Apresentação
Nas últimas duas décadas, o Ensino Religioso avançou consideravelmente no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, constituída por saberes pedagógicos que mobilizam conhecimentos religiosos para um ensino não-confessional, voltado ao acolhimento e respeito da diversidade religiosa e cultural brasileira.
A formação específica, realizada em cursos de Licenciatura em Ensino Religioso ou em Ciência(s) da(s) Religião(ões) produziu novas formas de pensar e agir no ambiente da sala de aula, alterando o status de uma disciplina presente na educação brasileira por séculos.
O diálogo entre Educação e Ciência(s) da(s) Religião(ões) vem permitindo a inovação não apenas no âmbito das práticas pedagógicas no cotidiano escolar, mas também nutrindo o surgimento de uma epistemetodologia atenta aos desafios do contexto contemporâneo, cada vez mais complexo e diverso.
Como consequência, professores e estudantes a Educação Básica, marcadamente constituídos por culturas, identidades e experiências religiosas e não-religiosas, produzem novas formas de conhecimento no espaço da sala de aula que incluem posições de compreensão do outro (alteridade), de respeito e reverência àquele que não é igual e a possibilidade de compreenderem-se como diferentes em um mundo complexo, multifacetado e heterogêneo.
Nessa perspectiva, o FONAPER, entidade representativa da área, sensível aos desafios da atualidade, busca novamente contribuir no sentido de oportunizar espaços de debates, reflexões e proposições de um Ensino Religioso não confessional que contemple os paradigmas emergentes do mundo contemporâneo.
Por ser reconhecido nacional e internacionalmente, ao defender o direito do educando em ter acesso ao conjunto de conhecimentos historicamente construídos pelas culturas e tradições religiosas, sem proselitismos, o FONAPER promove conjuntamente, no ano de 2017, a nona edição do Congresso Nacional de Ensino Religioso (CONERE) I Congresso Latino-americano de Educação e Ciência(s) da(s) Religião(ões), o qual, , acontecerá em sua nona edição, no espaço acadêmico do Curso de Ciências da Religião da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no Campus de Natal (RN).
O tema escolhido para esta edição – Conhecimentos Religiosos, Culturas e Educação: tecendo práticas inovadoras – procura analisar os diálogos tecidos pelas práticas inovadoras construídas principalmente nos espaços de formação escolar e acadêmico, cuja produção (re)pensa os desafios da abordagem pedagógica dos elementos básicos dos fenômenos religiosos na Educação Básica, os procedimentos de formação e intervenção social, as clivagens culturais e sociais, além dos discursos que circulam nas esferas de formação e de atuação dos docentes.
Sobre:
O Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER), buscando dar continuidade ao seu objetivo de acompanhar, organizar e subsidiar o esforço de professores, associações e pesquisadores na efetivação do Ensino Religioso na Educação Básica, vem promovendo, historicamente, em anos alternados, Seminários Nacionais de Formação de Professores em Ensino Religioso (anos pares) e Congressos Nacionais de Ensino Religioso (anos ímpares), em parceria com instituições de ensino superior e sistemas de ensino.
Em 2017, o FONAPER organiza, em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), o IX Congresso Nacional do Ensino Religioso (CONERE), com o tema Conhecimentos Religiosos, Culturas e Educação: tecendo práticas inovadoras.
Outra novidade deste ano é a promoção conjunta do I Congresso Latino-Americano de Educação e Ciência(s) da(s) Religião(ões), oferecido com o intuito de internacionalizar as ações do FONAPER, por meio do encontro anual de investigadores que atuam na interface entre dois campos inter-relacionados com o Ensino Religioso: Educação e Ciência(s) da(s) Religião(ões).
Os eventos serão realizados nas dependências do UERN - Campus Avançado de Natal, situada à Av. Dr. João Medeiros Filho, nº 3419 - Potengi (Zona Norte), na cidade de Natal/RN, entre os dias 19 a 21 de outubro de 2017.
Local do evento:
UERN - 59120-200, Avenida Doutor João Medeiros Filho, Potengi, Natal, Rio Grande do Norte
Objetivos
O IX Congresso Nacional de Ensino Religioso (CONERE) e o I Congresso Latino-Americano de Educação e Ciência(s) da(s) Religião(ões) objetivam:
- Debater e socializar estudos, pesquisas e práticas pedagógicas inovadoras acerca das temáticas dos conhecimentos religiosos no campo da Educação e do Ensino Religioso, no contexto da diversidade cultural, enquanto um direito do cidadão;
- Dialogar acerca das inquietações e relações entre sujeitos e sistemas religiosos investigados pela Educação e pela(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) no intuito de assegurar o acesso e aprendizagem dos conhecimentos da diversidade cultural religiosa brasileira e latino-americana.
- Evidenciar saberes de referência de pesquisas e práticas pedagógicas relacionadas às aproximações epistemológicas, teóricas e metodológicas sobre conhecimentos religiosos e não religiosos abordados pelo Ensino Religioso na Educação Básica
Organização
Organização
- Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER)
- Curso de Licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do
Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Coorganização
- Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN)
- Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PROPEG/UERN
- Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSS/UERN)
- Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPG-CR/UFPB)
Coordenação Geral
Araceli Sobreira Benevides (UERN e FONAPER)
Elcio Cecchetti (SED/SC e FONAPER)
Comissão Organizadora Local
Ana Maria de Medeiros Lucas
Antônio Júlio Garcia Freire (UERN)
Irene de Araújo Van Den Berg (UERN)
João Bosco Filho (UERN)
Josineide Silveira de Oliveira (UERN e GRECOM)
Maria Augusta Souza Torres (UERN e SEEC)
Maria do Socorro Oliveira (SME/Natal)
Maria Lucien Reinaldo de Oliveira (UERN)
Waldney de Souza Rodrigues Costa (UERN)
Comissão Organizadora Nacional
Adecir Pozzer (SED/SC e FONAPER)
Francisco Sales Bastos Palheta (SEDUC/AM e FONAPER)
Giovanna Cristina Januário Alves (SEDUC/PB e FONAPER)
Gracileide Alves da Silva (UFPB e FONAPER)
José Carlos da Silva (USJ e FONAPER)
Lusival Antonio Barcellos (UFPB e FONAPER)
Maria Cleonice de Oliveira (SME/Montes Claros e FONAPER)
Nenhum comentário:
Postar um comentário