PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

terça-feira, 23 de setembro de 2014

(Fonte: Seppir)

Excelente passo adiante no acompanhamento das resoluções da III Conferência que, alocadas em orçamentos ministeriais, darão visibilidade para o controle social, exercido pela sociedade civil, e possibilitarão o acompanhamento das etapas de implementação de políticas públicas de Igualdade Racial.

Resoluções da III Conapir poderão ser acompanhadas através de sistema

Data: 22/09/2014
Em fase de implementação, o sistema de acompanhamento da III Conapir será apresentado em reunião do Conselho da Igualdade Racial, que acontece nos dias 23 e 24 de setembro, na unidade anexa da SEPPIR

Cerca de 80% das resoluções da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – III Conapir, estão contempladas parcial ou integralmente pelas ações do Plano Plurianual (PPA 2012-2015). A constatação é da equipe técnica responsável pela implementação do ‘Sistema de Acompanhamento das Resoluções da III Conapir’, ferramenta que vai permitir o monitoramento das demandas aprovadas pela sociedade civil na Conferência realizada em novembro do ano passado.
Importante mecanismo para o monitoramento das políticas públicas, o ‘Sistema de Acompanhamento das Resoluções da III Conapir’ será apresentado na 47ª Reunião Ordinária do Conselho de Promoção da Igualdade Racial - CNPIR, que acontece em Brasília-DF, nesta terça e quarta-feira (23 e 24 de setembro).
Em fase de implementação na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – SEPPIR/PR, a ferramenta permitirá o cruzamento de dados, possibilitando a associação das demandas aprovadas pela sociedade civil, o Plano Plurianual (PPA 2012-2015), a legislação e as políticas públicas vigentes. O Sistema também oferecerá maior transparência sobre o processo de implementação das políticas públicas no âmbito do governo federal.
As resoluções da III Conapir poderão ser acompanhadas através de um sistema virtual, que será disponibilizado para consulta até o final de 2014.
O Sistema está sendo desenvolvido dentro da Cooperação Técnica firmada entre a SEPPIR e a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, que entre outros objetivos visa ‘ampliar o modelo de governança por meio do uso dos serviços de tecnologia da informação e comunicação na execução das políticas de Promoção da Igualdade Racial no âmbito da III Conapir’.
Conselho
Importante mecanismo para o monitoramento das políticas públicas, o ‘Sistema de Acompanhamento das Resoluções da III Conapir’ será apresentado na 47ª Reunião Ordinária do Conselho de Promoção da Igualdade Racial - CNPIR, que acontece em Brasília-DF, nesta terça e quarta-feira (23 e 24 de setembro).
A pauta da 47ª reunião do CNPIR inclui ainda as apresentações ‘Avaliação da Dimensão Estratégica do PPA’, pela secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Esther Bemerguy; ‘Monitoramento da Agenda Transversal de Igualdade Racial’, por Ana Lúcia Starling (diretora de Temas Sociais/MPOG); ‘Ações do Ministério das Comunicações (MC) voltadas para Povos e Comunidades Tradicionais e
População Negra’, por Juliana Góes, do Departamento de Articulação e Formação da Secretaria de Inclusão Digital/MC.
A Recomendação nº 06 do CNPIR, que propõe a inclusão das pessoas com doença falciforme no tratamento com transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) no Sistema Único de Saúde – SUS, também será tratada na reunião. Haverá ainda, indicação de membros para a Comissão de Seleção de representações da sociedade civil para compor o Conselho no biênio 2014-2016. Além disso, os grupos de trabalho permanentes sobre ‘Ações Afirmativas’, ‘Plano Juventude Viva’, ‘Comunidades Tradicionais’, ‘Agendas Transversais e Orçamento’, terão espaço para avaliação e apresentação de resultados das discussões acerca dos respectivos temas.
CONAPIR
A III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – III CONAPIR, foi realizada de 5 a 7 de novembro, em Brasília-DF. Cerca de 1.400 pessoas participam do debate, que teve como tema central “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”.
O principal objetivo da CONAPIR foi reafirmar e ampliar o compromisso do governo e da sociedade brasileira com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social no país.


Opinião

Seja racista e ganhe fama e empatia

As reações da sociedade ao caso Aranha e à nova série de Falabella, 'Sexo e as Nega', mostram o lado mais perverso do racismo no Brasil
por Djamila Ribeiro — publicado 19/09/2014

Costumo dizer que o Brasil é o país da piada pronta sem graça. Com os últimos acontecimentos envolvendo as ofensas racistas que o goleiro Aranha sofreu e a minissérie Sexo e as Nega, essa constatação só se reafirma.
Patrícia Moreira, a moça que ofendeu Aranha, ganha um enorme espaço na mídia que a quer transformar em vítima. Quando neste País programas de TV e jornais deram espaço para alguém se defender e tentar justificar seu crime? Quem ficou com pena e deu espaço para Angélica Aparecida Souza, que em 16 de novembro de 2005 foi presa por roubar um pote de margarina? Quem fez moção de apoio a ela, quantas apresentadoras a levaram aos seus programas? Angélica passou 128 dias na cadeia de Pinheiros, e por quatro vezes teve o pedido de liberdade provisória negado. Foi condenada a quatro anos de prisão em regime semiaberto. Por roubar um pote de margarina porque não aguentava mais ver seu filho, com então dois anos, passar necessidade.
Cláudia Ferreira, a mulher morta e arrastada pela PM carioca, nas manchetes dos jornais virou a “arrastada”, nem nome ou sobrenome davam a ela, ao contrário do que fazem com Patrícia. Quem criou página de apoio nas redes sociais para a família de Cláudia? Quem ofereceu emprego ao viúvo ou se ofereceu para ajudar os quatro filhos e os quatro sobrinhos que ela criava?

Santos FC/Divulgação
Aranha
Chamar alguém de macaco é animalizar um ser humano, retirar sua humanidade. Cadê a empatia nesses casos?
Percebe-se que, no Brasil, crimes contra a propriedade, no caso de Angélica, que roubou uma margarina, são mais importantes e causam mais comoção do que crimes contra a humanidade, no caso do Aranha. Chamar alguém de macaco é animalizar um ser humano, retirar sua humanidade. Cadê a empatia nesses casos? Patrícia Moreira agora diz que quer torna-se um símbolo contra o racismo. Como uma mulher que até agora não se desculpou por ter sido racista quer ser símbolo de uma luta tão cara?
Agora irá trabalhar na ONG CUFA (Central única de Favelas). Piada pronta sem graça. Várias militantes negras com vivência do que é sentir racismo e com acúmulo teórico sobre a questão estão aí desempregadas, e uma moça que não assume seu racismo recebe a vaga assim de mão beijada. Destaco que sou contra o apedrejamento da casa dela assim como os xingamentos machistas proferidos contra ela. Mas sou totalmente a favor de que ela pague pelo que fez.
'Sexo e as Nega'
O elenco de 'Sexo e as Nega', da Rede Globo
Miguel Falabella cria uma série onde mulheres negras são tratadas como objetos sexuais e quer ganhar prêmio de senhor do ano. Só o nome da série, Sexo e as Nega, já é problemático. Mulheres negras historicamente são tratadas com desumanidade e, nossos corpos, como mera mercadorias. Quantas apresentadoras negras há na TV? Quantas atrizes? Quantas jornalistas? Não precisa ser um grande estudioso das questões raciais no Brasil para perceber o quanto as mulheres negras são invisíveis aos olhos da mídia.
Em sua história no Brasil, a revista Playboy, por exemplo, teve somente sete mulheres negras em sua capa. Não estou de forma alguma concordando com esse tipo de exploração do corpo feminino, estou dizendo que, mesmo nesse mercado, a carne negra também é a mais barata. Aí, mais uma vez, nos colocam nesses mesmos papéis estereotipados e temos que agradecer a boa vontade. Para piorar, Falabella se compara a Spike Lee ao dizer que o cineasta também fala de sua realidade. Bom, Lee é negro e fala com conhecimento de causa das dores que o afligem. O que Falabella, um homem branco e rico, sabe da realidade das mulheres negras no Brasil? Piada pronta sem graça.
E dizer que as militantes que apontaram o racismo da série são capitãs do mato é se utilizar de seus privilégios para nos calar. Ninguém atacou as atrizes da série e, sim, seu diretor que se acha benevolente por empregar mulheres negras. Alguns senhores de escravos também se achavam bonzinhos por não castigar seus escravos. Queremos outros referenciais, não podemos mais aceitar que a mídia nos reduza somente a essas possibilidades.
Quem conhece minimamente um pouco da história do Brasil sabe que as mulheres negras são tratadas como objetos sexuais desde o período colonial. Ideias racistas devem ser combatidas e não relativizadas e entendidas como "meras opções pessoais de pensamento", ideologias, imaginários, arte, ponto de vista diferente, divergência teórica, opinião. Ideias racistas devem ser reprimidas e não elogiadas e justificadas. Não adianta dizer que HOJE tudo é racismo, mostrando uma explícita ignorância histórica. Este País foi fundado no racismo, não tem nada de novo. A mídia brasileira nem de longe reflete a diversidade do seu povo. E, para perceber isso, basta ligar a televisão ou folhear uma revista.
Algumas pessoas pensam que ser racista é somente matar, destratar com gravidade uma pessoa negra. Racismo é um sistema de opressão que visa negar direitos a um grupo, que cria uma ideologia de opressão a esse grupo. Portanto, fingir-se de bom moço e não ouvir o que as mulheres negras estão dizendo para corroborar com o lugar que o racismo e o machismo criou para a mulher negra é ser racista.
Não vamos nos calar diante desses absurdos, de um País onde vítimas viram algozes. Onde diretor de minissérie racista se faz de vítima e quer ganhar medalha por empregar negras. Não nos esqueçamos que muitas famílias se julgam benevolentes por darem emprego a babás negras. Quem se compadece dos milhares de negros que morrem todos os anos? Das crianças que crescem ouvindo insultos racistas? E o pior é ouvir pessoas dizendo que todo mundo faz isso ou sempre fez como se o fato de isso não se tornar público os ausentassem de culpa. Pois é, antigamente as pessoas morriam de tuberculose. A quem serve esse discurso nostálgico? Antigamente era melhor para quem?
Não nos calaremos. Como diz Maya Angelou no poema Eu Me Levanto (Still I rise):
“Pode me atirar palavras afiadas,Dilacerar-me com seu olhar,Você pode me matar em nome do ódio,Mas, ainda assim, como o ar, eu vou me levantar”.
E temos dito.
http://www.cartacapital.com.br/blogs/escritorio-feminista/seja-racista-e-ganhe-fama-e-empatia-5564.html?utm_content=bufferaada9&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer

VEU DE RENDA NEGRA 2013

Veu de Renda Negra

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN