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Onde começa o Nagô, na Nigéria, é o centro da criação da cultura Nagô-Yorubá. Em Ile-Ifé, cultua-se Oduduwá, fundador da cultura dos povos iorubás, como Obatalá Deus, que criou o homem. Na cidade de Oyo está Xangô, que é rei em sua dinastia, deus do fogo e do trovão. O primeiro rei de Oyo foi Oranyan, pai de Xangô. Em Ire reina Ogum, deus do ferro, das guerras, que invadiu e dominou a cidade, se tornando rei, com o nome Ogum Onire. Em Obeokutá nasceu Yemanjá; em Ira-Enrilé nasceu Oyá. De Ilesa, temos uma grande herança: o cultua Logun-Edé. De Ikija surgiu Oxossi, que veio a ser primeiro rei de Ketu, cidade que foi dominada e destruída, depois de anexada ao Daomé, República Popular do Benin. A nossa idolatrada Oxum tem seu culto em Osogbó; em Oboto, Akpara, Ipetu, Igimu, Oxalá, em sua peregrinação, saindo de Ifé, tomou vários nomes diferentes, tornando-se assim rei em diferentes lugares. Em ejigbó tem o nome de Oxaguiã; em Ifon, Orixá olufon. os negros que desembarcaram aqui no Brasil vieram de diversas etnias, que se misturaram num todo como se fosse uma só tribo, sendo a Bahia o porto conseguiam manter seus hábitos, sendo assim distribuídos da seguinte forma: Oxalá na Bahia, que se assemelha com Ifé; Xangô no Recife, que se assemelha com Oyô, com uma diferença,que em suas terras muitos deles eram reis, enquanto aqui tinham que trabalhar em trabalhos forçados, em grandes áreas de terra, chamadas de roças, derivando daí os terreiros da Bahia, onde são conhecido pelo nome de roças, ou Ilê-Orixá (casa do Orixá). Orixá (Axobô) Yá Mssé (mãe de Xangô, paté de Oxum) na África, Ibiri (insigna de Nanã), Maruô, vestimenta de Ogum, feito da folha do dendê, usada em dias de festas no candomblé antigos, eram penduradas nas janelas para afastar os Eguns (Yálosa) dona da lagoa do Abaeté. Exu, irmão muito ligado a Ogum, por esse motivo Ogum também recebe oferendas nas estradas. Conta a lenda que cada Orixá tem seu lugar preferido, onde os homens podem sentir sua presença. Oranyã, Aganju e Xangô (o quarto rei coroado em Oyô) em Yfé, reino de Oxalá, após entrar num sono profundo, Oduduwá passou a sua frente e fundou o reino de Yorubá.
Where to get Nago, Nigeria is the center of the creation of culture-Nago Yorubaland. In Ile-Ife, worships is Oduduwa, founder of the culture of the Yoruba people, as Obatala God who created man. In the city of Oyo is Shango, who is king in his dynasty, the god of fire and thunder. The first king of Oyo Oranyan was the father of Xango. Ire reigns in Ogun, god of iron, of war, who invaded and dominated the city, becoming king, named Ogun Onir. In Obeokutá born Yemanjá; Enrile was born in Ira-Oya. From Ilesa, we have a great heritage: the worships Logun-Ede. From Ikija Oxossi emerged, which became the first king of Ketu, a city that was dominated and destroyed, once attached to Dahomey, the Republic of Benin. Our beloved Oshun has his cult in Osogbo; in Obote, Akpara, Ipetu, Igimu, I hope, in his pilgrimage, leaving Ife, took several different names, thereby becoming king in different places. In Ejigbo is named Oxaguiã; at iFone, Orisha olufon. blacks who landed here in Brazil came from different ethnic groups, which were mixed into a whole as if it were a single tribe, and the Bahia port could maintain their habits, being distributed as follows: Hopefully in Bahia, which resembles Ife; Xango in Recife, which resembles Oyo, with a difference, that their lands many of them were kings, while here had to work as forced labor on large tracts of land, calls fields, thus deriving the terraces of Bahia, where they are known as fields, or Ile-Orisa (Orisha of the house). Orisha (Axobô) Ya MSSE (mother of Shango, Oshun pâté) in Africa, ibirá (insignia of Nana), Maru, Ogun garment, made of palm leaf, used in days of festivities in Candomblé old, were hung in windows to eliminate Eguns (Yalos) owns the pond Abaeté. Exu, brother very attached to Ogun, Ogun therefore also receives offerings on the roads. Legend has it that each Orisha has his favorite place, where men can feel his presence. Orany, Aganju and Shango (the fourth king crowned in Oyo) in Yfé, kingdom of Hopefully, after entering a deep sleep, Oduduwa went ahead and founded the kingdom of Yorubaland.
Onde começa o Nagô, na Nigéria, é o centro da criação da cultura Nagô-Yorubá. Em Ile-Ifé, cultua-se Oduduwá, fundador da cultura dos povos iorubás, como Obatalá Deus, que criou o homem. Na cidade de Oyo está Xangô, que é rei em sua dinastia, deus do fogo e do trovão. O primeiro rei de Oyo foi Oranyan, pai de Xangô. Em Ire reina Ogum, deus do ferro, das guerras, que invadiu e dominou a cidade, se tornando rei, com o nome Ogum Onire. Em Obeokutá nasceu Yemanjá; em Ira-Enrilé nasceu Oyá. De Ilesa, temos uma grande herança: o cultua Logun-Edé. De Ikija surgiu Oxossi, que veio a ser primeiro rei de Ketu, cidade que foi dominada e destruída, depois de anexada ao Daomé, República Popular do Benin. A nossa idolatrada Oxum tem seu culto em Osogbó; em Oboto, Akpara, Ipetu, Igimu, Oxalá, em sua peregrinação, saindo de Ifé, tomou vários nomes diferentes, tornando-se assim rei em diferentes lugares. Em ejigbó tem o nome de Oxaguiã; em Ifon, Orixá olufon. os negros que desembarcaram aqui no Brasil vieram de diversas etnias, que se misturaram num todo como se fosse uma só tribo, sendo a Bahia o porto conseguiam manter seus hábitos, sendo assim distribuídos da seguinte forma: Oxalá na Bahia, que se assemelha com Ifé; Xangô no Recife, que se assemelha com Oyô, com uma diferença,que em suas terras muitos deles eram reis, enquanto aqui tinham que trabalhar em trabalhos forçados, em grandes áreas de terra, chamadas de roças, derivando daí os terreiros da Bahia, onde são conhecido pelo nome de roças, ou Ilê-Orixá (casa do Orixá). Orixá (Axobô) Yá Mssé (mãe de Xangô, paté de Oxum) na África, Ibiri (insigna de Nanã), Maruô, vestimenta de Ogum, feito da folha do dendê, usada em dias de festas no candomblé antigos, eram penduradas nas janelas para afastar os Eguns (Yálosa) dona da lagoa do Abaeté. Exu, irmão muito ligado a Ogum, por esse motivo Ogum também recebe oferendas nas estradas. Conta a lenda que cada Orixá tem seu lugar preferido, onde os homens podem sentir sua presença. Oranyã, Aganju e Xangô (o quarto rei coroado em Oyô) em Yfé, reino de Oxalá, após entrar num sono profundo, Oduduwá passou a sua frente e fundou o reino de Yorubá.
Where to get Nago, Nigeria is the center of the creation of culture-Nago Yorubaland. In Ile-Ife, worships is Oduduwa, founder of the culture of the Yoruba people, as Obatala God who created man. In the city of Oyo is Shango, who is king in his dynasty, the god of fire and thunder. The first king of Oyo Oranyan was the father of Xango. Ire reigns in Ogun, god of iron, of war, who invaded and dominated the city, becoming king, named Ogun Onir. In Obeokutá born Yemanjá; Enrile was born in Ira-Oya. From Ilesa, we have a great heritage: the worships Logun-Ede. From Ikija Oxossi emerged, which became the first king of Ketu, a city that was dominated and destroyed, once attached to Dahomey, the Republic of Benin. Our beloved Oshun has his cult in Osogbo; in Obote, Akpara, Ipetu, Igimu, I hope, in his pilgrimage, leaving Ife, took several different names, thereby becoming king in different places. In Ejigbo is named Oxaguiã; at iFone, Orisha olufon. blacks who landed here in Brazil came from different ethnic groups, which were mixed into a whole as if it were a single tribe, and the Bahia port could maintain their habits, being distributed as follows: Hopefully in Bahia, which resembles Ife; Xango in Recife, which resembles Oyo, with a difference, that their lands many of them were kings, while here had to work as forced labor on large tracts of land, calls fields, thus deriving the terraces of Bahia, where they are known as fields, or Ile-Orisa (Orisha of the house). Orisha (Axobô) Ya MSSE (mother of Shango, Oshun pâté) in Africa, ibirá (insignia of Nana), Maru, Ogun garment, made of palm leaf, used in days of festivities in Candomblé old, were hung in windows to eliminate Eguns (Yalos) owns the pond Abaeté. Exu, brother very attached to Ogun, Ogun therefore also receives offerings on the roads. Legend has it that each Orisha has his favorite place, where men can feel his presence. Orany, Aganju and Shango (the fourth king crowned in Oyo) in Yfé, kingdom of Hopefully, after entering a deep sleep, Oduduwa went ahead and founded the kingdom of Yorubaland.
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