PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Simpósio da American Educational Research Association - AERA/ II Encontro Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores em Saúde da População Negra. VI Seminário Nacional e VIII Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) - COPENE 2014




Universidade Federal do Pará 
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
29 de julho a 02 de agosto de 2014
Belém - PA


A Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN - constitui um dos órgãos fundamentais da rede de instituições que atuam na sociedade brasileira no combate ao racismo, preconceito e discriminação racial, com vistas à formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas para uma sociedade justa e equânime. A instituição congrega pesquisadores(as) negros(as) interessados em pesquisas acadêmicas em temas pertinentes à construção e ampliação do conhecimento humano e outros pesquisadores comprometidos com temas de interesse das populações negras no Brasil, África e Diáspora.
     Nossa finalidade é o fortalecimento profissional dos nossos pesquisadores – homens e mulheres -, e a institucionalização dessa temática, considerando que o campo acadêmico dos estudos de relações raciais tem encontrado dificuldades para se afirmar no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, dado o cerceamento de iniciativas e oportunidades aos e às que são vistos(as)  como negro-negra que se dedicam à temática racial.A ABPN tem a MISSÃO de: "congregar e fortalecer pesquisadores(as) negros(as) e outros(as) que trabalham com a perspectiva de superação do racismo, e com   temas de interesse direto das populações negras no Brasil, na África e na Diáspora, defendendo e zelando pela manutenção da Pesquisa com financiamento público e dos Institutos de pesquisa em geral, propondo medidas para o fortalecimento institucional da temática das relações raciais".
     Após a constatação de que o racismo na Universidade se manifesta de forma insidiosa, muitas vezes fugidia, mas com resultados bem concretos: a perda de possibilidade de crescimento e desenvolvimento pessoal e coletivo, foi organizado o I Congresso de Pesquisadores Negros, em 2000. Ele foi coordenado por Lídia Cunha e Henrique Cunha Júnior, nas dependências da Universidade Federal de Pernambuco, quando foi criada a ABPN, que se tornou a principal organizadora do evento, juntamente com algum Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) ou um grupo correlato da região que o sedia. Em 2002, o II COPENE foi organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos. Já o III foi realizado em 2004 pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão, em São Luiz. Em 2006, a atividade foi organizado pelo CEPAIA e pela Pró-Reitoria de Pesquisa Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia em Salvador. Sendo que o V COPENE ocorreu em Goiânia nas dependências da Universidade Federal de Goiás, em 2008. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em seu Campus Maracanã, organizou o último COPENE, em 2010.
     O I Congresso de Pesquisadores Negros aconteceu no ano de 2000. Ele foi coordenado por Lídia Cunha e Henrique Cunha Júnior, nas dependências da Universidade Federal de Pernambuco, quando foi criada a ABPN, que se tornou a principal organizadora do evento, juntamente com algum Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) ou um grupo correlato da região que o sedia. Em 2002, o II COPENE foi organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos. Já o III foi realizado em 2004 pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão, em São Luiz. Em 2006, a atividade foi organizado pelo CEPAIA e pela Pró-Reitoria de Pesquisa Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia em Salvador. O V COPENE ocorreu em Goiânia nas dependências da Universidade Federal de Goiás, em 2008. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em seu Campus Maracanã, organizou o VI COPENE, em 2010. O último COPENE, realizado em 2012, foi organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB/UDESC e foi sediado na cidade de Florianópolis.
   O COPENE tem como principal intenção apresentar e discutir os processos de produção e difusão de conhecimentos intrinsecamente ligados às lutas históricas empreendidas pelas populações negras nas Diásporas Africanas, emanadas nos espaços de religiosidades, nos quilombos, nos movimentos negros organizados, na imprensa, nas artes e na literatura, nas escolas e universidades, nas organizações não-governamentais, nas empresas e nas diversas esferas estatais, que resistem, reivindicam e propõem alternativas políticas e sociais que atendam às necessidades das populações negras, visando a constituição material dos direitos. Deste modo, serão apresentados concomitantemente os seguintes seminários:
     III Seminário Internacional de Pesquisadores/as Negros/as;
     Este Seminário teve sua primeira edição em 2010 no VI COPENE e estava no formato de um  Simpósio Internacional intitulado Gestão da Educação Superior: Construindo Conhecimento e Conectando as Experiências do Brasil e da Diáspora Africana.  Esse evento, organizado pela ABPN, objetivou reunir as(os) coordenadoras(es) dos NEABS com algumas(uns) pesquisadoras(es) internacionais para que untos elaborassem estratégias de superação do racismo no âmbito acadêmico.
     Tendo em vista as discussões do simpósio e a necessidade atual da sociedade brasileira, em especial, intelectuais, militantes e adeptos da luta antirracista, de dialogar sobre os rumos deste debate, a edição de 2012 (O VII COPENE) realizou o II Seminário Internacional de Pesquisadores(as) Negros(as) integrado à programação do evento e seguindo as mesmas datas deste. Assim, automaticamente, ao inscrever-se no Congresso você estará inscrito neste seminário.
     II Seminário de Iniciação Científica da ABPN;
    O I Seminário de Iniciação Científica da ABPN é uma antiga reivindicação de estudantes de graduação que alegam falta de espaço para divulgarem seus trabalhos, além de apresentações de banners. A ABPN já recebeu moções solicitando a criação deste tipo de evento, sob a justificativa que os trabalhos de discentes da graduação dificilmente são aprovados e quando isto acontece as(os) jovens não se sentem confortáveis apresentando junto com colegas da pós-graduação e/ou docentes universitários. Desta maneira, não participam efetivamente do debate através da exposição de suas opiniões e colocações, e o espaço de comunicação perde sua capacidade de formação. Pretendemos, assim, constituir este espaço de diálogo possibilitado pelo seminário.
     II Encontro Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores em Saúde da População Negra.
    Em prosseguimento a primeira versão, este evento pretende discutir e aprofundar as prioridades e resultados de pesquisas no campo da saúde da população negra de forma a dar respostas a implementação da Política Nacional de Triagem Neonatal; a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN).
     Simpósio da American Educational Research Association - AERA     VI Seminário Nacional e VIII Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais
    Evento promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, que na versão de 2014 será responsável pela organização do COPENE. Deste modo, o Núcleo amplia os processos de participação e oportuniza aos participantes do evento, a inserção nas discussões da temática afeita a formação de professores e relações étnico-raciais.

Universidade Federal do Pará 
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
29 de julho a 02 de agosto de 2014
Belém - PA

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN