PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

subnotificação casos de aids...

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) tem duas certezas com relação ao número de infectados pelo vírus HIV no Rio Grande do Norte. A primeira certeza é preocupante. Ao todo, são 3.708 pessoas que convivem com a Aids em todo o estado. A segunda, é assustadora. Esse número é subnotificado e a Sesap não faz ideia de quantas pessoas vivem, sem ter conhecimento, com o vírus responsável por 697 mortes de potiguares nos últimos dez anos. "Não temos como dizer a estimativa dessa subnotificação. Leva-se um certo tempo declarar qual o percentual da população está infectada e não tem conhecimento", diz Sônia Cristina, responsável técnica do Programa DST/Aids da SesapO Hospital Giselda Trigueiro é uma das poucas unidades que atendem e monitoram doença no RN
De 2000 a 2010, o número de casos de Aids notificado pela Sesap aumentou mais de 50% [veja box]. Os dados fazem parte do Boletim Epidemiológico anual apresentado ontem pelo Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais da secretaria. Na década passada, foram registrados 2.723 casos da doença, a maioria, na Região Metropolitana de Natal.


Segundo o estudo, o RN ocupa a 21ª posição no ranking que classifica os estados com relação aos casos da doença. Para realizar a classificação, o Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais leva em conta o número de habitantes de cada estado. Para Sônia Cristina, não é possível dizer se a posição do estado é boa. "A epidemia está estabilizada, porém, não tem como dizer se isso é um número alto ou baixo, porque a gente acredita que ainda tem muitas pessoas que desconhecem seu estado sorológico", afirma. Muitas vezes, explica a técnica, a descoberta que um indivíduo era portador do vírus HIV ocorre após a morte dele. "Na hora da declaração de óbito é que tem conhecimento que essa pessoa tinha HIV, sem  nunca ter passado pelo sistema de notificação e sem fazer tratamento".

Para combater a doença, a Sesap recebe do Ministério da Saúde um repasse anual no valor de R$ 555 mil. O dinheiro é investido em ações de prevenção e assistência. Além desse valor, o Governo do Estado realiza pactuações que complementam o orçamento.

A perspectiva das autoridades na área da saúde é pessimista. O número de casos deve continuar aumentando nos próximos anos. Além disso, o número de notificações deverá ser mais fiel à realidade. "A infecção do HIV é difícil de combater porque as pessoas ainda fazem sexo sem camisinha. A curva do gráfico dos casos vai crescer porque estamos interiorizando os serviços e os casos serão notificados. Na medida que vamos ampliando o teste, a tendência e aumentar os números. O bom é que isso gera um diagnóstico precoce", explica Sônia.

Até 2009, somente o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, e o Hospital  Rafael Fernandes, em Mossoró, distribuíam medicamentos para os aidéticos e realizam serviços especializados para esses pacientes. Atualmente, Natal conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e há equipes nos municípios de Macaíba, São José do Mipibu, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Pau dos Ferros. Servidores da saúde em Santa Cruz e Caicó serão os próximos a receber treinamento e medicamentos destinados específicos contra o HIV.

Sífilis e Hepatites

Além da Aids, o relatório da Sesap trouxe os números da sífilis e hepatites tipo A, B e C. Desde 2007, a notificação dos casos de sífilis passou a ser obrigatório no Rio Grande do Norte. Até dezembro do ano passado, a Sesap registou 600 casos da doença sexualmente transmissível. "Esse número não corresponde à realidade. Ano passado foram 193 notificações e nós esperávamos pelo menos 20% a mais", afirma Sônia.

Alvo de campanhas do Governo Federal, as hepatites virais despertam preocupação para a Sesap. Entre os anos de 2005 e 2010, a secretaria registrou 306 casos da hepatite C, 210 do tipo B e 2.167 casos da hepatite A. "Desde 2009, o programa contra hepatite se integrou ao combate das DST/Aids. Sendo assim, quando levamos uma ação de combate a Aids, também combatemos a hepatite", ressalta a servidora da Sesap.

Pacientes sofrem com a falta de medicamentos

Os portadores do vírus da Aids do Rio Grande do Norte estão, há mais de seis meses, sem receber cerca de 20 medicamentos de combate à doenças oportunistas. A Sesap informa que um novo lote dos remédios está em fase de licitação mas não há data para o estoque ser regularizado.

Com a falta dos remédios, alguns usuários já sentem na pele as consequências. Foi o caso de Marcos Balarmino. Soropositivo há 11 anos, Marcos contraiu uma tuberculose há alguns meses. "Falta o remédio e ninguém faz nada. Estamos jogados ao léu e não vemos nenhuma atitude dos governantes", reclama.

Além da falta de medicamentos, os portadores do vírus HIV sofrem com outros problemas. Pacientes que se deslocam do interior do estado para capital afim de se consultarem ou recolher o coquetel antiretroviral, muitas vezes não têm onde ficar. Foi pensando nessa deficiência, que, há quatro anos, Marcos Balarmino  criou a Casa de Apoio à Pessoa Covivendo com HIV. O local funcionava próximo ao viaduto do Baldo

dados epidemiologicos no RN

O Rio Grande do Norte é o 21º estado em número de casos de Aids em adultos no Brasil. A informação foi divulgada ontem pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Os dados foram contabilizados pelo Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais da Sesap, através do boletim epidemiológico anual que apresenta um retrato da epidemia da Aids no RN, além dos casos de sífilis e hepatites, entre janeiro de 2000 a dezembro de 2010.


Dados apontam que doença atinge, principamente, homens de 25 a 49 anos Foto: Oswaldo Reis/Esp. CB/D.A Press
Nesse período foram contabilizados 2.723 casos de Aids em adultos no estado e 697 casos de óbitos, sendo 69% para homens e 31% para mulheres. De acordo com o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais, cerca de 60% dos casos de Aids registrados no RN estão concentrados na Região Metropolitana de Natal. Os dados apontam que a doença atinge principamente homens na faixa etária dos 25 aos 49 anos de idade.

O secretário estadual de saúde, Domício Arruda, garante que o Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais no RN é atuante. Ele acredita que os números do estado estão dentro do comportamento brasileiro. "Nossa média é igual a brasileira. Oferecemos atendimento especializado no Hospital Giselda Trigueiro, inclusive com a distribuição de medicamentos, além de participarmos de todas as campanhas realizadas", disse.

Domício acrescentou ainda que o único problema enfrentado pelos portadores da doença é a espera por alguns tipos de medicamentos receitados pelos médicos, mas que não faazem parte dos remédios distribuídos pelo Programa Nacional DST/Aids (retrovirais). "Os pacientes que necessitam desses tipos de remédios, voltados especialmente para as infecções oportunistas, às vezes demoram para receber por causa da irregularidade no abastecimento, mas estamos tentando melhorar essa deficiência", assume.

O boletim também contemplou a notificação da sífilis no RN que passou a ser obrigatória desde 2007. Desde então, até o ano de 2010, foram diagnosticados 600 casos da doença no Estado. Somente no ano passado, foram registrados 193 casos da doença, apenas 20% do esperado, o que representa uma grande subnotificação no Estado.

Hepatite
Entre os anos de 2005 e 2010, foram registrados no Rio Grande do Norte 2.167 casos de Hepatite A, 210 casos de Hepatite B e 306 casos de Hepatite C. A hepatite A é causada por meio de água e alimentos contaminados, estando relacionada com infra-estrutura de saneamento básico. A hepatite B é transmitida principalmente por via sexual sendo predominante em adultos de 20 a 49 anos. A hepatite C possui alto índice de cronificação, concentrando-se na faixa etária de 50 a 64 anos.

domingo, 11 de setembro de 2011

2º CHAMAMENTO PUBLICO PARA REGIONALIZAÇÃO NO RN E FORMAÇÃO E PARCERIA COM CANAL FUTURA E FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO E REDE MANDACARU RN E ILE AXE AZIRI TOLA - SENADOR ELOI DE SOUZA - RN - PARA PARTICIPAR DO CURSO A COR DA CULTURA UM PROJETO PEDAGOGICO PARA VIDA... PROJETO JA FALEI 10639 VEZES QUE RACISMO, INTOLERANCIA RELIGIOSA E PRECONCEITO DE QUALQUER FORMA SAO CRIMES - A COR DA NOSSA CULTURA...




PROJETO JA FALEI 10639 VEZES QUE RACISMO, INTOLERANCIA RELIGIOSA E PRECONCEITO DE QUALQUER FORMA SAO CRIMES - A COR DA NOSSA CULTURA...



 2 º CHAMAMENTO PUBLICO PARA FORMAÇÃO E PARCERIA COM CANAL FUTURA E FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO/SECADI/MEC/SEPIR E COORDENADORIA ESTADUAL DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL/COEPIR/SEJUC/RN  E PREFEITURAS LOCAIS E REDE MANDACARU RN PARA PARTICIPAR DO CURSO A COR DA CULTURA UM PROJETO PEDAGOGICO PARA VIDA...  REGIONALIZAÇÃO NO RN  DO PROJETO JA FALEI 10639 VEZES QUE RACISMO, INTOLERANCIA RELIGIOSA E PRECONCEITO DE QUALQUER FORMA SAO CRIMES - A COR DA NOSSA CULTURA...

Projeto – Criado em 2004, o projeto “A Cor da Cultura” foi concebido enquanto uma ação educativa de valorização da cultura afrobrasileira. A metodologia dele consiste no uso de diversos materiais educativos: cada kit conta com 92 programas de televisão em DVD, 5 cadernos pedagógicos, 1 jogo educativo, 1 mini glossário, 1 CD musical e ainda 3 mapas sobre a migração africana e a influência cultural do continente na colonização brasileira.

A utilização do material didático feito pelo Canal Futura vai ajudar a transmitir conteúdos como, o que foi a diáspora africana, o que é a cultura áfrica e quais as influencias dela no nosso processo de formação e construção da identidade, para os jovens de todas as idades nas capacitações. As articulações  e mobilizações  comunitárias  facilitam as vivências e expoem todo o materia didático da mala. Ana Amélia  educadora do canal futura ainda define o que é o material, “ ‘A cor da Cultura’ é um kit pedagógico pensado para trabalhar as questões afirmativas, nos espaços formais ou informais de formação, ligados a questões africanas e afro descendentes.  A idéia é que este material possa contribuir na discussão e a partir do momento que esse material possa ser utilizado educadores e educadoras e a comunidade, que eles  possam colaborar para construção e fortalecimento dessa identidade.
"Afro brasileira afirmativa em toda a nossa  miscigenação."  fernandes jose mabosj olufam - exukiumbaakirijebo

CIDADE POLO:

SENADOR ELOI DE SOUZA - REGIAO TRAIRI POTENGI

A SER REALIZADO  COM APOIO ORGANIZACIONAL ILE AXE AZIRI TOLA
SITO DO BOLA - SENADOR ELOI DE SOUZA - RN
COORDENAÇÃO BABALORIXA LAERCIO DE OXUM
PARCEIROS  E ENTIDADES DO MUNICIPIO DE SENADOR ELOI DE SOUZA


PRE INSCRIÇÃO PARA O CURSO A COR DA CULTURA DA FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO E CANAL FUTURA E REDE MANDACARU RN DIAS  A DEFINIR,  INICIO AS 08:30 AM ATE AS 17:00  EM TRES DIAS IMPRETERIVEL PARTICIPAÇÃO NOS TRES DIAS
 TODOS OS DIAS  NAS CIDADE POLO. CONFERIDO CERTIFICADO A PARTICIPAÇÃO DE 100% NO CURSO (PARTICIPAÇÃO INTEGRAL NO CURSO E CONSTRUÇÃO DE RELATORIO PESSOAL).

NAO DISPOMOS DE AJUDA DE CUSTO, HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO AOS PARTICIPANTES OS CUSTOS SERÃO POR CONTA DOS SELECIONADOS...



1. PRIORIDADE NESTA ORDEM PARA CASAS DE TERREIRO E COMUNIDADE TRADICIONAIS E KILOMBOLAS,  PROFISSIONAIS  EDUCADORES (AS)  DE  IES E ESCOLAS PUBLICAS E PRIVADAS, E OUTROS QUE ATUEM DIRETAMENTE COM A CAUSA POVOS DE TERREIRO E MOVIMENTO NEGRO E LEI 10639/03 SOBRE AFRICANIDADE E INTERDISCPLINARIDADE NA SALA DE AULA CONFORME PNE/PCNS. MEC/SECADI E FORUNS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ETINICO RACIAL, POVOS CIGANOS, INDIGENAS, E COMUNIDADES TRADICIONAIS E POVOS TARDICIONAIS.



2. (02) DOIS PARTICIPANTES POR CASA/INSTITUIÇÃO outras solicitações podem ser feitas diretamente conosco MANDACARURN@GMAIL.COM



3. COMPROMETIMENTO DE REPASSAR TODO O CURSO E PARTICIPAÇÃO TOTAL NO CURSO  MAIS 02 DIAS A SEGUIR EM  PARA RECEBER CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO COM FE PUBLICA... NUM TOTAL DE 100%



4. TRAZER TERMO DE COOPERAÇÃO ASSINADO COM REDE MANDACARU RN E CANAL FUTURA E ORGANIZAÇÃO A QUE PERTENCE. E INDICAÇÃO DA SUA CASA OU INSTITUIÇÃO.



5. PREENCHER E ENVIAR FICHA DE  PRE - INSCRIÇÃO



6. INSCRIÇAO REALIZADA PELA INTERNET E COM DOC DIGITALIZADOS



7. INICIO DAS INSCRIÇÕES 12 DE SETEMBRO DE 2011 ATE 30 DE OUTUBRO DE 2011.
VIA EMAIL: MANDACARURN@GMAIL.COM  SEMPRE CCO(COM COPIA) MANDACARURN@LIVE.COM



OUTROS CASOS A SEREM RESOLVIDOS PELA COORDENAÇÃO DO CURSO:

REDE MANDACARU RN

NOSSOS CONTATOS ESTAO NO NOSSO SITIO BLOG.

MANDACAURN@GMAIL.COM - 84 88035580/9977 7609



A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura. O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.



As religiões do mundo tentam explicar os mistérios da vida: de onde viemos? Para onde vamos?

Desafio, esta é a melhor expressão para definir a responsabilidade de elaborar um marco

conceitual capaz de orientar as inúmeras iniciativas – de produção áudio-visual, recursos

pedagógicos à capacitação de professores – que compõem o projeto a “A Cor da

Cultura”. Esse desafio se torna ainda mais expressivo quando nos dispomos a sugerir um

marco conceitual para a história do negro Brasil. Em cinco séculos de história, a

experiência de africanos e de seus descendentes foi sendo consolidada nos mais diversos

aspectos da sociedade brasileira. Genericamente, a alusão à influência africana na cultura

brasileira é sempre ressaltada como uma das mais sólidas demonstrações do quanto seria

impossível falar de cultura brasileira sem mencionar as matrizes africanas que a compõe.

É este espírito de reconhecimento, revisão e inclusão que a Lei 10.639, de 9 de janeiro de

2003, busca empreender ao tornar “obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-

Brasileira” nas grades curriculares dos ciclos fundamental e médio ministrados nas redes

oficiais e públicas do país. Em detalhes a legislação prevê que o conteúdo programático

inclua a “história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra

brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo

negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil” e a inclusão,

no calendário escolar, do dia 20 de Novembro, aniversário de morte de Zumbi dos Palmares

(1695), como “Dia Nacional da Consciência Negra”.



“Reconhecer exige que se questionem relações étnico-raciais baseadas em

preconceitos que desqualificam os negros e salientam estereótipos

depreciativos, palavras e atitudes que, velada ou explicitamente violentas,

expressam sentimentos de superioridade em relação aos negros, próprios de

uma sociedade hierárquica e desigual.

Prefeituras e Legislativos fazem programas comunitários com fim eleitoreiro

OLHA A PESQUISA AI GENTE?????

Só agora a Assembleia Legislativa disponibilizou, no Portal da Transparência, os gastos de verba parlamentar referentes ao mês de novembro de 2010. Foram gastos quase R$ 180 mil com consultorias e pesquisas.
Veja os principais gastos dos parlamentares:
O deputado estadual Álvaro Dias (PDT) gastou R$ 10.809 com locação, hospedagem de alimentação
Antonio Jácome gastou R$ 9.900 com material gráfico
Ezequiel Ferreira gastou R$ 7.986,97 com hospedagem, locação e alimentação
Fernando Mineiro gastou R$ 6.330,32 com consultorias e pesquisas
Salismar Correia gastou R$ 10 mil com consultorias e pesquisas
Gesane Marinho gastou R$ 9 mil com consultorias e pesquisas
Getúlio Rego gasto com R$ 15.955,17 classificando de “outras despesas”
Gustavo Carvalho gastou R$ 10 mil com consultorias e pesquisas
José Adécio gasto R$ 12 mil com consultorias e pesquisas
José Dias gastou R$ 11 mil com apoio a entidades culturais
Larissa Rosado gastou R$ 16 mil com consultorias e pesquisas
Lavoisier Maia gastou R$ 14.200,00 com consultorias e pesquisas
Leonardo Nogueira gastou R$ 13 mil com consultorias e pesquisas
Luiz Almir gastou R$ 11.750,00 com “consultorias e pesquisas”
Márcia Maia gastou R$ 12 mil com consultorias e pesquisas
Nélter Queiroz gastou R$ 8.660,00 com consultorias e pesquisas
Paulo Davim gastou R$ 12 mil com consultorias e pesquisas
Poti Júnior gastou R$ 15.500 com consultorias e pesquisas
Raimundo Fernandes gastou R$ 12.700 com locação, hospedagem e alimentação
Ricardo Motta gastou R$ 13.700 com locação, hospedagem e alimentação
Robinson Faria gastou R$ 9.493,43 com locação, hospedagem e alimentação
Walter Alves gastou R$ 14.420,00 com consultorias e pesquisas
Wober Júnior gastou R$ 15.800,00 com consultorias e pesquisas

VEJAM O DINHEIRO QUE SERIA NOSSO????

O deputado federal Paulo Wagner foi o campeão da bancada potiguar no gasto de verba de gabinete. Durante o período, ele apresentou R$ 23.546,65 em gastos a serem ressarcidos pelos cofres públicos.
Desse total, o maior gasto do parlamentar do PV foi com locação de veículo, onde foram empregados R$ 8.300. Para receber o ressarcimento, o deputado apresentou três notas fiscais da empresa Pontocar.br Venda e Aluguel de Veículo Ltda.
 VEJA QUANTO E COM QUE CADA DEPUTADO GASTOU

Paulo Wagner: R$ 23.546,65
Maior gasto: R$ 8.300,00 com locação de veículo

Fábio Faria R$ 17.259,04
Maior gasto: R$ 5.812,58 com telefonia

João Maia: R$ 14.504,50
Maior gasto: R$ 8.000,00 com consultorias, pesquisas e trabalhos técnicos

Rogério Marinho: R$ 13.821,32
Maior gasto: R$5.500,00 com locação de veículo

Felipe Maia: R$ 12.732,29
Maior gasto: R$6.000,00 com divulgação da atividade parlamentar

Sandra Rosado: R$ 10.337,55
Maior gasto: R$5.337,35 com telefonia

Fátima Bezerra: R$ 5.962,53
Maior gasto: R$2.784,20 com telefonia

Henrique Eduardo Alves: R$ 4.419,67
Maior gasto: R$3.535,44 com combustíveis e lubrificantes
FONTE/; TRIBUNA DO NORTE
SAMU (Importante!).
 
 
 
SAMU informa: UTILIDADE PÚBLICA.

        Os médicos e paramédicos das ambulâncias de emergências médicas perceberam que, muitas vezes, nos acidentes da estrada, os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado.

        Para tal, o SAMU lança a idéia de que todas as pessoas acrescentem, na sua longa lista de contatos, o NÚMERO DA PESSOA a contatar em caso de emergência. Tal deverá ser feito da seguinte forma: 'AA Emergencia' (as letras AA são para que apareça sempre este contato em primeiro lugar na lista de contatos).

        É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU, ou a quem nos acuda, a nos acudir. Se lhe parecer correta a proposta que lhe fazemos, passe esta mensagem a todos os seus amigos, familiares e conhecidos.

        É tão somente mais um dado que registramos no nosso celular e que pode ser a nossa salvação.
        Por favor, não destrua esta mensagem! Reenvie-a a quem possa dar-lhe uma boa utilidade.

(Repassem. Afinal, trata-se de uma informação de muita utilidade)

sábado, 10 de setembro de 2011

saude em dia...


NACIONAL
09/09/2011 - Pesquisa em saúde ganha impulso


O Ministério da Saúde anunciou que vai investir R$ 1,5 bilhão na área de pesquisa em saúde nos próximos quatro anos

NACIONAL
09/09/2011- Ministério da Saúde incentiva consumo de peixe

A Organização Mundial da Saúde recomenda ingestão anual de no mínimo 12 kg de pescado por pessoa, mas brasileira consome 9kg/ano


NACIONAL
08/09/2011 - Ministério quadruplica valor para pesquisa em Saúde

O total de R$ 1,5 bilhão será investido em projetos científicos e ampliação do parque tecnológico nos próximos quatro anos

NACIONAL
06/09/2011 - Lançada 3ª edição da Farmacopeia Homeopática Brasileira


Já está disponível a 3ª edição da Farmacopeia Homeopática Brasileira (FHB). A nova edição do documento traz 82 monografias de insumos ativos utilizados na preparação de medicamentos homeopáticos


NACIONAL
05/09/2011 - ENSP Fiocruz comemora 57 anos com atividades científicas e culturais


Na semana de 13 a 16 de setembro de 2011, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) irá comemorar 57 anos

NACIONAL
05/09/2011- Casos de malária caem 31% em um ano


Avanço se deve a ações integradas; internações caíram 20% na Amazônia Legal no mesmo período.

MINAS GERAIS
09/09/2011 - Gestores do Sul do país visitam a Rede de Urgências do Norte de Minas


Aprender com quem tem experiência. Foi assim que secretária de Saúde de Coronel Vivida/PR, Lisete Maria Traesel Engelmann, justificou a visita ao Samu Macronorte na última segunda-feira, 05/09

SÃO PAULO
09/09/2011 - Instituto do Câncer lança programa de prevenção no Twitter

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, está lançando uma ação de prevenção com foco no uso das redes sociais

SERGIPE
09/09/2011 - Hospital de Lagarto contribui para formação de novos profissionais de saúde


Uma parceria firmada há pouco mais de um ano entre a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e a Faculdade Ages, de Paripiranga (BA)

TOCANTINS
06/09/2011 - Convocada a VII Conferência Estadual de Saúde do Tocantins

A Conferência, que acontece a cada quatro anos e é etapa integrante da 14ª Conferência Nacional de Saúde, será realizada no Centro de Convenções Parque do Povo, que possui auditórios com capacidade total para acolher mais de mil pessoas

PIAUÍ
06/09/2011- Secretaria de Estado da Saúde se reúne com municípios para discutir melhorias no atendimento à população

A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, iniciou, desde o dia 1º de setembro, a RCG – Reunião do Colegiado de Gestão 2011

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

lei que cria o estudo obrigatório dos símbolos nacionais — a bandeira, o hino, o brasão de armas e o selo nacional do Brasil.

Sancionada pela presidente Dilma Rousseff a lei que cria o estudo obrigatório dos símbolos nacionais — a bandeira, o hino, o brasão de armas e o selo nacional do Brasil. O estudo obrigatório dos símbolos foi incluído na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no mesmo artigo que determina que no ensino fundamental o aluno deverá ter “pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo”, e “compreensão dos valores em que se fundamenta a sociedade”, entre outras diretrizes.
A lei sancionada por Dilma é também assinada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

Delegado indicia três pessoas por descarte de medicamentos

O delegado Marcus Dayan Teixeira Vasconcelos, da Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra a Ordem Tributária (Deicot), responsável pela investigação do descarte indevido de medicamentos por parte do Município, concluiu o inquérito. O próximo passo é encaminhar o inquérito ao Ministério Público.

"Vou fazer isso hoje à tarde. Agora, os promotores de Defesa do Patrimônio Público vão denunciar as pessoas por mim indiciadas, ou solicitar novas diligências", explicou Marcus Dayan.

As investigações apontaram para que as 16 ampolas de Propofol saíram do Departamento Logístico e de Suporte Imediato (DLS). Foram indiciados Magnus Carvalho, diretor do departamento, Josenaldo Soares, que teria encaminhado o medicamento sem o devido controle, e Cícero Marques , o farmacêutico responsável pelo remédio.

Diplomata mostra, em projeto, a existência de hábitos do Brasil levados por ex-escravos brasileiros que retornaram à África.

Diplomata mostra, em projeto, a existência de hábitos do Brasil levados por ex-escravos brasileiros que retornaram à África.
O doloroso período escravocrata deixou marcas indeléveis dentro da sociedade brasileira. Há inúmeros estudos que atestam a importância da composição dos povos africanos, que aqui embarcaram como escravos por mais de 250 anos de tráfico, e que até hoje ajudam a formar a identidade nacional. O que pouco se sabe é que em determinados espaços do continente africano, aspectos culturais brasileiros estão fortemente presentes c ajudam a compreender a relevância dos contatos históricos firmados ao longo do tempo entre o Brasil com a África. O mais curioso, contudo, é saber que a influência cultural brasileira se deu por intermédio do processo de "retorno" de ex-escravos brasileiros, que libertos, decidiram rumar à África. Os retornados não só levaram com eles a vontade de regressar à terra-mãe dos o seus antepassados, mas também trouxeram hábitos adquiridos no Brasil e que até hoje se fazem sentir em quatro países africanos: Nigéria, Benin,Togo e Gana.Essas informações e outras estórias podem ser encontradas no projeto Cartas d'África, desenvolvido pelo diplomata de carreira Carlos da Fonseca e que relata como os "brasileiros", descendentes de escravos nascidos no Brasil que retornaram à África em meados do século XIX, ainda mantêm as tradições socioculturais brasileiras. Fonseca explica que o projeto está dividido em três frentes: fotográfico, histórico e "epistolar", que se concentra nas cartas dirigidas aos brasileiros em geral e a seus parentes (pessoas de mesmo sobrenome que residam no Brasil) em particular e que deu nome ao projeto.

De acordo com Fonseca, a ideia surgiu após viagem realizada à África, no final da década de 1980, quando descobriu a existência de uma comunidade que se definia como "brasileira" no Benin."Ainda não havia lido nada a respeito. Depois me dei conta de que já havia farta literatura a respeito. Resolvi pesquisar o assunto", disse Fonseca, em entrevista à Revista da FCCE. Anos mais tarde, mais precisamente em 1999, surgiu uma nova oportunidade de viajar ao continente africano, dessa vez para fazer uma reportagem para o Correio Braziliense. Ao todo, o diplomata realizou três viagens para e ficou surpreso com que encontrou nesses países, em matéria de cultura e hábitos brasileiros. "A manutenção da culinária e de algumas expressões em português usadas no cotidiano chamou bastante a minha atenção. Verifiquei que as famílias visitadas comem feijoada, cuzcuz, arroz doce, carne seca (quando encontram). A língua Ewê, do Benin, incorporou palavras como cadeira, mesa, molho. No dia-a-dia, muitos ainda usam saudações como bom dia, boa tarde. Além disso, preservam algumas importantes tradições religiosas e folclóricas brasileiras, como a festa de Nosso Senhor do Bonfim (no Benin) e, por ocasião dessa data, o bumba-meu-boi (burrinha)", disse. Para o diplomata, que atualmente trabalha no Instituto Rio Branco, o Benin e a Nigéria são os países nos quais a tradição é mantida de forma mais viva. "NoTogo houve, por razões políticas, uma reação contrária às famílias "brasileiras", muitas das quais fugiram. Em Gana, a comunidade Tabom tem especifïcidades próprias, que nada têm a ver com o resto dos 'brasileiros'", declarou.
Brazilian Quartet

Fonseca conta que visitou cerca de 50 famílias. Entre as histórias ouvidas e pesquisadas, a família Souza no Benin seja talvez a mais cinematográfica. "Um filme já foi, inclusive, feito sobre o personagem central dessa família (Francisco Félix de Souza): Cobra Verde, do diretor alemão Werner Herzog, em 1987. No filme, o personagem leva outro nome, mais é o mesmo", disse. O baiano Francisco Félix de Souza nasceu em 1771. Filho de um português com uma escrava, aquela transgressora união que tanto incendiou as carnes por estes trópicos, o mulato acabou alforriado e, aos 17 anos, tomou a decisão que moldaria a vida de várias gerações seguintes: mudar-se para a terra de seus antepassados, a África. Assim, em 1788, Francisco Félix de Souza desembarcou em Benin e, por ironia do destino, tornou-se um próspero traficante de escravos. Morreu aos 94 anos, teve 53 mulheres, oitenta filhos e 12 000 escravos, deixando aos herdeiros um fabuloso império de 120 milhões de dólares, em dinheiro de hoje.

Um outro ponto da pesquisa a receber grande destaque é o bairro nigeriano chamado Brazilian Quartel, localizado na cidade de Lagos, ex-capital da Nigéria. O Brazilian Quartet trata-se do bairro criado pêlos retornados a partir do final do século XIX. Grandes e ricas famílias "brasileiras" viviam em casarões de muitos quartos. "Hoje sobraram apenas famílias mais pobres. As demais saíram de lá e foram para partes melhores da cidade. Para o futuro, Fonseca disse que ainda pretende continuar pesquisando o assunto, especialmente para tentar descobrir ramos de famílias de retornados que ficaram no Brasil. "Há três famílias com membros aqui e lá (Nigéria), que se conhecem e se comunicam. Aparentemente, haveria também outras que costumavam se comunicar, mas que foram se distanciando com o tempo. Quero ver se descubro algumas delas", afirmou, acrescentando que, em maio de 2008, ele promoverá uma exposição com fotos e relatos das famílias "brasileiras" africanas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A Daluzinha agradece ao pessoal da REDE MANDACARU, CONTADORA DE HISOTORIA, ODONTOLOGA E SANITARISTA COMENTA NOSSAS ATIVIDADES..

A Daluzinha agradece ao pessoal da REDE MANDACARU, que aqui se identificam forma tão amigavel,e que através da luta pela real inserção da Lei 10.639 nas instituições de ensino e no ♥ da sociedade brasileira, concretizam um instrumento de justiça social a favor da igualdade humana, que temos certeza é o desejo dos verdadeiros filhos de Deus, que respeitam sua criação e seguem seus mandamentos.

convidamos OS MENBROS DO FORUM para reuniao do forum permanente de educação em diversidade etinico racial do RN/ MEC/SECADI a ser realizado as 13:00 horas DIA 09 DE SETEMBRO DE 2011, na crehe mae lucia emfrente ao nordestao de igapo sentido BR 101 ZONA NORTE - EM FRENTE AO SUPERMERCADO NORDESTAO SITO A RUA TOMAS LANDIM S/N IGAPO - NATAL - RN



convidamos OS MENBROS DO FORUM  para reuniao do forum permanente de educação em diversidade etinico racial do RN/ MEC/SECADI

 a ser realizado as 13:00 horas  DIA 09 DE SETEMBRO DE 2011, na crehe mae lucia emfrente ao nordestao de igapo sentido BR 101 ZONA NORTE - EM FRENTE AO SUPERMERCADO NORDESTAO SITO A RUA TOMAS LANDIM S/N IGAPO - NATAL - RN

1.QUEM VEM DE ONIBUS PEGAR ONIBUS 04, 72 DESCER NA PARADA DA LOJAS INSINUANTE E SEGUIR 50 METROS A FRENTE PELA CALÇADA DIREITA SENTIDO TOMAS LANDIM E SO CONFERIR O NORDESTAO FICA EM FRENTE PELA TOMAS LANDIM AO LADO DA IGREJA DE SAO TOME OU 77 E 01 A E DESCER EM FRENTE A CRECHE.

2.QUEM VEM DE CARRO PASSE A PONTE DE IGAPO E SIGA SENTIDO GANCHO ATE O NORDESTAO E SO PERCEBER PARADA DAS MANGUEIRAS E AO LADO IGREJA DE SAO TOME E CRECHE MAE LUCIA...

FAVOR CONFIRMA PRESENÇA COM BREVIDADE CONTATO 88035580/99777609

PAUTA:

- PAUTA LANÇAMENTO DA COLEÇÃO AFRICA NOS MUNCIPIOS
- CARTILHA DO FORUM NACIONAL
- REGIONALIZAÇÃO DO  CURSO A COR DA CULTURA NO RN - PROJETO 10639 A COR DA NOSSA CULTURA - FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES
VEJA NA INTEGRA:

http://mandacarurn.blogspot.com/2011/09/regionalizacao-do-projeto-projeto-ja.html

- PREPARANDO O 20 DE NOVEMBRO E QUAL PARTICIPAÇÃO DO FORUM
-  REPASSE PRESENÇA NAS CONFERENCIAS SAUDE, MULHER E SEGURANÇA ALIMENTAR.
- REGIONALIZAÇÃO  DO FORUM NO RN
OUTRAS ASSUNTOS E INFORMES

REDE MANDACARU RN
MENBRO DA COORDENAÇÃO COLEGIADA DO FORUM RN

COORDENAÇÃO DO FORUM:

IFRN, UFERSA, UERN, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RN,  COORDENAÇÃO DE KILOMBOS DO RN E REDE MANDACARU RN

Ms. Fr. Marcello J.Rocha Fernandes, Mobosj - Olufam
kiumba  Exu Akirijèbó

http://mandacarurn.blogspot.com/

https://sites.google.com/site/mandacarurn/

https://picasaweb.google.com/mandacarurn/ACOESDIVERSAS

saudepublicaecoletivabrasil-subscribe@yahoogrupos.com.br

twiter:  @MANDACARURN

facebook.com/mandacarurn

.

http://br.groups.yahoo.com/group/redemandacarurnatividades

http://mandacarurn.arteblog.com.br


REDE MANDACARURN SEGUINDO COM EFICACIA A 20 ANOS DE RESISTÊNCIA NO NORDESTE
NO BRASIL E NO MUNDO...
PRECISAMOS DE VOCE RECEBEMOS TODO TIPO DE DOAÇÃO INCLUISVE SE VOCE DESEJA
DIGITAR CUPONS FISCAIS NA SUA PROPRIA CASA DOE UM POUCO DE SEU TEMPO
PRECIOSO AJUDE-NOS NESTA OBRA VENHA NOS CONHECER....
><((((º>`·´¯`·.¸.·´¯`·.¸¸><((((º>`·.¸¸`·.¸.·´¯`·.¸¸><((((º>`··´¯`·.¸.·´¯`·.¸¸><((((º>

VISITE NOSSO SITIO E RECOMENDE?///
 55 84 99777609/ 55 84 30880305/
55 84 88035580/ 55 84 94053604

terça-feira, 6 de setembro de 2011

PPA é previsto na Constituição Federal, no art. 165, inciso I:

Conforme já foi dito, o PPA é previsto na Constituição Federal, no art. 165, inciso I:
O PPA, também e visto como instrumento de planejamento financeiro-administrativo, tem sua vigência de quatro anos vinculada à do mandato presidencial, por força do art. 35, §2º, do ADCT. Só que esta vigência não é imutável, sendo passível de alteração por emenda constitucional que promova mudanças no mandato presidencial. Tal fato, diferentemente do que muitos possam imaginar, está muito em voga nesta época de eleições, em que candidatos presidenciais propagam em seus discursos o fim do instituto da reeleição e o aumento do mandato de quatro para cinco anos.  Outro ponto e definirmos o que é planejamento é um curso de ação programado, visando ao atingimento de um objetivo. Planejar não é só declarar o que queremos que aconteça amanhã. Planejar é definir,com os meios que se têm, os caminhos a serem seguidos de acordo com a direção traçada para atingir a ação. No serviço público, estas ações são os programas que o governo desenvolve. O PPA deve estabelecer (CF, Art165, § 1º) “de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada”.
Fica estabelecido que a LDO (CF, Art165, § 2º): [...] compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. Com o objetivo de levar a cabo as ações priorizadas por um determinado governo, o PPA tem sua vigência iniciada no segundo ano de mandato presidencial e finda no primeiro
ano do mandato seguinte. ´e entao que experiencias de OP participativo explodiram no brasil em gestoes passadas principalmente nas capitais mas estes esbarraram nas CAMARAS PRIVADAS DOS VEREADORES QUE SEMPRE POR MOTIVOS MIL INVIABILIZARAM O PROCESSO QUE DEVERIA SER PARTICIPATIVO.
FERNANDES JOSE
ELEITO DUAS VEZES DELEGADO ORÇAMENTO PARTIICIPATIVO DE NATAL COMO MEMBRO DE ENTINDADE ORGANIZADA PELAS ZONAS SUL E  NORTE DA CAPITAL...
REDE MANDACARU RN
WWW.MANDACARURN.BLOGSPOT.COM

REGIONALIZAÇÃO DO PROJETO PROJETO JA FALEI 10630N VEZES QUE RACISMO E INTOLERANCIA RELIGIOSA E PRECONCEITO DE QUALQUER FORMA SAO CRIMES - REDE MANDACARU RN E COMISSÃO DE TERREIROS E RELIGIOSOS DE MATRIZ AFRICANA DO RN

 PROJETO JA FALEI 10639 VEZES QUE RACISMO E INTOLERANCIA RELIGIOSA E PRECONCEITO DE QUALQUER FORMA SAO CRIMES, ACOR DA NOSSA CULTURA - REDE MANDACARU RN E COMISSÃO DE TERREIROS E RELIGIOSOS DE MATRIZ AFRICANA DO RN
PARCEIROS:
1.FORUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ETINICO RACIAL DO RN/MEC/SECADI
2.CENERAB RN
3.CONEN RN
4.IBAMA
5. SECRETARIA DE JUSTIÇA E CIDADANIA / COORDENADORIA DE IGUALDADE RACIAL/SEJUC  - GOVERNO DO ESTADO RN
6. CANAL FUTURA E FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO
7.COORDENAÇÃO MUNICIPAL DE DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS E PROGRAMA ESTADUAL DE DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS DO RN - SESAP/RN E SMS NATAL-RN/MS
8. CENTRO DE RECUPERAÇÃO DE DROGAS COMUNIDADE JARDIM PROGRESSO/NSA APRESENTAÇÃO


hoje recebemos noticias dos  zeladores do serido  Pai Aderbal,  Pai Wanderley e  e Pai Joao...
Apesar desta comissão ter ido a caico por varias vezes e mobilizado mais de 40 barracões da regiao serido e seus zeladores e zeladoras e filhos no projeto comissao de terreiro do RN, alertando sobre quando, como e porque se enquadrar nas novas normas vigentes e da independencia das casas no tocante a sua liberdade religiosa sem precisar de filiação ou de liberação no tocante a seus cultos liturgicos, construção etica e moral nas referidas casas amparados pelo artigo 5º da nossa constituição vigente , e pela coordenadoria de igualdade racial do rn/SEJUC/RN e pela ENTIDADE NACIONAL QUE FAZEMOS PARTE : COORDENAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES NEGRAS/DF, CENTRO NACIONAL DE AFRICANIDADES/DF/MG e a NOSSA REDE MANDACARU RN entidades nacionais que amparam e lutam em prol da diversidade religiosa e etinica construindo politicas nacionais  e publicas para todos,  bem como no tocante a  dispensa de licença ambiental do idema e secretaria local de ambiente e IBAMA, e no tocante a nao obrigação de filiação em qualquer entidade de classe conforme legislação vigente,  que as casas procurasem regularizar as suas atas de fundação e estatutos  nos cartorios locais, bem como horarios de culto e sempre pautassem seus festejos enviando oficios inclusive gerando assim protocolo de atividades de cultura, religiosidade e eventos socias, saude e educação e cultura nas casas.

É entao que conclamamos todos a regiao do serido para articulação que esta sendo feita e sera realizada na regiao com pauta diversa vamos nos mobilizar para mais essa nova luta do povo de religiao de matriz africana e de terreiros da regiao do serido local  e data ainda a definir retomada da comissão serido para realização de audiencia publica na  sua regiao....

ATUAÇÃO DO PROJETO LOCAIS :

REGIONALIZAÇÃO DO PROJETO  PROJETO JA FALEI 10630N VEZES QUE RACISMO E INTOLERANCIA RELIGIOSA E PRECONCEITO DE QUALQUER FORMA SAO CRIMES - REDE MANDACARU RN E COMISSÃO DE TERREIROS E RELIGIOSOS DE MATRIZ AFRICANA DO RN


REGIAO SERIDO: CAICO CIDADE POLO (PREVISAO PARA OUTUBRO 2011)
REGIAO POTENGI/TRAIRI: SENADOR ELOI DE SOUZA CIDADE POLO (PREVISAO PARA NOVEMBRO 2011)
REGIAO OESTE/CABUGI: MOSSORO E AREI BRANCA
REGIAO MATO GRANDE:
REGIAO LITORANEA: CIDADE POLO MACAU
REGIAO METROPOLITANA: COMUNIDADE NSA APRESENTAÇÃO (JA REALIZADA 1º MODULO EM REALIZAÇÃO 2º MODULO EM NOVEMBRO 2011)

A TRISTESA DE RELEGAR AO PROXIMO A INDIFERENÇA E A FORMAÇÃO PRECONCEITUOSA E DIVISA DE NOSSA FÉ


A TRISTESA DE  RELEGAR AO PROXIMO A INDIFERENÇA E A FORMAÇÃO PRECONCEITUOSA E DIVISA DE NOSSA FÉ E PERCEPTIVEL QUE RITUAIS CANDOMBLECISTAS, UMBANDISTAS E JURUMEIROS E AFRO ESTAO PERMEADOS EM IGREJAS DE DIVERSOS CREDOS E PIOR DE MANEIRA A SEMPRE DENEGRIR AO PROXIMO QUE NAO ESTA PROXIMO, QUERENDO ENTAO VIVER O EVANGELHO DE FORMA FELIZ E AUTENTICA CONCLAMO A TODO OS IRMÃOS DE TODOS OS CREDOS QUE VIVAM A SUA FÉ SEM PRECISAR ATACAR A DO OUTRO,  UMA COISA E FÉ E VIDA E OUTRA E O FANATISMO RELIGIOSO QUE IMPERA EM VARIAS COMUNIDADES, CREIO QUE COMO FORMA FUGAZ DE MUITAS VEZES GANHAR DINHEIRO FACIL, VISTO QUE RELIGIAO É UM MERCADO NUNCA ESTVE TAO EM ALTA E PERCEPTIVEL QUE MUITOS E SÃO MUITOS MESMOS USAM A BOA FÉ  ALHEIA COMO INTERESSE PESSOAL ACIMA DE QUALQUER COISA ISTO E NOTORIO E SÓ CAMINHAR PELOS BAIRROS E COMUNIDADES E MAIS AINDA E TRISTE PERCEBER QUANDO A SUA FÉ ATACA A FÉ ALHEIA SEM NENHUM PUDOR NA VERDADE VEJAM  O QUE ACONTECE EM OUTROS PAÍSES QUANDO A FÉ EXPLICA A MORTE E O SUPOSTO MARTIRIO E EXTIRPAR O OUTRO QUE OUSAMOS A CHAMAR DE IRMÃOS QUEM SERA MEU IRMÃO E MINHA IRMA?? E UMA PERGUNTA QUE FAÇO TODOS OS DIAS E ENTÃO QUE A COMEÇAR DOS DIRIGENTES DEVRIAM DAR EXEMPLO COMO TEOLOGOS QUE ASSIM ACREDITO PASTORES E PASTORAS,

ZELADORES E ZELADORAS DE SEUS REBANHOS A SIM PRATICAR O ATO MAIS SUBLIME DA VIDA QUE E AMAR TEMOS AS NOSSAS DIFERENÇAS EM CREDO, COR, RAÇA SE ASSIM EXISTE RAÇA??, EMFIM VIVEMOS NUMA SINERGIA EUFORICA DE VALORES E VALORES ENTAO SERA QUE PRECISAMOS CRESCER SUBORNADO E DESCREDIBILIZANDO AS RELIGIOES E PRATICAS ALHEIAS VAMOS LEMBRAR QUE PARA ISLÃMICOS E JUDEOS E OUTROS CREDOS CRISTÃOS SAO PAGÃOS E VICE E VERSA ENTAO VAMOS DIEXAR OS RELIGIOSOS AFRO EM PAZ E VAMOS TENTAR PERCEBER O QUE NOS UNE UNS AOS OUTROS POIS O QUE NOS SEPARA SAO ACESSORIOS, VALE LEMBRAR QUE UMA BOA LIDA DA BIBLIA A MESMA FALA EM MORTE E VIDA QUAL SERA A MINHA POSIÇÃO E SÓ UM INDAGAÇÃO QUE FAÇO COTIDIANAMENTE EM MINHA VIDA LUTEMOS MEUS IRMÃOS PELOS NOSSOS CREDOS MAS ACIMA DE TUDO COM DIGNIDADE A CONVERSÃO E DADA POR OLODUMARE, BUDA, JEOVA, JESUS, SHIVA E ALA ENTAO PARA QUE TANTA CONFUSÃO, ACREDITO QUE FICA CLARO AS INTENCÕES HUMANAS NA QUESTÃO RELIGIOSA QUE FÉ É ESTA QUE SE ABALA COM TÃO POUCO, QUER CONVERTER O IRMÃO CONVERTA A PARTIR DA SUA PROPRIA EXISTÊNCIA REZO, PEÇO, ORO E DEMANDO, TODOS OS DIAS PARA QUE O FIM REALMENTE CHEGUE EM TODA A GLORIA PARA ESTIRPAMOS SIM TODO O PRECONCEITO A INTOLERANCIA E MAIS AINDA A CANALHICE QUE NOSSA HUMANIDADE CONSTROI A CADA DIA COM SUAS AÇÕES,  MAS GRAÇAS A TUDO EXISTE UM GRUPO QUE É MAIORIA QUE LUTA PELA DGNIDADE DO SER HUMANO COM TODAS AS SUAS DIFERENCAS E SUAS FORMAS...
LUTEMOS SEMPRE PELA DIGNIDADE DO SER HUMANO EM TODAS AS SUAS FORMAS E NECESSIDADES...
FERNANDES JOSE MABOSJ OLUFAM
WWW.MANDACARURN.BLOGSPOT.COM
REDE MANDACARU RN
BACHAREL  EM TEOLOGIA PELO INSTITUTO SANTO TOMAS
FILOSOFO PELO ARQUIDIOCESANO DE SAO PEDRO
GRADUANDO DO CURSO DE CIENCIAS DA RELIGIAO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RN COMO BASE DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
MEMBRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TEOLOGOS AFROINDIGENAS DO BRASIL E AMERICA LATINA
MENBRO DA EXECUTIVA COLEGIADA DA COORDENAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES NEGRAS
MENBRO DA EXECUTIVA DO CENERAB - CENTRO NACIONAL DE RESISTENCIA  AFROBRASILEIRA
CONSELHEIRO ESTADUAL DE POLITICAS DE IGUALDADE RACIAL DO RN
MENBRO DA EXECUTIVA COLEGIADA DO FORUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ETINICO RACIAL DO MEC/SECADI
CONSELHEIRO DE SAUDE
EDUCADOR POPULAR
TERAPEUTA HOLISTICO

 

comentario sobre o projeto:
PROJETO JA FALEI 10639 VEZES QUE RACISMO, INTOLERANCIA RELIGIOSA E PRECONCEITO DE QUALQUER FORMA SAO CRIMES... A COR DA NOSSA CULTURA/REDE MANDACARU RN


Olodumare ko fi balé awon ni mo ejé ki ko, le hin odé fu lé jé awon ni mo u ejé ki ko",(Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem ter antes exigido ao sábio o juramento de ensinar.) fonte "dofono de xango cleyton"
 
Vivemos na Cidade do Sol, um momento de total iluminação cultural, riquíssimo em troca de saberes, respeito humano e estudos sobre a condição vivencial e religiosa dos afros descendentes, que na verdade refere-se a uma mais que generosa parcela do nosso amado povo brasileiro. Através da FUTURA e com a mestria de sua maravilhosa facilitadora: Ana Amélia,a Cor da Cultura que se auto define como  um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, a TV Globo e a Seppir – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, nos apresentando desde  seu início em 2004  produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo. Estar presente no que talvez tenha sido o primeiro momento da COR DA CULTURA dedicado a religiosos de matriz afro descendentes é mais que uma honra, é uma alegria para o desta Contadora de Histórias que tem o compromisso de estar sempre participando da construção de mundo melhor, mais solidário, justo e feliz! Deixo aqui para todos que conheci neste evento meu respeito e ternura, e a certeza que podem contar com esta parceira na cobrança de instauração da Lei 10.639/03 e de toda beleza que envolve os sentimentos, religiosidade, tradições e riqueza que  cultural, oriundas do solo africano.
                                                                      
Daluzinha Avlis <daluzinhaavlis@gmail.com>

conferencias de segurança alimentar por todo do rio grande do norte tem representação da comissão de terreiros e povos de matriz africana e REDE MANDACARU RN

babalorixa edmilsom d*Oxum, yalorixa temi luciene de oya, e fernandes jose olufam participam da conferencia de segurança alimentar do RIO GRANDE DO NORTE, com a tematica segurança alimentar e nutricional para todos os varios segmentos foram varios ficamos inseridos nos seguintes segmentos povo negro, povo de terreiro e organizações nao governamentais, diante da tematica que Consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

Situações de insegurança alimentar e nutricional podem ser detectadas a partir de diferentes tipos de problemas: fome, obesidade, doenças associadas à má alimentação e consumo de alimentos de qualidade duvidosa ou prejudicial à saúde.

A produção predatória de alimentos em relação ao ambiente, os preços abusivos e a imposição de padrões alimentares que não respeitem a diversidade cultural também são provocadores de insegurança alimentar.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ADEUS à conta de telefone - REPASSE! não custa nada!

EU JÁ LIGUEI, FIZ MINHA PARTE, FAÇA A SUA, SÓ TEMOS A GANHAR.
BJS.


ADEUS à conta de telefone - REPASSE! não custa nada!
 


Lembre-se  a  ligacão  é  0800, você não estará  gastando  e nem perdendo  nada .
 

 
SE CADA UM FIZER UMA LIGAÇÃO E REPASSAR PARA, PELO MENOS, MAIS CINCO PESSOAS, E ESTAS AGIREM DA MESMA FORMA, CONSEGUIREMOS, EM CURTO ESPAÇO DE TEMPO, UM NÚMERO QUE SERÁ RESPEITADO PELOS CONGRESSISTAS...!!!
A QUESTÃO NÃO É SÓ PASSAR ADIANTE, MAS LIGAR
PARA O NÚMERO INDICADO.


CANCELAMENTO DA TAXA TELEFÔNICA de: R$ 40,37 (residencial) e R$ 56,08 (comercial)
Quando se trata do interesse da população, nada é divulgado.
Ligue 0800-619619 .
Quando a secretária eletrônica atender, então
digite: 1 (um), 1 (um), 1 (um) . Assim você votou a favor do cancelamento da taxa de telefone fixo.

O Projeto de Lei é o de n.º 5476, do ano de 2001.

Esse tipo de assunto NÃO é veiculado na TV ou no rádio, porque eles não têm interesse e não estão preocupados com isso.
Então nós é que temos de correr atrás, afinal quem paga somos nós!

O telefone a ser discado (0800-619619, de segunda à sexta-feira das 08 às 20h) é da Câmara dos Deputados Federal.

Passe para frente esta mensagem para o maior número possível.
LIGUE: 0800-619619 
Vamos divulgar!!!
Se aprovado o projeto, passará a ser lei e, a partir de então, cada um só pagará pelas ligações efetuadas, acabando com esse roubo que é a assinatura mensal.
Este projeto está tramitando na 'COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR', na Câmara.

Quanto mais ligar, maior a chance de ser aprovado.

NÓS BRASILEIROS AGRADECEMOS!

Não adianta a gente ficar só reclamando. É preciso que cada um contribua para que possamos conseguir aprovar o que nos interessa.

Quando podemos, temos que tomar alguma atitude contra os ladrões que surrupiam nossas pequenas economias...
Lembre-se [e ligacao  0800, voce nao estara  perdendo  nada
So  tera a  ganhar

Envie uma cópia para TODOS OS SEUS CONTATOS!

sábado, 3 de setembro de 2011

Margareth Grilo
Repórter Especial

Dos 7.582 presos do Rio Grande do Norte - incluindo os que estão detidos em Delegacias de Policia Civil - apenas 413, ou seja, 5,44% , estão em sala de aula. Estudam séries iniciais ou finais do ensino fundamental;  ensino médio ou estão na Alfabetização de Jovens e Adultos. A baixa proporção de presos deixa à mostra a dificuldade de efetivar, com sucesso, uma política educacional nos presídios.
emanuel amaralNo Presídio Estadual de Alcaçuz, o maior do RN, aulas são ministradas em salas improvisadasNo Presídio Estadual de Alcaçuz, o maior do RN, aulas são ministradas em salas improvisadas

Segundo dados da Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (Sueja), da Secretaria Estadual de Educação houve retrocesso no estado. Em 2010, 450 presos, em média, estudavam em presídios e Centros de detenção provisória. Os dados da Sueja divergem dos oficiais, disponibilizados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Segundo o Depen,  em dezembro de 2010, o estado era o sexto pior em proporção de presos que estudavam à época. Estudo elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Cultura Luiz Flávio Gomes, a partir de dados do Depen, mostrou que em dezembro/2010 o percentual era de 2,4%. Na época, dos 6.123 presos um total de 147 criminosos estavam estudando.

Este ano, a Sueja não conseguiu implantar turmas no Presídio Estadual de Parnamirim (PEP); na Penitenciária Federal de Mossoró; no Ceduc e nos CDP's do Parque Industrial, em Parnamirim, e da zona Norte. Mesmo no Centro de Reintegração Social, em Macau, que usa a metodologia da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) e foi criado para ser referência, nenhuma turma foi  aberta este ano.

Desde o início de julho, a lei 12.433 prevê a remição de pena por estudo. Os sentenciados garantiram o direito de abater um dia de pena a cada 12 horas de frequencia escolar.   Os maiores obstáculos para uma ampla oferta do ensino em prisões está no fato de que o acesso a esse serviço é visto como "privilégio" e não como direito, segundo a técnica da Sueja, Rosa de Fátima Oliveira, que coordena parte da educação prisional. "A maior dificuldade, se constitui num desafio mesmo, é a concepção do que seja o ato de cumprimento da pena. Se cumprir a pena é fechar o cidadão numa cela ou se é reeducá-lo, prepará-lo para ele conviver em sociedade e retomar sua vida", afirma. Falta, disse ela, compreensão.

Os principais problemas são a falta de estrutura adequada e de pessoal. Nenhum dos presídios do estado são construídos prevendo essa assistência educacional. "Com exceção do presídio de Caicó, onde foram construídas salas de aula, não existe espaço específico adequado para que se ofereça a educação minimamente", disse a técnica.

Apesar disso, a lei a 12.245, de 24 de maio de 2010, que altera o art. 83 da Lei no 7.210, de 11 de julho de 1984 - Lei de Execução Penal -  autoriza a instalação de salas de aulas nos presídios. Pela lei, devem ser instaladas salas de aula destinadas a cursos de ensino básico e profissionalizante em todos os presídios do país.  Também há deficit de agentes penitenciários para auxiliar nesse o trabalho dos professores, fazendo a vigilância nas salas de aula e o deslocamento dos presos do pavilhão até a sala de aula.

A escassez de professores também é outro problema. Hoje, o programa trabalha com apenas sete professores da rede e 13 estagiários contratados pela Escola de Governo. "Há alguns critérios básicos para que esses professores sejam contratados e nem sempre nas cidades onde oferecemos o trabalho tem estagiários com as licenciaturas para as quais nós precisamos ofertar a educação aos apenados", explicou Rosa. Ela considera que a mentalidade dos gestores dos sistema penitenciário já mudou nos últimos anos, mas o estado ainda está longe de proporcionar um acesso amplo  na educação prisional. "Para que aconteça a contento, é preciso que ter interesse das pessoas em realizar o trabalho, uma organização e um espaço destinado". Ela disse que isso aconteceu em Caicó, onde a educação prisional é referência.

Analfabetismo chega a 14% nas cadeias do RN

A demanda por educação é muito maior do que a oferta. Em dezembro de 2010, segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen),  51,90% dos presos do Rio Grande do Norte não possuíam o ensino fundamental completo. Desses, 14,01% são analfabetos. No presídio estadual de Alcaçuz, a história de vida dos presos confirmam essa estatística.

Atualmente, 60 presos estão matriculados na alfabetização. O coordenador do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte, José Olímpio da Silva José Olímpio, reconhece que ainda é pequeno o número de presos que estudam, mas diz que o estado tem feito esforços para aumentar a reinserção social. Ele acredita que a ressocialização é possível, em boa parte dos casos.

"Pela experiência que já temos, os projetos de educação ajudam a mudar a vida para os que querem essa ressocialização. Mas quem tem índole de crime não muda". Segundo ele, os que mais progridem nos estudos são aquelas pessoas presas por crimes passionais. Mais de 90% são ressocializados. É a mesma opinião do diretor do presídio de Alcaçuz, Marcos Antônio de Oliveira Lisboa.

O alfabeto, até bem pouco tempo, era desconhecido  para Francisco das Chagas, 38 anos. Ele começou a menos de um mês. "Já peguei a turma na metade, não sabia nem pegar no lápis, mas já aprendi muito", contou. Em Alcaçuz, menos de 15% dos matriculados estão estudando. A atividade era um caça-palavras, que Francisco procurava completar. Ele cumpre pena há 4 anos, condenado por homicídio.

Na mesma sala, Genilson Vicente da Silva, 37 anos, já estuda há mais tempo: 8 meses. "Não sabia ler, hoje já identifico os nomes, faço meu próprio nome e o nome dos meus filhos. Vou poder recomeçar a vida bem melhor", disse esperançoso. Por assaltos, Genilson foi condenado a 43 anos. Está em Alcaçuz há dois anos. Quem estuda, como ele, espera poder usufruir da nova lei.

"É uma boa esse benefício, para quem quer alguma coisa com a vida", disse Maurício Barbosa da Silva, 38 anos. Em Alcaçuz há dois anos, cumprindo pena de 13 anos e 9 meses, por homicídio. Como a maioria, não frequentou a escola. "Tinha que ajudar meu pai na roça. Nunca tive oportunidade de ir à escola. Hoje já sei fazer uma cartinha pra minha filha". Ele espera sair em, no máximo, dois anos e acredita que a vida, fora do presídio terá boas perspectivas.

No EJA (Educação de Jovens e Adultos), sala ao lado da Alfabetização, Oswaldo Pereira de Aguiar, 57, condenado a 40 anos pelo assassinato da menina Maisla Mariano, em 2009, está na sala de aula "para não perder a prática dos estudos e não esquece ro que já aprendeu". Antes de chegar ao Rio Grande do Norte, estou até a 5ª série. Era ambulante, quando foi preso em Natal. "melhor está aqui, estudando do que lá fora ouvindo certo tipo de conversa".

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN