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sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Pomba gira das Almas "A Mulher do Branco"

Em desfile do Dia da Independência, manifestantes protestam contra condições da Saúde no RN


Em desfile do Dia da Independência, manifestantes protestam contra condições da Saúde no RN



A Saúde Pública do Rio Grande do Norte foi alvo principal de protestos na manhã desta sexta-feira (7), durante o desfile em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Manifestantes ligados a diversas entidades sindicais que representam trabalhadores da área cobraram a melhoria das condições e serviços públicos. Houve tumulto.
Isolamento dos militares limitou movimentação dos manifestantes
Impedidos de passar por determinadas áreas limitadas pelo Exército, os manifestantes gritaram palavras de ordem e precisaram ser contidos pelos membros da Polícia do Exército. Os militares mantiveram o isolamento e, de acordo com informações preliminares, não houve feridos durante a ação.

Com faixas, cartazes e alto-falantes, os manifestantes cobram, entre outras coisas, as melhorias de condições de trabalho nos hospitais públicos e o reconhecimento da categoria.

História da aids - FIQUE SABENDO - PROJETOS DE PORTAS ABERTAS...







MITOS E CONTRA MITOS UM RELATO QUE APARECE NA HISTORIA

O médico canadense Jacques Pépin, especialista em doenças infecciosas, conta de forma inédita o surgimento do vírus HIV em seu novo livro The Origins of AIDS (As Origens da Aids, sem edição brasileira). Oficialmente reconhecido em 1981, seu percurso teria começado 60 anos antes. Veja esta nova versão da história.
Editora Globo


História da aids

Conteúdo extra: Comments
2011
  • Casas de Apoio de atendimento a adultos com HIV/aids contarão com incentivo financeiro do governo federal destinado ao custeio das ações desenvolvidas com crianças e adolescentes.
  • Representantes do Programa Nacional de DST e Aids da Bolívia conhecem estratégia de comunicação e prevenção do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais.
  • Ocorre a Reunião de Alto Nível sobre Aids, em Nova Iorque (EUA), para avaliar avanços e obstáculos, na resposta global à epidemia de aids.
  • Governo brasileiro doará US$ 2 de cada passagem internacional para medicamentos de aids.
  • Campanha mundial Cabeleireiros contra Aids celebra 10 anos com ação solidária.
  • Frente Parlamentar Nacional em HIV/Aids e outras DST é relançada no Congresso Nacional com a participação de 192 deputados e senadores.
  • Brasil anuncia produção nacional de dois novos medicamentos para aids - atazanavir e raltegravir -  por meio de Parcerias Público-Privadas e versão genérica do tenofovir, indicado para aids e hepatites.
  • Brasil e França celebram 10 anos em cooperação científica nas áreas de DST, aids e hepatites virais.
  • Ministério da Saúde distribui medicamento atazanavir em todo o Brasil.
2010
  • Realizada a XVIII Conferência Internacional de Aids, em Viena - Áustria.
  • Dirceu Greco assume diretoria do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais.
  • Governos do Brasil e da África do Sul firmam parceria inédita para distribuir 30 mil camisinhas e fôlderes sobre prevenção da aids e outras DST durante a Copa do Mundo de Futebol.
  • Lançada a PCAP 2008 (Pesquisa sobre Comportamento, Atitudes e Práticas Relacionadas às DST e Aids da População Brasileira de 15 a 64 anos de idade). Saiba mais.
  • 2 mil agências dos Correios promovem campanha inédita contra a aids.
  • Lançada a campanha de carnaval de combate à aids. É a primeira campanha com dois momentos: antes e durante, que estimula o uso da camisinha, e depois, que incentiva a testagem.
  • Aprovado o relatório brasileiro de “Metas e compromissos assumidos pelos estados-membros na Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas em HIV/Aids (UNGASS)”, versão 2008-2009. Saiba mais.
  • Contratos para compra de antirretrovirais ficam R$ 118 milhões mais baratos.
  • Travestis preparam material educativo sobre identidade e respeito e lançam campanha de combate ao preconceito no serviço de saúde e na sociedade.
  • Realização do VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites ViraisIV Mostra Nacional da Saúde e Prevenção nas Escolas e da I Mostra Nacional do Programa Saúde na Escola (SPE), em Brasília (DF).
  • Desde o início da epidemia, são notificados 592.914 casos de aids no país.
2009
  • Ministério da Saúde bate recorde de distribuição de preservativos. Só em 2009, foram 465,2  milhões de unidades distribuídas em todo o país.
  • Programa Nacional de DST e Aids torna-se departamento da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e o Programa Nacional para a Prevenção e Controle das Hepatites Virais é integrado a ele.
  • Desde o início da epidemia, são notificados 544.846 casos de aids no país.

2008
  • Inauguração da primeira fábrica estatal de preservativos do Brasil e a primeira do mundo a utilizar látex de seringal nativo. A indústria encontra-se em Xapuri (AC).
  • Conclusão do processo de nacionalização de um teste que permite detectar a presença do HIV em apenas 15 minutos. Fiocruz pode fabricar o teste, ao custo de US$ 2,60 cada. Governo gastava US$ 5 por teste.
  • Brasil investe US$ 10 milhões na instalação de uma fábrica de medicamentos antirretrovirais em Moçambique.
  • Realização do VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, em Florianópolis (SC).
  • Prêmio Nobel de Medicina é entregue aos franceses Françoise Barré-Sinoussi e Luc Montagnier pela descoberta do HIV, causador da aids. O alemão Harald zur Hausen também recebe o prêmio pela descoberta do HPV, vírus causador do câncer do colo de útero.

2007
  • O Programa Nacional de DST/AIDS institui Banco de Dados de violações dos direitos das pessoas portadoras do HIV.
  • Em janeiro, a Tailândia decide copiar o antirretroviral Kaletra e, em maio, o Brasil decreta o licenciamento compulsório do Efavirenz.
  • É assinado acordo para reduzir preço do antirretroviral Lopinavir/Ritonavir.
  • Em um ano, a UNITAID reduz preços de medicamentos antirretrovirais em até 50%.
  • Aumenta a sobrevida das pessoas com aids no Brasil.
  • Campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids, cujo tema são os jovens, é lançada no Cristo Redentor.
  • Os ministérios da Saúde e Educação e as Nações Unidas premiam máquinas de preservativos.
  • Brasil registra 474.273 casos de infecção pelo HIV até junho.

2006
  • O terceiro sábado de outubro é promulgado como o Dia Nacional de Combate à Sífilis.
  • Toronto recebe 20 mil pessoas para a 16ª Conferência Mundial sobre Aids, o maior evento sobre aids no mundo.
  • Dia Mundial de Luta contra a Aids teve sua campanha protagonizada por pessoas vivendo com aids.
  • À noite, em uma ação inédita, a inscrição da RNP+ “Eu me escondia para morrer, hoje me mostro para viver” foi projetada em raio laser nas duas torres do Congresso Nacional, que ficou às escuras, como forma de lembrar os mortos pela doença.
  • Brasil reduz em mais de 50% o número de casos de transmissão vertical, quando o HIV é passado da mãe para o filho, durante a gestação, o parto ou a amamentação.
  • Acordo reduz em 50% preço do antirretroviral Tenofovir, representando uma economia imediata de US$ 31,4 milhões por ano.
  • Registros de aids no Brasil ultrapassam 433.000.

2005
  • Makgatho Mandela (filho do ex-presidente Nelson Mandela) morre em consequência da aids, aos 54 anos.
  • O tema do Dia Mundial de Luta Contra a Aids no Brasil aborda o racismo como fator de vulnerabilidade para a população negra.
  • Até junho, são 371.827 registros de aids no Brasil.

2004
  • Morrem duas lideranças transexuais, a advogada e militante Janaína Dutra e a ativista Marcela Prado (ambas grandes colaboradoras do Programa Nacional de DST e Aids).
  • Lançamento do algoritmo brasileiro para testes de genotipagem.
  • Recife reúne quatro mil participantes em três congressos simultâneos: o V Congresso Brasileiro de Prevenção em DST/Aids, o V Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids e o I Congresso Brasileiro de Aids.
  • Já é de 362.364 o total de casos de aids até junho.

2003
  • Realização do II Fórum em HIV/Aids e DST da América Latina, em Havana, Cuba.
  • O Programa Nacional de DST/Aids recebe US$ 1 milhão da Fundação Bill & Melinda Gates como reconhecimento às ações de prevenção e assistência no país. Os recursos foram doados para ONGs que trabalham com portadores de HIV/Aids. O Programa é considerado por diversas agências de cooperação internacional como referência mundial.
  • Os registros de aids no Brasil são 310.310.

2002
  • O Fundo Global para o Combate a Aids, Tuberculose e Malária é criado para captar e distribuir recursos, utilizados por países em desenvolvimento para controlar as três doenças infecciosas que mais matam no mundo.
  • Um relatório realizado pelo Unaids, programa conjunto das Nações Unidas para a luta contra a aids, afirma que a aids vai matar 70 milhões de pessoas nos próximos 20 anos, a maior parte na África, a não ser que as nações ricas aumentem seus esforços para conter a doença.
  • A 14ª Conferência Internacional sobre aids é realizada em Barcelona.
  • O número de casos de aids notificados no país, desde 1980, é de 258.000.

2001
  • Implantação da Rede Nacional de Laboratórios para Genotipagem.
  • Brasil ameaça quebrar patentes e consegue negociar com a indústria farmacêutica internacional a redução no preço dos medicamentos para aids.
  • Organizações médicas e ativistas denunciam o alto preço dos remédios contra aids. Muitos laboratórios são obrigados a baixar o preço das drogas nos países do Terceiro Mundo.
  • O HIV Vaccine Trials Network (HVTN) planeja testes com vacina em vários países, entre eles o Brasil.
  • Em duas décadas (1980 - 2001), o total de casos de aids acumulados são de 220.000.

2000
  • A 13ª Conferência Internacional sobre Aids, em Durban, na África do Sul, denuncia ao mundo a mortandade na África. Dezessete milhões morreram de Aids no continente, sendo 3,7 milhões crianças. Estão contaminados 8,8% dos adultos. O Presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, escandaliza o mundo ao sugerir que o HIV não causa a aids.
  • Realização do I Fórum em HIV/Aids e DST da América Latina, no Rio de Janeiro.
  • A partir de acordo promovido pelas Nações Unidas, cinco grandes companhias farmacêuticas concordam em diminuir o preço dos remédios usados no tratamento da aids para os países em desenvolvimento.
  • No Brasil, aumenta a incidência em mulheres. Proporção nacional de casos de aids notificados é de uma mulher para cada dois homens.

1999
  • Número de medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde já são 15.
  • Mortalidade dos pacientes de aids cai 50% e qualidade de vida dos portadores do HIV melhora significativamente.
  • Estudos indicam que, quando o tratamento é abandonado, a infecção torna-se outra vez detectável.
  • Pacientes desenvolvem efeitos colaterais aos remédios.
  • Marylin, um chimpanzé fêmea, ajuda a confirmar que o SIV (simian immunodeficiency virus ou vírus da imunodeficiência dos símios) foi transmitido para seres humanos e sofreu mutações, transformando-se no HIV. Testes genéticos mostram que o HIV é bastante similar ao SIV, que infecta os chimpanzés, mas não os deixa doentes.

1998
  • Validação do algoritmo nacional para diagnóstico das DST no Brasil.
  • Ministério da Saúde recomenda a aplicação da abordagem sindrômica das DST para seu tratamento oportuno e consequente diminuição da incidência do HIV.
  • Rede pública de saúde disponibiliza, gratuitamente, onze medicamentos.
  • Lei define como obrigatória a cobertura de despesas hospitalares com aids pelos seguros-saúde privados (mas não assegura tratamento antirretroviral).
  • Pesquisas detectam o HIV em gânglios linfáticos, medula e partes do cérebro de muitos soropositivos que apresentam cargas virais indetectáveis pelos exame.
  • Cientistas registram a imagem da estrutura cristalina da proteína gp 120 do vírus da aids, usada por ele para entrar nas células do sistema imunológico atacadas pelo HIV.
  • Lançamento das campanhas “Sem Camisinha não Tem Carnaval” e "A Força da Mudança: com os jovens em campanha contra a aids”.

1997
  • Implantação da Rede Nacional de Laboratórios para o monitoramento de pacientes com HIV em terapia com antirretroviral, com a realização de exames de carga viral e contagem de células CD4 (células que fazem parte do sistema de defesa do organismo ou sistema imunológico).
  • Morre o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Hemofílico, contaminado por transfusão de sangue, defendia o tratamento digno dos doentes de aids.
  • Já são 22.593 casos de aids no Brasil.

1996
  • Programa Nacional de DST e Aids lança o primeiro consenso em terapia antirretroviral (regulamentação da prescrição de medicações para combater o HIV).
  • Lei fixa o direito ao recebimento de medicação gratuita para tratamento da aids.
  • Disponibilização do AZT venoso na rede pública.
  • Queda das taxas de mortalidade por aids, diferenciada por regiões. Percebe-se que a infecção aumenta entre as mulheres, dirige-se para os municípios do interior dos estados brasileiros e aumenta significativamente na população de baixa escolaridade e baixa renda.
  • Casos da doença no Brasil somam 22.343.

1995
  • Até esse ano, a assistência medicamentosa era precária, contando somente com AZT (zidovudina), Videx e dideoxicitidina.
  • Uma nova classe de drogas contra o HIV, os inibidores de protease (dificultam a multiplicação do HIV no organismo), é aprovada nos EUA.
  • Zerti e Epivir, outros inibidores de transcriptase reversa, são lançados, aumentando as escolhas de tratamento.
  • Estudos revelam que a combinação de drogas reduz a progressão da infecção, mas o custo do tratamento é de US$ 10 mil a US$ 15 mil por ano.
  • Pesquisa demonstra que o tratamento precoce das DST, com consequente redução no tempo de evolução das doenças e de suas complicações, faz com que o risco de transmissão e aquisição do HIV diminuam. Com isso, a incidência do HIV reduz em 42%.
  • Os números de casos no Brasil já somam 19.980.

1994
  • Acordo com o Banco Mundial dá impulso às ações de controle e prevenção às DST e à aids previstas pelo Ministério da Saúde.
  • Estudos mostram que o uso do AZT ajuda a prevenir a transmissão do HIV de mãe para filho durante a gravidez e o parto.
  • Definição para diagnosticar casos de aids em crianças .
  • Brasil registra 18.224 casos de aids.

1993
  • Início da notificação da aids no Sistema Nacional de Notificação de Doenças (SINAN).
  • Morre de aids o bailarino russo Rudolf Nureyev.
  • A atriz Sandra Brea (1952-2000) anuncia que é portadora do vírus.
  • Brasil passa a produzir o AZT (coquetel que trata a aids).
  • Total de casos notificados no Brasil: 16.760.

1992
  • Primeiro estudo sobre o uso de várias drogas combinadas contra o HIV. Pesquisa aponta a importância das doenças sexualmente transmissíveis (DST) como cofator para a transmissão do HIV, podendo aumentar o risco de contágio do HIV em até 18 vezes.
  • Os médicos americano Robert Gallo e francês Luc Montagnier chegam a um acordo definitivo sobre o crédito da descoberta do vírus.
  • A sociedade brasileira indigna-se quando a menina Sheila Cartopassi de Oliveira, de cinco anos, tem a matrícula recusada em uma escola de São Paulo, por ser portadora de HIV.
  • Inclusão, no código internacional de doenças, da infecção pelo HIV.
  • Ministério da Saúde inclui os procedimentos para o tratamento da aids na tabela do SUS.
  • Início do credenciamento de hospitais para o tratamento de pacientes com aids.
  • Lançamento da campanha Vamos todos contra a aids de mãos dadas com a vida.
  • Os casos da infecção pelo HIV no Brasil chegam a 14.924.

1991
  • Inicia-se o processo para a aquisição e distribuição gratuita de antirretrovirais (medicamentos que dificultam a multiplicação do HIV).
  • Lançamento do Videx (ddl), que como o AZT faz parte de um grupo de drogas chamadas inibidores de transcriptase reversa.
  • Dez anos depois de a aids ser identificada, a Organização Mundial da Saúde anuncia que 10 milhões de pessoas estão infectadas com o HIV pelo mundo.
  • O jogador de basquete Magic Johnson anuncia que tem HIV.
  • Já são 11.805 casos de aids no Brasil.

1990
  • O cantor e compositor Cazuza morre, aos 32 anos, em decorrência da aids.

1989
  • Morre de aids o ator da TV Globo Lauro Corona, aos 32 anos.
  • Ativistas forçam o fabricante do AZT, Burroughs Wellcome, a reduzir em 20% o preço do remédio.
  • Durante Congresso de Caracas, na Venezuela, profissionais da saúde definem novo critério para a classificação de casos de aids.
  • Brasil registra 6.295 casos de aids.

1988
  • No Brasil, uma portaria assinada pelo ministro da Saúde, Leonardo Santos Simão, passa a adotar o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids.
  • Morre o cartunista Henrique de Souza Filho, o Henfil, aos 43 anos, em decorrência da aids.
  • Criação do Sistema Único de Saúde.
  • O Ministério da Saúde inicia o fornecimento de medicamentos para tratamento das infecções oportunistas.
  • Primeiro caso diagnosticado na população indígena.
  • Os casos notificados no Brasil somam 4.535.

1987
  • Criação do Primeiro Centro de Orientação Sorológica (COAS), em Porto Alegre (RS).
  • Questiona-se a definição de comportamentos sexuais tidos como anormais.
  • Início da utilização do AZT, medicamento para pacientes com câncer e o primeiro que reduz a multiplicação do HIV.
  • Os ministérios da Saúde e do Trabalho incluem as DST/aids na Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Saúde.
  • A Assembleia Mundial de Saúde, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), decide transformar o dia 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta contra a Aids, para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão em relação às pessoas infectadas pelo HIV. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas.
  • Os casos notificados no Brasil chegam a 2.775.

1986
  • Criação do Programa Nacional de DST e Aids, pelo ministro da Saúde Roberto Santos.

1985
  • Fundação do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (GAPA), primeira ONG do Brasil e da América Latina na luta contra a aids.
  • Diferentes estudos buscam meio diagnóstico para a possível origem viral da aids.
  • O primeiro teste anti-HIV é disponibilizado para diagnóstico.
  • Caracterização dos comportamentos de risco no lugar de grupo de risco.
  • Descoberta que a aids é a fase final da doença, causada por um retrovírus, agora denominado HIV (Human Immunodeficiency Virus, em inglês), ou vírus da imunodeficiência humana.
  • Criação de um programa federal de controle da aids (veja portaria 236/85).
  • Primeiro caso de transmissão vertical (da mãe grávida para o bebê).

1984
  • A equipe de Luc Montagnier, do Instituto Pasteur, na França, isola e caracteriza um retrovírus (vírus mutante que se transforma conforme o meio em que vive) como o causador da aids.
  • Início da disputa, entre os grupos do médico americano Robert Gallo e do francês Luc Montagnier, pela primazia da descoberta do HIV.
  • Estruturação do primeiro programa de controle da aids no Brasil, o Programa da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

1983
  • Primeira notificação de caso de aids em criança.
  • Relato de caso de possível transmissão heterossexual.
  • Homossexuais usuários de drogas são considerados os difusores do fator para os heterossexuais usuários de drogas.
  • Relato de casos em profissionais de saúde.
  • Primeiras críticas ao termo grupos de risco (grupos mais vulneráveis à infecção).
  • Gays e haitianos são considerados principais vítimas.
  • Possível semelhança com o vírus da hepatite B.
  • Focaliza-se a origem viral da aids.
  • No Brasil, primeiro caso de aids no sexo feminino.

1982
  • Adoção temporária do nome Doença dos 5 H, representando os homossexuais, hemofílicos, haitianos, heroinômanos (usuários de heroína injetável) e hookers (nome em inglês dado às profissionais do sexo).
  • Conhecimento do fator de possível transmissão por contato sexual, uso de drogas ou exposição a sangue e derivados.
  • Primeiro caso decorrente de transfusão sanguínea .
  • Primeiro caso diagnosticado no Brasil, em São Paulo.

1981
  • Primeiras preocupações das autoridades de saúde pública nos EUA com uma nova e misteriosa doença.

1980
  • Primeiro caso no Brasil, em São Paulo, também só classificado em 1982.

1977 e 1978
  • Primeiros casos nos EUA, Haiti e África Central, descobertos e definidos como aids, em 1982, quando se classificou a nova síndrome.


Direitos Fundamentais

Pela Constituição brasileira, os portadores do HIV, assim como todo e qualquer cidadão brasileiro, têm obrigações e direitos garantidos. Entre eles: dignidade humana e acesso à saúde pública e, por isso, estão amparados pela lei. O Brasil possui legislação específica dos grupos mais vulneráveis ao preconceito e à discriminação, como homossexuais, mulheres, negros, crianças, idosos, portadores de doenças crônicas infecciosas e de deficiência.
Em 1989, profissionais da saúde e membros da sociedade civil criaram, com o apoio do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, a Declaração dos Direitos Fundamentais da Pessoa Portadora do Vírus da Aids. O documento foi aprovado no Encontro Nacional de ONG que Trabalham com Aids (ENONG), em Porto Alegre (RS).
I - Todas as pessoas têm direito à informação clara, exata, sobre a aids.
II – Os portadores do vírus têm direito a informações específicas sobre sua condição.
III - Todo portador do vírus da aids tem direito à assistência e ao tratamento, dados sem qualquer restrição, garantindo sua melhor qualidade de vida.
IV - Nenhum portador do vírus será submetido a isolamento, quarentena ou qualquer tipo de discriminação.
V - Ninguém tem o direito de restringir a liberdade ou os direitos das pessoas pelo único motivo de serem portadoras do HIV/aids, qualquer que seja sua raça, nacionalidade, religião, sexo ou orientação sexual.
VI - Todo portador do vírus da aids tem direito à participação em todos os aspectos da vida social. Toda ação que visar a recusar aos portadores do HIV/aids um emprego, um alojamento, uma assistência ou a privá-los disso, ou que tenda a restringi-los à participação em atividades coletivas, escolares e militares, deve ser considerada discriminatória e ser punida por lei.
VII - Todas as pessoas têm direito de receber sangue e hemoderivados, órgãos ou tecidos que tenham sido rigorosamente testados para o HIV.
VIII - Ninguém poderá fazer referência à doença de alguém, passada ou futura, ou ao resultado de seus testes para o HIV/aids, sem o consentimento da pessoa envolvida. A privacidade do portador do vírus deverá ser assegurada por todos os serviços médicos e assistenciais.
IX - Ninguém será submetido aos testes de HIV/aids compulsoriamente, em caso algum. Os testes de aids deverão ser usados exclusivamente para fins diagnósticos,  controle de transfusões e transplantes, estudos epidemiológicos e nunca qualquer tipo de controle de pessoas ou populações. Em todos os casos de testes, os interessados deverão ser informados. Os resultados deverão ser transmitidos por um profissional competente.
X - Todo portador do vírus tem direito a comunicar apenas às pessoas que deseja seu estado de saúde e o resultado dos seus testes.
XI - Toda pessoa com HIV/aids tem direito à continuação de sua vida civil, profissional, sexual e afetiva. Nenhuma ação poderá restringir seus direitos completos à cidadania.

Veja também
Direitos dos soropositivos:

Hino Nacional Brasileiro

HINO NACIONAL

JUSTIÇA PARA TURISTA VER.. RICOS E POBRES DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS


O senhor ministro do STF Gilmar Mendes, certamente esta amparado pela lei Brasileira, que logicamente deixa muito à desejar. Mais suas declarações estão dando um entendimento tendencioso, de quem deve algum favor à esses criminosos de colarinho branco, que atuam no Brasil à anos sem serem incomodados. Quando a policia consegue evidencia de que, ah sim sonegação de impostos, lavagem de dinheiro publico; vem o senhor Ministro do Supremo Tribunal Federal, dizer que não se pode invadir a casa de um suspeito, para prende-lo, porque isso fere o direito de humanidade. Meu Deus; os caras roubaram bilhões de reais. Dinheiro de brasileiros trabalhadores, que pagam uma carga tributária exorbitante todos os meses neste país. Lavam o dinheiro, quebram pessoas honestas, com especulações financeiras e não vão pra cadeia.
O banqueiro, ou estelionatário, por que é isso que os telejornais e jornais deveriam estar dizendo sobre Daniel Dantas, financiava campanha política à troco de influencia dentro dos governos, e se favorecer de decisões importantes para o mercado financeiro.
O outro a profissão dele, é mega investidor; será que as pessoas já param e raciocinaram, que essa profissão não existe. Criminoso pobre é ladrão de galinha, criminoso rico é mega investidor. E o ministro diz que pessoa, que não oferece resistência à prisão, não deveria ser algemada. Duvido que um ladrão de galinha, que muitas vezes rouba pra dar de comer à sua família, e não ofereça resistência à prisão, chegue numa delegacia sem algema. Das poucas vezes que o presidente falou uma coisa certa foi essa; porque se não tivessem fazendo picaretagem, não estariam como suspeitos da Policia Federal.
O brasileiro esta se acabando, por que assiste à essas coisas pela TV, e sabe que não vai dar em nada. O sentimento de impunidade infectou toda à população. E não sei ao certo onde vamos chegar, as pessoas estão pensando cada vez mais no seu, e o resto, se torna, somente aquilo que é, o resto. STF e STJ, se tornaram banais para a elite criminosa do Brasil, por que com dinheiro nunca ficaram presos. E o povo já não se surpreende, com provas como as que foram encontradas em computadores de Daniel Dantas,mostrando confiança e tranqüilidade que nestes tribunais ele ganharia todas as causas. E o ex-prefeito de São Paulo que só tentava lavar seu dinheirinho, usurpado no seu mandato com muita dificuldade, acabou ressurgindo das cinzas, de onde é lógico ele nunca queria ter saído. Da onde vem tanto dinheiro de pessoas que não tem uma firma legalizada, nada praticamente em seu nome? E quase todo o mês recebe setenta mil reais? Como brasileiro fico enojado diante da ousadia dessas pessoas, que estão dentro do coração financeiro do Brasil, dentro do mais alto escalão de justiça brasileiro, e com certeza dentro da própria Policia Federal, que necessita de muito mais para manter homens como esses na cadeia.
Chegando ao fim deste artigo; uma noticia extraordinária. Todos os principais acusados da OPERAÇÃO SATIAGRAHA, foram soltos por habeas corpus concedido pelo Ministro do Supremo. Gilmar Mendes.

BRASIL UM PAIS DE POUCOS TEMOS MUITO QUE LUTA GENTE QUANDO A POLICIA DESCOBRE E A JUSTIÇA SOLTA VIOLAÇÃO DE DIREITOS PENA QUE OS TJ DA VIDA A VIOLAÇÃO SO PARA RICOS QUANDO POBRE PODE EXTERMINAR, MATAR, E ESTIRPA E TUDO ISSO E JUSTIÇA NOS DOIS LADOS...




O que comemora no dia 7 de Setembro  
Feriado é que todos desejam mesmo sem saber o porquê que terá o feriado é muito bom ficar em casa descansando ou viajar com a família, isso é algo que todos gostam mas o que não pode é passar um feriado sem saber o porque dos eu acontecimentos, porque é feriado sendo que isso faz parte da nossa cultura sendo até mesmo vergonhoso não saber.
Todos os anos no dia 7 de Setembro é feriado no Brasil na qual é comemorado a Independência do Brasil, mas o que foi a Independência do Brasil? Esse acontecimento foi um dos fatos mais históricos que teve sendo um dos mais importantes de nosso país.
A independência do Brasil marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política, aconteceram muitas tentativas para que o Brasil tornasse um país independente onde ocorreram muitas brigas e pessoas morreram na luta por este ideal.
De acordo com a história no dia 7 de setembro de 1822 foi quando ocorreu o episódio chamado “Grito do Ipiranga”, nesta data as margens do riacho Ipiranga na qual a cidade atual é São Paulo, o príncipe Regente Dom Pedro bradou perante toda a sua comitiva “Independência ou Morte”.
Dom Pedro I deu o grito de liberdade do Brasil decretando a liberdade e a independência do Brasil sobre a coroa de Portugal, por isso nesse dia tende a ser a mais importante do nosso país depois do da Proclamação da República que é no dia 15 Novembro. Agora nunca mais se esqueça o que é comemorado no dia 7 de setembro, sendo uma data muito importante e que deve saber para sempre.

E se alguém acredita  que desse meio ou seja dessa corja não sairão novos Senadores, Deputados, Governadores, Prefeitos, vereadores, Assessores especiais (como é o caso da Defesa), é porque acredita em Papai Noel e Fadas Madrinhas. 
Os quarenta da "equipe" de Ali Babá, que continua livre, leve, solto e dando aulas de como roubar uma nação e ainda ser querido por ela. - Do autor do blog


RELAÇÃO DOS  MENSALEIROS.
José Dirceu deputado cassado do PT e ex-ministro da Casa Civil - Formação de quadrilha,peculato e corrupção ativa
l José Genoino deputado federal do PT-SP e ex-presidente do partido -  Formação de quadrilha, peculato e corrupção ativa 
l Delúbio Soares ex-tesoureiro do PT - Formação de quadrilha, peculato e corrupção ativa
l Silvio Pereira  ex-secretário-geral do PT - Formação de quadrilha, peculato e corrupção ativa
l João Paulo Cunha  deputado federal do PT-SP - Corrupção passiva, lavagem de dinheiro, peculato
l Luiz Gushiken  Ex-ministro da secretaria de Comunicação e Gestão Estratégica e quadro do PT Peculato
l Henrique Pizzolato  Ex-diretor do Banco do Brasil e membro do PT - Pecultado, corrupção passiva, lavagem de dinheiro
l Paulo Roberto Galvão da Rocha  Deputado federal (PT-PA) - Lavagem de dinheiro
l Anita Leocádia Ex-assessora de Paulo Rocha -Lavagem de dinheiro
l Professor Luizinho – Ex-deputado (PT-SP) - Lavagem de dinheiro
l João Magno  Ex-deputado (PT-MG) - Lavagem de dinheiro


Empresários:
l Marcos Valério de Souza  empresário e publicitário - Formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, evasão de divisas
l Ramon Hollerbach – ex-sócio de Marcos Valério - Formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, evasão de divisas
l Cristiano de Mello Paz – ex-sócio de Marcos Valério - Formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, evasão de divisas.
divisas
l Rogério Tolentino – Advogado e ex-sócio de Marcos Alérios -  Formação de
quadrilha, peculato, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, evasão de divisas
l Simone Vasconcelos – Ex-gerente da SMP&B, uma das agências de Valério - Formação de quadrilha, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, evasão de divisas  l Geiza Dias dos Santos Funcionária da SMP&B - Formação de quadrilha, corrupção ativa, lavagem de dinheiro,
evasão de divisas
l Kátia Rabello - Presidente do Banco Rural - Formação de quadrilha,
lavagem de dinheiro, evasão de divisas, gestão fraudulenta
l José Roberto Salgado – Diretor do Banco Rural - Formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, gestão fraudulenta
 l Vinícius Samarane – Diretor do Banco Rural - Formação de quadrilha,
lavagem de dinheiro, evasão de divisas, gestão fraudulenta
l Ayanna Tenório Tôrres de
Jesus – Diretora do Banco Rural - Formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, gestão fraudulenta

OUTROS  POLÍTICOS
l Pedro Corrêa  Deputado cassado (PP-PE) - Formação de quadrilha, corrupção passiva, lavagem de dinheiro 
l José Janene –  Ex-deputado (PP-PR) -  Formação de quadrilha, corrupção passiva, lavagem de dinheiro
l Pedro Henry – Ex-deputado (PP-MT) - Formaçãode quadrilha, corrupção passiva, lavagem de dinheiro
l João Cláudio Genu – Ex-assessor do PP na Câmara - Formação de quadrilha, corrupção passiva, lavagem de dinheiro
l Valdemar Costa Neto – Deputado federal do PR-SP - Formação de quadrilha, corrupção passiva, lavagem de dinheiro
l Jacinto Lamas – Ex-tesoureiro do PL (hoje PR) - Formação de quadrilha, corrupção passiva, lavagem de dinheiro
l Antônio Lamas – Ex-assessor da
liderança do PR - Formação de quadrilha, lavagem de dinheiro l Bispo Rodrigues – Ex-deputado do PR-RJ -  Corrupção passiva, lavagem de dinheiro
 l Roberto Jefferson Deputado cassado do PTB-RJ - Corrupção passiva, lavagem de dinheiro
l Emerson Eloy Palmieri  Tesoureiro do PTB - Corrupção passiva, lavagem de dinheiro
l Romeu Queiroz  Ex-deputado (PTB-MG) - Corrupção passiva, lavagem de dinheiro
l José Rodrigues Borba –Ex-deputado (PMDB-PR) - Corrupção passiva, lavagem de dinheiro
l Anderson Adauto  Ex-ministro dos Transportes - Corrupção ativa, lavagem de dinheiro
l José Luiz Alvez  Ex-chefe de gabinete de Anderson Adauto - Lavagem de dinheiro


BREVE PODEREMOS VER QUALQUER UM DELES CANDIDATOS A CARGOS PÚBLICOS OU ASSESSORES ESPECIAIS. TAMBÉM COM TODA ESTA EXPERIÊNCIA EM ROUBAR OS POLÍTICOS CORREM ATRÁS DELES COMO MINAS DE OURO. 

Herança africana no Brasil


Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Herança africana no Brasil   

Vídeo:  
1- Valorização Cultura Afro-Brasileira (Parte 1)

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=g_1stGv51qQ&feature=related  

Esse vídeo de quase 9 minutos, através de imagens e músicas, mostra algumas personalidades negras que se destacaram na História do Brasil. Além disso, apresenta as influências africanas no continente americano através da música, dos ritmos, da dança, das comidas típicas e dos instrumentos musicais.   

Após ver este vídeo :

1- Pergunte aos alunos se eles conhecem algumas personalidades apresentadas nos vídeos.

2- Peça aos alunos que escolham uma das personalidades apresentadas e pesquisem sobre ela, fazendo uma pequena bibliografia dessa personalidade para depois socializar com os colegas em sala de aula.

2-Valorização Cultura Afro-Brasileira (Parte 2)

Nesta atividade, o professor deve continuar a projeção do documentário, agora com a parte II. O vídeo apresenta várias personalidades negras que influenciaram o mundo e principalmente o Brasil, ressaltando a importância da igualdade social.

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=IOUC0Envbyc&feature=related  

       

Trabalhando o tema:  

I- Após assistir os documentários, levante alguns questionamentos com os alunos:  

1-  Peça aos alunos que respondam em relação às personalidades negras apresentadas no vídeo: quantas eles já conheciam?

2-  Se eles sabiam dessas muitas influências africanas no Brasil e na América?

3- Diante do que foi apresentado nos vídeos, por que a importância de se estudar a África?

4- Em sua opinião, ainda existe racismo no Brasil?

5- Qual a importância de termos uma educação voltada para a igualdade racial?     

II- Depois de realizar um bate- papo com os alunos, peça que eles realizem uma feira cultural sobre a Herança africana no Brasil. Para isso:   

1- Divida os alunos em grupos sendo que cada grupo deve se responsabilizar por um dos temas abaixo citados:

a) Culinária

b) Músicas

c) Personalidades

2-O professor deverá combinar com os alunos o tempo necessário para os grupos pesquisarem as temáticas da feira cultural e organizarem a apresentação do seu tema com fotos, cartazes, músicas, instrumentos musicais, comidas, entre outros.

3- Faça a exposição dos trabalhos em um formato de feira, com distribuição de barracas.   

    

Atividade 2 – Religiões Afro- brasileiras   

I - Brasil um país de liberdade religiosa

Artigo da Constituição:

“A Constituição Federal, no artigo 5º, VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.”   

Disponível: http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_religiosa    

Pergunte aos alunos, após leitura desse trecho da Constituição:

a)  Vocês conhecem ou já ouviram falar deste artigo da Constituição?

b) O que vocês entenderam desse artigo?

c) Vocês concordam com este artigo?

Tabela :

Religiões declaradas nos censos do Brasil em 1980, 1991 e 2000 (população residente)

(*) Não inclui religião não declarada e não determinada.

Fontes: IBGE, Censos demográficos

Disponível: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/viewFile/108/104  (página 19)

Após apresentar esta tabela aos alunos sugira que eles façam uma pesquisa na escola sobre as religiões declaradas pelos alunos. A partir dessa pesquisa, peça que eles montem um quadro, como o modelo acima, com os resultados coletados.

Esta atividade poderá ser trabalhada juntamente com o professor da área de Matemática.

  Utilizando as informações do artigo 5 da Constituição brasileira mas os dados da Tabela faça um bate papo reflexivo com os alunos. Levantando os seguintes questionamentos:

 a) Hoje existe realmente liberdade de culto no Brasil?

 b) Em sua opinião, a que se deve a maior parte da população se declarar católica?  

c) Quais os motivos, em sua opinião, estão levando à diminuição das religiões afro-brasileiras no Brasil?

d) Você acredita que exista ainda hoje discriminação religiosa?   

e) Monte com os alunos uma campanha contra o preconceito as religiões de matriz africana. Criar com os alunos um folder explicativo sobre estas religiões (candomblé e umbanda), com intuito de desmistificar os preconceitos existentes.  Fazer cartazes e espalhá-los na escola com mensagens contra a intolerância religiosa.   

Professor: Esta aula pode ser realizada conjuntamente com o professor da Área de Português e Artes o qual orientará os alunos na elaboração de um folder (redação e arte) e nas confecções de cartazes.    

II - Candomblé e Umbanda - semelhanças e diferenças

Vídeo:   

1-Documentário "A Cultura Afro-Brasileira"   

   

 

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=P5iuD9W7ibA&feature=related 

Em quase 7 minutos este documentário tenta quebrar com alguns preconceitos e estereótipos criados sobre as religiões afro-brasileiras. Este vídeo mostra que há diferença entre magia negra e candomblé. E que Exu principal representatividade desta religião não é um demônio como todos acreditam ser.   

2- Candomblé

 

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=VcWGBs_14H0     

Após ver os videos: 1 e 2  pergunte aos alunos:

a) Você acha que realmente existe preconceito contra as religiões afro-brasileiras?

b) Você já viu alguma manifestação desta religião no seu dia a dia?

c) Que imagens do vídeo chamaram a sua atenção e que caracterizam bem esta religião?

3-  “Macumba”

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=ItYW8lSwL8s&feature=related  

Este vídeo de quase 5 minutos explica sobre o termo “macumba” que é usado por outras religiões como um termo pejorativo. E faz uma pequena distinção entre as características relacionadas ao candomblé e a umbanda.   

Após exibição desse vídeo pergunte aos alunos:

a) Vocês já ouviram falar deste termo macumba?

b) Como era  a forma que o termo estava sendo usado quando você o ouviu?

c) Você acha que este  termo é de fato usado de forma pejorativa?

d) Peça aos alunos que façam um texto explicando a utilização correta do termo macumba.

Texto:   “Candomblé não é umbanda  

As duas são religiões afro-brasileiras.

Umbanda é a mistura do candomblé com espiritismo   

Candomblé   

Deuses: Orixás de origem africana. Nenhum santo é superior ou inferior a outro. Não existe o Bem e o Mal, isoladamente.   

Culto: Louvação aos orixás que incorporam nos fiéis, para fortalecer o axé (energia vital) que protege o terreiro e seus membros.   

Iniciação: Condição essencial para participar do culto. O recolhimento dura de sete a 21 dias.

O ritual envolve o sacrifício de animais, a oferenda de alimentos e a  obediência a rígidos preceitos.   

Música: Cânticos em língua africana, acompanhados por  três atabaques tocados por  iniciados do sexo masculino.   

Umbanda   

Deuses: As entidades são agrupadas em hierarquia, que vai dos espíritos mais baixos (maus) aos mais evoluídos (bons).   

Culto: Desenvolvimento espiritual dos médiuns que, quando incorporam, dão  passes e consultas.   

Iniciação: Não é necessária. O recolhimento é de apenas um ou dois dias. O sacrifício de animais não é obrigatório.

O batismo é feito com água do mar ou de cachoeira.

Música: Cânticos em português, acompanhados por palmas e atabaques, tocados por fiéis de qualquer sexo.”  

 Texto disponível na íntegra:  http://super.abril.com.br/superarquivo/1995/conteudo_114499.shtml       

O texto inicia explicando a origem do candomblé, seu calendário litúrgico, sobre a musicalidade desta religião, suas divindades, os diferentes tipos de candomblé no Brasil e termina apontando as diferenças entre candomblé e umbanda.       

Trabalhando o Tema:  

1- Peça aos alunos que montem um quadro com imagens que represente o candomblé e a umbanda.

2- Ao ler a matéria da revista Super Interessante reforce com os alunos a diferença entre candomblé e umbanda e proponha uma pesquisa em grupo:

a) Quais os principais orixás do candomblé?

b) Quais os principais caboclos da umbanda?

c) Existem semelhanças entre eles?

 d) Existe alguma semelhança entre os orixás, caboclos e os santos do catolicismo?

Depois faça a apresentação das pesquisas em sala.  

Sugestão de sites para pesquisar:

Vídeo:

1-Desvendando os mistérios dos orixás  

http://www.youtube.com/watch?v=kppZRbfYxzw   

 2- Religiões afro-brasileiras

http://www.youtube.com/watch?v=KPfPYYkiyq4&feature=related      

3- Sites:    

1- http://pt.wikipedia.org/wiki/Orix%C3%A1 

2- http://ocandomble.wordpress.com/os-orixas/       

3- http://www.umbandaesoterica.com.br/aclCaboclos1.html      

  Atividade 3 – Brasil africano    

Trabalhando com a música Adão Negro podemos entender a importância e as influências africanas nas sociedade brasileira.

 Vídeo:   

Adão Negro - Música Adão Negro  

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=sU3jW5awfCI  

Este vídeo mostra a audição da música: Adão Negro

Letra da música: Adão Negro   

chá, chá lá lá lá lá lá chá lá lá lá lá lá lá lá chá lá lá lá lá lá lá

"O apartheid disfarçado todo dia quando me olho não me vejo na tv quando me vejo estou sempre na cozinha ou na favela submissa ao poder já fui mucama mas agora sou neguinha minha pretinha nós gostamos de você levanta saia, saia correndo para quarto na madrugada patrãozinho quer te ver oioi chá lá lá lá lá lá chá lá lá lá lá lá lá lá chá lá lá lá lá lá lá será que um dia eu serei a patroa sonho que um dia isso possa acontecer ficar na sala não ir mais para a cozinha agora digo o que vejo na tv um som negro um deus negro um adão negro um negro no poder um som negro um deus negro um adão negro um índio no poder."

Disponível: http://www.vagalume.com.br/adao-negro/adao-negro.html#ixzz11bxINTEq        

Trabalhando o tema:  

1- Após ouvir e ver a letra da música Adão negro composta pelo grupo de reggae Adão Negro promova um debate entre os alunos, a partir dos seguintes questionamentos:

a)      Existe a menção de algum fato histórico na música? Cite-o? O que ele significou?

b)      Que relações de poder ficam claras na música?

c)      Em sua opinião, por que a música chama-se  Adão Negro?

d)     Que mensagem ou mensagens este grupo quis transmitir?   

2- Depois de refletir sobre a música acima, peça aos alunos que, divididos em grupo, pesquisem outras influências africanas no Brasil. Incentive os alunos a buscarem novas referencias da cultura afro em nosso país na tentativa de romper com alguns clichês como: a cultura africana se resume a capoeira, samba, entre outros. Feita a pesquisa, sugira aos alunos que montem uma apresentação em vídeo ou Power Point, que tenha como fundo musical a música Adão negro, e apresentem em sala de aula.    

Recursos Complementares
Vídeo:
Vários textos, vídeo e áudio sobre a influência africana no Brasil.  
 (Re) conhecendo os símbolos do candomblé em busca da (re) construção da África perdida 
Avaliação
  A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: debates, criação de uma feira cultural, produção de campanhas contra a intolerância religiosa, produção de quadro comparativo (candomblé e umbanda), apresentação em Power Point e também por atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.  

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