PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Quem é de AxÉ, diz que é Iyá Temi Luciene de Oyá - "Este relato fora feito e certificado pelos pesquisadores da universidade federal do RN - departamento de antropologia da UFRN"...

Quem é de AxÉ, diz que é

Quem é de AxÉ, diz que é

Francisca Luciene da Silva

Iyá Temi Luciene de Oyá, é natural do município de João Câmara, local onde viveu até a idade adulta. Aos doze anos de idade, “seguiu o rumo do vento, ouvindo o som dos tambores” e chegou a uma casa de umbanda, dirigida por dona Raimunda Francisca, Bibi, como é conhecida naquela cidade, por lá ficando cerca de dez anos. Iyá Luciene vinha de uma família onde o pai era espírita, com pessoas umbandista na família e, pelo lado materno, uma orientação extremamente católica. Como gosta de destacar, no princípio não foi fácil, mas o acolhimento recebido na casa de Bibi e a resposta positiva para sua saúde, fez com que a família entendesse seu caminho.
Com o tempo, casou, formou família e veio morar em Natal. Na cidade conheceu e passou a frequentar o centro de Zé Maria de Oyá, no bairro do Golandim, em São Gonçalo do Amarante, na grande Natal. A iniciação, na nação jeje, foi com Oyá Tougun e a renovação na mestria foi para a mestra Maria da Virada e Mineiro Velho.
Em 1998 fundou sua própria casa, o Ilè Asé Ogbéòtògundá, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona norte da cidade de Natal, na qual além de desenvolver suas funções religiosas, realiza ações sociais com atendimento a população da comunidade.
Nos ultimos anos tem participado ativamente dos movimentos sociais, em especial àqueles voltados para as questões religiosas e étnicas. Foi uma das fundadoras do Fórum de Religiosos de Matriz Africana do estado do RN, do qual participa, como também integra o Fórum de Educação para a diversidade étnica- racial do RN e a Comissão de terreiros de umbanda e candomblé do RN. Diretora de projetos da Rede Mandakaru RN e Yalorixá dirigente do Centro de Educação, Cultura e Sustentabilidade Ojôloyá, uma das ações do seu Asé. 

"Este relato fora feito e certificado pelos pesquisadores da universidade federal do RN - departamento de antropologia da UFRN"...

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN