PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Amazônia: a saída é a floresta de alimentos! – parte 3: vamos aos cardápios

Amazônia: a saída é a floresta de alimentos! – parte 3: vamos aos cardápios

25/08/2011

Abelhas na caixa. Crédito: Instituto Peabiru
Continuando nossa saga pela culinária Amazônia, encontramos a pílula da felicidade: a castanha-da-Amazônia (do Pará). Isto mesmo, pílula da felicidade, do bom humor, da inteligência, combate o estresse, a depressão e o envelhecimento porque a quantidade de selênio na castanha (2.500 vezes qualquer outra noz) é tão grande que bastam duas unidades para suprir, de forma natural, as necessidades diárias deste micro-elemento. Infelizmente, os grandes castanhais de Marabá e municípios do Sul do Pará foram substituídos por pastos pra boi e no Acre e Mato Grosso os castanhais estão no mesmo caminho. A castanheira é a Estátua da Liberdade da Amazônia, a rainha da floresta, cada árvore é um monumento, um templo sagrado, uma explosão de vida. Domina o dossel da mata, chegando à surpreendente altura de 55 m. Ainda que existam plantios, 99% da produção provém da coleta nas matas. Seu principal consumo é da amêndoa in natura. E tem mais, ajuda a manter mais de trinta mil castanheiros e seringueiros em suas reservas extrativistas!

Os chocolatáveis

Estes dois primos, cacau (Theobroma cacao) e cupuaçu (Theobroma grandiflora) têm história curiosa. Do cacau aproveitamos a amêndoa para fazer o chocolate, e em boa parte das áreas de produção se desperdiça a polpa que, a meu ver, é a melhor polpa pra sucos que existe. No mundo são milhões de pessoas que vivem do cultivo do cacau. O Brasil, como sempre, ficou pra trás, especialmente na Amazônia. Pouca gente sabe que sua origem está na Amazônia, onde o cacau-de-várzea apresenta sabor inigualável. O cupuaçu, ou cupu para os íntimos, tem um cheiro que rescende longe (experimente levá-lo em sua mala!). Sua polpa, altamente valorizada, tem produção insuficiente para tantos doces, bombons, sucos e sorvetes. De sua semente (amêndoa) faz-se o cupulate, com sabor bastante semelhante ao chocolate, mas ninguém explora. É um pouco ridículo, jogamos fora a amêndoa do cupu. Ah, tem também outras espécies de cacau, como o cupuí, uma com belíssimo buquê de flores, e um formato pequeno.

Frutas regionais

O pesquisador do Museu Goeldi, Paulo Cavalcanti, recentemente falecido, classificou mais de trezentas frutas da região. Recentemente, o fotógrafo Silvestre Silva publicou pela Metalivros o belíssimo Frutas da Amazônia, que apresenta uma centena de frutas da região. O que quero chamar a atenção é pras frutas suqueiras, aquelas boas de suco, e boas de vitamina, como o camu-camu (36 vezes mais vitamina C que a laranja), o taperebá (cajá para o Nordeste ou no Acre) e o Bacuri, esta maravilha perfumosa. São frutas presentes nas polpas para sorvetes e sucos, na doçaria, nas geleias, que pouco venceram as barreiras regionais pelo desconhecimento do consumidor fora da região e falta de estimulo para suas diversas cadeias de valor. Estas frutas tem tudo pra conquistar o mundo como foi com o açaí, basta incentivar o consumidor a conhecê-las.

Temperos loucos

Loucos, porque reverte-se seu uso conhecido, como cosmético, como banho-de-cheiro, pra uso alimentar. É como fez Fábio Sicilia, um dos grandes chefs de Belém, da Famiglia Cecília, que inventou um prato, um pesto (originalmente mangericão, pinhão (europeu), azeite e sal), à base de mulata, diga-se, da erva bem conhecida no banho-de-cheiro, catinga-de-mulata (Tanacetum vulgare). E tem gente transformando priprioca, uma raizinha danada de cheirosa que a Natura emprega em perfumaria, em tempero. E esta lista vai longe, com a vinagreira, muito usada no Maranhão.

Há casos inversos, como o do jambu, em que o alimento virou cosmético bom pra combater o envelhecimento. Apesar de ser do caribe, o jambu mergulhou no carimbó. Do encontro com o tucupi fez-se o tacacá, que causa uma pororoca de sabores e deixaria Proust inebriado, ou melhor, adormecido, isto porque a folhinha, crua ou levemente aferventada se presta a adormecer umas glândulas salivares. Há ainda as pimentas; a pimenta-de-cheiro, aquela amarelinha, que deixa gosto bom e sem arder tanto. A novidade é o trabalho com as pimentas secas que os índios do Alto Rio Negro lançarão no mercado...

Adoçante Premium, mel de abelhas nativas

As abelhas sem ferrão, as melíponas, estão por aí, no Brasil todo, nas zonas tropicais do planeta, desvalorizadas, acuadas pelo fogo, modificações nas paisagens e nossa ignorância. Mas são elas, lembram-nos os mestres da ciência, como Warwick Kerr, que garantem a polinização das plantas, de nossos alimentos. Einsten dizia que desaparecidas as abelhas, a Humanidade não duraria cinco anos. Na Amazônia são duzentas espécies, pra algumas delas Fernando Oliveira, do Iraquara, inventou uma caixinha pra que possam se reproduzir e produzir mel. O Instituto Peabiru trabalha com pelo menos quatro espécies apoiando os quilombolas e índios no Amapá e pequenos agricultores no Pará para lançar o produto no mercado.

As abelhinhas não picam, o que permite instalar as colméias ao lado das casas, e elas agradecem, polinizando o pomar, que fica forrado de frutas. É uma ótima oportunidade para gerar renda e apoiar a organização de grupos de mulheres que passam a administrar seu negócio. Além disto, lembram-nos a todo momento que não é bom queimar, desmatar, jogar lixo, deixar o esgoto a céu aberto etc, o que pode ser transformado em dinheiro pelo mecanismo de fixação de carbono (REDD). Alguém aí quer financiar um estudo sobre o tema? E principalmente: trata-se de um mel delicioso que nos protege contra muitas doenças, com propriedades organolépticas atraentes - cheiro, coloração, beleza da história, porque não existe nada com propriedades tão anti-sépticas como o mel das melíponas, o néctar da Amazônia.

A conversa está boa, mas eu vou comer a minha porção de Amazônia de hoje. De café da manhã duas castanhas, suco batido com farinha-de-mesocarpo-de-babaçú e adoçado com néctar (mel de abelhas nativas). Nas refeições o arroz com jambu e castanha, a farinha de mandioca acompanhada de suco de apricot (da Amazônia) e, como sobremesa (pode ser prato principal), açaí com farinha de tapioca (ou farinha d’água mesmo). E você, vai comer a Amazônia hoje?
O Eco
João Meirelles Filho

Amazônia: a saída é a floresta de alimentos! – parte 2

Amazônia: a saída é a floresta de alimentos! – parte 2

25/08/2011
 
 
Cestos de açaí. Crédito: Instituto Peabiru
Se o açaí precisou sair dos furos do Marajó para conquistar as areias das praias cariocas e o gosto do norte-americano. Da mesma maneira, se a castanha-do-Pará, ou da Amazônia (porque tem no Acre, no Mato Grosso, no Amapá, na Bolívia, Peru...), como deve ser, há anos ocupa especial atenção no mix de salgadinhos europeu e norte-americano, é porque a Amazônia têm algo mais a oferecer que carne clandestina (2/3 da carne consumida na Amazônia é pirata!).

Vamos discutir a região a partir das sete maravilhas da Amazônia, os gatilhos para devorar a floresta, que poderão salvar a Amazônia da catástrofe. São elas, sem uma ordem precisa: 1) A família das farofarinhas - as mandiocas (a brava e a mansa), 2) as três palmeiras, as árvores-da-vida - açaí, babaçu e pupunha, 3) a pílula da felicidade: a castanha-da-Amazônia (do Pará),  4) os chocolatáveis - os primos-irmãos cacau-cupuaçu, 5) As frutas regionais; 6) Os temperos loucos; e 7) O adoçante natural Premium: o néctar, mel das abelhas nativas.

Vamos aos detalhes:

1)    A família das farofarinhas

A farinha de mandioca é o que os primeiros portugueses chamaram de farinha-de-pau. Nossa equação tem três desafios quando se trata da mandioca (a brava, que dá a farinha, a mansa, pra comer direto). Primeiro: o amazônida consome três vezes mais farinha-de-mandioca que a média nacional (cerca de 100 gr. por dia, IBGE); segundo: a produtividade da produção de mandioca, e por consequência, da farinha, por hectare, é muito baixa (pode chegar a vinte vezes a altamente tecnificada no Sul), o que resulta em muito trabalho, grande emprego de terra, baixa renda, danos ambientais (derrubada, queimada etc.), pouca produção; terceiro: se o preço da farinha aumentar significativamente, muita gente passa fome (mais do que já vimos!).

Solução 1: as políticas públicas federais, estaduais e municipais levarem a sério este problema. Ao invés de se preocupar com o preço dos veículos automotivos, uma vez que as montadoras tem lobby, há que se preocupar com a comida de milhões (o que afeta também o Nordeste do Brasil). Recente estudo sobre a cadeia de valor da farinha de mandioca em Portel, no Marajó, coordenado pelo professor Antônio Cordeiro e dirigido por Marco Antônio Santos, pela Universidade Federal Rural da Amazônia, Instituto Peabiru e Fundo Vale apontam alguns caminhos.

Solução 2: elevar a farinha-de-mandioca a produto Premium como produto amazônico, com qualidade, higiene, padrão de exportação para outros brasis e o exterior, juntamente com seus agregados, como a goma (pra fazer tapioquinha), a tapioca (pra acompanhar o açaí e fazer bolo etc.), o tucupi (o sumo da mandioca, altamente energético e revigorante, o verdadeiro missoshiru da Amazônia, base do tacacá-no-tucupi), a folha-de-mandioca (que uma vez extraído o acido hidrocianico (HCN) é importante fonte de vitamina A e sais minerais e poderia ser adicionada à merenda escolar).

Solução 3: ensinar o mundo como se come a farinha e seus produtos: o chibé, o beiju, o beiju-cica, a mujica, a curera (pra bicho e pra gente), o caxiri , etceteras mil... A Amazônia e o Brasil viveram de mandioca como principal fonte de calorias por dez mil anos. Os Tupi dominaram o cenário por 600 anos à base de mandioca e não há que abandonar este conhecimento sem melhor o compreender. Seria o verdadeiro embaixador da culinária amazônica inventando coisas como o chibé-shake!

2)    As três palmeiras, as árvores-da-vida:

São mais de cem as espécies de palmeiras, mas fiquemos apenas em três: o açaí, o babaçu e a pupunha. Perdoem-me o xis-caboclinho manauara (de tucumã), o miriti (buriti, delicioso), o patauá e seu azeite, a bacaba, (bem parecida com o açaí).

O açaí taí pra provar que é possível colocar em menos de dez anos um produto no mercado, envolver mais de cem mil pessoas na cadeia de valor com todas as precariedades e gerar renda local superior a mais de R$ 2 bilhões (IDEFLOR/IDESP, 2010). E isto com baixíssima presença do governo, foi tudo invenção do consumidor!

Que se dirá se houvessem políticas públicas consistentes (pra não dizer decentes). O açaí, a superfruta, uma das mais potentes fontes naturais de antocianinas (antioxidante, contra o envelhecimento), lembrem-se, também a fonte principal alimentar (durante as safras) de mais de um milhão de pessoas, principalmente no estuário do Amazonas & Tocantins. Bem pensada sua logística, para se processar e conservar adequadamente com a higiene necessária e considerando-se o plantio de áreas úmidas degradadas com açaí, teremos uma outra escala de produção e sabedoria. Sem contar que a maior parte do palmito do Brasil é deste açaí. Açaí na tigela com farinha de mandioca (ou tapioca) adoçado com mel de abelhas nativas - prato-chefe do Brasil na copa da sustentabilidade.

O babaçu é outra planta da vida, planta-omni, com dezenas de uso, do óleo para culinária e cosmética, do carvão vegetal que substituiria uma usina hidrelétrica de grande porte, do biodiesel à matéria prima para a industria química e, principalmente, como alimento. Há o leite das amêndoas (semelhante ao leite humano), como o mesocarpo (entre as cascas) do babaçu, que dá uma farinha excelente, rica em amido e sais minerais, utilizado como antiinflamatório, para artrites etc.

Sucede que trezentas mil mulheres, isto mesmo, trezentas mil mulheres, sobrevivem de quebrar o côco - são as heroínas do Brasil - as quebradeiras de côco, e dele tiram uns caramingués de renda nos estados do Piauí, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Isto porque nenhum governo levou a sério, até agora, esta questão do babaçu.

A terceira super-palmeira é a pupunha, conhecida de comunidades indígenas e tradicionais. Dela se aproveita quase tudo. O principal interesse está em seu palmito, vendido em conserva. O fruto é um alimento quase completo, contendo proteínas, óleo, caroteno e principalmente, amido. Possui duas vezes mais proteínas que a banana e pode-se retirar de um plantio de pupunha, somente do fruto, mais em carboidratos e proteínas por hectare do que o milho (que exige o replantio a cada colheita).
O Eco
João Meirelles Filho

a saída é a floresta de alimentos! – parte 1

Como ser sustentável?

Amazônia: a saída é a floresta de alimentos! – parte 1

25/08/2011
 
 
Biodiversidade. Ervas da Floresta. Crédito: Instituto Peabiru
A floresta de alimentos é a grande oportunidade para a Amazônia. Valorizar a floresta em pé, seu valor cultural, ambiental e econômico, em respeito aos povos que nela vivem. O que é a floresta? O índio a vê como shopping-center, tem tudo, oca-oikos; o caboclo, como provedora que complementa suas necessidades a todo momento; o madeireiro e o garimpeiro, como pilhagem, riqueza imediata; o pecuarista e o plantador de soja, como empecilho, dá boa fogueira, e depois, pasto-pra-sempre ou agricultura mecanizada, com mais fogo. O problema é que a visão destes últimos é a que prevalece, pois sucede que este modelo transformou 1/5 da Amazônia em cinzas[1], com pouca serventia para o Brasil.

Na lógica do progresso a qualquer custo, a floresta é inútil e, na maioria dos casos, nem a área de proteção permanente -- APP se respeita. Pesquisas preliminares com minhocas e outros seres microscópicos em florestas de refúgio de gado no Nordeste Paraense mostram que esta floresta é tão pobre quanto o próprio pasto.

E o consumidor, o que acha? Será que ao consumir o bifinho-nosso-de-cada dia o brasileiro considera que um em cada três bifes tem gosto de floresta amazônica queimada? Que cada bifinho, básico, de 250 gramas, significa 3 kg de CO², 3.500 litros de água, mudanças climáticas, caminhões de erosão, perda de biodiversidade e rios de lágrimas a povos tradicionais?

Não, o consumidor não pensa, engole a Amazônia do jeito que o supermercado a embala - mas, esta lógica é suicida! Resmungaria algum arguto observador, admirando-se desta história do achurrascamento da Amazônia. Sim, e qual é a saída? Se não se come carne (de boi), o que se come? Como os quatrocentos mil pecuaristas da Amazônia (pequenos, médios, grandes) viverão? Perguntam outros.

A proposta é simples: comer a Amazônia, devorar a Amazônia, a Amazônia-do-bem, com critério! E que critérios são estes? Primeiro, tem que ser bom pra saúde, alimentos com propriedades funcionais! Segundo, há que ser prazeroso, gostoso, só coisa boa! Terceiro, tem que encher a burra dos povos tradicionais que cuidam da floresta, e dos pequenos agricultores: floresta-bufunfa, ou seja, tem que ter valor, preço, respeito, prazo. Se o BNDES e Banco da Amazônia deram (do jeito que foi, doaram) R$ 2 bilhões aos pecuaristas, por que não dar o dobro às famílias que cuidam das florestas e rios? Quarto, tem que ser incorporado no bandejão do governo, no restaurante industrial das uber-empresas ( que atendem 300 mil refeições por dia, só na região), empresas que apregoam a sustentabilidade em seus relatórios, mas que não praticam na hora de levar o garfo à boca (preferem trazer frango de Santa Catarina, por exemplo).

E a sustentabilidade começa na merenda escolar: meu filho merece açaí com farinha e doce de cupuaçu e suco do camu-camu, e não esta bolacha cheia de gordura trans e salsicha em lata, com suco artificial, escolhida por mentecaptos carunchados em alguma esperta barafunda.

Quinto: tem que ser ético, moral. Não basta ser legal. Sexto, e penúltimo, quase: a Amazônia tá na moda. Como propõe o Senador Cristovam Buarque, vamos Amazonizar o Mundo, adaptemos o mundo à Amazônia e não o reverso, como foi nos últimos 400 anos. Façamos chique a moda de devorar a Amazônia! Chega de sushi de catupiri, kiwi com salmão!

Sétimo critério, prometo, último, tem que resolver o problema da fome. Não dá pra conservar a floresta se não for para quem nela e dela vive. E também melhorar a situação de quem entope as periferias de Manaus e Belém, atraídos pelas armadilhas das zonas francas e perspectivas de boa vida. Periferias de gordos e desnutridos, em tão precária, senão pior situação de quem ficou no interior.

O levantamento do IBGE sobre alimentação, o PNAD, realizado em 2004 e, cinco anos depois, em 2009, mostra que apesar de melhoras na insegurança alimentar, 40,3% dos domicílios da região Norte apresentam insegurança alimentar (nome moderno pra fome, o dobro das regiões Sul e Sudeste). E destes, ¼, ou seja, 9,2% do total, tem insegurança alimentar grave (cerca de três vezes a do Sudeste e quatro vezes a do Sul). Em 2004, era 10,9%. Ou seja, a situação não mudou. O boom econômico não chega na mesa do pobre da Amazônia. Além da piora na alimentação, há outros desafios, como o da monotonia alimentar: o consumo excessivo de farinha de mandioca, algum peixe e eventuais frutas e hortaliças resultam em distorções graves na saúde.

Perdão, esqueci-me, prometo, este é o ú-l-t-i-m-o: valorizar o que é seu! Se a gente da própria Amazônia não se valoriza ao que é seu, como o consumidor das outras plagas vai se interessar? Se o Brasil não valorizar o Brasil, o que será de nós? Cópia da cópia da cópia? Pesquisa científica já existe o suficiente, estão aí o INPA, a EMBRAPA, o Goeldi, a UFPA, a UFAM e outros centros mostrando o caminho e, isto, há décadas. A questão é que, quem define as políticas públicas acredita que o boi é a redenção, que comida regional é coisa sem futuro, que farinha e açaí é comida de pobre. Erraram redondamente, açaí é o ultra-chic!

___________________________
[1] São 70 milhões de hectares de florestas e outros ambientes que viraram pasto em menos de quatro décadas. Aliás, esta visão prevalece no Brasil, 2/5 do território são de pastos pra boi. No mundo se passa algo similar, quarenta por cento das terras aráveis são utilizadas para animais, principalmente bois.
 

João Meirelles Filho, mora em Belém, Pará, dirige o Instituto Peabiru e é autor de livros sobre a região - Livro de Ouro da Amazônia (Ediouro, 2003) e Grandes Expedições à Amazônia Brasileira (Metalivros, 2009), e está aprendendo a devorar a Amazônia.
O Eco
João Meirelles Filho

Como ser sustentável?

Como ser sustentável?

29/08/2011

Desligar a TV para dormir, utilizar o celular como despertador e muitas outras pequenas atitudes que podem ajudar a diminuir seu impacto no planeta.

{txtalt}
MAKE DIFERENÇA
Na hora de comprar make, colabore com o planeta e escolha produtos com refil. E fique de olho nos fabricantes: muitos já estão engajados e, entre outras atitudes, rejeitam os testes em animais.

{txtalt}
DESPERTAR ECOLÓLOGICO
Em vez de gastar energia com despertador, programe o cellular para te acordar. Ele vai ficar ligado mesmo, né? E nada de carregá-lo à noite, esquecer o aparelho na tomada é desnecessário.


{txtalt}
GUERREIRA VIRTUAL
Use a internet a seu favor: fique de olho no que os politicos fazem, cobre empresas e participe de abaixo-assinados para causas em que você acredita. Cidadania virtual com impacto real!


{txtalt}
ÁLBUM RECICLADO
Quer jogar fora aquele CD do Rouge que só queima seu filme? Vale procurar na net um centro de reciclagem de eletrônico perto da sua casa. Afinal, um simples CDzinho demora 450 anos para se decompor!


{txtalt}
MINHA CHAPA
Ai, como pedir? Bom, lá vai: use menos secador! Odeia a gente? Não? Ufa! É que ele gasta dez vezes mais energia do que a chapinha. Sério. Aposte nela para o dia a dia e guarde o secador, snif, para ocasiões especiais.


{txtalt}
DANÇA DA ECONOMIA
Ligar o computador só para ouvir música é desperdício. Prefira escutar o MP3 player enquanto se joga no seu quarto. E recarregue o aparelho quando ligar o PC para entrar no MSN


{txtalt}
TODA ILUMINADA
É uma delícia ligar a TV e dormir com o brilho no rosto! Tipo um abajurzinho com vozes,né? Aham, senta lá, Cláudia. A TV é dona de10% do valor da conta de luz. Por isso, desligue quando o sono vier.


QUAL A PROCEDÊNCIA DO QUE VOCÊ COMPRA?
De nada adianta trocar sacolas plásticas por uma "ecobag" se ela for feita no Vietnã. "Será que o custo energético do transporte não anularia o benefício de sua utilização?", pergunta a jornalista Amélia Toledo, que pesquisa as relações entre design, inovação e sustentabilidade. Todos os materiais têm prós e contras, explica ela. "O vidro é 100% reciclável. Mas é pesado e a logística de reutilização exige alto consumo de água e energia. O plástico é retirado de matérias-primas não renováveis, mas seu processo de produção não gera resíduos." Para escolher entre produtos, ela recomenda adotar um conjunto de critérios que inclua durabilidade e adequação ao uso. "Design sustentável é aquele que usa menos matéria-prima, processos industriais e energia."


TUDO BEM DEIXAR O CARRO EM CASA ÀS VEZES?
Manter o carro em ordem para evitar emissões desnecessárias de dióxido de carbono é lei. Deixá-lo em casa nos trajetos servidos por ônibus ou metrô, ainda que apenas fora dos horários de pico, é melhor ainda. "Em termos de impacto ambiental, usar o transporte coletivo não se compara a tirar o carro da garagem, pois o ônibus e o metrô já circulam regularmente", diz o engenheiro florestal e consultor ambiental Tasso de Azevedo.



XÔ, DESCARTÁVEIS!
Coador de pano, sacola de pano. Introduzi-los em sua rotina não requer nenhuma grande mudança. Melhor, você produz menor quantidade de lixo. E isso sim é uma senhora mudança. Vale lembrar que, no trabalho, desconsidere os copos descartáveis. Vá de caneca. É muito mais charmoso e bem menos nocivo para o meio ambiente.



REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA... SIM! É POSSÍVEL
Regrinhas fáceis para reduzir o consumo de luz e água em casa: mantenha as instalações elétricas em dia; escolha eletrodomésticos certificados; use ferro a vapor, mais econômico, e acumule roupas para passar de uma vez só; instale a geladeira longe de fontes de calor, como o fogão, que a fazem trabalhar mais; pinte as paredes de cores claras, que refletem luz; mantenha luminárias e lustres limpos, para evitar perda de luminosidade; use lâmpadas fluorescentes ou de vapor de sódio; desligue o monitor do computador quando parar de trabalhar; ensaboe toda a louça antes de ligar a torneira elétrica; faça xixi no banho.


SABE AQUELA FRUTA DA ESTAÇÃO? É A ESCOLHA MAIS SÁBIA
Transportar alimentos por longas distâncias gera mais poluição do que trazê-los de perto; manter comidas em freezer ou estufa consome mais energia do que conservar alimentos frescos por poucos dias. Logo, dar preferência aos frutos da época e alimentos produzidos no cinturão de sua cidade são maneiras simples de contribuir para a redução da poluição atmosférica. De quebra, você ajuda a garantir a sobrevivência de pequenos produtores e comerciantes, que perderam espaço nas últimas décadas para as grandes redes de varejo.
http://planetasustentavel.abril.com.br
Débora Spitzcovsky e Tete Martinho

PARA CONHECIMENTO DA CONEN NACIONAL MARCIO ALEXANDRE DO CEN MANDA BALA NA SEPPIR. ESTE ASSUNTO TAMBEM NOS ALCANÇA POLITICAMENTE


PARA CONHECIMENTO DA CONEN NACIONAL


 
MARCIO ALEXANDRE  DO CEN MANDA BALA NA SEPPIR.

ESTE ASSUNTO TAMBEM NOS ALCANÇA POLITICAMENTE





Assunto: Relatório GT do CNPIR e proposta da SEPPIR

Prezadas senhoras e senhores membros do Conselho,

Comunico que não poderei estar presente a esta importante reunião. Lamentavelmente a reunião ocorrerá num fim de semana, e até entendo o por quê, no entanto, tenho obrigações religiosas nesta data que, até tentei mudar, mas me foi impossível. Em sendo assim, informo-lhes que quem irá representar o CEN nesta reunião serão Silvana Veríssimo, de São Paulo e Silvestre Antônio, de Rondônia. 

A Coordenação Nacional do CEN vem se reunindo constantemente há vários dias, em conversas virtuais, e tomando algumas posições com relação a este processo e nós tornaremos nossa decisão pública nesta reunião do Conselho. Desde já. no entanto, adiantamos nossa total insatisfação como as relações com a sociedade civil vêm sendo conduzidas pela Seppir e acreditamos que a prática do silêncio e de imposições de determinadas posições não são saudáveis prática política.

Não conseguimos entender como um encontro como este foi deliberado de forma tão rápida sem uma consulta ao conselho sobre os critérios estabelecidos pela Comissão formada e pela Seppir para discuti-lo. Não questionaremos as representações A, B ou C, mas acreditamos que, ao colocar no mesmo pé de igualdade organizações sindicais e sócio-culturais - que tangenciam a questão étnico-racial mas não a têm como base -, com organizações do Movimento Negro que atuam diretamente no campo, estabelece-se uma relação desigual, pois não estamos falando apenas de representação, mas também de recursos para participar do evento de Salvador.

Também é insatisfatório para nós que até este momento não saibamos quem serão as organizações que virão de outros países e que agenda concreta poderá ser construída a partir deste encontro. Não nos fica claro, também, o real papel da Seppir, pois ao mesmo tempo em que se diz que este é um encontro da sociedade civil, é a Seppir o guarda-chuva institucional que chama a si a responsabilidade da realização do encontro. Por fim, não vemos como saudável que, por questões internas ao governo e à sua estrutura de sustentação político-partidária, outros órgãos ligados à esfera pública não estejam tento um papel mais central na construção deste processo.

Antes que estabeleçamos entre nós qualquer tipo de desavença, quero deixar clara minha confiança política à comissão formada para discutir o encontro de Salvador, e compreendo que o problema não está aí, mas, sim, na condução política que a Seppir vem fazendo, desde o início de sua nova gestão, tanto com o Conselho, no seu todo, quanto com as organizações da sociedade civil.

O fato de não poder ir a Brasília não significará no entanto, que não poderei acompanhar e orientar os membros do CEN, naquilo que acreditamos ser o momento de decidirmos, sob o risco de virarmos o ano com um formato de gestão que não nos agrada e não nos privilegia como organizações da sociedade civil organizada que estão hoje na ponta de discussão sobre as relações étnico-raciais no Brasil.

Atenciosamente,,



----------------------------------------------------------------------------------------------
Marcio Alexandre M. Gualberto
Coordenador Geral do Coletivo de Entidades Negras - CEN/www.cenbrasil.org.br
Membro Titular do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial/SEPPIR
Editor do Palavra Sinistra & Colunista do Afropress

Telefones:
(22) 2664-1213

UMA HISTORIA QUE NAO ACABARA UM PAIS SEM CULTURA E RESPEITO AS SUAS ORIGENS E UM PAIS FADADO A MORTE E AO ESQUECIMENTO, SALVE A UMBANDA CHEIROSA E SAGRADA...





Thamyres Dias

A estrutura metálica já está pronta para receber o telhado do novo galpão que vai ocupar o número 30 da Rua Floriano Peixoto, em Neves, São Gonçalo. Dentro do terreno, uma casinha centenária aguarda a demolição marcada, segundo o proprietário, ainda para esta semana. Poderia ser uma simples obra, não fosse um detalhe: a casa rosa, com a pintura já castigada pelos anos, é a última testemunha do nascimento da umbanda.
Foi no imóvel — que ocupava o centro de uma chácara, no início do século 20 —, que Zélio Fernandino de Moraes, então com 17 anos, dirigiu a primeira sessão da religião. Era 16 de novembro de 1908. A umbanda é a única manifestação religiosa 100% brasileira.
— A demolição nos deixa muito decepcionados, pois perdemos uma referência da chegada da mensagem do Caboclo das Sete Encruzilhadas — diz Pedro Miranda, presidente da União Espiritista de Umbanda do Brasil, em referência à entidade que orientou Zélio a fundar a religião.
Espíritos tristes
A notícia também surpeendeu a mãe de santo Lucília Guimarães, do terreiro do Pai Maneco, em Curitiba, Paraná. Na década de 1990, ela veio ao Rio para pesquisar as origens da religião.
— Imagino que até os espíritos estejam tristes. É uma pena — lamenta ela.
Há mais de cem anos com a família de Zélio, o imóvel onde surgiu a umbanda foi vendido recentemente para o militar Wanderley da Silva, de 65 anos, que pretende transformar o local em um depósito e uma loja.
— Eu nunca soube que a casa tinha essa história. Mas agora já comprei, investi, não posso deixar de demolir — explica-se.
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nunca houve um pedido de tombamento do imóvel. A antiga casa de Zélio também não é protegida pelo governo estadual ou pela Prefeitura de São Gonçalo.
De acordo com a última avaliação do IBGE, feita no Censo 2000, o Brasil tem quase 400 mil umbandistas. A religião está em todos os estados do país e também no Uruguai, Paraguai, Argentina, Portugal, Espanha e Japão.
‘Tudo acabou’?????
             

                      
O terreiro de Zélio de Moraes — que recebeu o nome de Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade — funcionou por pouco anos em São Gonçalo. Os primeiros umbandistas mudaram-se logo para o Rio de Janeiro.
Primeiro, o centro funcionou na Rua Borja Castro, na Praça Quinze. A rua foi extinta, na década de 1950, para a construção da Perimetral. Dali, foram para a Avenida Presidente Vargas. O imóvel também foi demolido, dessa vez para dar lugar ao Terminal Rodoviário da Central do Brasil.
Uma nova mudança e mais uma demolição. A casa 59 da Rua Dom Gerardo, em frente ao mosteiro de São Bento, virou um estacionamento.
— Tudo acabou, eram prédios muito antigos. Lamento que o último registro também vai desaparecer. Mas o mais importante é que os ensinamentos do meu avô se perpetuem — pediu a neta de Zélio, Lygia Cunha, que hoje preside a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade. O terreiro agora funciona em uma sede própria, em Cachoeiras de Macacu, no interior do estado.
Capela de São Pedro
Antes de ser vendida, a casa onde nasceu a Umbanda abrigou uma capela católica. A última moradora do imóvel, uma descendente de Zélio que é muito católica, cedeu o espaço para os devotos. Quem administra a igrejinha — que também mudou de endereço — é dona Geraldina dos Santos, de 74 anos.
— Não tenho preconceito, não. Todos somos filhos de Deus. Se a religião nasceu lá, a casa devia ser preservada. É importante — disse.

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN