PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

terça-feira, 20 de setembro de 2011

RN elabora plano para fortalecer estratégias de adesão para pessoas que vivem com HIV e hepatites

RN elabora plano para fortalecer estratégias de adesão para pessoas que vivem com HIV e hepatites

Estabelecer o cuidado integral do paciente de HIV/aids e hepatites virais no Rio Grande do Norte. Essa é a proposta dos gestores municipais, estaduais e representantes do movimento social que vão elaborar, hoje (31), um plano para fortalecer estratégias nessa área. A adesão ao tratamento não é uma abordagem voltada apenas para incentivar a ingestão adequada de medicamentos. Envolve também ações de prevenção e melhoria da qualidade de vida, por meio da realização de exames periódicos, estabelecimento de vínculo com os profissionais de saúde e acesso à informação, além de adequação aos hábitos e às necessidades de cada paciente.
A boa adesão ao tratamento é uma das principais medidas para o enfrentamento da aids no Brasil. Em 12 anos, a sobrevida de pacientes com a doença dobrou, graças ao acesso universal à terapia antirretroviral. “Um plano como esse motiva e orienta tanto usuários quanto profissionais de saúde para uma melhor abordagem ao paciente”, defende Eduardo Barbosa, diretor adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. O documento será elaborado com base nas diretrizes do Governo Federal para a melhoria do cuidado integral aos pacientes de HIV e hepatites.
Uma ação efetiva nesse sentido é o início das atividades, neste 1º de setembro, de um Serviço de Atenção Especializada (SAE) e um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) na capital do estado, Natal. As unidades de saúde facilitarão e agilizarão o atendimento para os pacientes de aids, além de estarem em sintonia com as necessidades atuais dessa população. Eduardo Barbosa e técnicos do Departamento  estão na cidade para apoiar e acompanhar a elaboração do plano e conhecer o novo Serviço. O diretor também se reunirá com os secretários de saúde do estado e da capital potiguar para estabelecer parcerias, orientar o processo de gestão e apoiar as organizações da sociedade civil no enfrentamento do HIV e das hepatites virais.

fonte sesap PE DST AIDS E HEPATITES VIRAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN