PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

terça-feira, 26 de julho de 2011

A campanha estadual "Hepatites Virais - Você tem certeza que não tem?" no CTA E PRESIDIO DE ALCACUZ

De acordo com definição da Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 28 de Julho (quinta-feira) é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Para marcar a data, o Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza uma campanha de sensibilização, junto à população, sobre a gravidade da doença no Brasil e no Rio Grande do Norte.

A campanha estadual "Hepatites Virais - Você tem certeza que não tem?" foi produzida pela Sesap, contando com cartaz, folder e camisa, que serão distribuídos para as regionais de saúde, juntamente com material enviado pelo Ministério da Saúde. Além disso, a ação vai disponibilizar cerca de 300 mil doses da vacina contra hepatite B, para imunizar, sobretudo, jovens com idade inferior a 25 anos. De acordo com o calendário de vacinação, a 1ª dose será no período de 28 a 30 de julho a 2ª dose será de 01 a 03 de setembro e a 3ª dose, de 02 a 04 de fevereiro de 2012.

Também vão dispor da vacina diversas populações específicas que estão mais suscetíveis à doença, como os profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, manicures, podólogos e pedicures, profissionais da área da saúde, carcereiros de delegacias e penitenciárias, policiais civis e militares, tatuadores, auxiliares de Institutos de Medicina Legal e Necrotérios, profissionais de funerárias responsáveis pelo cuidado com os corpos, profissionais que trabalham com lixo hospitalar e domiciliar, pessoas infectadas pelo HIV, portadores do vírus da hepatite C, pacientes em uso ou aguardando hemodiálise, pacientes com risco de transfusão múltipla, população institucionalizada (idosos em asilos, crianças em orfanatos, população prisional) e vítimas de abuso sexual.

HEPATITES VIRAIS - No RN, as biópsias para diagnóstico das hepatites são solicitadas no Hospital Giselda Trigueiro e realizadas no Deoclécio Marques. De acordo com o boletim epidemiológico da doença, em 2010 foram confirmados no Estado 302 casos, sendo 199 de hepatite A, 37 de hepatite B e 66 de hepatite C.

A hepatite A é o agravo de maior incidência no RN, bem como no Brasil, provavelmente por causa de sua transmissão (água e alimentos contaminados) e seu relacionamento com a infraestrutura sanitária. Ela é mais frequente em crianças de 1 a 9 anos e está presente na grande maioria dos municípios do Estado (79%).

Já a hepatite B, contra a qual há vacina, é uma doença sexualmente transmissível e seu contágio se dá através de sangue, vias parenterais e fluidos corporais. Sua maior concentração é na região metropolitana, sendo Natal a cidade com maior número de casos (49%). Ela é mais frequente na faixa etária de 20 a 49 anos.

A transmissão da hepatite C ocorre principalmente por via parenteral. Trata-se de uma doença com alta tendência a se tornar crônica, podendo evoluir para cirrose em um período de 20 anos. A faixa etária que apresenta o maior número de casos é a de 50 a 64 anos e a sua concentração está na área metropolitana, constituindo Natal o município com maior porcentagem (58%), seguido de Mossoró (36%).

PROGRAMAÇÃO

Dia 28/07 - 8h às 16h
Presídio Alcaçuz e Centro de Testagem e Aconselhamento do Centro de Saúde Reprodutiva Leide Morais (Alecrim)
Sorologia de HIV e Sífilis
Vacina contra hepatite B
Público: detentos e profissionais


Eufrásia Ribeiro
Secretaria do Estado da Saúde Pública do RN
Programa Estadual DST/Aids do Rio Grande do Norte

ideoconferência na próxima sexta-feira (29), a partir das 10 horas. O debate envolverá mulheres negras das 27 capitais em torno do tema: “Participação da mulher negra nas conferências nacionais”.

Para marcar o 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade (Seppir) realizará uma videoconferência na próxima sexta-feira (29), a partir das 10 horas. O debate envolverá mulheres negras das 27 capitais em torno do tema: “Participação da mulher negra nas conferências nacionais”.
A geração será iniciada às 10 horas, a partir da sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), parceiro da iniciativa responsável também pela rede receptora nas capitais brasileiras.
A ministra da Seppir, Luiza Bairros, dirigirá o debate que será transmito ao vivo pela TV NBR e terá link para participação pela internet. Os pontos de recepção nas unidades das capitais também serão divulgados.
Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha
A data foi criada em 25 de julho de 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, República Dominicana, quando estipulou-se que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Desde então, sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta as condições de opressão de gênero e étnico-raciais em que vivem estas mulheres.
O objetivo da comemoração do 25 de julho, portanto, é ampliar e fortalecer as organizações de mulheres negras, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais. É um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher negra brasileira.

Fonte: Seppir

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN