PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Mapa da Intolerância Religiosa - 2011

Na década de 1980 do século passado o Brasil, a partir do Rio de Janeiro, tomou conhecimento dorecrudescimento em potencial da intolerância religiosa que, mediante proselitismo, beligerantemente atacava a Religião de Matriz Africana, Afro-Umbandista e Indígena. Uma "guerra santa" em que adeptas/os e os locais de cultos das referidas tradições religiosas eram alvos mais contundentes de sucessivas violências em logradouros públicos como das invasões dos Templos Afros que prosseguem como num continuum.

Desta feita protagonizada pelos pentecostais, e, sobretudo, neopentecostais a sociedade passou a testemunhar o crescimento vertiginoso das novas igrejas que incorporaram na sua teologia ingredientes religiosos que dizem combater dando aos mesmos contornos evangélicos sob a lógica do bem em detrimento do mal associado à prosperidade. A estratégia e o marketing adotados como sedução e cooptação demonstram nítido conhecimento do perfil social dos afro-religiosos.

O Mapa da Intolerância Religiosa que temos em mãos, organizado por Marcio Alexandre M. Gualberto que contou com a colaboração de pessoas e variados grupos religiosos todo o país, demonstra que há um contingente de adeptas/os mobilizados contra a intolerância religiosa que vão do Oiapoque ao Chuí. Essa mobilização demonstra contemporaneamente o grau de politização e de mobilização principalmente do Povo de Santo, o contingente mais atingido pela intolerância religiosa, como veremos ao longo deste Mapa. Este povo de axé e de nguzo, que está indo para as ruas através das massivas caminhadas e passeatas denunciar e alardear que não mais suportam resilientemente as atrocidades do racismo cultural e religioso que histórica e secularmente se abate contra uma visão de mundo inclusiva.
Mulheres e homens de axé, crianças, jovens de terreiros e os detentores de senioridade iniciática estão vindo a público, saindo das suas comunidades-terreiros seja de Candomblé, de Batuque, do Xambá, do Nagô, do Jeje/Fon, Tambor de Mina, Fanti Ashanti, da Umbanda, da Quimbanda, da Jurema Sagrada e dos Cultos Indígenas em geral, para atestar que, ao contrário da teologia xenófoba como pressupostos das tradições judaicas cristãs, os determinantes teológicos e filosóficos das culturas negras, de matriz africana e/ou afrodescendentes assentam suas territorialidades civilizatórias materiais e simbolicamente
onde se inscrevem as Divindades em consonância com os axiomas da xenofilia em que a alteridade é incluída incondicionalmente.

O Mapa da Intolerância Religiosa - 2011 (MIR) que no seu bojo traz fundamentos legais que protegem e asseguram a diversidade religiosa, a liberdade de culto entre outros tantos direitos; a exemplo do CBO (Código Brasileiro de Ocupação) que nomeia os ministros de culto religioso das várias denominações e crenças do campo religioso brasileiro, se constitui num instrumento valiosíssimo. O MIR é um instrumento de cidadania de vital importância para os vivenciadoras/os dos Cultos aos Orixás, Inquices, Voduns, Ancestrais e Antepassados, bem como para os poderes públicos, os ativistas contra a intolerância religiosa entre outros setores da sociedade comprometidos com a democracia radical em que o respeito seja o fundamente da convivência entre os sujeitos sociais e religiosos e não a tolerância como querem muitos.

A tolerância deve ser banida dos pleitos dos afro-religiosos e exigido, sim, o respeito que deve se materializar no cotidiano das relações mediante a compreensão política e conceitual das invariantes teológicas e filosóficas entre as tradições religiosas da humanidade, tendo em mente que o Sagrado é um Todo indivisível, mas que foi compartimentado pelos grupos humanos em que o ideário da dominação funciona como norteador desse processo em que algumas tradições religiosas se colocam como detentoras únicas dos meios de salvação.

O Mapa da Intolerância Religiosa deve se constituir num instrumento na luta contra a afrotheofobia que vem sendo disseminada pelas denominações religiosas intolerantes e que está sendo introjetada pela população e traduzindo-se em violências das mais variadas naturezas como a semiológica, semântica, subjetivas e materiais.
Esperamos que o Mapa da Intolerância Religiosa não pare na sua primeira edição, convertendo-se numa série, adquirindo para s
ua continuidade com um veículo sistemático, cuja periodização adquira sustentabilidade para prosseguir sustentando e balizando a luta contra a intolerância religiosa até a sua total erradicação, divulgando não só diagnósticos como prognósticos.
O FONAPER parabeniza a iniciativa e reitera a urgência em se tratar das questões relacionadas a diversidade cultural religiosa por parte da sociedade e especificamente a escola, por ser um espaço de construção de uma cultura que respeite o outro independente de sua crença religiosa ou outra diferença. Conheça o texto anexo produzido por Marcio Alexandre M. Gualberto.

Fonte: Secretaria dos Direitos Humanos

 BAIXE E GRATUITO:

http://www.fonaper.com.br/noticias/56_mapa_da_intolerancia_religiosa_1_.pdf

 

 http://www.fonaper.com.br/noticias/56_mapa_da_intolerancia_religiosa_1_.pdf

dias 8 e 9 de junho de 2012 Natal estara cediando o I Encontro Estadual de Travestis e Transexuais, para discutirmos politica de saude para o seguimento de TTs do RN



Sent: Wednesday, April 18, 2012 11:20 PM
Subject: [abgltafiliadas] Re: Inscrição no EncontroNoticias do RN

Companheiros@ e Parceiros @

quero informar que nos dias 8 e 9 de junho de 2012 Natal estara cediando o I Encontro Estadual de Travestis e Transexuais,  para discutirmos  politica de saude para o seguimento de TTs do RN,
neste momento iremos apresentar as Ações do Projeto TRANSpondo Barreiras Potiguar para o Ano de 2012,
queromos informar que o Projeto TRANSpondo Potiguar nasceu em 2010, dentro do Projeto Transpondo barreira - Pact Brasil Coordenado pela Sra. tatiane Araujo (Região Nordeste)
Nós que fazemos a Atrevida, junto com o Progrma estadual de Dst/Aids e Hepatites Virais , (sem fins lucrativo) e Programa Municipal de dst/aids e Hepatites Virais.
com apoio visitamos 21 Municipio a fins de apresentar o Projeto aos seus Municipio, sendo assim  desenhando  o perfil de cada Municipio com relação a saude e prevençaõ do publico alvo (TTS).
este Encontro é para que  todos nós juntos possamos criar metas e Monitoramento das ações,.
desta forma teremos Palestrantes Convidados@ tais como:
Jeovanna baby - PI, Keila Simpson - BA, Sadeesa Timbone - Porto Alegre, Grayce Jones -  SE, Paula Costa - CE e Cris D'Madri - AL, Eduardo Barbosa- DF, Elisangela Mossoro/RN.
desde ja queremos agradecer a todos que estao apoiando este grande evento.

Att

Jacqueline Brazil
Presidente da Atrevida/RN
Titular na Cams - Antra
Coordenadora do Encontro



PROGRAMA ESTADUAL DST AIDS E HEPATITES VIRAIS E COORDENÇÃO DST AIDS DA SMS - NATAL COMPROVAM DENUNCIA DE iante das denúncias apresentadas na mídia acerca do caso do apenado FCA, que vive com HIV Aids no Presídio Provisório Raimundo Nonato, localizado na Zona Norte de Natal. Gestão, Assistência, Prevenção e OSC...

A Secretaria Estadual de Saúde através da Coordenadoria de Promoção a Saúde e do Programa Estadual de DST/Aids/HV, assim como a técnica de referência do Plano Estadual de Atenção Integral à População Prisional do RN, vem por meio do relatório anexo, esclarecer detalhadamente a posição da Secretaria Estadual de Saúde diante das denúncias apresentadas na mídia acerca do caso do apenado FCA, que vive com HIV Aids no Presídio Provisório Raimundo Nonato, localizado na Zona Norte de Natal. 
Gestão, Assistência, Prevenção e OSC
Secretaria do Estado da Saúde Pública do RN/ CPS/ Suvige/
Rua Marechal Deodoro, nº 730 Centro-Natal-RN CEP: 59.025-600
 
"APOS VISITA TECNICA E COMPROVADO A FALTA DE ATENÇÃO A APENADO COM RESALVAS APESAR ESTA COM PRONTUARIO E DADOS NO GISELDA TRIGUEIRO HOSPITAL DE REFERENCIA NA QUESTAO O MESMO ENCONTRA-SE EM DEVELO QUANTO A ATENÇÃO DENTRO DO SISTEMA CARCERARIO QUE OPERA COM DIFICULDADES É ENTAO QUE GRAÇAS AO PLANO OPERATIVO QUE JA FAZ JUS AO EMPENHO DOS AGENTES PUBLICOS E SOCIEDADE CIVIL ENVOLVIDOS NA TEMATICA  E QUE JA PRODUZ FRUTOS QUANTO A ATENÇÃO AO SISTEMA PRISIONAL LOUVEMOS A GESTAO ASSISTENCIA E PREVENÇÃO DE OSC SESAP/PROGRAMA DST AIDS E HEPATITES VIRAIS PELO EMPENHO NA QUESTÃO, BEM COMO O EMPENHO DA COORDENAÇÃO DST/AIDS SMS-NATAL E MAIS AINDA DA SOCIEDADE CIVIL QUE CORROBORA COM ESTA POPULAÇÃO E COM OS AGENTES PUBLICOS DE SEGURANÇA QUE NECESSITAM DE ATENÇÃO E APOIO APROVEITAMOS PARA LEMBRAR DO NOSSO PROJETO 

DE MAOS ESTENDIDAS CONSTRUINDO A LIBERDADE DENTRO DE UNIDADES CARCERARIAS DO RN E COM REEDUCANDOS DOS MESMOS. PROTAGONIZANDO ATENÇÃO AOS AGENTES OPERATIVOS DE SEGURANÇA E AOS REEDUCANDOS (AS). UM SONHO QUE AINDA BRILHA COM MUITA RESISTENCIA...
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E COLETA SELETIVA E REMISSÃO DE PENA E PROMOÇÃO DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS... DENTRO DE UNIDADES CARCERARIAS...
 
ABCOS POTIGUARES REDE MANDACARU RN... ".

Núcleo Trilha da Vida, Bioma Caatinga/RN - IBAMA DF/RN

Dia 20/04, às 15:30, no Auditório do Ibama RN, para tratarmos da seguinte
pauta:

1) Utilização do espaço Sophia >> continuação (e dificuldade da
utilização) da formação através deste espaço para elaboração do
Projeto Político Pedagógico (PPP) do Núcleo Trilha da Vida, Bioma
Caatinga/RN;
2) Retomada em direção à oficialização do Convênio entre as
instituições UFRN, IBAMA e UNIVALI para a consolidação de nossa
formação e implantação da trilha permanente no RN;

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN