PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

sábado, 5 de novembro de 2011

GT de Matriz Africana e Povos dos Terreiros: convergência sobre políticas públicas às culturas afro-brasileiras

GT de Matriz Africana e Povos dos Terreiros: convergência sobre políticas públicas às culturas afro-brasileiras

SEPPIR e Fundação Palmares são importantes parceiros no desenvolvimento de ações para o movimento
A Reunião Nacional do Grupo de Trabalho (GT) de Matriz Africana e Comissão Nacional das Comunidades Tradicionais de Terreiro, que teve lugar em Brasília nos dias 24 e 25, teve como principal resultado a convergência e alinhamento das ações desenvolvidas pelo GT Matriz Africana, ligado à Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural (SID/MinC),  e pela Comissão Nacional de Povos de Terreiro, ligado à Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC) – ambas serão fundidas na nova Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC/MinC), em processo de estudo.
No encontro foi confirmada a realização da Oficina Nacional de Elaboração de Políticas Culturais para os Povos Tradicionais de Terreiros, programada para acontecer no Maranhão em outubro deste ano. Também foram discutidos temas como a valorização dos conhecimentos tradicionais no acesso à cultura digital, fomento para as práticas culturais de matriz africana e o Incentivo ao intercâmbio cultural dessas comunidades.
O encontro aconteceu nos dias 24 e 25 de maio em Brasília
A Secretária de Cidadania Cultural Marta Porto, que agora também responde pelo Programa Brasil Plural, colocou que a Fundação Cultural Palmares, vinculada ao MinC, e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) serão importantes parceiros para as articulações entre governo e sociedade civil no que tange as culturas afro-brasileiras
A Secretária apresentou suas propostas de apoio às políticas públicas de cultura, dentre elas o apoio à formação de uma Rede Nacional das Culturas de Matriz Africana e ao processo de criação do GT e da Comissão Setorial das Culturas Afro-brasileiras, em parceria com a Fundação Cultural Palmares.
A elaboração de política em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/MinC), em torno dos bens registrados, e a participação do movimento na campanha pela valorização da imagem das crianças negras e indígenas em parceria com a UNICEF também foram propostas apresentadas por Marta Porto.
Para Mãe Márcia do Oxum, pertencente ao terreiro Egbe Ile Iya Omidaye Ase Obalayo, de São Gonçalo (RJ), a reunião vem ao encontro das lutas contra o racismo e o preconceito: “estarmos em Brasília conversando por igual com representantes do Estado é histórico”, disse.
Também para Mãe Lucia de Oyá, do Terreiro de Candomblé Ilê Axé Oyá Togun, de Olinda (PE), o encontro foi peculiar pela capacidade de articulação e legitimidade criadas. Uma de suas preocupações é a preservação da historia das matrizes africanas: “na capoeira, na música ou na dança, a juventude precisa estar ciente que esses saberes vieram de dentro das casas de terreiros”, apontou.
Texto: Comunicação SCC-SID/MinC
Fotos: Kleber Fragoso/MinC
Matéria relacionada
Reunião em Brasília busca alinhar demandas dos movimentos de matriz africana

CANCERIGINO NOS REFRIGERANTES URGENTE CONTRO PELO MPF A NIVEL NACIONAL REPASSEM A TODOS...

As principais marcas de refrigerante light ou diet cítrico terão menos benzeno nos próximos anos, substância que pode provocar câncer. Responsáveis por quase 90% do mercado brasileiro, as empresas Coca-Cola, Schincariol e Ambev comprometeram-se a reduzir a quantidade de benzeno em suas bebidas ao máximo de 5 ppb (partes por bilhão) ou 5 microgramas por litro, o mesmo parâmetro usado para a água potável.

A meta foi acertada com o Ministério Público Federal (MPF) em Minas Gerais, deve ser atingida até 2017 e vale para todo o país. O acordo chega dois anos depois que a Associação de Consumidores Proteste apontou alta concentração de benzeno em refrigerantes de diferentes marcas.

Em 2009, a associação analisou 24 amostras de diversos refrigerantes e detectou a presença de benzeno em sete delas. Em duas amostras de bebidas cítricas - Fanta Laranja Light (da Coca-Cola) e Sukita Zero (Ambev) - o nível foi superior ao considerado tolerável para o consumo humano. Depois da pesquisa, o MPF começou a investigar o caso.

Nos refrigerantes, o benzeno surge da mistura do ácido benzóico com a vitamina C. Nos refrigerantes normais, esse processo não ocorre por causa do açúcar, que inibe a reação química. 

Estudos de mais de três décadas atrás apontam que a exposição ao benzeno eleva o potencial de câncer e doenças no sangue. "Ele é tóxico e causador de leucemia e outros tumores, dependendo da quantidade e do tempo de exposição", disse o presidente da Associação Brasileira de Hemoterapia e Hematologia (ABHH), Cármino de Souza. 

A maioria das pesquisas avaliou públicos específicos, como trabalhadores dos setores petroquímico e de siderurgia que lidam diretamente com a substância. O médico explicou que ainda há pouca informação sobre os efeitos do benzeno na saúde da população em geral, mas advertiu que a menor  exposição ao agente químico diminui as chances de doenças sanguíneas. "Temos contato com benzeno diariamente. O ideal é zero, o mínimo possível".

O benzeno está presente na fumaça do cigarro e dos carros. É também usado na fabricação de plásticos, borrachas e detergentes.

Para o procurador da República Fernando Martins, que conduziu as negociações, o acordo com a indústria foi a saída mais rápida para garantir a proteção da saúde dos consumidores. Segundo ele, se o caso fosse parar nos tribunais, poderia se arrastar por anos sem solução. "É uma questão que fica resolvida", disse.

O prazo de cinco anos, conforme Martins, serve para as empresas adaptarem o processo de produção, com o foco na redução do benzeno. Quem descumprir o compromisso, terá de pagar multa ou sofrer outras penalidades.

Em nota, a Ambev informou que já adota o limite da água potável em seus produtos. "A Ambev reforça que trabalha sob os mais rígidos padrões de qualidade, em total atendimento à legislação brasileira e que seus produtos estão de acordo com o parâmetro adotado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), inclusive para a água potável".

A Schincariol informou que vai continuar cumprindo as exigências das autoridades.  "A Schincariol assumiu o compromisso junto ao Ministério Público Federal na assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e, portanto, continuará atendendo normalmente às premissas exigidas pelas autoridades", diz a nota da empresa.

Na página da Coca-Cola na internet, a empresa informa que a presença de benzeno em bebidas não é ameaça significativa à saúde. Segundo a fabricante, órgãos internacionais reguladores da alimentação, como dos Estados Unidos e da União Europeia, apontam o ar como a principal forma de exposição do  homem ao benzeno por causa da fumaça e queima de combustível dos carros nas cidades. "Alimentos e bebidas são responsáveis por menos de 5% da exposição total do ser humano ao benzeno", conforme informações publicadas no site da Coca-Cola no Brasil.

As empresas argumentam também que traços da substância nos produtos estão relacionados à quantidade de benzeno pré-existente na água.

No Brasil, não existe limite de benzeno para os refrigerantes. A legislação sanitária prevê valor somente para a água potável, de 5 ppb (partes por bilhão), igual ao adotado pelos Estados Unidos. De acordo com a associação Proteste, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece em até 10 ppb a quantidade de benzeno para a água. Na União Europeia, é 1 ppb.

* Fonte: Agência Brasil.

A Coordenação Nacional de Entidades Negras – CONEN CARTA DE APOIO A LULA...


Salvador,  01 / novembro / 2011
Estimado companheiro Lula

A Coordenação Nacional de Entidades Negras – CONEN, através de todas as suas filiadas no Brasil, vem neste momento, te dizer que interagindo com os orixás, voduns, inkices, cablocos e encantados, temos a certeza de vossa recuperação, pois uma pessoa como você, um companheiro com elevada,  destacada e inabalável saúde política, psicológica e espiritual, tem nesses  elementos alicerces fundamentais para dar sustentação e vencer  a essa batalha pela sua saúde física, retornando brevemente ao nosso lado, para dar  continuidade ao   cumprimento da missão para  qual esta predestinado, no contexto dos oprimidos no mundo, dentre os quais a população negra na África, na diáspora, em especial no Brasil, este pais de maioria negra  que levamos você a presidir, cargo que ocupou com  dignidade.

Temos a certeza sim, que este é mais  um capítulo de muitos, com batalhas vencidas na sofrida porem brilhante trajetória de um nordestino filho da destemida mulher retirante  Dona Lindu.

Fique tranqüilo companheiro Lula, concentre-se na força da espiritualidade, pois este será mais um diploma de barreira vencida  que a vivida te entregará.

Guerreiro, não se preocupe, enquanto você se recupera para retornar, nós na condição inarredável de companheiros e companheiras, continuamos no fronte, compensando sua breve ausência  até o seu retorno .

Estamos juntos, agora no universo da sociedade civil no Instituto Lula, e bem representados por um dos companheiros da nossa rede, neste  potente centro de luta e inteligência política a serviço dos povos marginalizados e você voltara fortalecido para lidera - lo .

Na certeza de que estás protegido por todos os orixás, voduns, inkices, caboclos e encantados,  conseqüentemente preparando para uma grande festa para o  seu retorno.

Axé panafricanista,
Coordenação Nacional de Entidades Negras – CONEN
Secretária Operativa Nacional
Gilberto leal
Contatos: grnleal@gmail.com  / 71-99829116
 REDE MANDACARU RN
ORGANIZAÇÃO MEMBRO DA EXECUTIVA COLEGIADA DA CONEN RN
ORGANIZAÇÃO MENBRO DA EXECUTIVA COLEGIADA DA CENERAB RN
contatos: 84 99777609 / 084 88035580 - mandacarurn@gmail.com/mandacarurn@live.com
  

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN