PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

domingo, 5 de março de 2017

ZINEBRA - O GATO DA ZINEBRA - BEBIDA... E O QUE É O ZIMBRO Juniperus communis




GENEBRA OU ZINEBRA OU AGUARDENTE COMPOSTA GATO PRETO

Genebra ou Zinebra ou Aguardente composta de zimbro , é uma bebida destilada que teve sua origem nos Paises Baixos. Que foi muito difundida aqui no Nordeste Brasileiro, no século passado, como aguardente composta de zimbro , por isso muito conhecida popularmente como Zinebra e tendo como seu fabricante mais famoso as que tinham em seu rotulo o famoso gato preto da zinebra. Que teve sua fabrica na capital Paraibana João Pessoa, e mais recentemente no municipio do Conde, fabricada por Conde Industria e comércio de bebidas Ltda. Bebida com alto teor alcoólico 45ºGL, maior do que Whisky, Vodka, Tequila entre outras. No passado era usado tanto quanto digestivo e para resolver problemas estomacais, por nossas avós. E popularmente devido ao seu aroma agradavel, e alto teor alcoólico, e ainda a fama de não deixar mal hálito e ainda fazer bem a saúde, as pessoas embriagavam bastante e no folclore se dizia " Que estava tão troncho, quanto o gato preto da zinebra ", pois este aparecia no rótulo da bebida todo troncho como se estivesse totalmente embriagado, se equilibrando no barril de zinebra. Quem quiser matar a saúdade pois a fabrica fechou , pois não havia herdeiro para o ex- proprietário...NAS BODEGAS ...MERCEARIAS  E BOTECOS  DO NORDESTE AINDA ENCONTRA-SE MUITAS ZINEBRA DO GATO....

QUE É O ZIMBRO

Juniperus communis

Zimbro é o nome das pinhas modificadas produzidos por diversas espécies do género Juniperus que pode ser usado para fins medicinais.
Descrição : Da família das cupressáceas. Arbusto que atinge de 1 a 3 metros de altura, de folhas perenes, curtas e espinhosas. Tem ramos que se dispersam lateralmente, formando matos rasteiros e densos com cerca de 1 a 4 metros de diâmetro. As folhas, subimbricadas, em verticilos de três, apresentam uma faixa estomática branca na página superior.
Os ramos, geralmente em grupos de três com a base ao mesmo nível no caule, são ascendentes ou rasteiros. A casca é lisa em ramos pequenos, com menos de 1 cm de diâmetro, exfloiando em ramos maiores.
O fruto consiste em gálbulos pruinosos, de 6 a 9 mm, negros quando maduros, são bolinhas azuis ou pretas, de sabor doce e resinoso. É apreciado pelos seus frutos, que se prestam à produção de bebidas aromatizadas, como o gim e a genebra.
Também é conhecido como cedro, genebreiro, junípero, junípero-comum, zimbrão, zimbro, zimbro-anão zimbro-comum, zimbro-rasteiro e zimbro-vulgar.
Parte utilizada: Frutos (bagos) maduros, óleo essencial.
Plantio : Multiplica-se por sementes em qualquer tipo de solo, ou por mudas plantadas no outono e inverno.
Origem : Europa, originária das regiões frias da Noruega e Rússia. Seu nome tem raiz indo-europeia e significa "junco"
Propriedades : Diurética, depurativa, expectorante, antisséptica, aperitivas, tonificantes, carminativas, revulvivas.
Indicações : Combate edemas, ácido úrico, infecções bronco pulmonares, acalma dores reumáticas e da artrose.
Princípios Ativos : óleo essencial, ácidos orgânicos e glicosídeos (juniprina)
Contraindicações/cuidados: a essência é muito tóxica devendo ser utilizada a própria baga sob forma de tempero, infusão ou tintura em doses moderadas. Não deve ser usado por pessoas com nefrite (inflamação nos néfrons renais).
Zimbro
Modo de usar:
- bagas infusão ou tintura: diurético, moléstias renais, amenorreia, asma.
- madeira e bagas em infusão, decocção: asma, bronquite, acidez, má digestão, hidropisia, diurético, mau hálito, reumatismo, febres, doenças da pele.
- madeira e bagas em alcoolato: reumatismo.
- óleo: asma, bronquite, acidez, má digestão, hidropisia, diurético.
- frutos em compressa: psoríase, antisséptico, ciática.
Bibliografia:
Franco, J. - Zimbro in Enciclopédia Luso-Brasileira da Cultura, Edição Século XXI Volume VII. Braga: Editorial Verbo, Dezembro de 2003. LADYMAN, Juanita A. R. Ladyman. Juniperus communis L. - acesso a 26 de Março de 2006.

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN