PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

sexta-feira, 7 de março de 2014

Programa do IPq incorpora dimensão espiritual a tratamento médico


Programa do IPq incorpora dimensão espiritual a tratamento médico


Foto: Pedro Bolle / USP Imagens
Pesquisa, ensino e assistência terapêutica fazem parte das ações do ProSER
Embora trabalhe diariamente com a questão da saúde humana, o que com frequência é sinônimo de lidar com o sofrimento alheio, a dor e a morte, o exercício da medicina e a formação na área raramente levam em consideração aspectos como religião e espiritualidade no contato com os pacientes. Mas para o psiquiatra Frederico Camelo Leão, independentemente das crenças pessoais do médico, ele deve estar preparado para lidar com a dimensão espiritual. “O paciente demanda isso”, afirma o pesquisador do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
No Instituto, Leão coordena o Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade (ProSER), iniciativa que busca compreender a relação entre esses três fatores a partir de atividades de pesquisa, ensino e assistência terapêutica. Segundo o médico, a complexidade do ser humano e a saúde mental vão muito além das questões neuroquímicas – e é essa premissa que guia o programa.
A complexidade do ser humano e a saúde mental vão muito além das questões neuroquímicas.
A ideia não é que a espiritualidade e a religiosidade entrem como uma alternativa ao tratamento médico. “É uma forma complementar, dentro da visão de que a busca da saúde é mais do que apenas tomar remédios”, explica. Leão conta que trabalhos científicos na área indicam que práticas como meditação, orações ou a dedicação a uma denominação religiosa podem estar associadas a melhoras na defesa imunológica e na longevidade. Ao frequentar um templo ou igreja, por exemplo, a pessoa, além de trabalhar sua espiritualidade, tem também suporte social, ou seja, frequenta um lugar onde pode compartilhar experiências e obter apoio, o que traz benefícios à saúde, podendo, inclusive, inibir ímpetos suicidas.

Mapeamento espiritual

Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Depoimentos dos pacientes revelam que, em geral, se sentem mais humanizados com abordagem do ProSER
Os pacientes em tratamento no IPq são convidados pela equipe do ProSER a responder um questionário. Trata-se da anamnese espiritual, uma forma de mapear o perfil espiritual/religioso, a partir de questões que buscam identificar os valores cultivados pelo paciente – por exemplo, se ele vê relação entre o sofrimento psíquico e a religião seguida, ou a que a pessoa recorre em momentos de dificuldade.
Essa anamnese, que em si já apresenta uma função terapêutica, pois estimula a reflexão do paciente sobre essas questões, é seguida de discussão pela equipe que vai, então, sugerir o encaminhamento a alguma das atividades promovidas pelo programa, como meditação, oficina de contos, yoga e psicoterapia transpessoal. No caso da yoga, o programa se estende também aos funcionários do Instituto.
O trabalho feito pelo ProSER não envolve práticas religiosas, mas tem a parceria do Comitê de Assistência Religiosa (CARE) do Hospital das Clínicas. O Programa faz a intermediação com esse Comitê quando o paciente deseja receber a visita de um representante religioso, como um rabino ou pastor.
O trabalho feito pelo ProSER não envolve práticas religiosas.  O Programa faz a intermediação quando o paciente deseja receber a visita de um representante religioso, como um rabino ou pastor.
Segundo o coordenador do ProSER, é difícil dizer se a melhora do paciente tem relação direta com a abordagem espiritual, especialmente ao se tratar do IPq, cuja assistência multiprofissional é uma das características mais marcantes. No entanto, os depoimentos dos pacientes revelam, em geral, que se sentiram mais humanizados. “Muitas das queixas de pacientes internados vêm do fato de serem tratados apenas como um leito, um diagnóstico. Quando você faz uma abordagem diferente, dando a oportunidade da pessoa falar sobre sua intimidade, suas crenças, a pessoa se sente mais acolhida”, conta Frederico Leão.

Ciência e espiritualidade

Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Embora ainda exista resistência por parte da comunidade científica ao lidar com questões que envolvam religião e espiritualidade, Leão enxerga um grande crescimento na produção científica na área, que encontra espaço nas revistas de impacto. Um exemplo é a Revista de Psiquiatria Clínica, que publicou em 2007 uma edição especial dedicada ao assunto e mantém atualmente uma seção chamada Série Mente-Cérebro, que abrange trabalhos na área. “O programa vem sendo reconhecido, vem crescendo dentro da Universidade. Na psiquiatria, de um modo geral, há um crescimento extraordinário das publicações, não só no Brasil”.
Esse avanço se deve, em parte, à decisão da Associação de Psiquiatria Americana que, em 1995, atualizou o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), incluindo problemas espirituais e religiosos como uma nova categoria diagnóstica, ou seja, eles deixavam de ser classificados como transtornos mentais. A mudança deu impulso à criação no IPq do Núcleo de Estudos de Problemas Espirituais e Religiosos (NEPER), embrião do ProSER, e motivou estudiosos também em outros países. ”A resistência vem de quem acredita que a questão central da psiquiatria é diagnóstico e medicação. Mas a psiquiatria não se esgota aí”, crê Frederico Leão.

Atendimento no IPq

Informações sobre triagem e atendimento no IPq podem ser obtidas pelo telefone (11) 2661-8045, diariamente, das 7 às 19 horas (inclusive sábados, domingos e feriados).

II JORNADAS DE CIENCIAS DA RELIGIÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RN - CAMINHOS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO CURSO DE CIENCIAS DA RELIGÃO DA UERN

INICIATIVA DA COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIENCIAS DA RELIGIÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE   E DOS DOCENTE E DISCENTES ...




RECAPITULANDO O ANO PASSADO LEVAMOS COM MUITA LUTA  E  COM MUITAS MÃOS DIGAM DOCENTES E DISCENTES PARA UNIVERSIDADE A TEMÁTICA DESAFIOS E INTOLERÂNCIAS RELIGIOSAS NAS CASAS DE TERREIRO DO RN  E DO BRASIL  E TAMBÉM  INTOLERÂNCIAS EM OUTROS CREDOS BEM COMO SEMPRE O DESAFIO DE FAZER ENSINO RELIGIOSO E A CONSTRUÇÃO AFIRMATIVA DA LEI 10;639/03 E 11. 645/08,  E ENTRE AS AUTORIDADES PRESENTES NA RODA DE CONVERSA ESTIVEREM PRESENTES O PEJIGAN JOSÉ CARLOS DE BECEM PSICOLOGO E EDUCADOR SOCIAL E BEM COMO A YALORIXA  TEMI LUCIENE DE OYATOGUN ATUALMENTE ALUNA DO NOSSO CURSO DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO DA UERN E BEM COMO O PROFESSOR GENARO E MEMBROS DO CRDH DA UFRN.

ESSE ANO ENTENDENDO A IMPORTÂNCIA ADENTRAMOS COM  MUITA FORÇA E AXE A DISCIPLINA DE CORPOREIDADES NO OITAVO PERÍODO DO NOSSO CURSO DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO ATENTANDO PARA TEMÁTICA,  FOMOS NESTE GRUPO ACADÊMICO DE GRADUANDOS,  DISCUTINDO E BEM COMO  EM RITMO DE TODA A CORPOREIDADE PERSONIFICANDO O CULTO DOS ORIXÁS EM UM SIRE(XIRE),  FESTA PÚBLICA REALIZADA EM DIVERSAS COMUNIDADES AFRO BRASILEIRAS,  OS GRADUANDOS TIVERAM ENTÃO A OPORTUNIDADE DE VIVÊNCIAR NA PRATICA O RITMO E AS DANÇAS BEM COMO QUESTIONAR E FAZER AS DEVIDAS PONDERAÇÕES DEVIDAS EM RODAS DE CONVERSA E MUITA DISCUSSÃO E DESCONTRAÇÃO, ALEM DE TODOS  E TODAS DESPIDOS (AS),  DE SUAS BARREIRAS PRECEITUAIS E DE SEUS PRÓPRIOS CREDOS PARTICIPAREM AVIDAMENTE E DANÇAREM PARA OS DIVERSOS ORIXAS E VIVENCIAREM COM VISITAS EM LOCO A ALGUMAS CASAS DE TERREIRO E PRESENCIAR  NA PRATICA UM XIRE EM UMA ROÇA, ILE EM UM TERREIRO E TODA A SUA DINÂMICA E TODA A SUA SINERGIA METAFISICA  E FENOMENOLÓGICA QUE OS ORIXAS NOS TRAZEM PERCEBENDO A IMPORTÂNCIA AGRADECEMOS A TODOS OS DOCENTES E DISCENTES  DA UERN  DO CURSO CIÊNCIA DA RELIGIÃO E COMO NÃO AOS PROFESSORES: PROF. DR.  DANIEL TITULAR DA NOSSA DISCIPLINA  E TAMBÉM A PROFESSORA IRENE E O PROFESSOR JOÃO BOSCO, JOCAFI E AUGUSTA E BEM COMO O SR FRANCISCO QUE EM MUITO INCENTIVARAM E APOIARAM A NOSSA DISCUSSÃO, CONTRIBUINTES DE FORMA PEDAGÓGICA E AFIRMATIVA PARA CONSTRUÇÃO DESTA NOSSA LUTA QUE E A EFETIVIDADE DAS LEIS 10.639/03 E 11645/08 EM TODOS OS NIVIEIS E ENTES DA EDUCAÇÃO SEJA PUBLICA E OU PRIVADA CONFORME CONSTA E DETERMINA AS LEIS E O MEC/SECADI...


REALIZAÇÃO: 

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RN - CAMPUS NATAL  CURSO DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO / COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE   E DOS DOCENTE E DISCENTES ...
DISCIPLINA CORPOREIDADE  E GRADUANDOS

PROJETO XIRE - DENTRO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO  CIENTIFICA E A DOCENCIA E A DISCIPLINA CORPOREIDADES...

ENTIDADES ASSOCIADAS:

CENARAB RN, FORUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ETNICO RACIAL DO RN/MEC/SECADI, COMISSÃO DE TERREIROS E RELIGIOSOS (AS) DE MATRIZ AFRICANA E AMERINDIA DO  RN E REDE MANDACARU BRASIL.

ENTIDADES DE MATRIZ AFRICANA QUE SEVIRAM DE CAMPO DE PESQUISA PARA GRADUANDOS:

ILE AXE DE YEMANJAR - NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO/NATAL/RN - BABALORIXA MARCIO DE YEMONJAR

TENDA DE IEMANJAR OGUNTHE -  IGAPO/NATAL/RN - YALORIXA ALAO CREMILDA DE OXUMARE

ILE AXE OYA  -  SAO GERALDO/CEARA MRIM/RN - BABALORIXA ZE MARIA OYA E MAE ECAD JOSELIA

CASA ABASSA DO BENGUE LEBARANGANGA - GENIPABU - TATA KASULUPONGO

CENTRO DE UMBANDA MESTRE JOSE DIOGO - VALE DOURADO - NATAL - RN - MAE GERALDA - "YA MOÇA"

CENTRO ESPIRITA DE UMBANDA E JUREMA MANOEL MARINHEIRO - ESTIVAS - EXTREMOZ - MAE JOANA JUREMEIRA

 TRAZENDO A SINERGIA E A VALORIZAÇÃO DA CORPOREIDADE DOS ORIXAS NUMA REATUALIZAÇÃO CONSTANTE  DE SUA MITOLOGIA E COSMOGONIA FENOMENOLOGICA  


AS SEGUINTES ENTIDADES  DE MATRIZ AFRICANA PARTICIPARAM COM OS GRADUANDOS DO XIRE COM SEUS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS....

ILE AXE OYA GITALOSI - NOVO AMARANTE - SÃO GONÇALO DO AMARANTE -  ZELADORA A MATRIARCA YALORIXA ELAINE DE OYA

ROÇA JEJE OBE TOGUNDA - JARDIM PROGRESSO - NATAL - RN -  ZELADORA A MATRIARCA YALORIXA TEMI LUCIENE OYATOGUN


MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN