PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A demolição nos deixa muito decepcionados, pois perdemos uma referência da chegada da mensagem do Caboclo das Sete Encruzilhadas - um PAIS SEM HISTORIA ACONETCE DE NOVO...

Thamyres Dias

A estrutura metálica já está pronta para receber o telhado do novo galpão que vai ocupar o número 30 da Rua Floriano Peixoto, em Neves, São Gonçalo. Dentro do terreno, uma casinha centenária aguarda a demolição marcada, segundo o proprietário, ainda para esta semana. Poderia ser uma simples obra, não fosse um detalhe: a casa rosa, com a pintura já castigada pelos anos, é a última testemunha do nascimento da umbanda.
Foi no imóvel — que ocupava o centro de uma chácara, no início do século 20 —, que Zélio Fernandino de Moraes, então com 17 anos, dirigiu a primeira sessão da religião. Era 16 de novembro de 1908. A umbanda é a única manifestação religiosa 100% brasileira.
— A demolição nos deixa muito decepcionados, pois perdemos uma referência da chegada da mensagem do Caboclo das Sete Encruzilhadas — diz Pedro Miranda, presidente da União Espiritista de Umbanda do Brasil, em referência à entidade que orientou Zélio a fundar a religião.
Espíritos tristes
A notícia também surpeendeu a mãe de santo Lucília Guimarães, do terreiro do Pai Maneco, em Curitiba, Paraná. Na década de 1990, ela veio ao Rio para pesquisar as origens da religião.
— Imagino que até os espíritos estejam tristes. É uma pena — lamenta ela.
Há mais de cem anos com a família de Zélio, o imóvel onde surgiu a umbanda foi vendido recentemente para o militar Wanderley da Silva, de 65 anos, que pretende transformar o local em um depósito e uma loja.
— Eu nunca soube que a casa tinha essa história. Mas agora já comprei, investi, não posso deixar de demolir — explica-se.
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nunca houve um pedido de tombamento do imóvel. A antiga casa de Zélio também não é protegida pelo governo estadual ou pela Prefeitura de São Gonçalo.
De acordo com a última avaliação do IBGE, feita no Censo 2000, o Brasil tem quase 400 mil umbandistas. A religião está em todos os estados do país e também no Uruguai, Paraguai, Argentina, Portugal, Espanha e Japão.
‘Tudo acabou’
O terreiro de Zélio de Moraes — que recebeu o nome de Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade — funcionou por pouco anos em São Gonçalo. Os primeiros umbandistas mudaram-se logo para o Rio de Janeiro.
Primeiro, o centro funcionou na Rua Borja Castro, na Praça Quinze. A rua foi extinta, na década de 1950, para a construção da Perimetral. Dali, foram para a Avenida Presidente Vargas. O imóvel também foi demolido, dessa vez para dar lugar ao Terminal Rodoviário da Central do Brasil.
Uma nova mudança e mais uma demolição. A casa 59 da Rua Dom Gerardo, em frente ao mosteiro de São Bento, virou um estacionamento.
— Tudo acabou, eram prédios muito antigos. Lamento que o último registro também vai desaparecer. Mas o mais importante é que os ensinamentos do meu avô se perpetuem — pediu a neta de Zélio, Lygia Cunha, que hoje preside a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade. O terreiro agora funciona em uma sede própria, em Cachoeiras de Macacu, no interior do estado.
Capela de São Pedro
Antes de ser vendida, a casa onde nasceu a Umbanda abrigou uma capela católica. A última moradora do imóvel, uma descendente de Zélio que é muito católica, cedeu o espaço para os devotos. Quem administra a igrejinha — que também mudou de endereço — é dona Geraldina dos Santos, de 74 anos.
— Não tenho preconceito, não. Todos somos filhos de Deus. Se a religião nasceu lá, a casa devia ser preservada. É importante — disse.

É PRECISO RESPEITAR AS DIFERENÇAS, AFIRMA DUVANIER NO FÓRUM DA DIVERSIDADE


Brasília, 22/9/2011 – Trabalhar com gestão de pessoas significa, em primeiro lugar, identificar os conflitos. Os conflitos precisam ser explicitados, não podem ser escamoteados.
É a partir desse princípio, citado na solenidade de abertura pelo secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, que a Ouvidoria do Servidor promove durante dois dias o 2º Fórum de Gestão da Diversidade na Administração Pública.

Foto: Luciano Ribeiro/Divulgação
O encontro, que está sendo realizado no auditório do subsolo do Ministério do Planejamento, no Bloco K da Esplanada, reúne autoridades, dirigentes, técnicos de ouvidorias e demais servidores envolvidos com a gestão de pessoas no serviço público.
O debate envolve questões ligadas aos chamados “grupos vulneráveis” e tem como objetivo combater o preconceito e a discriminação, no local de trabalho, de negros, mulheres, idosos, grupo LGBT e portadores de deficiência física.
Ao discursar na abertura, o secretário Duvanier foi claro quanto à posição que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão tem sobre o tema: “Os seres humanos são todos diferentes, a pior postura e atitude do ser humano é não reconhecer isso. Então é preciso respeitar o diferente”, afirmou. “Quanto mais diferentes somos, mais nos somamos, nos complementamos. O tratamento da gestão da diversidade passa por isso e  diz respeito à missão dos gestores de pessoal”.

Foto: Luciano Ribeiro/Divulgação
Da solenidade de abertura também participaram o ouvidor-geral da União, José Eduardo Elias Romão; o ouvidor-geral da Bahia e presidente da Associação Nacional de Ouvidores Públicos, Jones Carvalho; e a coordenadora-geral de Normas e Gestão de Pessoas da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Cynthia de Toledo Losso.

Foto: Luciano Ribeiro/Divulgação

O secretário aproveitou a oportunidade para anunciar que no processo de mudança interna pelo qual o ministério está passando, com alterações estruturais nas secretarias de Gestão e de Recursos Humanos, a Ouvidoria do Servidor será uma ferramenta fundamental. “O trabalho da ouvidoria irá assegurar a participação do servidor e especialmente de forma individual. Irá assumir um papel na Secretaria de Relações do Trabalho com outra maior significação”, assegurou Duvanier”.

vamos diversificar os roteiros turisticos e religiosos com a tematica afro e religiosidade no RN...

Tádzio França e Yuno silva - Repórteres

História e religião sempre andaram juntas. O Estado vive atualmente um dos seus momentos de fervor religioso, com as comemorações aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, mortos durante a dominação holandesa em 1645. O fato estimula não só rezas, mas também o turismo religioso para gente de todos os credos. As rotas traçam não apenas religiosidade, mas também cultura e história. As celebrações entre Natal, Canguaretama e São Gonçalo do Amarante já começaram, se estendendo até 03 de outubro, com missas, caminhadas, novenas e shows. A programação para os Mártires,  terá na sexta-feira e sábado, a partir das 19h, adoração ao santíssimo sacramento, novena e apresentação cultural; no domingo, a partir das 10h, adoração, missa, uma caminhada de Uruaçu até o Monumento dos Mártires, às 18h, e depois show com Luiz Almir e Grupo 100% Romântico; e na segunda (feriado), missas a partir das 7h, no Monumento dos Mártires, Matriz de São Gonçalo do Amarante, Vila de Uruaçu, e shows com o grupo Nova Aliança  (14h) e Maria do Rosário (16h). 
Júnior SantosEstátua de Santa Rita de Cássia, Santa CruzEstátua de Santa Rita de Cássia, Santa Cruz

A rota religiosa potiguar circula por caminhos entre a capital e o interior do estado. Em Canguaretama, a Capela de Nossa Senhora das Candeias, foi o cenário do massacre de Cunhaú, e é também um gracioso monumento colonial do século 17; em Monte das Gameleiras, a Via Sacra é a tradição;  Santa Cruz entrou para o roteiro com a estátua de Santa Rita de Cássia, uma das maiores imagens católicas do mundo. Em Natal foi erigida a Basílica  dos Mártires, em Nazaré, um prédio moderno, que contrasta com as primeiras igrejas coloniais; o Monte do Galo é a rota para Carnaúba dos Dantas, bem como o Santuário do Lima,  em Patu, e o Santuário de Nossa Senhora das Graças, em  Florânia.

SANTUÁRIO DO LIMA, Patu - 380km da capital

Encravado a 430 m etros na Serra do Lima, o santuário é procurado por fiéis interessados em fazer retiros e recorrer à Nossa Senhora dos Impossíveis. O lugar oferece estrutura de hospedagem aos visitantes, e agrega duas igrejas que se destacam pela arquitetura circular. De grande beleza natural, é hoje o ponto turístico mais atraente. Funciona diariamente e serve como cenário para batizados e matrimônios.

Yuno SilvaVia Sacra, Monte das GameleirasVia Sacra, Monte das Gameleiras
VIA SACRA, Monte das Gameleiras - 125km da capital

Próximo
à divisa com a Paraíba, o pequeno município com pouco mais de 2,3 mil
habitantes tem vocação para o turismo religioso. A paisagem da Serra da
Borborema serve como incentivo para vencer a trilha demarcada pelas 14
estações da Via Sacra que representam o trajeto vencido por Jesus até o
Calvário. As imagens de cada estação serão recuperadas. No topo, capela,
cruzeiro e  local de ex-votos.

MONTE DO GALO, Carnaúba dos Dantas - 220 km da capital

Idealizado por D. José Adelino Dantas, o lugar foi inaugurado em 1927 e reinou por muito tempo como o principal destino do turismo religioso no RN. Com altura de 155 metros, o trajeto feito a pé até o cume leva cerca de uma hora e meia. O caminho é pontuado por 14 estações da Via Sacra, e a estrutura conta com capela, cruzeiro, estátua do galo e sala dos ex-votos. Do alto se avista o Castelo Bivar, de arquitetura medieval.

SANTA RITA DE CÁSSIA, Santa Cruz - 110km da capital

Inaugurada em junho do ano passado, a estátua de Santa Rita de Cássia (56 metros), considerada a maior imagem católica do mundo, é hoje a grande atração do turismo religioso no Estado - só para efeito de comparação, o Cristo Redentor (RJ), tem 38 m.  A devoção à Santa das Causas Impossíveis remonta ao século 19, início do povoado. Está construída sobre o Monte Carmelo.

Júnior SantosSantuário dos Mártires, São Gonçalo do AmaranteSantuário dos Mártires, São Gonçalo do Amarante
MONUMENTO DOS MÁRTIRES, São Gonçalo do Amarante - 18km da capital


Construído em  memória dos Mártires assassinados por índios e holandeses no século 17, o Monumento erguido na comunidade de Uruaçu foi inaugurado em 2000 e é sede das principais celebrações. O local recebe peregrinos de todo o RN interessados em participar da programação religiosa que segue até esta próxima segunda-feira (3), ponto alto do período.

SANTUÁRIO DAS GRAÇAS, Florânia - 240km da capital

Com
programação periódica, a paróquia local oferece um cronograma
organizado para visitantes entenderem toda o histórico religioso da
região. No Monte das Graças, onde se localizam o pórtico, as capelas dos
Milagres e de Nossa Senhora das Graças, praça de oração, cada de
ex-votos e as estações da Via Sacra, romeiros iniciaram as peregrinações
ainda no século 19. No Santuário, três estátuas: padre Cícero, padre
Ibiapina e Frei Damião.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, Canguaretama - 90km da capital

Localizada no Engenho Cunhaú, serve como base para as celebrações em memória aos 70 colonos massacrados em julho de 1645. Segundo dados históricos, os fiéis participavam de missa dominical quando foram atacados por cerca de 200 soldados e índios potiguares. Os Mártires de Cunhaú e Uruaçu foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 2000.

Adriano AbreuIgreja do Rosário (1714), NatalIgreja do Rosário (1714), Natal
IGREJAS HISTÓRICAS  E SANTUÁRIO DOS MÁRTIRES, Natal


A capital potiguar também se configura em uma boa opção para se remontar o histórico da presença da religião católica no RN. O bairro da Cidade Alta concentra as principais: a antiga matriz Nossa Senhora da Apresentação, a primeira igreja construída no Estado (1619); e as igrejas de Nossa Senhora do Rosário (1714) e do Galo (1766). Em 2009, foi inaugurado no bairro de Nazaré, zona Oeste da cidade, a Basílica dos Bem-aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu, construído para aglutinar as celebrações em torno da memória ao massacre acontecido em 1645.

Escolas terão ensino religioso

Rio (AE) - Contrariando um parecer do Conselho Municipal de Educação, a prefeitura do Rio conseguiu aprovar a inclusão do ensino religioso no currículo das escolas públicas cariocas. O projeto de lei votado na Câmara Municipal cria aulas opcionais para diferentes denominações religiosas e abre 600 vagas para professores da área. A partir de 2013, o impacto no orçamento do município será de R$ 15,7 milhões por ano. Aprovado por 28 votos a cinco, o texto estabelece a adoção de aulas facultativas para os estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal. Os pais decidirão se os alunos devem assistir às aulas e poderão escolher a designação religiosa de sua preferência.

Segundo o projeto, os professores serão contratados após concursos públicos, mas deverão ser "credenciados pela autoridade religiosa competente, que exigirá deles formação religiosa obtida em instituição por ela mantida ou reconhecida".
"Lamento profundamente a decisão dos vereadores. Para atender aos anseios de grupos religiosos, a prefeitura ignorou a avaliação que havia sido feita por um órgão formado por educadores", criticou a professora Rita Ribes Pereira, integrante do Conselho Municipal e especialista em educação infantil.

O projeto foi enviado à Câmara pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB), que se baseou na Constituição para propor a alteração no currículo escolar.

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN