PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Mães D´Água Yeyê Omó Ejá

Mães D´Água Yeyê Omó Ejá

Mães D´Água Yeyê Omó Ejá

Mães D´Água Yeyê Omó Ejá

Mães D´Água Yeyê Omó Ejá

Mães D´Água Yeyê Omó Ejá

Mães D´Água Yeyê Omó Ejá

Mães D´Água Yeyê Omó Ejá

Mães D´Água Yeyê Omó Ejá

Mães D´Água Yeyê Omó Ejá

Mães D´Água Yeyê Omó Ejá

IMIGRANTES HAITIANOS NO BRASIL

Comitê de Apoio aos Haitianos no Brasil
MATERIAL DE DIVULGAÇÃO À IMPRENSA E AOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Diante do pronunciamento do Deputado Federal Atíla Lins (PMDB/AM) na Câmara dos Deputados, publicado na pagina A 6, Política, do Jornal A Critica de 24.02.11, os movimentos sociais, entidades religiosas e lideranças políticas Manaus, nesta sexta-feira 25.02.2011, as 11 horas, no salão paroquial da Igreja de São Geraldo Magela, na cidade de Manaus, promoveram uma reunião de avaliação sobre a situação dos 160 haitianos que estão em Manaus e dos 800, segundo a Polícia Federal, estão no estado do Amazonas em sua maioria em Tabatinga, e tomada de posição quanto a fala do deputado Átila Lins.
Os pontos destacados foram:
A condução da Polícia Federal, quem vem tratando com respeito e humanidade os haitianos que até agora foram registrados em Tabatinga.
A ajuda humanitária prestada por uma única secretaria de estado, a SEAS.
A solidariedade das Paróquias de Manaus que há um ano estão recebendo os haitianos, e a dificuldade que as mesmas estão encontrando em acomodar o número crescente que a cada semana chega a Manaus.
A omissão do Poder Público Estadual e Municipal diante da situação dos haitianos que atestam o descaso com que a questão vem sendo tratada.
Com base nas informações prestadas pela representação do Senador João Pedro (PT/Am), presente na reunião de que a Polícia Federal vem agindo com critério e rigor na expedição do registro provisório, foi comprovado que os haitianos cadastrados até o momento, estão apresentando passaportes expedidos recentemente pelo governo haitiano, o que garante que os mesmos não são bandidos ou marginais fugitivos de presídios atingidos pelo terremoto. Os haitianos que chegaram a Tabatinga e Manaus possuem atestados de vacinação contra a febre amarela, poliomielite, hepatite, febre tifóide, difteria e tétano expedidos pelo Equador, país que tem sido a porta de entrada dos haitianos para o Brasil, isso mostra que as acusações do Deputado Átila Lins (PMDB-Am) são improcedentes, racistas, preconceituosas e alarmistas.
Da mesma forma foi considerada como inaceitável a expressão usada pelo deputado Átila de que os amazonenses estão enfrentando os haitianos que estão vindo para cá, “com certeza carregando doenças”. Não foi registrado nenhum caso de cólera e dengue nos haitianos chegados no Amazonas. Tal fala mostra um ranço de preconceito, discriminação e desumanidade que não são características do povo amazonense.
As entidades que compõem o Comitê de Apoio aos Haitianos no Brasil esperam que a omissão do Poder Publico Estadual e Municipal não tenha continuidade, que as autoridades estaduais e municipais a exemplo dos movimentos sociais e religiosos tomem atitudes concretas no sentido de encontrar soluções efetivas para o acolhimento (hospedagem e alimentação dignas) para os haitianos que chegam a Tabatinga e Manaus.
O Comitê chama atenção das autoridades para o compromisso assumido pelo Governo Brasileiro, por ocasião do terremoto no Haiti, de acolher os haitianos vitimados que chegassem ao Brasil; para o Tratado de Cooperação entre o Brasil e Haiti bem como a possibilidade da concessão de asilo ecológico e climático, condição aceita pela ONU e já em uso na Europa.
As entidades solicitam a população e aos meios de comunicação que da mesma forma com que houve sensibilidade, solidariedade e doações enviadas ao Haiti nos dias posteriores ao terremoto, que nesse momento também promovam ações que permitam uma acolhida digna humanitária aos irmãos haitianos que aqui chegam.
O Comitê exige a retração do Deputado Federal Átila Lins e o convidam a se juntar aos movimentos sociais e religiosos na busca de soluções dignas para o drama vivido pelos haitianos.
Pede que o Governo Federal disponibilize mais recursos para que a Polícia Federal que dentro das possibilidades legais agilize o atendimento dos refugiados que chegam a Tabatinga, considerando que o custo de vida naquela cidade é bem mais alto que na capital o que muito tem dificultado a vida dos haitianos por conta do esgotamento dos recursos financeiros que muitos deles conseguiram trazer com muito sacrifício do Haiti.
O Comitê de Apoio aos Haitianos no Amazonas aguarda pela vinda do Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso, acordada com o Senador João Pedro, no mais breve espaço de tempo para tomadas efetivas de providências.

Contatos: Padre Gelmino – Pároco de São Geraldo – 8405 3516
Dr. Alberto Jorge Silva – Coordenador Geral da CARMA 8155 2891 e 3321 2429 dr.albertojorge@gmail.com, afro.carmaa@gmail.com
Padre Zenildo Lima – Paróquia de São Raimundo 3671 7452 e-mail pe.zenildo@gmail.com


Relação das Entidades Religiosas e Movimentos Sociais que fazem parte e apóiam o Comitê de Apoio aos Haitianos no Brasil
Arquidiocese de Manaus.
Paróquia de São Geraldo
Paróquia de São Raimundo
Pastoral do Migrante
Ordem dos Padres Missionários e Missionárias Scalabrinianos
Coordenação Amazônica da Religião de Matriz Africana e Ameríndia – CARMA
Associação de Desenvolvimento Sócio-Cultural Toy Badé
Associação dos Terreiro de Umbanda do Amazonas – ATUAM
Federação Nacional da Religião de Matriz Afro-brasileira – FENAREMA
Associação Nossa Senhora da Conceição
Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde – Núcleo Amazonas
Federação Nacional dos Cultos Afro-brasileiros – FENACAB coordenação Amazonas.
Secretaria de Combate ao Racismo do PT
Gabinete do Senador João Pedro
UNEGRO
Fórum Estadual LGBT do Amazonas
Associação de Lesbicas do Amazonas
Associação LGBT Orquídea
Associação da Parada do Orgulho LGBT de Manaus – Parada Gay
Associação Amazonense de Gays, Lesbicas e Travestis do Amazonas
REDE MANDACARU RN

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN