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terça-feira, 1 de agosto de 2017

IV Ciclo de Estudos e Debates em Etnologia Indígena da UFRN ...

04-06 de Setembro, 2017 : UFRN : Natal/RN
IV Ciclo de Estudos e Debates em Etnologia Indígena da UFRN ...



 Todas as atividades serão realizadas no Auditório B do
 CCHLA/UFRN

Público Alvo: 

Estudantes de graduação e pós-graduação e demais pesquisadores, militantes, ativistas,
comunidades tradicionais....

O IV Ciclo de Estudos e Debates em Etnologia Indígena da UFRN é parte dos esforços
de docentes e discentes do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação
em Antropologia Social da UFRN em trazer para o centro do debate questões relativas às
populações indígenas da América do Sul. Já foram realizadas duas edições desse Ciclo em
2016: na primeira, foram discutidas as múltiplas dimensões da arte ameríndia os processos
 de produção que envolvem os artistas indígenas; e na segunda, os debates se concentraram
 na
inserção de jovens indígenas nas mobilizações políticas e nos espaços de formação
 acadêmica universitária. A proposta do III Ciclo é dar continuidade a esses debates iniciados em 2016,
agora com o foco na questão da perícia antropológica e nos direitos dos povos indígenas.
A perícia tem sido posta como grande desafio na formação dos antropólogos, na medida em
que aponta para a consolidação de um campo importante de atuação profissional, ao mesmo
tempo em que problematiza o lugar do antropólogo na defesa dos direitos dos povos
indígenas.


... LOCALIZAÇÃO (ANTIGA) DOS GRUPOS INDÍGENAS DO RIO GRANDE DO NORTE

http://fpedern.blogspot.com.br/2013/03/provavel-localizacao-antiga-dos-grupos.html


ETNIAS INDÍGENAS DO NORDESTE BRASILEIRO


Programaçã: 
- Outras informações estão disponíveis no sitio:

https://cicloetnologiaufrn.wixsite.com/ivciclo




ÚNICA YALORIXA INDÍGENA MARIA XOROQUE (Maria Soares), 

NO RN E PROVAVEL NO BRASIL - O ENCONTRO DE DUAS 

ANCESTRALIDADES AFRICANA E INDÍGENA EM TERRAS BRASILEIRAS E POTIGUARES...GUARDIÃ DE DUAS TRADIÇÕES AFRICANA E INDÍGENA..

.ORGULHO YALORIXA MARIA XOROQUE (MARIA SOARES) SER

 COORDENADORA DA REDE MANDACARU BRASIL EM TERRAS 

POTIGUARES... orgulho de Ya Maria ser coordenadora colegiada rede mandacaru

 Brasil...valorizando as nossas raízes...


YALORIXA MARIA XOROQUE (MARIA SOARES) SER COORDENADORA DA REDE 

MANDACARU BRASIL EM TERRAS POTIGUARES... orgulho de Ya Maria ser coordenadora

 colegiada rede mandacaru Brasil...valorizando as nossas raízes...


ORGULHO PARA O RN - A ÚNICA YALORIXA INDíGENA DO RN

 GUARDIÃ DE DUAS TRADIÇÕES INDÍGENA E AFRICANA É 

DESTAQUE EM PRIMEIRA CONFERENCIA INDÍGENA DO RN.... 

YALORIXA MARIA D*OGUN XOROQUE - NATIVA DO AMARELÃO 

EM VARIAS GERAÇÕES MARIA SOARES -YA MARIA XOROQUE E 

DESTAQUE NA CONFERENCIA POR SER A PRIMEIRA YALORIXA 

INDÍGENA DO RN E TALVEZ DO BRASIL... AXE NOSSO KOLONFE

 OLORUN KOLONFE A MAE MARIA XOROQUE INDÍGENA DO 

AMARELÃO DOS MENDONÇA ... NO RN..ANCESTRALIDADE A

 MAIS DE DOIS SÉCULOS NO AMARELÃO....


Líder Indígena COMUNIDADE DO TAPARÁ - 

MACAIBA - RN Francisca Bezerra (Francisca do 
Tapará) OUTRO ICONE NA LUTA E ATIVISMO E
 RESISTENCIA INDIGENA EM TERRAS 
POTIGUARES:
Francisca Bezerra - Créditos: Catarina Santos

  Resultado de imagem para CATU POVO INDIGENA

lIDER INDIGENA LUIZ CATU... REVERENCIAMOS NOSSOS ILUSTRES
IRMAOS DO CATU TAMBÉM JUNTO A MOISES CATU E VALDA CATU
ATIVISTAS E LUTADORES E A TODOS OS POVO INDIGENAS DO RN....


COMUNIDADES INDÍGENAS NO RN

MENDONÇA DO AMARELÃO
João Câmara-RN

Os antecessores dos Mendonça do Amarelão são indígenas migrantes do Brejo de Bananeiras do Estado da Paraíba que chegaram à região por volta da primeira metade do século XIX. São mais de 1.600 pessoas que vivem no Amarelão (João Câmara/RN) – lugar de fundação da família há mais de 150 anos e Assentamento Santa Teresinha – terras que os Mendonça conseguiram recuperar junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras – MST, área vizinha do Amarelão. Ambas as localidades estão distantes em mais de 90 km de Natal.


  ELEOTÉRIO - CATU
Canguaretama/Goianinha-RN

São aproximadamente 900 pessoas que vivem numa região chamada Catu (na língua Tupi significa “bom”, “bonito”). É uma área localizada nos municípios de Canguaretama/Goianinha, distando cerca de 80 km de Natal. O Catu está rodeado de canaviais e por criadouros de camarão.
No século XVIII a antiga aldeia de Igramació (arredores de Vila Flor, Goianinha eCanguaretama) abrigava indígenas Potiguara e depois Tapuia, sobreviventes da “Guerra dos Bárbaros” (LOPES,2003).


CABOCLO
Açu-RN

Próxima a Riacho no município de Açu compõe-se de 150 pessoas que vivem em terras alheias. Vivem da agricultura, trabalhando como meeiros, ou seja, tudo que produzem na terra têm que dividir com o dono do lugar. Os Caboclo falam de sua origem indígena e de migrações da família que vieram de Paraú (oeste do RN).
Alguns se identificam como indígenas, outros como “caboclos”, denominação que se remete a antecessores indígenas. Há cavernas e outros lugares de memória que são lembrados pelos mais velhos como espaços dos antecessores indígenas.


  BANGUÊ
Açu-RN
Composta por 180 pessoas que vivem à margem da Lagoa do Piató (13 km de extensão) no município de Assu. Trabalham com a pesca e agricultura de subsistência. Da mesma forma que as demais comunidades já vistas, há muita precariedade no que se refere à saúde, à educação, ao lazer e ao trabalho.
Há referências à origem indígena e à presença desses antecessores na memória social.


Lagoa do Piató

SAGI
Baía Formosa-RN

Localiza-se numa praia do mesmo nome, no Município de Baía Formosa, litoral sul do Rio Grande do Norte, fronteira com a Paraíba. São aproximadamente 540 pessoas. 
Ao que tudo indica  as famílias pertencem a troncos familiares dos indígenas Potiguara da Paraíba que chegaram na região há mais de 100 anos.

Rio Guaju - Sagi

 Texto: Jussara Galhardo
                                                                                        Adaptação: Gorete Nunes


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