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sexta-feira, 2 de setembro de 2011

FILHOS QUE ADORAMOS, CRIATURAS AMADAS NA MINHA CASA...



BEIÇUDO, SEU CHICO, XANHUDA...

Orìsà Olúfón


Orìsà Olúfón

Orìsà Olúfón, na África, segundo relato de Pierre Fatunbi Verger, é velho e sábio, cujo templo é em Ifon, pouco distante de Osogbo. Seu culto permanece ainda relativamente bem preservado nessa cidade tranquila, que se caracteriza pela presença de numerosos templos, igrejas católicas e protestantes e mesquitas que atraem, todas elas, aos domingos e sextas-feiras, grande número de fiéis de múltiplas formas de monoteísmos importados do estrangeiro. Em contraste, infelizmente, com essa afluência, o dia da semana iorubá consagrado a Orìsànlá só interessa atualmente a pouca gente. Exatamente um pequeno núcleo de seis sacerdotes, os Ìwèfà méfà (Aájè, Aáwa, Olpuwin, Gbògbò, Aláta e Ajíbódù) ligados ao culto de Orìsà Olúfón.

A cerimônia de saudações ao rei de dezesseis em dezesseis dias pelos Ìwèfà e pelos Olóyè é impressionante pela calma, simplicidade e dignidade. O rei, Olúfón, espera sentado à porta do palácio reservada só para ele e que dá para o pátio. Ele está vestido com um pano e um gorro brancos. Os Olóyè avançam, vestidos de tecido branco amarrado no ombro esquerdo, e seguram um grande cajado. Aproximam-se do rei, param diante dele, colocam o cajado no chão, tiram o gorro, ficam descalços, desatam o tecido amarram-no à cintura. Com o torso nu em sinal de respeito, ajoelham-se e prostram-se várias vezes, ritmando, com uma voz respeitosa, um pouco grave e abafada, uma série de votos de longa vida, de calma, felicidade, fecundidade para suas mulheres, de prosperidade e proteção contra os elementos adversos e contra as pessoas ruins. Tudo isso é expresso em uma linguagem enfeitada de provérbios e de fórmulas tradicionais. Em seguida os Olóyè e os Ìwèfà vão sentar-se de cada lado do rei, trocando saudações, cumprimentos e comentários sobre acontecimentos recentes que interessam à comunidade. A seguir, o rei manda servir-lhes alimentos, dos quais uma parte foi colocada diante do altar de Òsàlúfón, para uma refeição comunitária com o deus.

Oxalufan ou Oxalufon, no Brasil é considerado um Oxalá muito velho, curvado pelos anos, que anda com dificuldade e hesitação, como se estivesse atacado pelo reumatismo. Ele apoia seus passos cambaleantes sobre um Paxorô (ou Opaxorô), grande bastão de metal branco, encimado pela imagem de um pássaro e ornado por discos de metal e pequenos sinos.

PROJETO JA FALEI 10639 VEZES QUE RACISMO, INTOLERANCIA RELIGIOSA E PRECONCEITO DE QUALQUER FORMA SAO CRIMES... A COR DA NOSSA CULTURA. ACONTECE NO RIO GRANDE DO NORTE

 


DIAS 02,03,04 SETEMBRO ACONTECE NO RIO GRANDE DO NORTE, PELA LUTA E RESISTENCIA DA REDE MANDACARU RN DO CANAL FUTURA/MEC/SECADI E NOSSA GRANDE POTIGUAR DE CORAÇÃO A EDUCADORA ANA AMELIA DO CANAL FUTURA 
PROJETO JA FALEI 10639 VEZES QUE RACISMO, INTOLERANCIA RELIGIOSA E PRECONCEITO DE QUALQUER FORMA SAO CRIMES... A COR DA NOSSA CULTURA.
Olodumare ko fi balé awon ni mo ejé ki ko, le hin odé fu lé jé awon ni mo u ejé ki ko",(Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem ter antes exigido ao sábio o juramento de ensinar.) fonte "dofono de xango cleyton"



ACONTECE A COR DA CULTURA PROJETO QUE LUTA PELA PLURALIDADE DE TRADIÇÕES E COM A TEMATICA DA AFIRMAÇÃO E DA EMANCIPAÇÃO DO POVO NEGRO E SEUS DESCEDENTES LUTANDO PELO IMBATE NO CAMPO DO DIALOGO COM RESPEITO SENDO FUNDAMENTAL CONQUISTA O OUTRO E O NOSSO DESAFIO PARTINDO PELA 10639/03 E NOS FORUNS LOCAIS PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ETINICO RACIAL PRESENTES EM TODOS OS BRASIS COMO DESAFIO CONSTANTE DE LIBERTAÇÃO, LUTA E RESISTENCIA...
INICIO COM MUITA GARRA E RESISTENCIA NA TENDA DE IEMANJAR OGUNTE SITUADA EM NATAL RECEBE E ACOLHE CURSISTAS DE NATAL ,SENADOR ELOI DE SOUZA E DA UM EDUCADOR SOCIAL RELIGIOSO DE MATRIZ AFRICANA DA PARAIBA.

A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura/REDE MANDACARU RN. O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.

As religiões do mundo tentam explicar os mistérios da vida: de onde viemos? Para onde vamos?
Desafio, esta é a melhor expressão para definir a responsabilidade de elaborar um marco
conceitual capaz de orientar as inúmeras iniciativas – de produção áudio-visual, recursos
pedagógicos à capacitação de professores – que compõem o projeto a “A Cor da
Cultura”. Esse desafio se torna ainda mais expressivo quando nos dispomos a sugerir um
marco conceitual para a história do negro Brasil. Em cinco séculos de história, a
experiência de africanos e de seus descendentes foi sendo consolidada nos mais diversos
aspectos da sociedade brasileira. Genericamente, a alusão à influência africana na cultura
brasileira é sempre ressaltada como uma das mais sólidas demonstrações do quanto seria
impossível falar de cultura brasileira sem mencionar as matrizes africanas que a compõe.
É este espírito de reconhecimento, revisão e inclusão que a Lei 10.639, de 9 de janeiro de
2003, busca empreender ao tornar “obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-
Brasileira” nas grades curriculares dos ciclos fundamental e médio ministrados nas redes
oficiais e públicas do país. Em detalhes a legislação prevê que o conteúdo programático
inclua a “história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra
brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo
negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil” e a inclusão,
no calendário escolar, do dia 20 de Novembro, aniversário de morte de Zumbi dos Palmares
(1695), como “Dia Nacional da Consciência Negra”.

“Reconhecer exige que se questionem relações étnico-raciais baseadas em
preconceitos que desqualificam os negros e salientam estereótipos
depreciativos, palavras e atitudes que, velada ou explicitamente violentas,
expressam sentimentos de superioridade em relação aos negros, próprios de
uma sociedade hierárquica e desigual.


PARABENS A TODOS OS CURSISTAS

ARTICULAÇÃO DO PROJETO: REDE MANDACARU RN

YALORIXA TEMI LUCIENE DE OYA - CENTRO OJOLOYA - ILE AXE OBETOGUNDA
PEGIGAN DE FEQUEM JOSE CARLOS - CENTRO DE RECUPERAÇÃO E ACOLHIMENTO COMUNIDADE TERAPEUTICA JARDIM PROGRESSO
IR. MSS. FERNANDES JOSE MABOSJ OLUFAM - EXU KIUMBA - AKIRIJEBO

PARCEIROS:
GOVERNO DO ESTADO DO RN - SECRETARIA DE JUSTIÇA - COORDENADORIA DE IGUALDADE RACIAL DO RN
CANAL FUTURA
IBAMA
CENTRO DE RECUPERAÇÃO E ACOLHIMENTO COMUNIDADE TERAPEUTICA JARDIM PROGRESSO
CENTRO OJOLOYA - ILE AXE OBETOGUNDA
FORUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ETINICO RACIAL DO RN/MEC/SECADI
COMISSÃO DE TERREIROS E RELIGIOSOS DE MATRIZ AFRICANA DO RN/REDE MANDACARU RN
REDE MANDACARU RN
APOIO:
TENDA IEMANJAR OGUNTHE













PRESENTES:

1.YALORIXA TEMI LUCIENE DE OYATOGUN - NATAL
2.YALORIXA CREMILDA DE OXUMARE - NATAL
3.YALORIXA VALERIA DE BECEM - NATAL
4.OGAM WENE DE OGUM - RN
5.OGAM JOSE CARLOS DE FEQUEM - RN

6.BABALORIXA DADA DE OXUM - CEARA MIRIM
7.BABALORIXA EUGENIO DE OGUM - NATAL - RN
8."Yawô Dofono de Xangô Ayrá, Cleyton Ferrer". PARAIBA
9.BABALORIXA LAERCIO DE OXUM - SENADOR ELOI DE SOUZA
10.BABALORIXA THIAGO DE OXALUFAM - NATAL - RN
11.BABALORIXA ADERBAL DE OXAGUIAN - CAICO - RN
12.IAO ANDRE DE OYA - NATAL - RN
13.JOSELILDO DE IEMANJAR NATAL - RN
14.DIOGO DE OYA - NATAL - RN
15.IAO ALEX DE OXOSSI - NATAL - RN
16.HENRIQUE DE OMULU - NATAL - RN
17.ANDRE CABRAL DE OYAONIRA  (EDUCADOR SOCIAL) - NATAL - RN
18.HAYDE - ASSISTENTE SOCIAL - BARRA DE MAXARANGUAPE - RN
19.EDUCADORA DALUZINHA AVLIS - NATAL - RN
20.EDUCADOR LINHARES - NATAL - RN
21YALORIXA LILA DE ORANIAN
22 IAO CALINARA D*OBA
23 BABALORIXA ROGERIO DE OGUM RIBAVAN
24 OGAM WEDSON DE OXALA
25 OGAM DE EXU
26 IAO DE OMULU
27 PROFESSOR TOMAS (CONVIDADO)
28 PROFESSOR ULISSES (CONVIDADO)
29. BABALORIXA MARCIO DE IEMANJAR
30. OGAM WEDSON DE OXALA






A COR DA CULTURA

 

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