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quinta-feira, 9 de maio de 2013

Os livros: Racismo Institucional uma abordagem teórica e Guia de Enfrentamento do Racismo Institucional

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capa-do-livro-azul-FRENTE
Guia de Enfrentamento do Racismo Institucional
Seu objetivo é o de oferecer novos elementos para a construção de diagnósticos, planos de ação e indicadores que permitam o enfrentamento do Racismo Institucional e de contribuir para a criação de um ambiente favorável à formulação e implementação de políticas públicas, buscando equalizar o acesso a seus benefícios.
capa-do-livro-vermelha
Racismo Institucional uma abordagem teórica
O texto apresentado visa oferecer novos elementos que ampliem a visão do marco conceitual sobre Racismo Institucional, que permitam incidir na formulação e monitorar a implementação de políticas públicas nas áreas de Seguridade Social e Trabalho, com especial enfoque para a mulher negra, promovendo o reconhecimento do racismo institucional como violação dos direitos da população negra.


Guia de enfrentamento ao racismo institucional1.42 MB09/05/2013 00:00:00Download Details View 
Racismo Institucional uma abordagem conceitual2.71 MB09/05/2013 00:00:00Download Details View 

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mais uma vitoria fomos aprovados no curso de aperfeiçoaento da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CEAD Educação e Direitos Humanos: formação docente e discente numa perspectiva cidadã







UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – CEAD
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO - FAED
NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIRO – NEAB



2013/1 CEAD Educação e Direitos Humanos: formação docente e discente numa perspectiva cidadã







Este GT objetiva reunir pesquisadores(as) vinculados(as) com a área de “Estudos Africanos e da Diáspora”. Nesse sentido, as abordagens referem-se a temas, regiões e períodos diversificados relativos as histórias e culturas do continente africano, as experiências das populações de origem africana na diáspora, bem como as experiências de ensino sobre História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em todos os níveis de ensino.
 O estabelecimento da Lei 10.639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana implicou na demanda de várias ações: implantação de disciplinas de História África nas instituições de ensino superior, formação continuada de professores(as) na temática de África e diásporas africanas, reflexão sobre os conteúdos e práticas pedagógicas nas escolas e a necessidade de desenvolvimento de pesquisas históricas sobre o continente africano e suas populações, bem como sobre as experiências e vivências de africanos e afrodescendentes na diáspora. Este GT tem por objetivo servir como um espaço de discussão e intercâmbio de ideias e ações que têm sido realizadas acerca dessas questões.




Educação e Direitos Humanos: Formação docente e discente numa perspectiva cidadã
Esta ação de extensão está voltada ao eixo Educação e Direitos Humanos, com a proposta de formação continuada docente, discente e da comunidade escolar em geral, contemplando discussões conceituais e políticas que busquem a construção de uma cidadania de direitos e deveres. Processos de formação continuada envolvendo profissionais da educação básica acontecem com certa freqüência, no entanto, envolver a comunidade escolar e alunos de EJA das redes públicas de ensino não é uma prática comum. A proposta em questão contempla estes segmentos por considerá-los imprescindíveis quando se remete a Educação, Direitos Humanos e Cidadania.
Bolsista responsável: Maria Gerlane Santos de Jesus
Coordenadora: Profª. Vera Márcia Marques Santos



Mandato: o NEAB é um núcleo temático, instituído com a finalidade de auxiliar a UDESC, através das atividades de pesquisa, ensino e extensão, a formular e executar políticas de promoção de igualdade, de valorização da diversidade etnicorracial e promoção e desenvolvimento das populações de origem africana em Santa Catarina.

Missão: produzir e disseminar conhecimento através de ensino, pesquisa e extensão, sobre diversidade, em particular nas questões etnicorraciais, de gênero e de sexualidade, objetivando combater as desigualdades. 

Visão: constituir-se como um instituto da UDESC com autonomia de gestão administrativa e financeira.





2 PROGRAMA DIVERSIDADE ÉTNICA NA EDUCAÇÃO
O Programa Diversidade Étnica na Educação destaca-se como construção de uma possibilidade concreta para o desenvolvimento de ações voltadas para a valorização da população afrodescendente no estado de Santa Catarina e para a produção, a transmissão e a apropriação de campos do conhecimento, em especial, das ciências sociais, humanas e políticas que questionem o tema da diversidade, sobretudo a étnicorracial, de gênero e da sexualidade. Para esta etapa os projetos vinculados a este programa preveem a elaboração de materiais didáticos e a oferta de cursos de formação de professores(as) na modalidade a distância.
Coordenadora: Profª. Cláudia Mortari Malavota











1 PROGRAMA MEMORIAL ANTONIETA DE BARROS
O Programa Memorial Antonieta de Barros é uma ação de extensão de abrangência nacional, interinstitucional, intercentros, tem por objetivo o combate ao racismo e a promoção da igualdade e da diversidade etnicorracial através de ações que auxiliem na implementação da Lei Federal 10.639/03 e das Diretrizes Nacionais de Educação para as Relações Etnicorraciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. É desenvolvido em parceria com agências governamentais, instituições federais, estaduais e municipais da rede oficial de ensino. Tem como público alvo educadores(as), alunos(as), gestores(as) públicos, acadêmicos(as) de licenciaturas e pesquisadores da área de História e Educação.
Coordenador: Prof. Paulino de Jesus Francisco Cardoso

Matriz africana educação e ética Valores afro brasileiros na educação

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