novas formas de conhecimento no espaço da sala de aula que incluem posições de compreensão do outro (alteridade), de respeito e reverência àquele que não é igual e a possibilidade de compreenderem-se como diferentes em um mundo complexo, multifacetado e heterogêneo.
Nessa perspectiva, o FONAPER, entidade representativa da área, sensível aos desafios da atualidade, busca novamente contribuir no sentido de oportunizar espaços de debates, reflexões e proposições de um Ensino Religioso não confessional que contemple os paradigmas emergentes do mundo contemporâneo.
Por ser reconhecido nacional e internacionalmente, ao defender o direito do educando em ter acesso ao conjunto de conhecimentos historicamente construídos pelas culturas e tradições religiosas, sem proselitismos, o FONAPER promove conjuntamente, no ano de 2017, a nona edição do Congresso Nacional de Ensino Religioso (CONERE) I Congresso Latino-americano de Educação e Ciência(s) da(s) Religião(ões), o qual, , acontecerá em sua nona edição, no espaço acadêmico do Curso de Ciências da Religião da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no Campus de Natal (RN).
O tema escolhido para esta edição – Conhecimentos Religiosos, Culturas e Educação: tecendo práticas inovadoras – procura analisar os diálogos tecidos pelas práticas inovadoras construídas principalmente nos espaços de formação escolar e acadêmico, cuja produção (re)pensa os desafios da abordagem pedagógica dos elementos básicos dos fenômenos religiosos na Educação Básica, os procedimentos de formação e intervenção social, as clivagens culturais e sociais, além dos discursos que circulam nas esferas de formação e de atuação dos docentes.

Sobre:


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O Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER), buscando dar continuidade ao seu objetivo de acompanhar, organizar e subsidiar o esforço de professores, associações e pesquisadores na efetivação do Ensino Religioso na Educação Básica, vem promovendo, historicamente, em anos alternados, Seminários Nacionais de Formação de Professores em Ensino Religioso (anos pares) e Congressos Nacionais de Ensino Religioso (anos ímpares), em parceria com instituições de ensino superior e sistemas de ensino.
Em 2017, o FONAPER organiza, em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), o IX Congresso Nacional do Ensino Religioso (CONERE), com o tema Conhecimentos Religiosos, Culturas e Educação: tecendo práticas inovadoras.
Outra novidade deste ano é a promoção conjunta do I Congresso Latino-Americano de Educação e Ciência(s) da(s) Religião(ões)oferecido com o intuito de internacionalizar as ações do FONAPER, por meio do encontro anual de investigadores que atuam na interface entre dois campos inter-relacionados com o Ensino Religioso: Educação e Ciência(s) da(s) Religião(ões).
Os eventos serão realizados nas dependências do UERN - Campus Avançado de Natal, situada à Av. Dr. João Medeiros Filho, nº 3419 - Potengi (Zona Norte), na cidade de Natal/RN, entre os dias 19 a 21 de outubro de 2017.

Local do evento:

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UERN - 59120-200, Avenida Doutor João Medeiros Filho, Potengi, Natal, Rio Grande do Norte



Objetivos


O IX Congresso Nacional de Ensino Religioso (CONERE) e o I Congresso Latino-Americano de Educação e Ciência(s) da(s) Religião(ões) objetivam:
- Debater e socializar estudos, pesquisas e práticas pedagógicas inovadoras acerca das temáticas dos conhecimentos religiosos no campo da Educação e do Ensino Religioso, no contexto da diversidade cultural, enquanto um direito do cidadão;
- Dialogar acerca das inquietações e relações entre sujeitos e sistemas religiosos investigados pela Educação e pela(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) no intuito de assegurar o acesso e aprendizagem dos conhecimentos da diversidade cultural religiosa brasileira e latino-americana.
- Evidenciar saberes de referência de pesquisas e práticas pedagógicas relacionadas às aproximações epistemológicas, teóricas e metodológicas sobre conhecimentos religiosos e não religiosos abordados pelo Ensino Religioso na Educação Básica



Organização
- Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER)
- Curso de Licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do
 Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Coorganização
- Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN)
- Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PROPEG/UERN
- Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSS/UERN)
- Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPG-CR/UFPB)

Coordenação Geral
Araceli Sobreira Benevides (UERN e FONAPER)
Elcio Cecchetti (SED/SC e FONAPER)

Comissão Organizadora Local
Ana Maria de Medeiros Lucas
Antônio Júlio Garcia Freire (UERN)
Irene de Araújo Van Den Berg (UERN)
João Bosco Filho (UERN)
Josineide Silveira de Oliveira (UERN e GRECOM)
Maria Augusta Souza Torres (UERN e SEEC)
Maria do Socorro Oliveira (SME/Natal)
Maria Lucien Reinaldo de Oliveira (UERN)
Waldney de Souza Rodrigues Costa (UERN)

Comissão Organizadora Nacional
Adecir Pozzer (SED/SC e FONAPER)
Francisco Sales Bastos Palheta (SEDUC/AM e FONAPER)
Giovanna Cristina Januário Alves (SEDUC/PB e FONAPER)
Gracileide Alves da Silva (UFPB e FONAPER)
José Carlos da Silva (USJ e FONAPER)
Lusival Antonio Barcellos (UFPB e FONAPER)
Maria Cleonice de Oliveira (SME/Montes Claros e FONAPER)
Acadêmicos, pesquisadores e docentes de educação básica, graduação e de 
pós-graduação são convidados a comunicar seus trabalhos. Para tanto, observe as
 normas para os autores aqui. As comunicações ocorrerão das 08h30 às 12h30 do
 dia 20 de outubro, em salas concomitantes. Segue abaixo os temas dos Grupos de 
Trabalho (GTs) oferecidos nesta edição, suas respectivas ementas e coordenadores:

GT 1 - Ciência(s) da(s) Religião(ões) e Ensino Religioso: interfaces
Objetiva ser um espaço de socialização de trabalhos e pesquisas que reflexionem sobre 
a interfaces entre a(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) e o Ensino Religioso não 
confessional, notadamente sobre questões acadêmicas e educacionais relacionadas ao
 estudo da diversidade cultural religiosa.

GT 2 - Currículos e Ensino Religioso
Objetiva aprofundar as discussões relacionadas às concepções, objetivos, conteúdos, 
metodologias e procedimentos avaliativos concernentes aos processos de ensino-aprendizagem
 do Ensino Religioso na Educação Básica. Busca também analisar e socializar atividades de 
aprendizagem e práticas pedagógicas em Ensino Religioso. Acolhe ainda análises do processo
 de inclusão e exclusão do Ensino Religioso na Base Nacional Curricular Comum.

GT 3 - Epistemologia(s) e Ensino Religioso não confessional
Objetiva analisar e socializar estudos e pesquisas relacionados aos fundamentos
 epistemológicos do Ensino Religioso que assegure o conhecimento da diversidade religiosa,
 vedadas quaisquer formas de proselitismo. Também pretende acolher trabalhos que reflitam,
 identifiquem e problematizem epistemologias presentes em propostas curriculares de Ensino
 Religioso das Redes Públicas e privadas de Ensino.

GT 4 - Formação Docente e Ensino Religioso
Busca problematizar, discutir e socializar referenciais, políticas e práticas relacionadas
 à formação inicial e continuada dos profissionais da Educação Básica, especialmente na área 
de Ensino Religioso.

GT 5 - Direitos Humanos, Interculturalidade e Diversidade Religiosa
Objetiva debater e proporcionar o intercâmbio de pesquisas e práticas acerca das 
inter-relações entre direitos humanos, interculturalidade e diversidade religiosa. Acolhe trabalhos 
diversas áreas do conhecimento e contextos socioculturais que favoreçam a visibilização 
de problemáticas e a gestação de propostas de superação de violências e intolerâncias de
 cunho religioso.

GT 6 - Estado, Laicidade e Ensino Público
Objetiva visibilizar estudos que versem sobre Estado
 laico, liberdade religiosa, aspectos jurídicos da
 laicidade estatal, confessionalismo versus
reconhecimento da diversidade religiosa na escola
 pública. Também quer fomentar propostas
 político-pedagógicas que favoreçam a laicidade
da escola, o respeito à diversidade religiosa e
 não religiosa, o aprendizado da convivência e do
 diálogo com distintas concepções, identidades e
diferenças.

GT 7 - Culturas e Religiosidades Indígenas
Procura socializar estudos referentes às histórias, culturas e religiosidades indígenas e 
suas interfaces com os campos da Educação, Ciência(s) da(s) Religião(ões) e Ensino Religioso. 
Quer também socializar pesquisas e experiências sócio-educacionais junto às culturas
 e comunidades indígenas e debater as tensões ocasionadas pela atuação de denominações 
religiosas no interior das terras indígenas.

GT 8 - Culturas e Religiões Afro-brasileiras
Propõe discutir questões relacionadas às histórias, culturas, territorialidades e religiosidades
 dos povos africanos e afro-brasileiros. Acolherá pesquisas e propostas de trabalho que 
problematizem concepções e práticas (re)produzidas historicamente acerca das manifestações
 religiosas de matrizes africanas, a partir dos campos da Educação, Ciência(s) da(s) Religião(ões)
 e Ensino Religioso.

GT 9 - Culturas e Religiões Orientais
Pretende discutir questões relacionadas às religiões e práticas religiosas orientais (Hinduísmo,
 Budismo, Jainismo, Sikhismo, Xintoísmo e novos movimentos religiosos) e suas interfaces 
com os campos da Educação, Ciência(s) da(s) Religião(ões) e Ensino Religioso.

GT 10 - Literatura e Religião
Pretende-se abordar a religiosidade presente no mundo da literatura em sua diversidade 
discursiva, com foco para a análise bakhtiniana de discurso e outras abordagens que levem em
 consideração o discurso literário religioso ou textos sagrados com características literárias.

GT 11 - Cristianismos: Novas Fronteiras e Novas Identidades
Acolhe trabalhos que investigam sobre as diversas 
formas de ser cristão na atualidade, especificamente sobre os processos de subjetivação religiosa, trânsito e dupla pertença, 
midiatização e mercantilização do sagrado, 
perpetuação da colonialidade, fragmentação e 
flexibilização das doutrinas e teologias cristãs.

GT 12 - Espiritualidades e Novos Movimentos Religiosos
Pretende reunir tanto estudos que lidam com
 dados empíricos, como os que levantam questões
 teóricas decorrentes de
 investigações acadêmicas. Serão aceitos trabalhos
 sobre as diferentes formas de
 espiritualidades transreligiosas dos novos
 movimentos contemporâneos. Almeja lançar luz
 sobre novos modos de lidar com as
espiritualidades, os novos movimentos religiosos
 e não religiosos.

GT 13 - Sexualidades, Gêneros e Religiões: impactos do discurso religioso
Acolhe propostas sobre as relações entre orientação sexual, identidade de gênero e os discursos
 religiosos. São bem-vindas propostas sobre os impasses, as tensões e os impactos nas religiõe
s e na sociedade contemporânea dos discursos religiosos acerca dos processos de redefinição
 das identidades sexuais e de gênero na esfera pública, religiosa e educacional.

GT 14 - Culturas, Práticas Religiosas e Devoções Populares
Reflexiona sobre as devoções e práticas religiosas populares como fenômenos importantes 
e complexos que (con)formam o mosaico das religiosidades. Acolhe trabalhos que 
investiguem as origens, tensões e conflitos dessas manifestações em relação às
 estruturas sociais, culturais, políticas e religiosas, incluindo questões econômicas relacionadas
 ao turismo religioso.


GT 15 - Saúde, Espiritualidades e Imaginário
Um dos aspectos centrais no estudo das religiões é exatamente sua relação com o estado de
 saúde e a cura de enfermidades. Como cada tipo de religião lida com o problema? Como
 é sua relação com os profissionais e os serviços de saúde? Quais são os caminhos
 percorridos pelas pessoas em busca de tratamentos? Considerando que a imagem
 tem valor terapêutico, qual seria a predominância, as características brasileiras? Quais
as contribuições que a(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) tem a oferecer na exploração deste
 campo de estudos? Espera-se que os trabalhos deste GT indiquem alguns caminhos possíveis.

GT 16 - Movimentos Migratórios, Religiosidades e Direitos Humanos
Abordará o papel da religiosidade do migrante diante dos desafios das diásporas e
 deslocamentos contemporâneos, na preservação da cultura de origem ou na geração de
 uma identidade reativa. Acolhe trabalhos que analisem a religiosidade como um
 instrumento de resistência e de resiliência, uma fonte de humanização diante da
 xenofobia, da exploração trabalhista, da criminalização e da violação dos direitos humanos.

GT 17 - Cultura Digital, Juventudes e Ensino 
Religioso
Tem por objetivo abordar as tecnologias digitais e suas interfaces com a organização do trabalho
 docente do professor de Ensino Religioso. Pretende discutir os desafios para o ensino e a formação
 dos jovens no contexto das novas tecnologias da informação e comunicação. Os trabalhos 
preferencialmente devem analisar a natureza e as especificidades das condições relacionadas
 à emergência de novos padrões de formação e atuação profissionais, condicionadas por conteúdos
, características e finalidades próprias de um tempo marcado por relações educacionais e sociais 
complexas, bem como os impactos das tecnologias na constituição dos saberes da subjetividade 
de professores e estudantes.

NSCRIÇÕES:
https://doity.com.br/ixconere#registration

CONTATO:
https://doity.com.br/ixconere/contato#contact

IV Ciclo de Estudos e Debates em Etnologia Indígena da UFRN ...

04-06 de Setembro, 2017 : UFRN : Natal/RN
IV Ciclo de Estudos e Debates em Etnologia Indígena da UFRN ...



 Todas as atividades serão realizadas no Auditório B do
 CCHLA/UFRN

Público Alvo: 

Estudantes de graduação e pós-graduação e demais pesquisadores, militantes, ativistas,
comunidades tradicionais....

O IV Ciclo de Estudos e Debates em Etnologia Indígena da UFRN é parte dos esforços
de docentes e discentes do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação
em Antropologia Social da UFRN em trazer para o centro do debate questões relativas às
populações indígenas da América do Sul. Já foram realizadas duas edições desse Ciclo em
2016: na primeira, foram discutidas as múltiplas dimensões da arte ameríndia os processos
 de produção que envolvem os artistas indígenas; e na segunda, os debates se concentraram
 na
inserção de jovens indígenas nas mobilizações políticas e nos espaços de formação
 acadêmica universitária. A proposta do III Ciclo é dar continuidade a esses debates iniciados em 2016,
agora com o foco na questão da perícia antropológica e nos direitos dos povos indígenas.
A perícia tem sido posta como grande desafio na formação dos antropólogos, na medida em
que aponta para a consolidação de um campo importante de atuação profissional, ao mesmo
tempo em que problematiza o lugar do antropólogo na defesa dos direitos dos povos
indígenas.


... LOCALIZAÇÃO (ANTIGA) DOS GRUPOS INDÍGENAS DO RIO GRANDE DO NORTE

http://fpedern.blogspot.com.br/2013/03/provavel-localizacao-antiga-dos-grupos.html


ETNIAS INDÍGENAS DO NORDESTE BRASILEIRO


Programaçã: 
- Outras informações estão disponíveis no sitio:

https://cicloetnologiaufrn.wixsite.com/ivciclo




ÚNICA YALORIXA INDÍGENA MARIA XOROQUE (Maria Soares), 

NO RN E PROVAVEL NO BRASIL - O ENCONTRO DE DUAS 

ANCESTRALIDADES AFRICANA E INDÍGENA EM TERRAS BRASILEIRAS E POTIGUARES...GUARDIÃ DE DUAS TRADIÇÕES AFRICANA E INDÍGENA..

.ORGULHO YALORIXA MARIA XOROQUE (MARIA SOARES) SER

 COORDENADORA DA REDE MANDACARU BRASIL EM TERRAS 

POTIGUARES... orgulho de Ya Maria ser coordenadora colegiada rede mandacaru

 Brasil...valorizando as nossas raízes...


YALORIXA MARIA XOROQUE (MARIA SOARES) SER COORDENADORA DA REDE 

MANDACARU BRASIL EM TERRAS POTIGUARES... orgulho de Ya Maria ser coordenadora

 colegiada rede mandacaru Brasil...valorizando as nossas raízes...


ORGULHO PARA O RN - A ÚNICA YALORIXA INDíGENA DO RN

 GUARDIÃ DE DUAS TRADIÇÕES INDÍGENA E AFRICANA É 

DESTAQUE EM PRIMEIRA CONFERENCIA INDÍGENA DO RN.... 

YALORIXA MARIA D*OGUN XOROQUE - NATIVA DO AMARELÃO 

EM VARIAS GERAÇÕES MARIA SOARES -YA MARIA XOROQUE E 

DESTAQUE NA CONFERENCIA POR SER A PRIMEIRA YALORIXA 

INDÍGENA DO RN E TALVEZ DO BRASIL... AXE NOSSO KOLONFE

 OLORUN KOLONFE A MAE MARIA XOROQUE INDÍGENA DO 

AMARELÃO DOS MENDONÇA ... NO RN..ANCESTRALIDADE A

 MAIS DE DOIS SÉCULOS NO AMARELÃO....


Líder Indígena COMUNIDADE DO TAPARÁ - 

MACAIBA - RN Francisca Bezerra (Francisca do 
Tapará) OUTRO ICONE NA LUTA E ATIVISMO E
 RESISTENCIA INDIGENA EM TERRAS 
POTIGUARES:
Francisca Bezerra - Créditos: Catarina Santos

  Resultado de imagem para CATU POVO INDIGENA

lIDER INDIGENA LUIZ CATU... REVERENCIAMOS NOSSOS ILUSTRES
IRMAOS DO CATU TAMBÉM JUNTO A MOISES CATU E VALDA CATU
ATIVISTAS E LUTADORES E A TODOS OS POVO INDIGENAS DO RN....


COMUNIDADES INDÍGENAS NO RN

MENDONÇA DO AMARELÃO
João Câmara-RN

Os antecessores dos Mendonça do Amarelão são indígenas migrantes do Brejo de Bananeiras do Estado da Paraíba que chegaram à região por volta da primeira metade do século XIX. São mais de 1.600 pessoas que vivem no Amarelão (João Câmara/RN) – lugar de fundação da família há mais de 150 anos e Assentamento Santa Teresinha – terras que os Mendonça conseguiram recuperar junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras – MST, área vizinha do Amarelão. Ambas as localidades estão distantes em mais de 90 km de Natal.


  ELEOTÉRIO - CATU
Canguaretama/Goianinha-RN

São aproximadamente 900 pessoas que vivem numa região chamada Catu (na língua Tupi significa “bom”, “bonito”). É uma área localizada nos municípios de Canguaretama/Goianinha, distando cerca de 80 km de Natal. O Catu está rodeado de canaviais e por criadouros de camarão.
No século XVIII a antiga aldeia de Igramació (arredores de Vila Flor, Goianinha eCanguaretama) abrigava indígenas Potiguara e depois Tapuia, sobreviventes da “Guerra dos Bárbaros” (LOPES,2003).


CABOCLO
Açu-RN

Próxima a Riacho no município de Açu compõe-se de 150 pessoas que vivem em terras alheias. Vivem da agricultura, trabalhando como meeiros, ou seja, tudo que produzem na terra têm que dividir com o dono do lugar. Os Caboclo falam de sua origem indígena e de migrações da família que vieram de Paraú (oeste do RN).
Alguns se identificam como indígenas, outros como “caboclos”, denominação que se remete a antecessores indígenas. Há cavernas e outros lugares de memória que são lembrados pelos mais velhos como espaços dos antecessores indígenas.


  BANGUÊ
Açu-RN
Composta por 180 pessoas que vivem à margem da Lagoa do Piató (13 km de extensão) no município de Assu. Trabalham com a pesca e agricultura de subsistência. Da mesma forma que as demais comunidades já vistas, há muita precariedade no que se refere à saúde, à educação, ao lazer e ao trabalho.
Há referências à origem indígena e à presença desses antecessores na memória social.


Lagoa do Piató

SAGI
Baía Formosa-RN

Localiza-se numa praia do mesmo nome, no Município de Baía Formosa, litoral sul do Rio Grande do Norte, fronteira com a Paraíba. São aproximadamente 540 pessoas. 
Ao que tudo indica  as famílias pertencem a troncos familiares dos indígenas Potiguara da Paraíba que chegaram na região há mais de 100 anos.

Rio Guaju - Sagi

 Texto: Jussara Galhardo
                                                                                        Adaptação: Gorete Nunes


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