PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

seminario AIDS E RELIGIÕES....

Encontro Territorial sobre o Diagnóstico de Segurança Alimentar e Nutricional do Território de Terras Potiguaras - Segurança Alimentar e Nutricional






Encontro Territorial sobre o Diagnóstico de Segurança Alimentar e Nutricional do Território de Terras Potiguaras.


Resultado de imagem para consea


A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - SETHAS, a Câmara Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional – (CGSAN) e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/RN) convidam para participar dos Encontros Territoriais sobre o Diagnóstico de Segurança Alimentar e Nutricional, etapa inicial de construção do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Norte, PLANSAN/RN.

Os encontros têm como objetivo levantar informações e prioridades para o PLANSAN/RN visando à melhoria nas ações desenvolvidas pelos diversos atores envolvidos na área de segurança alimentar e nutricional, na gestão e no controle social do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN.

O Encontro do Território de Terras Potiguaras acontecerá no dia 18 de setembro de 2017 em Natal, das 8h30 às 17h . Os municípios que compõe este território são: Extremoz, Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.


Público: gestores e servidores públicos, conselheiros(as) e representantes da Sociedade Civil, membros das Caisans e Conseas, participantes das últimas Conferências Territoriais de SAN e convidados(as) de instituições de atuação estadual e federal.
Alimentação: Todos os convidados contarão com almoço no local do evento.
Transporte: As despesas com deslocamento são de responsabilidade dos participantes e de suas respectivas organizações.


Resultado de imagem para consea

Com o intuito de promover a oferta de alimentos saudáveis para a população brasileira, o governo federal aprovou o segundo Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan), com ações estruturadas até 2019.
Atualmente, 57% da população brasileira adulta estão com excesso de peso e 21,3% dos brasileiros são obesos. O plano elaborado pelo governo tem 121 metas e 99 ações que visam combater o crescente aumento do sobrepeso, da obesidade e das doenças crônicas não transmissíveis, além de promover a qualidade de vida da população.
O documento apresenta nove desafios e reúne ações que envolvem a produção, o abastecimento e o consumo de alimentos, o que totaliza um orçamento de R$ 98,6 bilhões. 
Além disso, o plano destaca a importância de fortalecer sistemas de produção de alimentos de bases mais sustentáveis e de reduzir a insegurança alimentar e nutricional de populações tradicionais.
O estudo foi elaborado pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).
Desafios do Plansan:  Desafio 1 - Promover o acesso universal à alimentação adequada e saudável, com prioridade para as famílias e pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. 
Desafio 2 - Combater a Insegurança Alimentar e Nutricional e promover a inclusão produtiva rural em grupos populacionais específicos, com ênfase em Povos e Comunidades Tradicionais e outros grupos sociais vulneráveis no meio rural. 
Desafio 3 - Promover a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis, a estruturação da agricultura familiar e o fortalecimento de sistemas de produção de base agroecológica. 
Desafio 4 - Promover o abastecimento e o acesso regular e permanente da população brasileira à alimentação adequada e saudável. 
Desafio 5 - Promover e proteger a alimentação adequada e saudável da população brasileira, com estratégias de educação alimentar e nutricional e medidas regulatórias. 
Desafio 6 - Controlar e prevenir as doenças decorrentes da má alimentação. 
Desafio 7 - Ampliar a disponibilidade hídrica e o acesso à água para a população, em especial a população pobre no meio rural. 
Desafio 8 - Consolidar a implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), aperfeiçoando a gestão federativa, a intersetorialidade e a participação social. 
Desafio 9 - Apoio a iniciativas de promoção da soberania, segurança alimentar e nutricional, do direito humano à alimentação adequada.
.
Fonte: Portal Brasil, com informações do MDSA



A sociedade civil organizada, que atua no campo da Segurança Alimentar e Nutricional, propôs a criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN[1], por reconhecer que a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada - DHAA requer ações públicas que devem ser participativas, articuladas e intersetoriais.
A garantia do DHAA relaciona-se com a capacidade de superar as dificuldades de acesso, físico e econômico, ao alimento adequado. Dessa forma, cada grupo, família ou indivíduo vai exercer o seu direito de se alimentar, com dignidade, na medida em que forem superadas as dificuldades para produzir, armazenar, distribuir, adquirir e consumir alimentos adequados e saudáveis. Assim, os diferentes segmentos, grupos e indivíduos têm demandas diversas para a garantia desse direito.

O SISAN, portanto, surge de demanda da sociedade civil é instituído por meio da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, Lei nº 11.346, em 2006 com o objetivo primordial de garantir, através de ações intersetoriais, o DHAA, para todas as pessoas que se encontram no Brasil, através da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – PNSAN (art. 1ª e 3ª da LOSAN), cujo instrumento é o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - PLANSAN.
Dois importantes princípios desse sistema e da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional são: a participação social e a intersetorialidade. O SISAN abriga institucionalidades que visam garantir esses princípios. Assim, a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional são institucionalidades para garantia da participação social na Política Nacional de SAN e a Câmara Interministerial de SAN e suas congêneres visam garantir o princípio da intersetorialidade. Essas instituições deverão ser reproduzidas nos estados e municípios como forma de dar concretude a estes princípios do SISAN.
São integrantes do SISAN:
  • Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN)
É a instância máxima de deliberação do SISAN. A cada 04 anos cerca de duas mil pessoas, de todo país, sendo 1/3 representantes governamentais, de todos os níveis administrativos (federal, estadual e municipal) e 2/3 representantes da sociedade civil, apresentam as diretrizes e proposições para a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Antecedem as conferências processos preparatórios nos municípios e/ou em regiões que reúnem diferentes municípios e nos estados/DF.
Assim, os documentos que saem das conferências têm o olhar dos sujeitos de direitos que vivem em diferentes contextos do Estado brasileiro, contendo demandas específicas para cada território, para cada povo e para cada grupo, bem como, contendo demandas universais. O documento final de cada conferência, portanto, é importante subsídio para construção da Política Nacional de SAN.
  • Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Órgão de assessoramento da Presidência da República, cuja presidência é da sociedade civil e a composição é de 2/3 de representantes da sociedade civil e 1/3 de representantes governamentais.
As principais atribuições do CONSEA são: a) Propor diretrizes e prioridades da política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, considerando as deliberações das conferências nacionais de SAN; b) monitorar e acompanhar a implementação e a convergência das ações inerentes à política e ao plano de SAN; e, c) mobilizar e apoiar entidades da sociedade civil na discussão e implementação de ações públicas de Segurança Alimentar e Nutricional.
  • Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional – CAISAN
Esta Câmara reúne 19 ministérios cuja atuação tem impacto na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A principal atribuição da CAISAN é a elaboração do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que deve observar as recomendações e orientações do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Cabe, também, à CAISAN coordenar a execução deste Plano.
  • Órgãos e entidades de segurança alimentar e nutricional da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios
Atualmente 25 estados e o DF aderiram ao SISAN. Para aderir ao SISAN estados e municípios devem observar, respectivamente, os artigos 2º e 3º da Resolução nº 09/ 2011 da CAISAN, que dispõem sobre os procedimentos e o conteúdo dos termos para a adesão dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).
  • Instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, que manifestem interesse na adesão e que respeitem os critérios, princípios e diretrizes do SISAN
Este tema ainda não foi regulamentado pelo CAISAN.
O Decreto nº 7272/2010 faz menção à instituição do fórum tripartite (constituído por representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal) e bipartites (composto pelos representantes governamentais dos estados e municípios) para a interlocução e pactuação das políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, como proposto no seu art. 9.
O Consea lançou nesta sexta-feira (30/11) o jogo Comida de Verdade. Trata-se de um Quiz, destinado a adolescentes e adultos, que pode ser respondido de forma bastante visual. As perguntas e respostas foram criadas no contexto de uma alimentação adequada e saudável, além da garantia de direito à alimentação. A prática lúdica chama a atenção para hábitos alimentares saudáveis.
jogo, que foi criado no contexto da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, reforça que uma alimentação adequada é aquela com gostinho de infância: longe de lanchonetes, longe da industrialização, comida típica, comida feita pela vó. Comida saudável é aquela próxima de ser in natura, com pouco ou nenhum processamento. É comida produzida com responsabilidade e com justiça social.
O leiaute do jogo ‘Comida de verdade’ contou com a colaboração da Câmara Interministerial de Segu­rança Alimentar e Nutricional (Cai­san). Já o som e os efeitos sonoros do jogo foram criados e produzidos pelos músicos brasilienses Fernan­do Jatobá e Esdras Nogueira, da banda Móveis Coloniais de Acaju.
A ideia de criar o jogo surgiu na equipe de comunicação do Consea. O trabalho levou cerca de três me­ses para ser concluído e contou com o auxílio de uma nutricionista. O jogo é de código livre, ou seja, com licenciamento aberto para que qualquer pessoa possa criar seu pró­prio jogo a partir deste disponível, desde que citada sua origem.
Para o secretário executivo do Consea, Marcelo Gonçalves, “esta­mos oferecendo um jogodivertido para a população, mas de um as­sunto bastante sério. Alimentação é saúde, é patrimônio cultural, é estilo de vida. Enquanto nosso jogo fala de comida de verdade, há jogos famosos que tratam de guloseimas, o que estimula, de forma sutil, o pú­blico a adotar hábitos alimentares não saudáveis. Estamos começan­do a entender esse tipo de comu­nicação”.
De acordo com Michelle Andra­de, coordenadora de comunicação do Consea Nacional, “quisemos oferecer produtos de comunica­ção que vão além do lugar-comum. Nossa intenção, afinal, é produzir decisões de consumo adequadas, saudáveis e responsáveis. Acredi­tamos que, com o jogo, conseguire­mos atingir o público mais jovem, tão vulnerável diante de estratégias de comunicação da indústria de ali­mentos ultraprocessados”.
Cada fase possui apenas uma resposta correta. Você deve conquistar três estrelas para avançar para a próxima fase. Para jogar do seu computador, tablet ou celular, acesse www.consea.com.br/jogo
Fonte: Ascom/Consea



Casa Benguê Ngola Djanga Ria Lembaranganga. Em consonância com as leis 10.639/03 e 11.645/08. realiza aula Magna...













Resultado de imagem para relações etnicos raciais


CASA REAL DE ANGOLA NO ESTADO DO RN... ..... Casa Benguê Ngola Djanga Ria Lembaranganga. Em consonância com as leis 10.639/03 e 11.645/08. realiza aula  Magna... Sobre Africanidades e cultura Banto/Angola e raízes africanas em terras potiguares e no Brasil  e no mundo na faculdade Estacio de Sá...



Resultado de imagem para relações etnicos raciais 


Resultado de imagem para relações etnicos raciais









Resultado de imagem para relações etnicos raciais
Resultado de imagem para relações etnicos raciais







A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e sapatos

a Prof. Dra. Elaine Cristina e  Tata Ria Inkice Kassulupongo e Alesandro CBNDL...

Resultado de imagem para relações etnicos raciais



Alessandro Cbndl


Resultado de imagem para relações etnicos raciais



A imagem pode conter: 3 pessoas, área interna





Resultado de imagem para relações etnicos raciaisResultado de imagem para relações etnicos raciais

Tata Ria Inkice Kassulupongo 
 Agradecemos a Prof. Dra. Elaine Cristina, por ter indicado nossa Inzo (Casa) ao seus alunos do 4ª período de Pedagogia para que pudéssemos compartilhar a nossa cultura com seus alunos.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
 




















Resultado de imagem para relações etnicos raciaisResultado de imagem para relações etnicos raciaisResultado de imagem para relações etnicos raciaisResultado de imagem para relações etnicos raciaisResultado de imagem para relações etnicos raciais








A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Nosso Paó... Kokoana Tat*eto Kaviungo na casa Lembá... Como sempre Marca indelevel Kokoana marca cerimônia no RN - CASA REAL DE ANGOLA NO ESTADO DO RN...




Kokoana Tat*eto Kaviungo na casa Lembá... Como sempre Marca indelével Kokoana marca cerimônia no RN - CASA REAL DE ANGOLA NO ESTADO DO RN... Como sempre grande cerimênia de saúde e riqueza de dons da terra e colheita marcam aos presentes e a todo estado do RN ...Olubajé para Povos nagó e Ketu ....Ritual da Kokoana para Povos de etnia Angola/Banto em mais um anoa casa real de angola lembaranganga mais um axé e a riquesa do ritual angola a Grande Kokoana que marca o estado do RN em toda a sua ancestralidade e simplicisidade na enorme riquesa que e esta neste abassa de Angola..... Casa Benguê Ngola Djanga Ria Lembaranganga.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre


















Agradecemos aos irmãos Religiosos de Matriz Africana, Amigos e Simpatizantes da CBNDL, pela presença na Kokoana de Tat'eto Kaviungo realizada no dia 03/09/2017 ...Campinas - Extremoz - RN

Cerimonia ritualística que significa "Reunir, Dividir" e minimizar as doenças. Os próprios inkices cultuavam essa celebração em agradecimento a kaviungo, pela colheita e por semear com fartura tudo que foi plantado e colhido durante o ano.


A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre
Tata Ria Inkice Kassulupongo...


Nenhum texto alternativo automático disponível.



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre


Tata Ria Inkice Kassulupongo


















A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé



A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé












Bandeira de Tat´eto KItembu na CBNDL!! — em Casa Benguê Ngola Djanga Ria Lembaranganga....

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé






A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas dançando e pessoas em pé



A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé


A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé





Isaque Angola
Q venha muitos e muitos anos de confirma do nesta casa q eu entrei uma criança e hoje sou um home feito e di qualidade e caráter E O MEU MIOR ORGULHO TODO E SER FILHO DE SE PAI Q SI CHAMA Tata Ria Inkice Kassulupongo E AFILHADO IO FILHO TAMBEM DESA GUERREIRA Iolanda Queiros ZAMBI N QUATESA MEU PAI POR TUDO AROE MEU PAI KAVUMGO MUKUIU PRA QEM E DE MUKUIU MUTUBA PRA QEM E DE MUTUBA E MEU COLOFE PRA QEM E DE COLOFE E ABENCA PRA QEM E DE BÊNÇÃO A TOTO MEU PAI...



A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé e casamento


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé





A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé




A imagem pode conter: 2 pessoas, casamento






A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé





A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna




A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé




A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e casamento


A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e casamento



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e casamento



A imagem pode conter: 2 pessoas, casamento



A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé, casamento, árvore e atividades ao ar livre






















MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN