PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

domingo, 26 de abril de 2015

A palavra "Doula" vem do grego e quer dizer "a mulher que serve".

amy_doula_dying.focus-none.fill-735x490.jpg
A palavra "Doula" vem do grego e quer dizer "a mulher que serve". Hoje a expressão designa uma mulher que acompanha uma gestante ou um casal "grávido". Esse acompanhamento não ocorre apenas durante o parto mas também antes e depois. Ela é dona de um saber que ajuda a produzir suporte físico e psicológico sendo de extrema importância principalmetne para as mulheres que estão na primeira gestação e padecem da inexperiência para lidar com sensações que nunca tiveram antes. A maioria dos nascimentos ocorrem em hospitais. Entretanto, gradualmente uma cultura mediacalizada com relação ao parto vai abrindo espaços aos saberes que a Doula é portadora. Pesquisa recente mostra que 6% dos casais americanos contratam os serviços de doulas. 
Mas algo está acontecendo nos últimos anos. Alguns profissionais, principalmente aqueles que prestam assistência espiritual em hospitais tem aplicado o modelo das doulas para o nascimento também para o lidar com a morte. Apesar da maioria das pessoas desejar morrer em casa, a maior parte acaba por morrer em hospitais, longe das pessoas amadas, sem autonomia, cercado mais por tecnologias de sustentação da vida do que do cuidado direto. A tecnologia na saúde não deveria suplantar as necessidades existenciais do fim da vida mas funcionar como um instrumento que amplifique a potencia de vida digna ao minimizar sintomas desagradáveis. Mas em nome da manutenção de meros sinais biológicos, muitas vezes se mantém a "vida" e junto com ela dores e sofrimentos desnecessários.
No ano de 2003 Henry Fersko-Weiss, um assistente social nos EUA, criou o primeiro programa de Doulas para o final da vida. Ele percebeu uma enorme lacuna que médicos e outos profissionais não conseguiam preeencher ao lidar com moribundos e familiares enlutados. Hoje nos EUA um número crescente de organizações começa a buscar esse modelo de atuação e oferecem capacitação para lidar com moribundos e com os efeitos do luto. 
A maioria dos moribundos precisa de companhia e expressam isso claramente. Eles tem medo de morrerem sós. Passam pelo fenômeno da "Dor Total", sabiamente descrito e analisado por Cicely Saunders. As dores do corpo e do espírito se irmanam e todo evento é visto e percebido de uma maneira muito diferente de quem está cuidando pois um apertar de mãos ou uma fala entrecortada pode ser a última experiência. O amanhã deixa de existir e o presente reina absoluto. É difícil produzir empatia nessas situações. Dessa forma, o moribundo pode ser inadivertidamente abandonado, mesmo que exista alguém presente no quarto ao lado dele. As doulas que lidam com a morte então aparecem para ajudar numa outra forma de nascimento, num outro tipo de metamorfose. reduzem as dores do morrer e ajudam familiares a fazer a travessia em meio a ausência. 


Doulas e Morrer 

Eu sou uma doula. Eu também sou um capelão do hospital. Em segurando espaço para nascimento e morte, eu tenho vindo a ver uma coisa com clareza. Em pé, com um coração aberto na presença de nascimento é muito parecido com o que está com o coração aberto na presença da morte. 

A palavra "doula" traduz do grego que significa "mulher servo." Hoje, doulas são conhecidos melhor para acompanhar trabalhadoras e / ou puérperas. Doulas oferecer apoio emocional, mental, espiritual e físico durante a transição de abertura para uma nova vida. De acordo com uma pesquisa nacional realizada por 2.013 Ouvindo Mães, cerca de 6 por cento dos casais expectantes na América contratar uma doula nascimento. Esse número é pequeno, mas está crescendo. Em 2006, apenas 3 por cento das mulheres de parto teve apoio doula. 

A grande maioria das mulheres americanas dar à luz em um hospital. Diante disso, a presença compassiva e consistente de uma doula oferece um tônico cura em um cenário obstétrico impessoal e medicalizada. Doulas se concentrar exclusivamente na prestação de medidas de conforto, com base nas melhores práticas, para aliviar a dor do trabalho de parto e constante o coração ea mente de uma mulher de parto. Como uma doula, ofereço apoio por horas a fio. Eu faço o meu melhor para refletir de volta para uma mulher de sua coragem, beleza e força. Doulas acreditam no poder de nascimento e considerar que o processo de nascimento como algo sagrado. 

O que acontece quando tomamos o modelo doula descrito acima e aplicá-lo em fim de vida de cuidados? E se a gente doula a morrer? 

Tal como com o nascimento, a maioria dos norte-americanos morre num hospital. Enquanto a maioria de nós deseja morrer em casa, de acordo com o Centro Nacional para Estatísticas de Saúde, apenas 27 por cento dos norte-americanos fazem. A maioria de nós nascem e morrem cercado por profissionais médicos e máquinas de aviso. O ideal é que a tecnologia associada a avanços médicos importantes não eclipsa as necessidades perenes do coração humano. Mulheres nascimento melhor quando se sentir seguro, são suportados, e os seus corpos estão autorizados a abrir com sabedoria orgânica. Da mesma forma, os moribundos são mais confortado com toque humano, amor, história e música. 

Em 2003, Henry Fersko-Weiss, uma assistente social clínico licenciado, criou o primeiro programa de doula de fim de vida em os EUA Ele viu que havia uma "lacuna" que hospício e profissionais médicos não poderia preencher quando ele veio para apoiar os moribundos e os enlutados. Ele treinou com Debra Pascali-Bonaro, criador e diretor de Nascimento Orgasmic e presidente da Organização Internacional do Mãe-Parto.Fersko-Weiss transferido conhecimento adquirido sobre o trabalho doula nascimento para cuidar dos moribundos. Segundo o presidente da End of Life Internacional Doula Association (INELDA), ele treina centenas de indivíduos, baseando-se em seus estudos sobre a intersetorialidade do trabalho nascimento e morte. Hoje, um número pequeno mas crescente de organizações sabiamente construir em cima do modelo doula e oferecer treinamento para suportar os moribundos e enlutados.

Fersko-Weiss é único. Poucos de fim de vida profissionais de cuidados são treinados no trabalho de parto. Trabalhadores de nascimento Poucos são treinados para cuidar dos moribundos. No entanto, as semelhanças estranhas em melhores práticas existem entre essas profissões. No Parteiras Aliança da América do Norte conferência anual de Outubro de 2014, falei sobre o conjunto de habilidades sobreposição ensinou tanto na minha formação como doula nascimento e capelão do hospital. Há muito a ser adquirida a partir de estudar o que isso significa para manter o espaço tanto para o nascimento ea morte.

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN