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terça-feira, 19 de abril de 2011

ORUN MESSAN ORUN



Os Nove Oruns Mèssan Orun
Os Nove Oruns Mèssan Orun

Segundo a Teologia Yorubá, o Orun é subdividido em 9 (nove) “Essan” (partes), onde cada uma delas, recebe como moradia, os Eguns. Também segundo as explicações ancestrais, cada Orun é designado e compatível com as obras que o homem, ser humano, realizou no Ayiê (Terra).
O 9° Orun, por exemplo, é chamado de Aláfia, local em que habitam os Eguns que deixaram as maiores e melhores contribuições no Ayiê. Deduz-se portanto, que na visão de mundo yorubá, o ser humano deve perseguir a meta da boa conduta no Ayiê e assim, após a morte, merecer o espaço de paz eterna. Yansan, responsável pelas nove partes, encaminha os Eguns para uma delas.
Quando Iku (a Morte) “roda” na cabeça de um ser humano, significa que este faleceu. A partir daí, o Culto Africano, mais precisamente o Yorubá, se divide em duas etapas:

1) O corpo inerte ficará sob os desígnios de Omolu, pois este será encaminhado para a terra e terra se tornará. Ficará também sob os desígnios de Yewá, Mãe das Covas Abertas;
2) O Egun, parte indissolúvel (eterna) do ser humano, ficará sob os desígnios de Oyá.

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