Saúde
Angola conta com 30 mil enfermeiros -Ladislau Guilherme
Angola conta com 30 mil enfermeiros -Ladislau Guilherme
Angop | |
Director de enfermagem do Hospital Josina Machel, Ladislau Guilherme | |
Luanda – O
director de enfermagem do Hospital Josina Machel, Ladislau Guilherme,
informou hoje, em Luanda, que o país conta actualmente com 30 mil
enfermeiros, contra os 100 existentes em 1977 no pós- independência.
O
responsável, que falava no âmbito das II Jornadas Científicas de
Enfermagem iniciadas hoje, apesar de reconhecer não ser ainda um número
suficiente, disse que o dado pressupõe evolução no sector referente
tanto pela quantidade como pela qualidade dos serviços.
Ladislau
Guilherme informou ainda que os enfermeiros de nível médio representam a
maioria, sendo cerca de 20 mil, existindo um número considerável de
técnicos licenciados no ramo.
Questionado
sobre a humanização do atendimento dos profissionais da saúde, frisou
que esta radica na dedicação, postura e na qualidade do serviço
prestado.
“A saúde é uma arte do bem, por isso quem não age assim deve responder no tribunal ou mesmo ser retirado do circuito”, reforçou.
Para o especialista, a humanização e a ética são um binómio inseparável, pois as duas representam o bem.
Segundo
o director, a facilidade que os técnicos têm de poder aumentar o nível
de conhecimento, habilidade e competência para que com isso se possam
sentir íntegros e plenos com perfil que permita responder cabalmente as
suas actividades, representa um dos grandes incentivos para os técnicos
do sector.
As II Jornadas
Científicas de Enfermagem, com término previsto para o dia 14 do
corrente mês, estão a ser realizadas no âmbito da melhoria dos serviços e
da humanização do sector em resposta ao apelo do Executivo.
Sob
o lema “A enfermagem e a humanização dos cuidados prestados” tem como
objectivo mudar a actuação e postura dos profissionais mediante
aplicação de boas práticas, reduzir o índice de mortalidade a nível do
hospital, desenvolver o espírito de equipa entre os profissionais bem
como reduzir o índice de insatisfação e de reclamação dos utentes.
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