PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

domingo, 18 de setembro de 2011

SUS completa 21 anos

Brasília (Ag.Senado) - O Sistema Único de Saúde (SUS) completa 21 anos em setembro e será tema de homenagem por parte do Senado nesta segunda-feira. As suas raízes, no entanto, remetem aos anos 70. A chamada Reforma Sanitária ocorrida naquela década envolveu profissionais, universidades e o movimento sindical, na certeza de que era preciso mudar radicalmente o sistema vigente.  Até então, explica Sólon Magalhães Vianna, existia uma espécie de apartheid em que quem podia pagar tinha acesso pleno ao atendimento médico; havia os que estavam assistidos pelo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), no caso dos segurados. Quem não tivesse dinheiro e não estivesse segurado pela Previdência Social, ficava à mercê das instituições de caridade ou da ajuda de terceiros. "O objetivo central da reforma era eliminar isso e criar um sistema que fosse universal",  disse o especialista em saúde pública, que participou da Comissão Nacional da Reforma Sanitária.

O movimento se consolidou na 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, a primeira do regime democrático. Com a participação de mais de cinco mil representantes de todos os segmentos da sociedade civil, foram estabelecidas ali as diretrizes do que seria um sistema único de saúde: universalidade, integralidade, descentralização e direção única do sistema de saúde pública em cada nível de governo. "Antes do SUS, havia um caos organizacional. Para caricaturar um pouco, a prefeitura abria um posto numa rua, o estado abria outro em frente. Não havia a menor coordenação, era um antissistema",  diz Sólon, um dos relatores da 8ª Conferência.

As diretrizes da 8ª Conferência orientaram a redação do capítulo da Saúde na Constituição de 1988. Dois anos mais tarde, a Lei nº 8.080, de 19 de Setembro de 1990, marcou o início das atividades do SUS. Após mais de duas décadas, o balanço positivo da construção de um sistema público, de cobertura universal que ampliou consideravelmente o acesso a ações e serviços de saúde é indiscutível. A opinião é do médico especialista em Saúde Pública e em Direito Sanitário e consultor legislativo do Senado Federal Luiz Carlos Romero.

O médico patologista e também consultor legislativo Sebastião Moreira Júnior observou que um erro muito comum, fomentado pelos meios de comunicação, é confundir o SUS com a assistência médica de emergência, ou vê-lo como um plano de saúde dos pobres.

De acordo com a Constituição, as ações de saúde no âmbito do SUS englobam muito mais que isso. Vão da fiscalização de medicamentos e alimentos, às ações de vigilância sanitária e epidemiológica, passando pelo saneamento básico, pela pesquisa, proteção do meio ambiente etc. "O SUS é uma das mais importantes políticas de garantias sociais já implantadas no mundo. É um patrimônio dos brasileiros, que precisa ser defendido. E tem mostrado resultados muito importantes", afirmou Luiz Carlos Romero.

Entre os resultados, ele apontou o controle das doenças em geral - a poliomielite, o sarampo e a rubéola foram erradicados. Além disso, o Brasil vem chamando a atenção do mundo com seu programa de controle da AIDS, como motivou recente série de reportagens da revista especializada The Lancet.

De acordo com a publicação, "Hoje em dia, o Brasil é reconhecido como um modelo para a redução da epidemia do HIV graças à sua política de acesso universal ao tratamento gratuito com medicamentos antirretrovirais".

Os transplantes de órgãos, assim como outros procedimentos de alta complexidade, também são, em sua maioria, realizados pelo Estado no Brasil. É o caso das cirurgias cardíacas e oncológicas e das sessões de hemodiálise. "Cerca de 90% dos transplantes de órgãos realizados no país são pagos pelo SUS. Temos um dos maiores programas públicos de transplantes do mundo - disse Luiz Carlos Romero.

Polêmica sobre verbas da União domina debates

De acordo com o consultor legislativo Luiz Carlos Romero, a grande questão do debate sobre a regulamentação da Emenda Constitucional 29/2000 é a ampliação das contribuições da

União para o financiamento do sistema. "O que está acontecendo é que a União tem retraído sua participação no financiamento do Sistema Único de Saúde. Na formação do SUS, na década de 90, a União contribuía com 75%, 80% de todos os recursos que o faziam girar. Hoje, contribui com menos de 50%. A grande maioria dos recursos do SUS vem de estados e municípios", disse.

De acordo com o consultor Sebastião Moreira Júnior, para dar conta da demanda, seria necessário, pelo menos, dobrar o que se investe em saúde hoje. "A falta de recursos no atendimento faz com que seja necessário retirar investimentos de outras áreas, como a prevenção. O resultado não aparece num primeiro momento, mas depois vem a consequência, com o aumento dos casos de doença. E aí isso vira uma bola de neve difícil de resolver - disse.

Mas a falta de recursos não é a única deficiência do SUS. Entre falta de pessoal capacitado, terceirização de serviços e crescentes ameaças à universalização, a chamada "dupla porta" no atendimento tem preocupado os defensores do sistema.

A "dupla porta" acontece especialmente em hospitais privados que atendem pelo Sistema Único de Saúde, quando se dá preferência a clientes de planos de saúde privados. "Isso é complicado em termos da igualdade no acesso, que é um dos princípios do SUS - disse Sólon Magalhães Vianna.

Para ele, no entanto, existe um falso dilema, que se propaga por sucessivos governos, segundo o qual só se poderá investir na saúde quando os recursos forem mais bem administrados. "Pouco adianta botar mais recursos sem melhorias de gestão efetivas, mas também não é possível em nenhum país do mundo prover serviços universais de qualidade para todos com o nível de financiamento que o SUS tem", disse.



17 de setembro de 2011 às 15:44

No Ibama: triste fim dos animais silvestres vítimas do tráfico ilegal

Publicado em Especial
Arara mutilada está condenada ao cativeiro - Fotos: Heldon Simões
Mutilados, agonizando e sem muitas chances de sobreviver. É assim que chega a maioria dos macacos, araras, jabutis e periquitos, dentre outros, ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama.
Vítimas de maus tratos, muitos morrem antes mesmo de receber os primeiros socorros.
A captura, a prisão em cativeiro e a venda de animais silvestres são proibidas por lei, sob pena de responder legalmente e multa de R$ 500 por animal. Porém, essa ação cruel e criminosa vem sendo praticada com bastante frequência no RN, mesmo com a forte ofensiva do Ibama contra esse crime.
Segundo o superintendente estadual do Ibama-RN, Alvamar Queiroz, apreensões de animais silvestres são comuns: – “Estamos fazendo o máximo possível para conter esse crime. Atuamos através de denúncias feitas pela população e também pelo nosso serviço de inteligência, que já mapeou as feiras em que existe o tráfico. As pessoas precisam se conscientizar que criar ou vender um animal silvestre é crime”.
Acompanhados do pelotão ambiental, os fiscais do Ibama fazem rondas nas feiras livres. Trabalho resulta em muitas apreensões, mas, é difícil encontrar e punir os responsáveis.
– “Os traficantes jogam as gaiolas e se evadem do local assim que sentem a nossa presença. Como o principal objetivo é garantir o bem estar dos animais, primeiro nos preocupamos em recolhê-los, depois vamos atrás dos criminosos”, destaca Alvamar.
Os animais apreendidos recebem os primeiros socorros e ficam em quarentena.
Triste revelação da analista ambiental Fabíola Rufino: – “Animais vendidos nas feiras dificilmente sobrevivem, pois ficam em gaiolas apertadas, os donos cortam suas asas, tiram suas penas e não os alimentam. Chegam praticamente mortos”.
Após a recuperação, é observada a possibilidade de reintrodução na natureza, o que é muito raro, tendo em vista que vários fatores impossibilitam.
Explica Fabíola: – “Quando o animal é retirado de seu habitat natural é quase impossível que ele volte. Um Macaco Prego macho, por exemplo, se reintroduzido na natureza não será aceito em nenhum grupo, pois o macho dominante não irá permitir. Se for uma fêmea, pode até aceitar”.
Além da não aceitação pelos seus pares, outras agravantes: animais que viviam em cativeiro por anos, como é o caso da maioria dos papagaios e araras apreendidos, não sobreviverão se reintroduzidos na natureza. Estão condenados à prisão nas gaiolas e jaulas minúsculas nas dependências do Ibama. Triste fim para seres indefesos.
Existe também a possibilidade de doar animal apreendido a zoológicos ou parque de conservação, mas é muito difícil.
Lamenta Fabíola: – “Todos os Ibamas estão abarrotados. Os zoológicos não querem receber, pois não tem como introduzir um macaco a um grupo já existente. Por isso ficam aqui até morrer”.
Além do mais, a equipe de profissionais especializada para prestar assistência aos animais é pequena. Apenas cinco funcionários.
Ou seja: não há preocupação do Governo Federal com a fauna.
Se uma pessoa decente conhecesse as condições em que esses animais apreendidos vivem, não compraria um animal silvestre.
A estrutura do Ibama é precária, os animais ficam separados por jaulas e gaiolas minúsculas, escuras, velhas e enferrujadas. O nível de estresse deles é altíssimo.
Nessas dependências vivem 40 macacos Prego, 25 araras, 30 periquitos e 170 papagaios (Canindé e Verdadeiro).
A equipe do Ibama tem dificuldades de montar uma dieta balanceada necessária. Para se ter ideia, macacos Prego comem ‘ração’ para cachorro ao invés de ração para primatas, pois a mesma é muito cara.
Retirar um animal silvestre da natureza acarreta sério danos ao ecossistema. “O animal é um polinizador e dispersor de sementes naturais. As pessoas desconhecem como é nocivo tirar um animal de seu habitat”, alerta o superintente.
Crimes na Internet:
Em Currais Novos foi identificado um jovem que criava animais silvestres e exóticos no porão de sua residência. Vendia pelo Orkut. Até ratos ele criava para alimentar as cobras.
O Ibama aposta em campanhas educativas para esclarecer aos jovens que lugar de animal silvestre é na natureza e não em uma gaiola ou jaula, servindo como bicho de estimação.
– “Fizemos rodadas de palestras nos Correios, agora estamos nas escolas. Pretendemos visitar toda Grande Natal”, espera AQ.
Para denúncias, o Ibama possui a Linha Verde: 0800-806161 ou 3201-0100.
Macacos Prego e Araras em gaiolas minúsculas
Papagaios aos montes
Instalações precárias
Jaulas
Laboratório

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN