PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

dados epidemiologicos no RN

O Rio Grande do Norte é o 21º estado em número de casos de Aids em adultos no Brasil. A informação foi divulgada ontem pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Os dados foram contabilizados pelo Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais da Sesap, através do boletim epidemiológico anual que apresenta um retrato da epidemia da Aids no RN, além dos casos de sífilis e hepatites, entre janeiro de 2000 a dezembro de 2010.


Dados apontam que doença atinge, principamente, homens de 25 a 49 anos Foto: Oswaldo Reis/Esp. CB/D.A Press
Nesse período foram contabilizados 2.723 casos de Aids em adultos no estado e 697 casos de óbitos, sendo 69% para homens e 31% para mulheres. De acordo com o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais, cerca de 60% dos casos de Aids registrados no RN estão concentrados na Região Metropolitana de Natal. Os dados apontam que a doença atinge principamente homens na faixa etária dos 25 aos 49 anos de idade.

O secretário estadual de saúde, Domício Arruda, garante que o Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais no RN é atuante. Ele acredita que os números do estado estão dentro do comportamento brasileiro. "Nossa média é igual a brasileira. Oferecemos atendimento especializado no Hospital Giselda Trigueiro, inclusive com a distribuição de medicamentos, além de participarmos de todas as campanhas realizadas", disse.

Domício acrescentou ainda que o único problema enfrentado pelos portadores da doença é a espera por alguns tipos de medicamentos receitados pelos médicos, mas que não faazem parte dos remédios distribuídos pelo Programa Nacional DST/Aids (retrovirais). "Os pacientes que necessitam desses tipos de remédios, voltados especialmente para as infecções oportunistas, às vezes demoram para receber por causa da irregularidade no abastecimento, mas estamos tentando melhorar essa deficiência", assume.

O boletim também contemplou a notificação da sífilis no RN que passou a ser obrigatória desde 2007. Desde então, até o ano de 2010, foram diagnosticados 600 casos da doença no Estado. Somente no ano passado, foram registrados 193 casos da doença, apenas 20% do esperado, o que representa uma grande subnotificação no Estado.

Hepatite
Entre os anos de 2005 e 2010, foram registrados no Rio Grande do Norte 2.167 casos de Hepatite A, 210 casos de Hepatite B e 306 casos de Hepatite C. A hepatite A é causada por meio de água e alimentos contaminados, estando relacionada com infra-estrutura de saneamento básico. A hepatite B é transmitida principalmente por via sexual sendo predominante em adultos de 20 a 49 anos. A hepatite C possui alto índice de cronificação, concentrando-se na faixa etária de 50 a 64 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN