PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

domingo, 22 de maio de 2011

animais indefesos sao mortos em serie na rua poeta israel botelho parque dos coqueiros - natal - rn

animais morrem envenenados no parque dos coqueiros, na rua israel botelho foram 08 gatos e um cachorro assassinados por uma coisa que se diz "ser humano"... eu digo que e um cancer a ser estirpado da sociedade...

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE ANO INTERNACIONAL AFRICANIDADES, 2011, LANÇAMENTO DA COLEÇÃO AFRICA/BRASIL DA ONU E FORMAÇÃO E KITS A COR DA CULTURA EM TODO


NAO PODEMOS DEIXAR DE PARTICIPAR AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE ANO INTERNACIONAL AFRICANIDADES, 2011, LANÇAMENTO DA COLEÇÃO AFRICA/BRASIL DA ONU E FORMAÇÃO E KITS A COR DA CULTURA EM TODO O BRASIL, NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN.

DIA 26 DE MAIO DE 2011
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA RN AS 09:00 AM

ENTIDADES PARCEIRAS:

CONEN RN
CENERAB RN
REDE MANDACARU RN
FORUM DOS RELIGIOSOS DE MATRIZ AFRICANA E DE TEREIROS DO RN
ONG KOLOMBO

FORUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ETINICA DO RN - MEC/SECADI/DF
COMISSÃO DE TERREIROS E POVOS DE MATRIZ AFRICAN DO RN/PROJETO DA REDE MANDACARU RN
FEDERAÇÃO DE POVOS E TRADIÇÕES ANGOLANAS NO RN


ONU proclama 2011 como Ano Internacional para Afro-Descendentes Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova Iorque.* 10/12/2010 As Nações Unidas lançaram, nesta sexta-feira em Nova Iorque, o Ano Internacional para Descendentes de Africanos. Em mensagem à Assembleia-Geral, Ban Ki-moon diz que o evento pretende reforçar o compromisso político para erradicar a discriminação. As Nações Unidas lançaram, nesta sexta-feira em Nova York, o Ano Internacional para Descendentes de Africanos. Erradicar a discriminação Num discurso, o Secretário-Geral, Ban Ki-moon explicou o objetivo do evento, que será marcado em 2011. Diversidade Segundo ele, o Ano Internacional tentará fortalecer o compromisso político de erradicar a discriminação a descendentes de africanos. A iniciativa também quer promover o respeito à diversidade e herança culturais. Numa entrevista à Rádio ONU, de Cabo Verde, antes do lançamento, o historiador guineense Leopoldo Amado, falou sobre a importância de se conhecer as origens africanas ao comentar o trabalho feito com quilombolas no Brasil. Dimensão "Esses novos quilombolas têm efetivamente o objetivo primordial de fortalecer linhas de contato. No fundo restituir-se. Restituir linhas de contatos, restituir aquilo que foi de alguma forma quebrada, aquilo que foi de alguma forma confiscada dos africanos, que é a possibilidade de reestabelecer a ligação natural entre aqueles que residem em África, que continuam a residir em África e a dimensão diaspórica deste mesmo resgate. A dimensão diaspórica da África é efetivamente larga e grande", disse. Ban lembrou que pessoas de origem africana estão entre as que mais sofrem com o racismo, além de ter negados seus direitos básicos à saúde de qualidade e educação. Declaração de Durban A comunidade internacional já afirmou que o tráfico transatlântico de escravos foi uma tragédia apavorante não apenas por causa das barbáries cometidas, mas pelo desrespeito à humanidade. O Secretário-Geral finalizou a mensagem sobre o Ano Internacional para os Descendentes de Africanos, lembrando a Declaração de Durban e o Programa de Ação que pede a governos para assegurar a integração total de afro-descedentes em todos os aspectos da sociedade. FONTE: Site da ONU

PANELA DE BARRO - COMO SE FAZ

DOAÇÕES DE ORGAOS NAO ESQUEÇA DE AVISA AOS SEUS FAMILIARES UM CASO DE AMOR AO OUTRO...

RN registra crescimento de doações
Publicação: 22 de Maio de 2011 às 00:00


Valdir Julião - Repórter

A criação de um grupo específico e exclusivo de oito profissionais médicos e enfermeiros, aliado à capacitação técnica, foi o bastante para tirar o Rio Grande do Norte de uma posição mediana entre os estados do país que, efetivamente, apareciam como maiores doadores de órgãos para transplantes humanos.

júnior santosRN teve maior número de órgãos captados para transplante no NERN teve maior número de órgãos captados para transplante no NE
O chamado Órgão de Procura de Órgãos (OPO) permitiu o RN passar, de 2010 para o primeiro trimestre deste ano, a ocupar o primeiro lugar na região Nordeste em número de doações efetivas, com um índice de 15,1 doações por milhares de pessoas ao ano. Tal índice também permitiu o RN a ficar em terceiro lugar entre todos os estados brasileiros, atrás apenas de Santa Catarina e São Paulo, que são muito mais populosos e apresentaram um índice de 21,4 e 20,1 pmp/ano.

Outro dado importante é que dentre os 29 doadores em potencial que existiam no primeiro trimestre de 2011, desses 12 tornaram-se doadores efetivos.

Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, o RN ocupava o nono lugar entre os estados com o melhor índice de doadores efetivos – 9,1 pmp/ano. Naquela época havia 23 doadores em potencial, mas só só houve a captação efetiva de órgãos de sete doadores.

O coordenador da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do RN (CNCDO), médico Rodrigo Furtado, diz que o importante é sensibilizar e trazer tranquilidade para a população quanto a segurança do processo de captação de órgãos: “O procedimento para o diagnóstico de morte encefálica, quando o cérebro não funciona mais e os órgãos podem ser aproveitados, é seguro. É feito um exame clínico minucioso e repetido por outro profissional que não havia feito esse exame”, explica.

Rodrigo Furtado reforça que além de ser um “diagnóstico preciso”, este também leva, às vezes, mais de 24 “para ser fechado com toda segurança”. Tudo é feito de acordo com as normas internacionais da Organização Mundial de Saúde (OMS), tendo como base o chamado “Termo de Declaração de Morte Encefálica”. Todos os dados são mantidos em sigilo.

Segundo Furtado, o que fez a diferença para o RN para chegar ao bom desempenho na captação “foi a qualidade técnica dos gestores e dos profissionais que estão na linha de frente captação de órgãos”, o que anteriormente era feito isoladamente em hospitais privados e públicos, sem o acompanhamento de grupo específico e capacitado para fazer a manutenção de pacientes potencialmente doadores de órgãos.

“Estamos seguindo uma tendência nacional de melhorias nas captações multiorgânicas, com a criação da Organização para Procura de Órgãos (OPO)”, afirmou Furtado, a respeito de convênios feitos com grandes instituições na área de captação e transplantes.

Falta de informação é obstáculo

Os especialistas são unânimes em afirmar que o número de doadores de órgãos no Estado sónão é maior por causa da falta de informação. Veja dúvidas mais frequentes:

1 Como posso ser doador?

Hoje, no Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar sua família do desejo da doação. A doação de órgãos só acontece depois da autorização do familiar.

2 Que tipos de doador existem?

Doador vivo – Qualquer pessoa saudável que concorde com a doação. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Pela lei, parentes até quarto grau e cônjuges podem ser doadores, não parentes, somente com autorização judicial.

Doador falecido – São pacientes em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com morte encefálica, geralmente vítimas de traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral).

A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico como qualquer outra cirurgia.

3 Quais órgãos e tecidos podem ser obtidos de uma doador falecido?

Em morte encefálica, podem ser doados os órgãos: coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino e rim. Até seis horas após a morte, podem ser doados os tecidos: córnea, pele e ossos.

4 Para quem vão os órgãos?

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitem de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado e controlada pelo Ministério Público.

5 Como posso ter certeza do diagnóstico de morte encefálica?

Não existe dúvida quanto ao diagnóstico. O diagnóstico da morte encefálica é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina. Dois médicos de diferentes áreas examinam o paciente, sempre coma comprovação de um exame complementar.

6 Após a doação o corpo fica deformado?

Não. A retirada dos órgãos é uma cirurgia como qualquer outra e o doador poderá ser velado normalmente.

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN