PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

sábado, 25 de agosto de 2012

Lixo da cidade ainda não tem destino correto - COLETA SELETIVA E VIABILIDADE E ECONOMIA...


Lixo: um aterro sanitário para quase 1 milhão de habitantes

Mais de 50 empresas de Natal depositam o lixo clandestinamente


Apenas 1,5% do lixo produzido em Natal é separado para a reciclagem

Somente Natal produz diariamente 687 toneladas de resíduos sólidos. Desse total, 677 toneladas vão para o aterro de Ceará-Mirim e 10 t são separadas para a reciclagem.


Cada empresa gera, no mínimo, 200 quilos ou 500 litros de lixo diariamente.

Urbana afirma que o local recebe lixo de Ceará Mirim, Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo e Ilmo Marinho.


É crescente o número de pontos irregulares de lixo, afirmam os natalenses. A Zona Norte, há dois anos, concentrava a maioria deles, segundo levantamento da Urbana. O tempo passou e a constatação é a mesma. 

"Há lixo por toda parte. Se olhar, você vai ver", afirma seu Gessi Vicente de Lira, 75 anos, morador do bairro Potengi. Ele não é o único a pensar dessa forma. 

Também aposentado, Vicente Cícero, 74 anos, do conjunto Santa Catarina, compartilha da mesma sensação. "Para onde correr o olhar, vai ter lixo". 

A equipe de reportagem percorreu várias ruas e se deparou com  pontos irregulares em todas as zonas. Alguns deles localizados próximo a escolas, poços da Caern e até hospitais. 

"Antes, a caçamba passava. Agora não está passando mais. A gente vai queimar o lixo na próxima semana. Não tem outra alternativa", afirma Everaldo Lino, 45 anos, comerciante.

A equipe de reportagem tentou entrar em contato com o titular da Urbana, João Bastos, mas o celular permaneceu desligado. 



O Aterro Sanitário é uma obra de engenharia, que atende a todas as normas ambientais, por este motivo considerada uma das formas mais adequadas para dar destinação final aos resíduos sólidos urbanos ou lixo domiciliar.

Os principais problemas característicos do depósito indiscriminado do lixo, a céu aberto, como mau cheiro, presença de animais e aves, como o urubu, de ratos e insetos e a contaminação das águas subterrâneas, não estão presentes em um Aterro Sanitário, uma vez que o seu projeto prevê a impermeabilização do solo com uma manta de polietileno de alta densidade, o que impede que o líquido originado da decomposição do lixo atinja o lençol freático; o recobrimento diário do lixo com uma camada de areia para evitar que animais, aves e vetores utilizem esse lixo como alimento e o tratamento do biogás exalado, que provoca o mau cheiro, fazendo com que o lixo doméstico seja depositado de forma a não agredir o meio ambiente.

Além dos benefícios ecológicos um Aterro Sanitário oferece benefícios sociais uma vez que não comporta a presença de catadores e de crianças que atualmente subexistem dos lixões.

FACHADA BONITA ESCONDE DESVELO ESCANDALOS E MUITO DINHEIRO PUBLICO LITERALMENTE NO LIXO... VIDA UTIL JA ESTA NO FIM....

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!
Ocorreu um erro neste gadget

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN