PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Editora disponibiliza, gratuitamente, livro sobre rebeliões insurgentes na Bahia...

https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/199/1/O%20Tutu%20da%20Bahia.pdf

Editora disponibiliza, gratuitamente, livro sobre rebeliões insurgentes na Bahia

Pode um sonho verdadeiro sumir da face da terra sem deixar vestígio? então o que foi feito dos sonhos e ideias libertárias da velha Bahia após a derrota da sabinada, no dia 16 de março de 1838? e, a partir daí, pelas próximas décadas, teríamos mesmo um período de pura conformidade, como pensou a historiografia tradicional? eis, em síntese, os questionamentos iniciais, as perguntas básicas de pesquisa que deram origem a este surpreendente O tutu da Bahia; transição conservadora e formação da nação, 1838-1850, do historiador Dilton Oliveira de Araújo.
O livro aborda o medo das insurreições escravas, sobretudo africanas, foi algo que fez emergir o “tutu” em alguns escritos políticos de jornais do século XIX  e teve origem na tese de doutorado desenvolvida junto ao programa de Pós-Graduação em história da Universidade Federal da Bahia, cuja defesa aconteceu em 2006.
A pesquisa foi realizada no arquivo Público do estado da Bahia, no instituto Geográfico e histórico da Bahia, no instituto histórico e Geográfico Brasileiro, na Biblioteca nacional, no arquivo nacional e em bibliotecas diversas, especialmente na Biblioteca da Faculdade de Filosofia e ciências humanas da UFBa, locais onde contei com a colaboração e bons serviços dos funcionários, aos quais agradeço nesta oportunidade.
A editora Edufba disponibilzou o link para download através do link: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/199/1/O%20Tutu%20da%20Bahia.pdf

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!
Ocorreu um erro neste gadget

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN