PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

COMISSÃO INTERSETORIAL EM SAÚDE DO TRABALHADOR RN


CEREST Natal

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Secretaria Adjunta de Atenção Integral à Saúde
Departamento de Vigilância à Saúde
Distrito Sanitário Leste
CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR
CEREST REGIONAL DE NATAL/RN

CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL

Cadastro Nacional do Estabelecimento de Saúde (CNES)3617327
Portaria de Habilitação pela RENAST455GS/MS, de 27 de agosto de 2004.
EndereçoSITUADO NA AME DE BRASILIA TEIMOSA - BRASILIA TEIMOSA - LINHAS DE ONIBUS 36, 43, 85
ContatosFones: 3232-4958 / 3232-3131.  E-mail:cerestnatalrn@yahoo.com.br.
Municípios de abrangênciaNatal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Extremoz.
Coordenação
Equipe Técnica
Administradora - Lígia Maria de Farias Alves Gomes.
03 Médicos (01 medicina do trabalho, 01 clínico geral e 01  acupuntura), 01 Enfermeira, 01 Técnica de segurança, 02 Fisioterapeutas , 02 Auxiliares de Enfermagem, 03 Auxliar Administrativos.
Serviços Assistenciais OferecidosMedicina do Trabalho, Clínica Geral, Enfermagem, Acupuntura e Fisioterapia.
Demais serviçosVigilância Epidemiológica Promoção em Saúde do Trabalhador Interinstitucionalidade Capacitação dos profissionais do CEREST e da rede de serviços (Atenção Básica, Média e Alta complexidade).

Atendimento Regionais

Locais de Atendimento dos CEREST regionais


COMISSÃO INTERSETORIAL EM SAÚDE DO TRABALHADOR

      O Controle Social da Saúde do Trabalhador é exercido pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador – CIST, na condição de Câmara Técnica responsável pelo assessoramento do Conselho Estadual de Saúde – CES. A CIST está prevista na Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990.
      As comissões intersetoriais foram criadas com a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a saúde, cuja execução envolva áreas não compreendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde-SUS.
      A CIST RN, instituída através da Portaria 299/05/GS, é formada por representação de setores e instituições que têm interface com a saúde do trabalhador, tais como:  Centro Estadual de Referência de Saúde do Trabalhador – CEREST;  Central Única dos Trabalhadores – CUT; Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil/RN - CTB/RN; Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria/RN - CNTI/RN; FTI/NEST/RN; Instituto Nacional de Seguridade Social/RN - INSS/RN; PREVDORT; Sindicato das Costureiras/ RN; Sindicato dos Calçados/RN - SINTICALÇADOS/RN; STI – Graf. Editores/RN; Sindicato dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Norte - SINTEC/RN; STI – Couro/RN; Universidade Potiguar – UNP; SINSEMAC; Serviço Social da Indústria – SESI/RN; ASPRORN; SINDIPETRO/RN; SINDPD.

PREFEITO DE NATAL E SUAS PROMESSAS AGORA E SO FISCALIZA NATAL...


Eleito em segundo turno, o candidato da coligação União por Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT),  administrará a capital do Rio Grande do Norte, cidade com 803.739 habitantes (Censo 2010), nos próximos quatro anos. O futuro prefeito vai administrar um orçamento da ordem de R$ 2,180 bilhões - conforme mensagem da Lei Orçamentaria Anual (LOA) encaminhada pela prefeita Micarla de Sousa à Câmara Municipal de Natal, e que será aprovada até o final da atual legislatura municipal. 
Júnior SantosA partir de janeiro do próximo ano, a administração da cidade do Natal estará sob a responsabilidade do prefeito eleito, Carlos Eduardo (PDT), que apresentou propostas para os principais problemas da cidadeA partir de janeiro do próximo ano, a administração da cidade do Natal estará sob a responsabilidade do prefeito eleito, Carlos Eduardo (PDT), que apresentou propostas para os principais problemas da cidade

Em sua plataforma de governo, apresentada durante a campanha eleitoral, o pedetista apresentou cinco eixos de atuação: Desenvolvimento Humano e Cidadania; Desenvolvimento Sócio Espacial; Desenvolvimento Econômico Sustentável; Gestão Democrática da Cidade e Desenvolvimento Regional. E anunciou que vai implantar uma força tarefa tão logo assuma o poder, em 1º de janeiro, para recuperar os serviços essenciais da cidade em 200 dias.

Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, ainda no mês de agosto, o então prefeitável antecipou quais serão as ações que irá implementar em cinco áreas essenciais: limpeza pública; transporte e mobilidade urbana; educação; saúde e no funcionalismo público. Nesta edição, a TN reúne as propostas que à época foram anunciadas pelo pedetista.

Limpeza pública

É bom que se diga que Natal era assim, um prato limpo. Uma cidade limpa, muito elogiada pelos turistas do Brasil e do mundo que nos visitava. Hoje, Natal está um caos. Natal está suja. A Urbana completamente desorganizada administrativamente. Nós vamos recuperar a Urbana e colocar pessoas com o perfil para o exercício da função. Nós vamos diminuir cargos comissionados na Urbana, revisar todos os contratos  terceirizados e vamos recuperar a limpeza de Natal. Quando fizemos o aterro sanitário; quando começamos a coleta seletiva e deixamos 56% da população de Natal atendida foi um grande avanço. Eram 18 caminhões trabalhando, de manhã, à tarde e à noite, e eliminamos o lixão de Natal. Foi a última capital do Brasil a eliminar o lixão encravado na área urbana, exatamente em nossa gestão. Hoje, a coleta seletiva está reduzida a 12%, segundo informações da Prefeitura, e eu acho que a gente regrediu. Houve um retrocesso. A cidade está suja e vamos recuperar isso, porque é uma questão de saúde pública.

Transporte e mobilidade

No transporte é notório que estmos com problemas e temos como resolver isso. Temos como resolver através de túneis, de viadutos, com o BRT, com a faixa exclusiva de ônibus. Temos também o projeto do binário, que é extremamente importante. Nós pensamos em fazer, nas horas de engarrafamento, principalmente, de manhã e mais pra o final da tarde e início da noite, que as avenidas Hermes da Fonseca e  Prudente de Morais sejam mão única, em sentidos contrários. Os técnicos de nossa campanha estão estudando isso para saber com precisão qual a melhor maneira de executar esse binário. Tem também o Pro-transporte, da zona norte, que precisa ser resgatado, porque é um projeto que vai reestruturar a mobilidade urbana, toda essa área de trânsito e transporte na zona norte de nossa cidade, que é tão problemática. Então temos esses projetos e tenho toda a certeza de que vamos poder dar uma contribuição grande para fazer com que esse trânsito de nossa cidade não cause tantos transtornos e atrasos na vida das pessoas, como causa hoje.  

Educação

Na educação, primeiro a gente tem que recuperar as escolas atuais que estão deterioradas. Precisamos reestruturar essas escolas e universalizar essas matrículas. Temos hoje, mais de 4 mil crianças sem vagas. Precisamos construir mais centros de educação infantil, como escolas de ensino fundamental. Temos que fazer com que essa proposta da escola de tempo integral, que é muito do nosso partido, cresça em nossa cidade. Vamos efetivamente levar a efeito essa proposta. Depois, teremos a iniciativa de fazer a valorização salarial e profissional dos educadores. Depois, a gente tem que dar autonomia às escolas. Elas perderam essa autonomia e, por isso, estão muito prejudicadas. Vamos retomar essa autonomia, através da descentralização orçamentária, dando condições para que a escola seja gerida pelo diretor, pela diretora e pelo conselho da escola. Dessa forma acredito que daremos condições de melhorar sobremaneira a educação em nossa cidade.

Saúde

Nós vamos fazer o primeiro hospital de Natal para o atendimento de casos classificados como baixa e média complexidade. Nós vamos reequipar as unidades de saúde, comprar os remédios que faltam e colocar todas as unidades, de novo, para funcionar. Além disso, vamos fazer as UPAs, mas as UPAs de Nossa Senhora da Apresentação e do Planalto, que não foram feitas, e colocar para funcionar a UPA da Cidade Esperança. E vale dizer uma coisa importante: nós não vamos terceirizar os serviços de recursos humanos nessas UPAs e nos AMEs. Nós vamos fazer concurso público, para que quem vá fazer a gestão e a assistência de saúde seja profissional concursado e contratado pela Prefeitura. E vamos ampliar o Programa de Saúde da Família, que na nossa gestão alcançava 52% da cidade e hoje regrediu para 12%, 13%. A gente precisa voltar a trabalhar essa área, reestruturar os PSFs, para que possam atender 100% da nossa população. Além disso, vamos fazer mais quatro AMEs para que a gente possa ter o atendimento básico bem feito para a nossa população. 

Funcionalismo público

No funcionalismo, nós vamos cumprir o Plano de Cargos, Carreira e Salários. Vamos fazer concursos para que o funcionalismo seja composto, cada vez mais, daquele funcionário concursado e contratado, e diminuir também os cargos comissionados para que os servidores efetivos tenham mais condição de participar, como devem, da administração. Nós vamos fazer a escola pública, onde a gente vai fazer cursos de aprimoramento e aperfeiçoamento, para que o funcionalismo tenha sempre condições de estar estudando e melhorando a sua condição de funcionário da Prefeitura de Natal, e para que ele tenha sempre a perspectiva de crescer. Essa escola é muito importante. E vamos também manter o que tínhamos antes, uma mesa de negociação, onde a gente possa sempre estar discutindo as questões, tanto da qualidade do serviço público, quanto das questões salariais que envolvem os servidores.


O Plenário do Conselho Nacional de Saúde, considerando o disposto do Art. 1º da Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, e o Art. 2º do seu Regimento Interno, em suas reuniões ordinárias dos dias 26 de julho e 31 de outubro de 1991, no uso de suas competências e considerando as determinações dos artigos 12 e 13 da Lei nº 8.080/90; RESOLUÇÃO Nº 011, DE 31 DE OUTUBRO DE 1991









Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador - CIST

Segundo a Lei nº 8.080/90, art.6,§3.º, entende-se por saúde do trabalhador um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador - CIST está prevista na Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, tendo como atribuições: Elaboração de Normas Técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador (art.15, VI); Participar da formulação e na implementação das políticas relativas às condições e aos ambientes de trabalho (art.16,II,d); Participar da definição de normas, critérios e padrões para o controle das condições e dos ambientes de trabalho (art.16,V).
A CIST foi instituída pela Resolução CNS nº 011, de 31 de outubro de 1991. Posteriormente, houve a reestruturação em sua composição por meio da Resolução CNS nº 185, de 08 de maio de 1996, e da Resolução CNS nº 296, de 02 de setembro de 1999. Atualmente, a sua composição está definida na Resolução CNS nº 387, de 14 de junho de 2007. São 17 membros titulares e seus respectivos suplentes, mais o coordenador e coordenador-adjunto, que são conselheiros nacionais. Esta composição inclui a articulação intersetorial necessária para o acompanhamento das ações em Saúde do Trabalhador.

A CIST tem como objetivo assessorar o Conselho Nacional de Saúde – CNS no acompanhamento dos temas relativos à saúde do trabalhador.
Anualmente, apresenta ao CNS o plano de trabalho e o calendário de reuniões, com base no planejamento do CNS, nas propostas das Conferências Nacionais de Saúde, nas Conferências Nacionais de Saúde do Trabalhador e na Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador.

Agenda de reuniões(A definir)

Telefones: (61) 3315-2150/3315-2151. Fax (61) 3315-2414/3315-2472
Assessoria Técnica: Vivian Gondim

CIST
Plano de Trabalho
 Composição 2010
  
img
Resoluções
 Resolução n.º 011/91
 Resolução n.º 185/96
 Resolução n.º 296/99
 Resolução n.º 387/07
 
   


Assessoria de Comunicação do CNS

Já está a disposição o nome dos livros selecionados pelo PNBE para 2013.

 
Já está a disposição o nome dos livros selecionados pelo PNBE para 2013.
 
 
 
 

O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), desenvolvido desde 1997, tem o objetivo de promover o acesso à cultura e o incentivo à leitura nos alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência. O atendimento é feito em anos alternados: em um ano são contempladas as escolas de educação infantil, de ensino fundamental (anos iniciais) e de educação de jovens e adultos. Já no ano seguinte são atendidas as escolas de ensino fundamental (anos finais) e de ensino médio. Hoje, o programa atende de forma universal e gratuita todas as escolas públicas de educação básica cadastradas no Censo Escolar.  

A apropriação e o domínio do código escrito contribuem significativamente para o desenvolvimento de competências e habilidades importantes para que os educandos e educadores possam transitar com autonomia pela cultura letrada.  O investimento contínuo na avaliação e distribuição de obras de literatura tem por objetivo fornecer aos estudantes e seus professores material de leitura variado para promover tanto a leitura literária, como fonte de fruição e reelaboração da realidade, quanto a leitura como instrumento de ampliação de conhecimentos, em especial o aprimoramento das práticas educativas entre os professores. 

O programa divide-se em três ações: avaliação e distribuição de obras literárias, cujos acervos literários são compostos por textos em prosa (novelas, contos, crônica, memórias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de história em quadrinhos; o PNBE Periódicos, que avalia e distribui periódicos de conteúdo didático e metodológico para as escolas da educação infantil, ensino fundamental e médio e o PNBE do Professor, que tem por objetivo  apoiar  a prática pedagógica dos professores da educação básica e também da Educação de Jovens e Adultos por meio da avaliação e distribuição de obras de cunho teórico e metodológico. 

Com o intuito de auxiliar alunos e professores em relação à Reforma Ortográfica, o MEC distribuiu, no ano de 2010,  204.220 exemplares do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), desenvolvido pela Academia Brasileira de Letras, beneficiando 137.968 escolas.

reunião do Pleno da UFCG a adesão à EBSERH foi rejeitada por 37 votos a 05! - privataria do sus na de campina grande e negada...


Olá POVO!

Venho trazer boas notícias!

Acabo de falar com a companheira Sandra (do Fórum em Defesa do SUS de campina Grande) e ela me confirmou a notícia de que hoje, na reunião do Pleno da UFCG a adesão à EBSERH foi rejeitada por 37 votos a 05!

Uma importante vitória contra a privatização do SUS!

Não há como não reconhecer a importância que foi a organização do fórum em Campina Grande, para dar voz a essa defesa do SUS!

Parabéns às companheiras e aos companheiros.

Essa vitória é deles, é nossa, é do POVO!

 
Há Braços de Luta
Sedru Cavalcanti

NATAL CONFIRMA FAVORITISMO DE CARLOS EDUARDO - ROGAMOS PARA QUE NATAL VOLTE A SER SIMPLESMENTE NATAL TODOS OS DIAS... APESAR DOS DESCRETIDO DE MUITOS ELEITORES RESSABIADOS COM ULTIMA GESTAO ONDE BORBOLETA VIROU LARGATA...

CORRIDA AGORA E FISIOLOGISMOS MARCARAM CEANRIO POLITICO ATE AS PROXIMAS  ELEIÇÕES... ESPERAMOS O VIRA CASACAS EM BREVE...


Prefeito

  • Foto de Carlos Eduardo
    58,31%
    VOTOS 214.687

    Carlos Eduardo

    PDT
  • Foto de Hermano Moraes
    41,69%
    VOTOS 153.522

    Hermano Moraes

    PMDB
  • BRANCOS3,71% (15.749)
  • NULOS9,46% (40.135)
  • VOTOS VÁLIDOS86,82% (368.209)

Resultado do 1º turno

7 de Outubro

Candidatos que foram para o 2º turno
  • Foto de Carlos EduardoCarlos EduardoPDT40,42%153.464 VOTOS
  • Foto de Hermano MoraesHermano MoraesPMDB23,01%87.380 VOTOS
  • BRANCOS4,42% (19.015)
  • NULOS7,28% (31.308)
  • VOTOS VÁLIDOS88,30% (379.672)
Vereadores eleitosNúmero de votos
Professora Amanda Gurgel PSTU32.819(9,23%)
Rafael Motta PP9.460(2,66%)
Chagas Catarino PP8.063(2,27%)
Albert Dickson Oftalmologista PP7.344(2,07%)
Luiz Almir PV6.894(1,94%)
Ubaldo Fernandes PMDB6.803(1,91%)
Adão Eridan PR6.227(1,75%)
Jacó Jácome PMN5.942(1,67%)
Julia Arruda PSB5.930(1,67%)
Bertone Marinho PMDB5.830(1,64%)
Aquino Neto PV5.435(1,53%)
Dagô DEM5.380(1,51%)
Bispo Francisco de Assis PSB5.171(1,45%)
Edivan Martins PV5.025(1,41%)
Dr. Franklin Capistrano PSB5.008(1,41%)
Felipe Alves PMDB4.997(1,41%)
Aroldo Alves PSDB4.876(1,37%)
Dickson Nasser Junior PSDB4.804(1,35%)
Ary Gomes PP4.723(1,33%)
Paulinho Freire PP4.600(1,29%)
Julio Protasio PSB4.527(1,27%)
Mauricio Gurgel PHS4.188(1,18%)
Cláudio Porpino PSB3.508(0,99%)
Fernando Lucena PT3.278(0,92%)
Hugo Manso PT2.234(0,63%)
Professora Eleika PSDC2.210(0,62%)
Eudiane Macedo PHS2.078(0,58%)
Sandro Pimentel PSOL1.398(0,39%)
Marcos do Psol PSOL717(0,20%)
  • BRANCOS20.405 (4,75%)
  • NULOS54.193 (12,60%)
  • VOTOS VÁLIDOS(nominais + legenda)355.397 (82,65%)
Fonte: TSE (Tribunal Superior Eleitoral

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN