PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Comitê Técnico de Promoção da Equidade em Saúde. As novas representações foram empossadas para o biênio de 2019 a 2021.






Comitê Técnico de Promoção da Equidade em Saúde. EQUIDADE/SIEC -  SESAP/RN - MINISTÉRIO DA SAÚDE... As novas representações foram empossadas para o biênio de 2019 a 2021.




Na manhã desta quarta-feira (26), a Secretaria Estadual de Saúde Pública do RN, (Sesap) promoveu a cerimônia de posse do Comitê de Promoção à Saúde da População Negra e Quilombola do Rio Grande do Norte e do Comitê Técnico de Promoção da Equidade em Saúde. As novas representações foram empossadas para o biênio de 2019 a 2021.





Os comitês surgiram por meio do cumprimento de portarias do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), visando atender as populações vulnerabilizadas, no que diz respeito aos seus direitos quanto ao acesso à saúde, atenção e cuidados respeitando a diversidade presente entre as populações inseridas nos comitês.

Comitê estadual foi criado por meio da Portaria nº 324/2013, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte em 26 de março de 2014. Possui vigência de dois anos para mudança de composição e se constitui como um espaço que vem subsidiar a gestão na construção de ações que reduzam as vulnerabilidades e fortaleçam laços de solidariedade e respeito mútuo entre os diversos segmentos da população norte-rio-grandense.




A equidade é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e busca de minimizar ao máximo a desigualdade e ampliar o acesso à saúde a toda a população.

 Os Comitês de Equidade de todo o Brasil, com objetivo de qualificar a gestão participativa do SUS.



A cerimônia contou com a participação da representatividade quilombola da comunidade capoeiras, da representatividade do Comitê de Equidade através de povos tradicionais de Matriz Africana, de representantes da prefeitura municipal de Natal, da coordenação da Coepir, da representatividade Cigana e de servidores de diversas áreas técnicas da Sesap.

Durante a programação do evento, os participantes também assistiram a palestra A Importância dos Comitês na Luta pela Efetivação da Promoção da Equidade em Saúde do RN, com o professor do curso de Ciências da Religião da UERN João Bosco Filho, além de embalados pela apresentação de Pedrinho Mendes Artista cantor e compositor Consagrado do RN...




Temos grandes desafios a superar para promover a saúde de cada um, sempre entendendo os discursos e os lugares de fala. Mas esses desafios podem e serão superados, desde que nossa luta seja coletiva”, enfatizou a subcoordenadora de Informação, Educação e Comunicação (SIEC) da secretaria de saúde, Paula Érica de Oliveira.

equidade no atendimento público de saúde garante que populações de Rua, Indígenas, Ciganas, População LGBTQ+1,  População Quilombola, Negros, Populações de Matriz Africana  e outras etnias e povos e pessoas... Recebam cuidados diferenciados com "equidade",  em consonância com protocolos do SUS, sistema único de Saúde no Brasil, para que dessa forma, tenham o mesmo atendimento. De acordo com a Siec (coordenadoria de informações educação e comunicação)  - SESAPRN,  entre as principais solicitações das populações mais vulneráveis estão o acesso às vacinas, exames e atendimentos na atenção básica, evitando constrangimentos e preconceitos.


O evento desta quarta-feira foi promovido pela Sesap, por meio da Coordenadoria de Promoção à Saúde e da SIEC/SESAPRN - MS...














































Vereadores MACAU-RN, Criam Frente Parlamentar Mista para Promoção e Defesa da Igualdade Racial, Diversidades e Minorias...










Vereadores MACAU-RN,  criam frente parlamentar  mista para promoção e defesa da igualdade racial, diversidades e minorias...


"Projeto encaminhado pelo Vereador Dinarte", e ratificado solidariamente   pelos VEREADORES:  Ver. Jairtom "Pintinho",  Ver. Claudio "Gia" e Ver. "Lampião" e demais vereadores da casa legislativa municipal, que já encaminham e lutam e promovem temáticas de relevancia aos povos tradicionais da região costa branca do RN, é aprovada por unanimidade no pleno da casa legislativa do município de "MACAU-RN". "MAIS UMA VITÓRIA ASSERTIVA REPARADORA E DE EQUIDADE AOS POVOS TRADICIONAIS DO BRASIL DO RN E DA REGIÃO COSTA BRANCA E DO MUNICÍPIO DE MACAU-RN.


#VAMOSQUEVAMOS...


- Hoje, todos os "Partidos e ideologias políticas",  estão abertos às reivindicações da população dos povos Tradicionais, pessoas da diversidade e situação de vunerabilidades e se esforçam para ter no seu meio lideranças capazes de dar resposta à  luta e o controle social empoderado exercida pelos movimentos organizados e sociedade civil  e pela luta antiracista e da equidade e  da diversidade. vereadoras e vereadores, gestoras e gestores, "Cargos eletivos" entre outros  dispostos a lutar por uma "Sociedade" sem Racismo, sem Homofobias, equânimes e transparentes entre outras frentes assertivas...





A criação de Frentes Parlamentares para a Promoção da Igualdade Racial, Diversidades e Minorias  e vunerabilidades nas Câmaras Municipais, Nas Assembleia Legislativa e Nos Plenários do Congresso Nacional.





São e se fazem Necessárias e reparadoras e nas diversas frentes da diversidade e das adversidades,
Nenhum direito a menos!Considerando como fundamental o protagonismo da luta de combate ao racismo na denúncia do racismo, homofobias, do preconceito e a discriminação e falta de equidade e atenção em muitas politicas e ações públicas,  que persistem em nossas práticas sociais; as conquistas de direitos e na institucionalização das políticas públicas assertivas e reparadoras de igualdade racial, Diversidades e minorias no Brasil, nos Estados, no "RN e na cidade de MACAU -  RN" e nos diversos municípios do RN são  nossas lutas e bandeiras principais.






 O propósito é: consolidar as mudanças, ampliar as conquistas e impedir qualquer retrocesso na luta por um Brasil, RN, MACAU-RN, sem Racismo, sem Homofobia e com eqüidade política publica.
#a comissão de povos tradicionais do RN, #COMISSÃODETERREIROSRN e a #REDEMANDACARU, e as demais instituições empoderadas e organizadas permeiam essas lutas.
tendo como um dos  objetivos  promover, por meio de política públicas, a igualdade de oportunidades e a inclusão social da população negra, povos tradicionais e pessoas da diversidade, e em estado de vuberabilidades sociais...







FRENTE MISTA PARLAMENTAR NO CONGRESSO NACIONAL NO DF EM BRASÍLIA  NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ESTADO E NA CÂMARA VEREADORES NO MUNMUNÍCIPIO ICIPIO









Ilustração. Ao fundo, vê-se uma faixa em tons de cinza sobre uma parede creme. Do lado direito, uma parede verde. Ao centro, três homens estão sentados à mesa, olhando para uma platéia. O homem à esquerda é moreno, cabelos curtos e encaracolados, lábios grossos. Ele veste um terno cinza, camisa branca e gravata roxa. Ao seu lado direito, falando, um outro homem de cabelos negros, curtos e pele clara. Ele veste um terno azul, camisa branca e gravata amarela. Ele está com uma mão apoiada na mesa e a outra um pouco levantada, com a palma virada para cima. Ele está falando. Ao seu lado direito, um homem de cabelos grisalhos, curtos e bigodes. Ele usa óculos. Veste terno verde, camisa branca e gravata vermelha. Diante deles, vê-se três cabeças. É a platéia que está virada para eles. Uma pessoa de cabelos pretos e longos, uma de cabelos curtos e castanhos e uma de cabelos curtos encaracolados.









O que você imagina quando ouve a palavra Frente Parlamentar? Parece esquisito? Então, vamos por partes para poder explicar mais fácil o que isso quer dizer.
De acordo com o Dicionário Aurélio, frente pode ser muitas coisas como o lado dianteiro, a face, um local de combate, a presença de uma pessoa, e etc.
O mesmo dicionário diz que parlamentar é ato de entrar em negociações; conferenciar. É também o nome dado aos membros do Congresso Nacional, das assembleias estaduais  ou câmaras legislativas municipais...
No nosso caso, vamos usar dois desses significados:
frente = local de combate
parlamentar = membros Eleitos no Congresso Nacional, Assembleia Legislativa e Câmara Vereadores...


MISTAS: Quando também são partícipes ativos membros da sociedade civil organizada como membros consultivos e deliberativos desta...





Local de combate dos parlamentares e "sociedade civil organizada". Calma, não estamos falando de guerra e nem de briga, mas de luta. No caso, luta por ideias, ações para defender os direitos de certos grupos. É isso o que fazem as frentes parlamentares e suas instâncias...


E por que elas precisam existir?

Imagine só essa situação: você e seus amigos se juntam para pedir à diretoria da escola para melhorar as condições da sala de aula ou por um lugar mais adequado para praticar esportes dentro do colégio. Se um estudante sozinho fosse pedir essas coisas, pareceria que ele era o único interessado e isso dificultaria a conquista. Mas, se ele reunisse os amigos que pensam a mesma coisa, juntos pesquisassem o que existe sobre esse assunto nas regras da escola e fossem juntos defender essa causa, a história poderia ser outra.





O trabalho de uma 
Frente Parlamentar é parecido com isso! São grupos formados por representantes do Poder Legislativo (que faz as leis), que se juntam para fortalecer a causa que defendem.




 Além de ir atrás do que está sendo feito no Congresso sobre o tema com que trabalham, eles ainda tentam mostrar aos outros parlamentares a importância daquilo que defendem. Nas Frentes reúnem-se parlamentares de diversos partidos que, mesmo que tenham ideais políticos distintos, têm em comum o interesse por uma mesma causa.
Atualmente, no Congresso, existe em torno de 200 Frentes Parlamentares e muitas outras nas varias outras casas legislativas (Estados e Municípios), que se organizaram para tratar de questões como cultura, proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, o apoio ao idoso, os direitos dos animais e a educação.




FONTE:
"plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários...

-REEDIÇÃO REDE MANDACARU BRASIL... RECOSOL...

















MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN