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quarta-feira, 9 de abril de 2014

A “Síntese da coleção história geral da África” está publicada em dois volumes e pretende fornecer subsídios para pesquisadores e estudantes, bem como para a prática pedagógica de professores responsáveis pela educação básica, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos em relação à história e a cultura africana.

No âmbito do Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas,criado em resposta à promulgação da Lei n° 10.639 de 2003, que determina a inclusão de conteúdos sobre a história da cultura afro-brasileira e africana na educação básica nos sistemas de ensino no Brasil, estão sendo lançados, em 21 de março de 2014, dois materiais pedagógicos: a “Síntese da coleção História Geral da África” e o livro “História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil”.
A “Síntese da coleção história geral da África” está publicada em dois volumes e pretende fornecer subsídios para pesquisadores e estudantes, bem como para a prática pedagógica de professores responsáveis pela educação básica, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos em relação à história e a cultura africana. O volume 1, dividido em quatro capítulos, contém, de forma criteriosa, o resumo dos temas publicados nos quatro primeiros volumes da edição completa da coleção História Geral da África, abordando os períodos desde a pré-história até o século XVI. O volume 2 aborda os temas tratados nos quatro últimos volumes da edição completa da coleção, abrangendo desde o século XVI até o século XX. Baixe a coleção em formato PDF aqui.)
O livro “História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil”, por meio de projetos pedagógicos, disponibilizará tanto para os professores responsáveis e compromissados com a educação da primeira infância quanto para os interessados de modo geral, conteúdos sólidos para a formação e o conhecimento sobre a riqueza, as diferenças e a diversidade da história e da cultura africana e suas influências na história e na cultura do povo brasileiro, contribuindo, também, para a o desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras da igualdade étnico-racial.
Via UNESCO

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