PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A ROÇA ILE AXE OBETOGUNDA E A SUA ZELADORA YALOR IYATEMI LUCIENE D*OYATOGUN E TODA A FAMILIA, CONVIDAM: FESTA DAS YABAS E PRESENTE DE IEMANJAR...


EXEMPLO DE AGRICULTURA E FORTALECIMENTO SOCIAL NA CHAPADA DO APODI RN ONDE BILHOES DE RECURSOS PARA A PSEUDO AGRICULTURA FAMILIAR E PROJETOS SOCIAIS...Projeto prevê deslocamento forçado de 30 comunidades que vivem há cerca de 50 anos na região.


Chapada do Apodi: 14 mil ha a quatro empresas do agronegócio; 6 mil agricultores expulsos

Projeto prevê deslocamento forçado de 30 comunidades que vivem há cerca de 50 anos na região.

A reportagem é publicada pelo jornal Brasil de Fato, 13-12-2012.

Rede nacional de Advogados e Advogadas Populares/RN-CE, a Comissão Pastoral da Terra, o CRDH-RNVia campesinaGEDIC, e diversas outras entidades ligadas a defesa dos direitos humanos protocolaram “dossiê-denúncia” (leia aqui) junto à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica, Secretaria-Geral da Presidência da República, IPHAN, TCU, e mais dez órgãos do Governo Federal, apontando dezenas de violações aos direitos humanos, meio ambiente, patrimônio histórico e aos cofres públicos na instalação do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi/RN.

O projeto, capitaneado pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas - DENOCS, consiste na desapropriação de 13.855 hectares para a implementação de um programa de fruticultura irrigada sob o comando de quatro grandes empresas, deslocando de maneira forçada cerca de 6 mil agricultores que vivem em 30 comunidades na região há cerca de 50 anos.

Segundo as entidades denunciantes, o projeto de irrigação configura-se em uma “reforma agrária ao contrário”, uma vez que a região da Chapada do Apodi/RN vêm se consolidando como uma das experiências mais exitosas de produção de alimentos de forma agroecológica e familiar do nordeste, destacando o arroz, frutas, criação de caprinos, ovinos e bovinos, projetos de piscicultura, além do mel de abelha, maior produtora de maneira orgânica do país.
Conforme especialistas, a obra é, ainda, hidricamente inviável, já que a água disponível conseguirá irrigar o monocultivo por no máximo cinco anos, representando o mal uso de R$ 280 milhões (duzentos e oitenta milhões de reais) dos cofres públicos, valor orçado até o momento.

A possível implantação do projeto será o fator de desarticulação da experiência agroecológica e de agricultura familiar ao priorizar a monocultura e a exploração de grandes extensões de terra, com grande utilização de agrotóxicos, causando diversos problemas aos recursos naturais e à vida humana. Representará, também, a implosão de um grave problema social, já que as indenizações a serem pagas aos agricultores serão em valores ínfimos, impossibilitando-os de ter nova moradia e outra forma de sustento.

Os agricultores estão em estado de apreensão, se negam a deixar suas terras, e esperam que o governo federal reveja o modo como o projeto está sendo implantado.

Usinas certificadas com selo social são autuadas por violações de direitos trabalhistas Unidades da multinacional Louis Dreyfuss e do Grupo Farias, maiores usinas do Rio Grande do Norte, sofrem atuações por exploração de trabalhadores. RN NA MIDIA NOVAMENTE POR VIAOLAÇÕES TRABALHISTA COM GRUPO FARIAS....


Usinas certificadas com selo social são autuadas por violações de direitos trabalhistas

Unidades da multinacional Louis Dreyfuss e do Grupo Farias, maiores usinas do Rio Grande do Norte, sofrem atuações por exploração de trabalhadores.

A reportagem é de Verena Glass e publicada pela agência Reporter Brasil, 13-12-2012.

Dois dos maiores grupos do setor sucroalcooleiro atuantes no Brasil foram autuados, no último mês, por violações de direitos trabalhistas no Rio Grande do Norte. Entre os dias 7 e 16 de novembro, uma força-tarefa do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inspecionou a usina Biosev, da multinacional francesa Louis Dreyfuss, em Ares, tendo lavrado 35 autos de infração, e a usina Vale Verde, do Grupo Farias (da família do ex-senador Antonio Farias) em Baia Formosa, lavrando 17 autos de infração. A força-tarefa também fiscalizou a fazenda Estreito, que fornece cana para a usina Biosev, lavrando 21 autos de infração. 

As duas usinas constam na relação de unidades empresariais que cumprem o Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições te Trabalho na Cana-de-Açúcar, mantida pelo governo federal. O Compromisso foi criado em 2009 através de um acordo tripartite entre governo, usinas e sindicatos dos trabalhadores rurais com o objetivo de regularizar as relações trabalhistas no setor sucroalcooleiro. A Repórter Brasil tentou contato com os dois grupos empresariais, mas eles não se manifestaram em relação à fiscalização. 

Biosev, que tem 13 usinas em cinco estados e um terminal portuário em Guarujá (SP), foi criada em 2009 a partir da fusão da LDC Bioenergia, do grupo Louis Dreyfuss commodities (LDC), com a Santelisa Vale, uma das maiores empresas nacionais do setor sucroalcooleiro. Apesar de afirmar em sua pagina na internet que "a saúde e a segurança de seus colaboradores são fatores de importância fundamental para a companhia", a maioria das autuações se referem à falhas e precariedade dos sistemas de segurança no setor industrial, como "plataformas podres, com risco de queda e acidente, escadas e áreas de circulação que não atendem os preceitos normativos", aponta o MPT. 

De acordo com a procuradora regional do Trabalho, Ileana Neiva, porém, um dos problemas mais preocupantes encontrados na usina foi a falta de segurança para os aplicadores de agrotóxicos. "No campo, por exemplo, os aplicadores de veneno tiravam as roupas de proteção, penduravam num galho e iam comer, pra depois retomar o trabalho. Nesse meio tempo, as partes já contaminadas tinham contato com a parte de dentro das roupas, expondo os trabalhadores a graves riscos", explica a procuradora.

Uma análise dos prontuários médicos de 29 aplicadores de veneno na usina mostrou a ocorrência de problemas como aumento da atividade de colinesterase (enzima que regula os impulsos nervosos), um forte indicador da relação entre exposição a agrotóxico e problemas de saúde, e diminuição dos níveis de plaqueta (responsáveis pela coagulação do sangue), outro indício de contaminação por agrotóxicos. Segundo o medico e analista pericial que examinou os documentos da Biosev, também foram encontrados indícios de perda de audição em 79 trabalhadores em função da exposição a ruídos.

Na usina Vale Verde - parte do patrimônio empresarial de oito usinas e várias concessionárias de automóveis, entre outros empreendimentos, do Grupo Farias -, os problemas de falta de segurança também são graves. Na usina, os fiscais conversaram com o jovem trabalhador Felipe Alves da Silva, de 19 anos, que teve o polegar da mão direita amputado em função de um acidente ocorrido enquanto trabalhava no turno da noite, em local muito escuro, no carregamento de caminhões de cana. Segundo os trabalhadores, nesta atividade cada um tem que trazer sua própria lanterna, porque nem isso é fornecido pela empresa. O analista em Medicina do Trabalho que avaliou o caso, Felipe Rovere Reis, concluiu "pela incapacidade parcial definitiva para atividades laborais do jovem". 

A maior parte das autuações da Vale Verde, no entanto, se refere a violações de direitos trabalhistas no setor rural. Entre eles, a fiscalização detectou que a usina não concedia descanso semanal de 24 horas consecutivas aos trabalhadores do campo, mantinha empregado trabalhando durante o período destinado ao repouso ou alimentação, prorrogava a jornada legal de trabalho, obrigava os funcionários a trabalhar em feriados nacionais e religiosos, não concedia o mínimo de 11 horas consecutivas para descanso entre duas jornadas de trabalho, alterou condições ou cláusulas do contrato individual de trabalho sem o consentimento do empregado, entre outros.

Segundo a procuradora Ileana Neiva, as duas usinas também estariam tentando burlar direitos trabalhistas dos trabalhadores de campo para não pagar as horas de viagem entre as residências e o local de trabalho (horas "in itinere"). "O pagamento das horas in itinere consta da convenção coletiva firmada com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN). Então as usinas passaram a negociar com o sindicato dos trabalhadores da indústria, que não cobra este pagamento, alegando que tratoristas e motoristas de colheitadeiras seriam trabalhadores industriais. Isso é um absurdo", afirma a procuradora. As duas usinas sofreram autuações referentes a esta tentativa de fraude.

Certificação social

Para a procuradora Ileana Neiva, porém, o grande número de autuações e a gravidade das violações trabalhistas encontradas nas usinas é um forte indício de que há graves falhas na fiscalização do Compromisso. "É um absurdo usinas com tal grau de irregularidades serem agraciadas com o selo de conformidade do governo", avalia a procuradora. Segundo ela, como o Compromisso Nacional inclui uma auditoria que aprovou as duas unidades em questão, passam a pesar dúvidas e questionamentos sobre a eficiência destes processos.

Outra questão que preocupa o MPT em relação ao Compromisso Nacional é a limitação dos acordos de proteção dos trabalhadores. "Quando o Compromisso foi assinado, os empregadores se negaram a assumir a alimentação dos trabalhadores. Isto é grave, já que os canavieiros muitas vezes são obrigados a comer alimentos azedados em função da longa exposição ao sol. Depois, eles comem um arroz com feijão, que não é suficiente para sustentar um trabalhador com tal exigência de esforço físico. O MPT entende que o fornecimento de alimentos balanceados e frescos deve ser uma obrigação dos empregadores, o que teria que ser incluído no Compromisso", avalia.

Não é a primeira crítica do MPT em relação ao selo social. Em São Paulo, o procurador do trabalho Rafael de Araújo Gomes, chegou a pedir na Justiça a suspensão da divulgação e do uso do "selo de conformidade" apontando "problemas, falhas, equívocos e fraudes".
De acordo com o MPT, depois da fiscalização foram realizadas audiências com as empresas investigadas, nas quais os procuradores propuseram a assinatura de termos de ajustamento de conduta (TACs) para sanar as irregularidades. A resposta das usinas deverá ser dada em audiência marcada para o dia 19 de dezembro, mas caso o compromisso não seja firmado o MPT/RN ajuizará ações civis públicas contra as usinas, inclusive com pedido de indenização pelo dano moral coletivo.

Ensino religioso conquista os alunos sob a otica do periodo: Publicação: 25 de Outubro de 2009


Ensino religioso conquista os alunos

sob a otica do periodo:  Publicação: 25 de Outubro de 2009 
Português, matemática e ciências são matérias obrigatórias na grade curricular de qualquer aluno. Do 1º ao 9º ano, crianças e adolescentes estudam as mais diferentes disciplinas e exercitam atividades para auxiliar no aprendizado do que vai servir para o futuro vestibular. Essas práticas são obrigações, ou seja, ninguém pode escolher se quer ou não estudar. No entanto, nem tudo é compulsório dentro das salas de aula e um tema que vem ganhando destaque e interesse dos jovens é exatamente um que eles podem escolher: o ensino religioso.

  Obrigatório às escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental desde 1997, mas facultativo aos alunos, o ensino religioso está conquistando a adesão dentro das salas de aula. Os estudantes se mostram interessados não só em conhecer outras crenças, mas também em entender como a religião funciona na vida de cada um. Segundo os professores, as turmas são completamente preenchidas pelos alunos que passam a reconhecer a importância do tema. "Desinteresse existe em todas as aulas, mas no ensino religioso é pouco porque essa ciência desperta a curiosidade deles", contou o professor Janilson Gomes. 

Teoricamente o ensino não possui caráter discriminatório ou foco em religiões. Ou seja, pessoas com qualquer crença, e até mesmo aqueles que não acreditam na presença de um poder maior, podem instruir-se na disciplina. Pelo menos é o que determina a Lei do Ensino Religioso, Lei 9.475/97: "O ensino religioso (...) constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo".

     Segundo a presidente da comissão de Ensino Religioso da Secretaria Estadual de Educação do RN (SEEEC), Maria Augusta de Souza, todos os sistemas de ensino têm a obrigação de tratar essa área como as demais, embora o trato da disciplina tenha características específicas. "A operacionalização do ensino religioso deve ser feito numa visão pluralista para que o aluno se conecte com o seu sagrado. O professor chega  à sala, enxerga a pluralidade que existe ali e forma sua aula", garantiu.

A disciplina ainda é desconhecida por muitos que não entendem os assuntos e eixos tratados em sala de aula. Se não estudam as doutrinas de uma determinada religião, o que os alunos aprendem? Segundo os cientistas da religião, o foco é a dimensão da fé na vida de cada um, é mostrado como ele pode influenciar nas escolhas e decisões do indivíduo e, também, se aprende doutrinas das religiões maiores. E a matéria não é pouca, são necessários nove anos de estudo para entender toda a complexidade da religião. No RN, o ensino é feito sobre cinco eixos temáticos: cultura e tradição religiosa, escrituras sagradas, teologia, ritos e Ethos. 

    Muitos alunos, mesmo os que admitem não serem apaixonados pela disciplina, reconhecem a importância do tema. "Eu assisto às aulas, mas gosto mais ou menos desse tema. Como eu não tenho religião, eu acabo não me interessando muito, mas acho que é necessária porque o aluno conhece sobre outras religiões também", disse a estudante do sétimo ano Amanda Vitória. A aluna Joyce Renata, do sexto ano, é evangélica e diz ter a disciplina como base. "Fala sobre fraternidade, versículos, cidadania, temas gerais".

Falta corpo docente especializado

   Na rede pública, o Ensino Fundamental é atribuição de estado e município. Portanto, todas as escolas, do 1ª ao 9ª ano, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) e da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do RN (SEEC) devem obrigatoriamente oferecer a disciplina. Ambas as coordenações de ensino religioso garantem que o salário oferecido a esses docentes é o mesmo pago aos professores de outras matérias.

A diferença é que, segundo a coordenadora da disciplina na rede municipal, Socorro Oliveira, o ensino religioso está  garantido pelos 60 professores formados em ciências da religião que compõem o quadro, enquanto que na rede estadual, a carência no número e na qualidade desses docentes ainda traz dificuldades para o bom ensino. "Muitos dos que ensinam hoje são estagiários e bolsistas que ainda estudam ciências da religião ou professores de outras áreas que, infelizmente, complementam a carga horária com o ensino religioso", admitiu a presidente da comissão de Ensino Religioso da SEEC, Maria Augusta de Souza.

Na Escola Estadual Calazans Pinheiro, por exemplo, das nove séries que precisam receber a disciplina, apenas duas turmas assistem às aulas, e apenas porque a professora de inglês Cândida Melo precisa complementar a carga horária necessária. Sem formação específica na área, ela pediu ajuda a professora de história que ensinou a disciplina no ano passado, Edilma Alves. "Eu pedi sugestão à turma de temas que eles gostariam de discutir em sala de aula, fiz uma pesquisa sobre os assuntos e trouxe para sala de aula. Nós tentamos trabalhar temas gerais e transversais que não foquem em uma religião específica", contou Edilma, que é evangélica mas garante que é neutra no ensino.   

O quadro ainda não pôde ser aperfeiçoado devido a problemas estruturais da Secretaria. "O último concurso foi realizado em 2006, mas alguns aprovados não foram convocados. "Não se pôde chamar todos por problemas estruturais da Secretaria, mas o déficit ainda é alto. Nós temos 180 professores hoje e precisamos de muito mais e com formação especializada", disse Maria Augusta. 

No RN, apenas a UERN oferece o curso de licenciatura em ciências da religião, que habilita o aluno a ensinar a disciplina. A confusão com o curso de teologia é comum e os alunos que estudam para ensinar dizem ser vítimas do preconceito. "Muita gente pergunta se nós estamos estudando para ser freira ou pastor, se vamos ensinar os padres e não é assim", contou a aluna Aline Bruna.
Priscilla Castro - Repórter

OS MENBROS PARTICIPANTES: COORDENAÇÃO COLEGIADA DA COMISSÃO DE POVOS TERREIROS E RELIGIOSOS DE MATRIZ AFRICANA.... CONVIDAM: E SE REUNEM DIA 17 DEZEMBRO DE 2012

 OS MENBROS PARTICIPANTES: COORDENAÇÃO COLEGIADA DA COMISSÃO DE POVOS TERREIROS E RELIGIOSOS DE MATRIZ AFRICANA.... CONVIDAM: 




COMISSÃO DE TERREIROS POVOS E RELIGIOSOS DE MATRIZ AFRICANA.... SE REUNEM  DIA 17 DEZEMBRO DE 2012 NA TENDA DE IEMANJAR OGUNTHE EM  NOVO  ENCONTRO COM TEMA CAMINHOS E RUMOS E TAMBEM FESTEJOS DE FIM ANO E FESTA DE IEMANJAR  E AGUAS DE OXALA
 AS 19.45 PM - SEU BARRACÃO E BEM VINDO A ESTE ENCONTRO... E TODOS OS QUE QUISEREM CONTRIBUIR DE ALGUMA MANEIRA...

MANDE UMA REPRESENTAÇÃO DE SUA CASA E DE SUA FAMILIA...

84 8803 5580
IRMÃO FERNANDES JOSE OLUFON
EXU KIUMBA AKIRIJEBO

 OS MENBROS PARTICIPANTES: COORDENAÇÃO COLEGIADA DA COMISSÃO.... CONVIDAM: 

BABALORIXA ADELINO DE XANGO
YALORIXA ELAINE OYA
BABALORIXA CLAUDIO DE GYAN
YALORIXA LUCIA DE XANGO
YALORIXA NEGA ONIRA
BABALORIXA DE XANGO
YA TEMI LUCIENE DE OYA
BABALORIXA THIAGO DE OXALA
BABALORIXA EDMILSON DE OXUN
EGBOMI CLEYTON DE OXALA
ECAD  MAE SILVANA DE OYA
BAGIGAN  PAI WEDSON DE OXALA
IAWHO CLEILTON DE IEMANJAR
JUREMEIRA HAYDE AQUINO
YALORIXA GILVANEIDE DE XANGO
BABALORIXA LAERCIO DE OXUM

EM TEMPO PAI JAIR DE OXALA
PAI WILSON DE OGUN, ANA AMELIA D*OYA COORDENAÇÃO DO CANAL FUTURA, MAE JOANA JUREMEIRA, PAULO DE OXOSSI,  YALORIXA EMIDIA DE OYA, GRAÇA LUCAS/COEPIR...

ENTIDADES PARTICIPANTES E QUE REFERENCIAM A PAUTA: EM TEMPO

 CONEN -COORDENAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES NEGRAS
CENERAB - NACIONAL
REDE MANDACARU BRASIL
FORUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE RACIAL DO RN - COORDENAÇÃO COLEGIADA
EM TEMPO COORDENAÇÃO ESTADUAL DE POLITCAS E PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL - COEPIRRN
COMISSÃO DE TERREIROS POVOS E RELIGIOSOS DE MATRIZ AFRICANA....
ASSOCIAÇÃO AZIRI TOLA
E OS ILE AXES EM BREVE ATUALIZAREMOS OS NOMES E DAREMOS OS CREDITOS.....

Uma cronologia da história negra do comércio de escravos precoce através de Ação Afirmativa por Borgna Brunner


Uma cronologia da história negra do comércio de escravos precoce através de Ação Afirmativa

por Borgna Brunner
1619
Fotografia de anúncio de jornal a partir da década de 1780
Fotografia de anúncio de jornal a partir da década de 1780
Os primeiros escravos africanos chegam em Virginia .
1746
Lucy Terry, uma pessoa escravizada em 1746, torna-se o mais antigo poeta negro americano conhecido quando ela escreve sobre o ataque americano última indiano em sua aldeia de Deerfield, Massachusetts. Seu poema, do Bar Fight , não for publicado até 1855.
1773
Phillis Wheatley
Uma ilustração de Phillis Wheatley de seu livro
Phillis Wheatley livro Poemas sobre vários assuntos, Moral e Religiosa é publicado, tornando-a o primeiro americano Africano para fazê-lo.
1787
A escravidão é feita ilegal no Território do Noroeste . O EUA Constituição afirma que o Congresso não pode proibir o comércio de escravos até 1808.
1793
Eli Whitney invenção do descaroçador de algodão aumenta a demanda por mão de obra escrava.
1793
Recompensa cartaz publicitário $ 100 por escravos fugitivos de 1860
Recompensa cartaz publicitário $ 100 por escravos fugitivos de 1860
Um federais lei escravo fugitivo é promulgada, fornecendo para os escravos que tinham escapado de retorno e atravessou fronteiras estaduais.
Topo
1800
Gabriel Prosser , um ferreiro Africano-Americano escravizados, organiza uma revolta de escravos com a intenção de marchar em Richmond, Virginia . A conspiração é descoberto, e Prosser e um número dos rebeldes são enforcados. Leis da Virgínia escravos são consequentemente apertado.
1808
Congresso proíbe a importação de escravos da África.
1820
O Compromisso do Missouri norte escravidão proibições da fronteira sul do Missouri.
1822
Dinamarca Vesey , um carpinteiro Africano-Americano escravizados que tinha comprado sua liberdade, planeja uma revolta de escravos com a intenção de cerco em Charleston, Carolina do Sul . A trama é descoberta, e conspiradores Vesey e 34 são enforcados.
1831
Nat Turner , um pregador Africano-Americano escravizados, lidera a revolta dos escravos mais significativo na história norte-americana. Ele e seu grupo de seguidores lançar um curta, rebelião sangrenta em Southampton County, Virgínia . A milícia quells a rebelião, e Turner, eventualmente, é enforcado. Como conseqüência, Virginia institutos leis de escravos muito mais rigorosas.
William Lloyd Garrison começa a publicar o Libertador , um semanário que defende a abolição completa da escravidão. Ele torna-se uma das figuras mais famosas do movimento abolicionista .
Topo
1846
Frederick Douglass
Frederick Douglass
A condição Wilmot , introduzido pela representante democrata David Wilmot da Pensilvânia , as tentativas de banir a escravidão no território conquistado na Guerra do México . A condição é bloqueado por sulistas, mas continua a inflamar o debate sobre a escravidão.
Frederick Douglass lança seu jornal abolicionista.
1849
Harriet Tubman
Harriet Tubman
Harriet Tubman escapa da escravidão e torna-se um dos líderes mais eficazes e mais célebre do Underground Railroad .
1850
O debate continua se território conquistado na Guerra do México deve ser aberto a escravidão é decidida no Acordo de 1850 : Califórnia é admitida como Estado livre, Utah e Novo México territórios são deixados para ser decidido pela soberania popular , e do comércio de escravos em Washington, DC , é proibido.Também estabelece uma muito mais rigorosa lei escravo fugitivo do que o original, aprovada em 1793.
Topo
1852
Harriet Beecher Stowe
Harriet Beecher Stowe
Harriet Beecher Stowe romance, Cabana do Pai Tomás é publicado. Torna-se uma das obras mais influentes para agitar anti-escravidão sentimentos.
1854
Congresso aprova o Ato de Kansas-Nebraska , estabelecendo os territórios de Kansas e Nebraska . A legislação revoga o acordo de Missouri de 1820 e renova as tensões entre as facções anti-escravista e.
1857
Pintura a óleo de Dred Scott
Pintura a óleo de Dred Scott
caso Dred Scott afirma que o Congresso não tem o direito de proibir a escravidão nos estados e, além disso, que os escravos não são cidadãos .
1859
John Brown e 21 seguidores capturar o arsenal federal de Harpers Ferry, na Virgínia (Agora W. Va.), em uma tentativa de lançar uma revolta de escravos.
1861
Confederação é fundada quando o Deep South Secedes , ea Guerra Civil começa.
1863
Escravos, em Cumberland Landing, Virgínia
Escravos, em Cumberland Landing, Virgínia
Presidente Lincoln questões a Proclamação de Emancipação , declarando "que todas as pessoas mantidas como escravos" dentro dos estados confederados "são, e daí em diante deve ser livre."
1865
Congresso estabelece as Bureau Freedmen para proteger os direitos dos negros recém-emancipados (março).
A Guerra Civil termina (09 de abril).
Lincoln é assassinado (14 de abril).
Ku Klux Klan é formada em Tennessee por ex-confederados (maio).
A escravidão nos Estados Unidos é efetivamente terminou quando 250 mil escravos no Texas, finalmente, receber a notícia de que a Guerra Civil tinha terminado dois meses antes (19 de junho).
Décima Terceira Emenda à Constituição for ratificada, a proibição da escravatura (06 de dezembro).
Topo
1865-1866
Códigos negros são passados ​​por estados do Sul, drasticamente restringir os direitos dos escravos recém-libertados.
1867
Uma série de Reconstrução atos são passados, esculpindo o ex-Confederação em cinco distritos militares e garantir os direitos civis dos escravos libertos.
1868
Décima Quarta Emenda à Constituição for ratificada, a definição de cidadania. Indivíduos nascidos ou naturalizadas nos Estados Unidos são cidadãos americanos, incluindo aqueles que nasceram como escravos. Isto anula o Dred Scott Case (1857), que decidiu que os negros não eram cidadãos.
1869
Universidade de Howard escola de direito torna-se escola do país a primeira lei de preto.
1870
Revels Hiram
Revels Hiram
Emenda XV da Constituição for ratificada, dando negros o direito de voto.
Revels Hiram de Mississippi é eleito senador do país primeiro Africano-Americano. Durante a Reconstrução , 16 negros servido no Congresso e cerca de 600 servido nas legislaturas dos estados.
1877
Reconstrução termina no sul. Tentativas federais para fornecer alguns direitos básicos civis para os afro-americanos rapidamente erodir.
1879
O Êxodo Negro tem lugar, na qual dezenas de milhares de afro-americanos migraram de estados do sul para o Kansas.
1881
Spelman College , a primeira faculdade para mulheres negras em os EUA, é fundada por Sophia B. Packard e E. Harriet Giles.
Booker T. Washington funda o normal Tuskegee e Instituto Industrial , no Alabama. A escola torna-se uma das principais escolas de ensino superior para os americanos Africano, e sublinha a aplicação prática do conhecimento. Em 1896, George Washington Carver começa a ensinar lá como diretor do departamento de pesquisa agrícola, ganhando uma reputação internacional por seus avanços agrícolas.
1882
Sociedade Americana de Colonização , fundada por pastor presbiteriano Robert Finley , estabelece a colônia de Monróvia (que viria a ser o país da Libéria ), no oeste da África. A sociedade afirma que a imigração de negros para a África é uma resposta para o problema da escravidão, bem como o que se sente é a incompatibilidade das raças. Ao longo dos próximos 40 anos, cerca de 12.000 escravos são voluntariamente realocados.
1896
Plessy v Ferguson : Este marco decisão da Suprema Corte afirma que a segregação racial é constitucional, abrindo o caminho para as repressivas Jim Crow leis no sul.
Topo
1905
WEB DuBois funda o movimento Niagara, um precursor da NAACP. O movimento é formado, em parte, como um protesto de Booker T. Washington política de acomodação à sociedade branca, o movimento Niagara abraça uma abordagem mais radical, chamando para a igualdade de imediato em todas as áreas da vida americana.
Topo
1909
WEB Du Bois
WEB Du Bois
Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor é fundada em Nova York por proeminentes intelectuais negros e brancos e liderada por WEB Du Bois . Para o próximo meio século, serviria como o país mais influente organização de direitos Africano-Americano civil, dedicada à igualdade política e justiça social, em 1910, seu jornal, A Crise, foi lançado. Entre seus líderes bem conhecidos eram James Weldon Johnson , Ella Baker , Moorfield Storey , Walter White , Roy Wilkins , Benjamin Hooks , Myrlie Evers-Williams , Julian Bond , e Kwesi Mfume .
1914
Marcus Garvey estabelece a Universal Negro Improvement Association, uma organização nacionalista negra influente "para promover o espírito de orgulho raça" e criar um senso de unidade em todo o mundo, entre os negros.
1920
Renascimento do Harlem floresce na década de 1920 e 1930. Este movimento literário, artístico e intelectual promove uma nova identidade negra cultural.
1931
Scottsboro Meninos
Scottsboro Meninos
Nove jovens negros são indiciados em Scottsboro, Alabama, sob a acusação de ter estuprado duas mulheres brancas. Embora a evidência era magro, o júri sul condenado à morte. O Supremo Tribunal Federal derruba suas convicções duas vezes, cada vez que novas tentativas de Alabama-los, encontrá-los culpados. Em um terceiro ensaio, quatro dos meninos Scottsboro são libertados, mas cinco são condenados a longas penas de prisão.
1947
Jackie Robinson
Jackie Robinson
Jackie Robinson quebra Major League Baseball barreira de cor quando ele é assinado para o Brooklyn Dodgers por Branch Rickey .
1948
Soldados WWI Preto
Soldados WWI Preto
Embora os americanos Africano tinha participado em todas as guerras importantes dos EUA , não foi até depois da Segunda Guerra Mundial que o Presidente Harry S. Truman emite uma ordem executiva integrar as forças armadas dos EUA.
1952
Malcolm X torna-se um ministro da Nação do Islã. Ao longo dos próximos anos a sua influência aumenta até que ele é um dos dois membros mais poderosos do Black muçulmanos (o outro era o seu líder, Elijah Muhammad ). Um movimento nacionalista negro e separatistas, a Nação do Islã defende que os negros só pode resolver os problemas dos negros.
1954
Na foto da esquerda para a direita: George Hayes CE, Thurgood Marshall, e James Nabrit
Na foto da esquerda para a direita: George Hayes CE, Thurgood Marshall, e James Nabrit
Brown v Board of Education of Topeka, Kansas. declara que a segregação racial nas escolas é inconstitucional (17 de maio).
1955
Rosa Parks
Rosa Parks
Um jovem negro, Emmett Till , é brutalmente assassinado por supostamente assobiar para uma mulher branca no Mississippi. Dois homens brancos acusados ​​do crime são absolvidos por um júri todo branco. Mais tarde, eles se gabar de cometer o assassinato. A indignação pública gerada pelo caso ajuda a estimular o movimento pelos direitos civis (agosto).
Rosa Parks recusa-se a ceder seu assento na frente da seção "cor" de um ônibus a um passageiro branco (Dec.1). Em resposta à comunidade negra de Montgomery sua prisão lançar um boicote aos ônibus de sucesso de um ano. Ônibus de Montgomery são desagregados em 21 de dezembro de 1956.
Topo
1957
O Little Rock Nine retratado com Daisy Bates, o presidente da NAACP Arkansas.
O Little Rock Nine
A Conferência de Liderança Cristã do Sul (SCLC), um grupo de direitos civis, é estabelecido por Martin Luther King , Charles K. Steele , e L. Fred Shuttlesworth (janeiro-fevereiro)
Nove estudantes negros são impedidos de entrar na escola por ordem do governador Orval Faubus . (24 de setembro). Tropas federais e da Guarda Nacional são chamados a intervir em nome dos estudantes, que se tornou conhecido como o " Little Rock Nine ". Apesar de um ano de ameaças violentas, várias do " Little Rock Nine "gerir a graduação de High Central.
1960
Quatro estudantes negros em Greensboro, Carolina do Norte, comece um sit-in no balcão de um Woolworth segregada do almoço (01 de fevereiro). Seis meses mais tarde, o "Greensboro Four" são servidos almoço no balcão da Woolworth fossem iguais. O evento desencadeia muitos semelhantes protestos não violentos em todo o sul.
Comissão de Coordenação Nonviolent Estudante (SNCC) é fundada, fornecendo jovens negros com um lugar no movimento dos direitos civis (abril).
1961
Durante a primavera eo verão, estudantes voluntários começar a tomar viagens de ônibus pelo Sul para testar as novas leis que proíbem a segregação em instalações de viagens interestaduais, que inclui ônibus e estações ferroviárias. Vários dos grupos de " cavaleiros da liberdade ", como são chamados, são atacados por multidões enfurecidas ao longo do caminho. O programa, patrocinado pelo O Congresso da Igualdade Racial (CORE) e da Comissão de Coordenação Nonviolent Estudante (SNCC), envolve mais de 1.000 voluntários, preto e branco.
Topo
1962
James Meredith
James Meredith
James Meredith se torna o primeiro estudante negro a se matricular na Universidade de Mississippi (01 de outubro). Presidente Kennedy envia 5000 tropas federais após tumultos irrompe.
1963
Martin Luther King, Jr.
Martin Luther King, Jr.
Martin Luther King é detido e preso durante protestos anti-segregação em Birmingham, Alabama Ele escreve " Carta Prisão de Birmingham ", que defendia a não-violenta de desobediência civil .
Marcha sobre Washington por Empregos e Liberdade é frequentado por cerca de 250 mil pessoas, a maior manifestação jamais vista na capital da nação. Martin Luther King oferece seu famoso " I Have a Dream "discurso. O impulso builds marcha para direitos civis legislação (28 de agosto).
Apesar de o governador George Wallace fisicamente bloqueando seu caminho, Vivian Malone e James capa inscrever para aulas na Universidade do Alabama .
Quatro jovens meninas negras que frequentam a escola dominical são mortos quando uma bomba explode no XVI Street Baptist Church, um local popular para reuniões de direitos civis. Tumultos em erupção em Birmingham, levando à morte de mais dois jovens negros (15 de setembro).
1964
FBI fotografias de Andrew Goodman, James Earl Chaney, e Michael Schwerner
FBI fotografias de Andrew Goodman, James Earl Chaney, e Michael Schwerner
Presidente Johnson assina a Lei dos Direitos Civis, a mais abrangente legislação de direitos civis desde a Reconstrução . Ela proíbe a discriminação de todos os tipos com base em raça, cor, religião ou origem nacional (02 de julho).
Os corpos de três civis e os direitos dos trabalhadores são encontrados. Assassinado pelo KKK, James E. Chaney, Andrew Goodman e Michael Schwerner vinha trabalhando para registrar eleitores negros no Mississippi (agosto).
Martin Luther King recebe o Prêmio Nobel da Paz . (Outubro)
1965
Malcolm X
Malcolm X
Malcolm X , nacionalista negra e fundador da Organização dos Afro-American Unity, é assassinado (21 de fevereiro).
Tropas estaduais atacam violentamente manifestantes pacíficos liderados pelo reverendo Martin Luther King, Jr., que tentam atravessar a Ponte Pettus em Selma, Alabama Cinquenta manifestantes estão internados em "Bloody Sunday", depois que a polícia usar gás lacrimogêneo, chicotes, e os clubes contra eles. A marcha é considerada o catalisador para empurrar através dos direitos de voto agem cinco meses depois (7 de março).
Congresso aprova a Lei dos Direitos de Voto de 1965, tornando mais fácil para os negros do Sul para registrar para votar. Testes de alfabetização, taxas de apuração, e outras exigências tais que foram usados ​​para restringir o voto negro são feitas ilegal (10 de agosto).
Em seis dias de tumultos em Watts, um bairro negro de Los Angeles, 35 pessoas são mortas e 883 feridos (11-16 agosto).
Topo
1966
Os membros do partido Black Panthers
Os membros do partido Black Panthers: Bobby Seale e Huey Newton
Os Panteras Negras são fundadas por Huey Newton e Bobby Seale (outubro).
1967
Thurgood Marshall
Supremo Tribunal de Justiça Thurgood Marshall
Stokely Carmichael , líder do Estudante Nonviolent Comissão Coordenadora (SNCC), moedas a frase "poder negro" em um discurso em Seattle (19 de abril).
Distúrbios raciais importantes lugar em Newark (12-16 julho) e Detroit (23-30 julho).
Presidente Johnson nomeia Thurgood Marshall para a Suprema Corte. Ele se torna o primeiro negro a Suprema Corte de Justiça.
O STF decidir em Loving v Virginia que proibir o casamento interracial é inconstitucional. Dezesseis estados ainda têm anti-miscigenação leis e são forçados a revisá-los.
1968
Testemunhas oculares do assassinato de Martin Luther King, Jr.
Testemunhas oculares do assassinato de Martin Luther King, Jr.
Martin Luther King, Jr., é assassinado em Memphis, Tennessee (4 de abril).
Presidente Johnson assina a Lei dos Direitos Civis de 1968 , que proíbe a discriminação na venda, locação e financiamento de habitações (11 de abril).
1972
O infame experimento de Tuskegee sífilis termina. Iniciada em 1932, a experiência os EUA Serviço de Saúde Pública de 40 anos em 399 homens negros nas fases tardias da sífilis tem sido descrito como uma experiência que "usou seres humanos como animais de laboratório em um estudo de longo e ineficiente de quanto tempo leva sífilis matar alguém. "
1978
O caso da Suprema Corte, Reitoria da Universidade da Califórnia v Bakke confirmou a constitucionalidade das ações afirmativas, mas impôs limitações sobre ele para garantir que o fornecimento de maiores oportunidades para as minorias não veio à custa dos direitos da maioria (28 de junho) .
1992
Os distúrbios raciais primeiro em décadas entrar em erupção em Los Angeles centro-sul depois que um júri absolve quatro policiais brancos para a surra em vídeo de Africano-Americano Rodney King (29 de abril).
Topo
2003
Em Grutter v Bollinger , a mais importante ação afirmativa decisão desde o 1978 Bakke caso, o Supremo Tribunal Federal (5-4) defende a Universidade de Michigan política da Escola de Direito, determinando que a raça pode ser um dos muitos fatores considerados por faculdades ao selecionar o seu estudantes, porque ele promove "um interesse convincente na obtenção dos benefícios educacionais que fluem de um corpo estudantil diversificado". (23 de junho)
2006
Em Pais v Seattle e Meredith v Jefferson , ação afirmativa sofre um revés quando um tribunal decidir amargamente divididos, 5 a 4, que os programas em Seattle e Louisville, Kentucky, que tentaram manter a diversidade nas escolas, considerando corrida ao atribuir aos alunos para as escolas, são inconstitucionais.
2008
O senador Barack Obama, democrata de Chicago, torna-se o primeiro americano Africano para ser nomeado por indicação grande partido para presidente.
Em 4 de novembro, Barack Obama, se torna o primeiro americano Africano para ser eleito presidente dos Estados Unidos, derrotando o candidato republicano, o senador John McCain.
2009
Barack Obama democrata de Chicago, torna-se o presidente Africano-Americano em primeiro lugar e 44 º presidente do país.
Em 2 de fevereiro, o Senado dos EUA confirma, com uma votação de 75 a 21, Eric Holder H., Jr. , como o procurador-geral dos Estados Unidos. Titular é o primeiro americano Africano para servir como Procurador Geral.
Em 9 de fevereiro, a primeira tripulação Africano americano feminino teve seu voo histórico, que veio junto acidentalmente quando o oficial agendado primeiro chamado de doente. Rachelle capitão Jones, primeiro oficial Stephanie Grant, e voo atendentes Diana Galloway e Robin Rogers voaram juntos em uma Atlântico Sudeste Airlines voo de Atlanta para Nashville.

Li


MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN