PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

sábado, 17 de novembro de 2012

africanidades material didatico


Publicações
DOWNLOAD DE LIVROS
Livro 1 - História da África

download: parte 1 - parte 2
  
Livro 2 - História do Negro no Brasil

download: parte 1 - parte 2
  
Livro 3 - Literatura Afro-brasileira

download: parte 1 - parte 2
  
Livro 4 - Educação e Relações Étnico-raciais

download: parte 1 - parte 2
  
  
LITERATURA AFRO BRASILEIRA
Florentina Souza e Maria Nazaré Lima (orgs.)
DOWNLOAD
Livor inteiro (10.649 kb)
por capítulo [+]
 
DE OLHO NA CULTURA: PONTOS DE VISTA AFRO-BRASILEIROS
Andréa Lisboa de Souza
Ana Lucia Silva Sousa
Heloisa Pires Lima
Marcia Silva
DOWNLOAD
Livor inteiro (3.934 kb)
por capítulo [+]
 
UMA HISTÓRIA DO NEGRO NO BRASIL
Wlamyra R. de Albuquerque
Walter Fraga Filho
DOWNLOAD
Livor inteiro (21.134 kb)
por capítulo [+]
DOWNLOAD DE VÍDEOS
Até onde vai seu preconceito?
El Pasajero Negro
Na Rua
Preconceito
Projeto " Diálogos contra o racismo - 1 "
Projeto " Diálogos contra o racismo - 2 "
Projeto " Diálogos contra o racismo - 3 "
Projeto " Diálogos contra o racismo - 4 "
Projeto " Diálogos contra o racismo - 5 "
Racismo
Racismo2

QUILOMBO RIO DO MACACO

Dor, muita dor! é esse o exemplo de quem leva uma fé vazia e recheada de hipocrisia e de interesses...


Dor, muita dor!

Jihad Masharawi, fotógrafo do serviço árabe da BBC, em Gaza, chora a morte do seu filho de 11 meses, morto pelo bombardeamento israelense, no dia 15 de novembro. Gravemente ferido, o bebê morreu uma hora depois de chegar ao hospital.
Foto: Mohammed Salem - Reuters
Haneen Tafesh segura o corpo sem vida de sua filha, atingida mortalmente por um raid israelense em Jabaliya. "O que ela fez? Foi ela que lançou as bombas?", gritou Khaled, o pai da criança.
Foto: Bernat Armangue - AP
Aaron Smadja, um dos três israelenses mortos pelas bombas palestinas, é enterrado no cemitério de Kyriat Malachi, no dia 15 de novembro.
Foto: Ronen Zvulun - Reuters
Mulheres choram a morte de Hisham al-Galban, um militante do Hamas, morto por um ataque do exército israelense em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza.
Foto: Eyad Baba - AP

47 anos. O ''Pacto das Catacumbas'' pacto de sangue para uma Igreja serva e pobre e 100 anos do irmão nordestino dos pobres dom Helder um pai, um amigo um irmão uma alma em ascensão sempre, simplesmente pobre por causa dos nossos irmãos... Simplicitas et paupertas evangélica (Simplicidade e pobreza evangélica) e Ut in nostro ministério primus locus pauperum evangelizationi tribuatur (Para que em nosso ministério [episcopal], se dê o primeiro lugar à evangelização dos pobres).


47 anos. envoltos sob as sombrias catacumbas padres e bispos realizam O ''Pacto das Catacumbas'' pacto de sangue ... são assuntos que a igreja catolica de Roma não quer que o povo saiba... perfigurando assim uma nova igreja serva servorum auspciosa de pessoas e muita fé para a vida, para uma Igreja serva e pobre bem e 100 anos do irmão nordestino dos pobres dom Helder um pai, um amigo um irmão uma alma em ascensão sempre, simplesmente pobre por causa dos nossos irmãos...





Simplicitas et paupertas evangélica
(Simplicidade e pobreza evangélica) e Ut in nostro ministério primus locus pauperum
evangelizationi tribuatur (Para que em nosso ministério [episcopal], se dê o primeiro
lugar à evangelização dos pobres).




Recolhido nas catacumbas varios padres conciliares sob a escuridão solene e a auspciosa benção dos  mortos digam-se na grande maioria primeiros cristãos vivenciaram sim a primazia do que poderia ser a igreja catolica hoje mais pena que ao longo desses 47 anos tudo ou quase tudo se perde e a retomada a hipocrisia volta aos altares cristãs fundados acima de tudo em degraus para distancia - se cada vez mais do povo deferenciar assim as mais sublimes sinalizações da vivencia paraclita que seria o dividir o pão... essa igreja hoje é apenas vivida em rincões principalmente nos sitios e comunidades rurais onde a pureza nao fora contaminada ainda apesar das tentativas funestras e funebres de  uma igreja que a cada dia torna-se e luta para ser medieval e feudalista. mais muitos sao e poucos vivenciam exemplos tereza de calcutar, ir doroth, ir teresinha, helder camara, lucia montenegro sv e tantos outros que puseram a sua fé no maximo e atuaram e atuam com grandeza a sua vida....
No dia 16 de novembro de 1965, há 47 anos, poucos dias antes do encerramento do Vaticano II, cerca de 40 padres conciliares celebraram uma Eucaristia nas Catacumbas de Domitila, em Roma, pedindo fidelidade ao Espírito de Jesus. Depois dessa celebração, assinaram o "Pacto das Catacumbas".
O documento é um desafio aos "irmãos no Episcopado" a levar adiante uma "vida de pobreza", uma Igreja "serva e pobre", como sugerira o Papa João XXIII.

Os signatários – entre eles muitos brasileiros e latino-americanos, embora muitos outros aderiram ao pacto mais tarde – se comprometiam a viver em pobreza, a renunciar a todos os símbolos ou privilégios do poder e a pôr os pobres no centro do seu ministério pastoral. O texto teve uma forte influência sobre a Teologia da Libertação, que surgiria nos anos seguintes.

Um dos signatários e propositores do pacto foi Dom Helder Câmara.

Eis o texto.

Pacto das Catacumbas da Igreja serva e pobre


Nós, Bispos, reunidos no Concílio Vaticano II, esclarecidos sobre as deficiências de nossa vida de pobreza segundo o Evangelho; incentivados uns pelos outros, numa iniciativa em que cada um de nós quereria evitar a singularidade e a presunção; unidos a todos os nossos Irmãos no Episcopado; contando sobretudo com a graça e a força de Nosso Senhor Jesus Cristo, com a oração dos fiéis e dos sacerdotes de nossas respectivas dioceses; colocando-nos, pelo pensamento e pela oração, diante da Trindade, diante da Igreja de Cristo e diante dos sacerdotes e dos fiéis de nossas dioceses, na humildade e na consciência de nossa fraqueza, mas também com toda a determinação e toda a força de que Deus nos quer dar a graça, comprometemo-nos ao que se segue:

1) Procuraremos viver segundo o modo ordinário da nossa população, no que concerne à habitação, à alimentação, aos meios de locomoção e a tudo que daí se segue. Cf. Mt 5,3; 6,33s; 8,20.

2) Para sempre renunciamos à aparência e à realidade da riqueza, especialmente no traje (fazendas ricas, cores berrantes), nas insígnias de matéria preciosa (devem esses signos ser, com efeito, evangélicos). Cf. Mc 6,9; Mt 10,9s; At 3,6. Nem ouro nem prata.

3) Não possuiremos nem imóveis, nem móveis, nem conta em banco, etc., em nosso próprio nome; e, se for preciso possuir, poremos tudo no nome da diocese, ou das obras sociais ou caritativas. Cf. Mt 6,19-21; Lc 12,33s.

4) Cada vez que for possível, confiaremos a gestão financeira e material em nossa diocese a uma comissão de leigos competentes e cônscios do seu papel apostólico, em mira a sermos menos administradores do que pastores e apóstolos. Cf. Mt 10,8; At. 6,1-7.

5) Recusamos ser chamados, oralmente ou por escrito, com nomes e títulos que signifiquem a grandeza e o poder (Eminência, Excelência, Monsenhor...). Preferimos ser chamados com o nome evangélico de Padre. Cf. Mt 20,25-28; 23,6-11; Jo 13,12-15.

6) No nosso comportamento, nas nossas relações sociais, evitaremos aquilo que pode parecer conferir privilégios, prioridades ou mesmo uma preferência qualquer aos ricos e aos poderosos (ex.: banquetes oferecidos ou aceitos, classes nos serviços religiosos). Cf. Lc 13,12-14; 1Cor 9,14-19.

7) Do mesmo modo, evitaremos incentivar ou lisonjear a vaidade de quem quer que seja, com vistas a recompensar ou a solicitar dádivas, ou por qualquer outra razão. Convidaremos nossos fiéis a considerarem as suas dádivas como uma participação normal no culto, no apostolado e na ação social. Cf. Mt 6,2-4; Lc 15,9-13; 2Cor 12,4.

8) Daremos tudo o que for necessário de nosso tempo, reflexão, coração, meios, etc., ao serviço apostólico e pastoral das pessoas e dos grupos laboriosos e economicamente fracos e subdesenvolvidos, sem que isso prejudique as outras pessoas e grupos da diocese. Ampararemos os leigos, religiosos, diáconos ou sacerdotes que o Senhor chama a evangelizarem os pobres e os operários compartilhando a vida operária e o trabalho. Cf. Lc 4,18s; Mc 6,4; Mt 11,4s; At 18,3s; 20,33-35; 1Cor 4,12 e 9,1-27.

9) Cônscios das exigências da justiça e da caridade, e das suas relações mútuas, procuraremos transformar as obras de "beneficência" em obras sociais baseadas na caridade e na justiça, que levam em conta todos e todas as exigências, como um humilde serviço dos organismos públicos competentes. Cf. Mt 25,31-46; Lc 13,12-14 e 33s.

10) Poremos tudo em obra para que os responsáveis pelo nosso governo e pelos nossos serviços públicos decidam e ponham em prática as leis, as estruturas e as instituições sociais necessárias à justiça, à igualdade e ao desenvolvimento harmônico e total do homem todo em todos os homens, e, por aí, ao advento de uma outra ordem social, nova, digna dos filhos do homem e dos filhos de Deus. Cf. At. 2,44s; 4,32-35; 5,4; 2Cor 8 e 9 inteiros; 1Tim 5, 16.

11) Achando a colegialidade dos bispos sua realização a mais evangélica na assunção do encargo comum das massas humanas em estado de miséria física, cultural e moral - dois terços da humanidade - comprometemo-nos:
  • a participarmos, conforme nossos meios, dos investimentos urgentes dos episcopados das nações pobres;
  • a requerermos juntos ao plano dos organismos internacionais, mas testemunhando o Evangelho, como o fez oPapa Paulo VI na ONU, a adoção de estruturas econômicas e culturais que não mais fabriquem nações proletárias num mundo cada vez mais rico, mas sim permitam às massas pobres saírem de sua miséria.
12) Comprometemo-nos a partilhar, na caridade pastoral, nossa vida com nossos irmãos em Cristo, sacerdotes, religiosos e leigos, para que nosso ministério constitua um verdadeiro serviço; assim:
  • esforçar-nos-emos para "revisar nossa vida" com eles;
  • suscitaremos colaboradores para serem mais uns animadores segundo o espírito, do que uns chefes segundo o mundo;
  • procuraremos ser o mais humanamente presentes, acolhedores...;
  • mostrar-nos-emos abertos a todos, seja qual for a sua religião. Cf. Mc 8,34s; At 6,1-7; 1Tim 3,8-10.
13) Tornados às nossas dioceses respectivas, daremos a conhecer aos nossos diocesanos a nossa resolução, rogando-lhes ajudar-nos por sua compreensão, seu concurso e suas preces.

Ajude-nos Deus a sermos fiéis.

Dom Helder e o Pacto das Catacumbas

No dia 16 de novembro de 1965, poucos dias antes da clausura do Concílio Vaticano II, cerca de 40 Padres Conciliares celebraram uma Eucaristia nas catacumbas de Domitila, em Roma, pedindo fidelidade ao Espírito de Jesus. Após essa celebração, firmaram o "Pacto das Catacumbas" [1].
O documento é um desafio aos "irmãos no Episcopado" a levarem uma "vida de pobreza", uma Igreja "servidora e pobre", como sugeriu o papa João XXIII. Os signatários - dentre eles, muitos brasileiros e latino-americanos, sendo que mais tarde outros também se uniram ao pacto - se comprometiam a viver na pobreza, a rejeitar todos os símbolos ou os privilégios do poder e a colocar os pobres no centro do seu ministério pastoral. O texto teve forte influência sobre a Teologia da Libertação, que despontaria nos anos seguintes.
Um dos signatários e propositores do Pacto foi Dom Hélder Câmara, cujo centenário de nascimento é celebrado neste sábado, dia 07.

AJUDE-NOS DEUS A SERMOS FIÉIS.

DOM HÉLDER E O "PACTO DAS CATACUMBAS"

Notas:
1. Publicado no livro "Concílio Vaticano II", Vol. V, Quarta Sessão (Vozes, 1966), organizado por Boaventura Kloppenburg (p. 526-528).



Simplicitas et paupertas evangélica
(Simplicidade e pobreza evangélica) e Ut in nostro ministério primus locus pauperum
evangelizationi tribuatur (Para que em nosso ministério [episcopal], se dê o primeiro
lugar à evangelização dos pobres).
1 No dia 16.11.1965 cerca de 40 Padres Conciliares celebraram nas catacumbas de
Domitila uma Eucaristia pedindo fidelidade ao Espírito de Jesus. Após essa celebração
alguns deles firmaram o "Pacto das Catacumbas". Ver in: KLOPPENBURG, Boaventura
(org.). Concílio Vaticano II. Vol. V, Quarta Sessão. Petrópolis: Vozes, 1966, 526-528.


Posso dizer que do Brasil, participaram da celebração, Dom Antônio Fragoso de
Crateús-CE, Dom Francisco Austregésilo Mesquita Filho de Afogados da Ingazeira, PE,
Dom João Batista da Mota e Albuquerque, arcebispo de Vitória, ES, o Pe. Luiz
Gonzaga Fernandes que estava para ser sagrado bispo auxiliar de Vitória, dias depois,
lá mesmo em Roma, Dom Jorge Marcos de Oliveira de Santo André, SP, Dom Helder
Camara, Dom Henrique Golland Trindade, OFM, arcebispo de Botucatu, SP, Dom José
Maria Pires, arcebispo da Paraíba, PB.


De outros países, Mgr. Georges Mercier, bispo de Laghouat no Sahara, Mgr.
Hakim, bispo melquita de Nazaré, Mgr. Haddad, bispo melquita, auxiliar de Beirute,
Mgr. Gérard Marie Coderre, bispo de Saint Jean de Quebec do Canadá, Mons. Rafael
Gonzalez Moralejo, auxiliar de Valencia na Espanha, Mons. Julius Angerhausen, auxiliar
de Essen na Alemanha; da França, Mgr. Guy Marie Riobé, bispo de Orleans, Mgr.
Gérard Huyghe de Arras, Mgr.Adrien Gand, bispo auxiliar do Cardeal Liénart em Lille;
da Itália, Mons. Luigi Betazzi, naquela época auxiliar do cardeal Lercaro em Bologna;
da África, Dom Bernard Yago, arcebispo de Abidjan na Costa do Marfim, Joseph
Blomjous, bispo de Mwanza, na Tanzânia; da Ásia, Mons. Charles Joseph de
Melckebeke, belga, mas bispo de Ningsia na China, expulso e morando em Singapura.
Havia também bispos do Vietnã e Indonésia. De outros países da América Latina,
participavam do grupo Igreja dos Pobres, Mons. Manoel Larrain de Talca no Chile,
Mons. Marco Gregorio Mc Grath do Panamá (diocese de Santiago de Veraguas),
Mons. Leonidas Proaño de Riobamba, Equador; da Argentina, Mons. Alberto Devoto
da diocese de Goya, Mons. Vicente Faustino Zazpe da diocese de Rafaela, Mons.
Juan José Iriarte de Reconquista; do Uruguai, Mons. Alfredo Viola, bispo de Salto e seu
auxiliar, Mons. Marcelo Mendiharat; da Colômbia, Mons. Tulio Botero Salazar, arcebispo
de Medellín e seu auxiliar, Medina; Muñoz Duque de Pamplona, Raúl Zambrano de
Facatativá e Mons.Angelo Cuniberti, vigário apostólico de Florencia.
Esses eram os mais fieis do grupo, mas para saber se estavam lá na Missa, é
preciso verificar na lista daquele dia.
Sei que também Paul Gauthier e Marie Thérèse Lescaze, os dois franceses, mas
vivendo na Palestina e animadores da Fraternidade de Jesus Charpentier em Nazaré e
do Grupo Igreja dos Pobres, no Concílio, participaram da celebração.

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN