PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

terça-feira, 21 de março de 2017

Entenda o projeto maletas do futuro...REDE MANCARU BRASIL E CANAL FUTURA MAIS QUE. UMA PARCERIA UMA VIDA UMA HISTORIA...

PROJETO MALETA DO FUTURO. ...
Empenhado na transformação social do Brasil, o Futura expande seu raio de ação para além da sintonia de um canal televisivo. O projeto Maleta Futura nasceu com o objetivo de aproximar seu conteúdo audiovisual da sociedade, mas também da vontade de que a própria elaboração de conteúdo se transformasse com essa aproximação. Não se trata de manter uma lógica produtiva tradicional, tomando determinado segmento social como tema ou como público-alvo, mas sim de interagir efetivamente com a comunidade, buscando uma produção que se faça nesse contato com setores que costumam ser apenas audiências.
Maleta Futura consiste em um kit composto por uma seleção, em DVD, de programas do acervo recente do canal feita a partir de recortes temáticos, variando de acordo com a reflexão que se deseja estimular, além de indicações de outras fontes, como filmes, documentários e sites. Somam-se ao audiovisual: material impresso inédito, produzido junto a consultores externos; material temático de instituições parceiras; produtos lúdicos e educativos. Tudo isso é reunido em uma mala, customizada conforme o tema em questão. O formato lembra o da maleta de caixeiros viajantes e sugere o acréscimo de novos itens.
Uma das estratégias para organizar a distribuição da programação do canal, a Maleta Futura também permite acompanhar o percurso da programação divulgada. Isso tem sido feito por meio da articulação de parcerias e do estímulo ao diálogo entre canal e instituições sociais. Assim, além de potencializar o alcance metodológico de suas produções, o Futura conta com novas fontes de informação e de pautas, com ampliação de sua rotina produtiva pela interação com redes comunitárias.

Como acontece?

Como acontece
Começando pela definição do tema e pesquisa do material que irá compor o acervo da Maleta Futura, o projeto envolve diferentes etapas de produção que englobam pesquisa de materiais com parceiros nos territórios, escolha dos programas, elaboração de conteúdo do caderno de atividades e confecção da maleta produto.
Em paralelo, as equipes de Mobilização e Articulação Comunitária nas regiões mapeiam instituições de referência que atuam como articuladoras de redes em seus territórios para apresentar o projeto. A partir deste momento é assinado um termo de cooperação técnica com as organizações que manifestam formalmente interesse em aderirem ao projeto, aceitando as responsabilidades de monitoramento envolvidas.
Com as maletas e seus conteúdos prontos, passa-se à sua implementação. As instituições que aderem ao projeto passam a contar com o apoio da equipe do Futura na implementação do projeto. Para ampliar o alcance do trabalho, duas versões do material são distribuídas. Cada parceiro recebe uma “maleta completa”, com todos os programas, cadernos e demais materiais, e se responsabilizam por replicar para suas redes as “maletas básicas”, versões reduzidas capazes de atingir maior número de organizações. Todas as atividades devem ser cadastradas em um banco de dados virtual do projeto.
Ao longo dos dois anos de desenvolvimento do projeto, ocorrem encontros presenciais e participação do Futura nas agendas estratégicas das organizações parceiras. Entre os encontros presenciais estão: apresentação da maleta às instituições selecionadas; preparação dos planos de utilização junto àquelas que aderiram ao projeto; monitoramento, para rever os planos traçados; alinhamento, para nova revisão e estabelecimento de agenda estratégica; avaliação do impacto social. Monitoramentos telefônicos também são previstos. Após a etapa final de avaliação, visa-se manter a rede de parceiros com ocasional envio de materiais relacionados e canal de comunicação aberto pelo site do projeto.
Mapa de Difusão das Maletas Futura

Maletas nas redes de parceiros mantenedores do Futura

Além das instituições que aderem formalmente ao projeto, unidades das maletas básicas são distribuídas nas redes de alguns parceiros mantenedores: Fundação Bradesco, FIESP e FIRJAN. Esta articulação permite, além de alcance nacional de distribuição das Maletas Futura, observar possibilidades metodológicas de uso do material em escolas. O acompanhamento e monitoramento das mesmas acontecem de forma diferenciada, com compilação anual de resultados.

Números gerais do projeto

Ao longo de cinco anos de atuação:
171 instituições receberam as maletas completes
2.234 instituições receberam as maletas básicas
Público potencial de 1.5 milhões de pessoas (20% de jovens)
974 municípios brasileiros envolvidos
Ir

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN