PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

terça-feira, 28 de maio de 2013

Já foi assistir ao filme Raça? Vamos mostrar que existe espaço para o cinema negro e lotar as salas de cinema. Leia o texto “Raça” - Um épico contemporâneo.






Já foi assistir ao filme Raça? Vamos mostrar que existe espaço para o cinema negro e lotar as salas de cinema. Leia o texto “Raça” - Um épico contemporâneo.   



racagrande.jpg








“Raça” - Um épico contemporâneo

Por: Juliana Gonçalves
14/05/2013
Documentário do cineasta brasileiro Joel Zito Araújo e da documentarista norte-americana Megan Mylan, estreia dia 17 de maio nas salas do Grupo Espaço Itaú de Cinema

A batalha corpo a corpo de uma bisneta de africanos escravizados e líder quilombola pela propriedade definitiva da terra que viveram seus ancestrais. A guerra polida do único senador negro do Brasil para conseguir a sanção da lei do “Estatuto da Igualdade Racial” no Congresso Nacional, em Brasília. A luta televisionada de um cantor pela criação e consolidação de seu canal de TV.

“Raça – Um filme sobre a igualdade” é um épico contemporâneo. O documentário revela batalhas ocorridas em territórios diferentes, mas todas em busca de um propósito comum: a equidade racial no Brasil.

O longa-metragem apresenta três personagens vivendo momentos de transição que marcariam a história da comunidade negra brasileira.

A líder quilombola Miúda dos Santos, da Comunidade Quilombola de Linharinho, no Espírito Santo, é a primeira a surgir na telona. Junto com outros personagens da sua comunidade, Miúda luta contra um gigante do ramo da celulose, a empresa Aracruz. Com Miúda, o público é convidado a refletir sobre como a garantia de propriedade de terra não apenas assegura o direito a um território, como também é essencial na preservação de uma cultura.

Apresentado de maneira não linear, as histórias se entrelaçam no documentário. Das imagens bucólicas do quilombo, o espectador é conduzido aos bastidores do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal para conferir o processo pela votação da criação do “Estatuto da Igualdade Racial”, protagonizado pelo senador Paulo Paim, autor do projeto original que demorou quase uma década para ser aprovado.

Depois de Brasília, o que se vê em São Paulo também são bastidores. O congresso abre espaço para o cenário colorido e sem excessos da TV da Gente. A trajetória do cantor Netinho de Paula durante a concretização do sonho de ter um canal formado majoritariamente por profissionais negros é apresentada. A TV da Gente foi fundada em 2005, no interior de São Paulo.

O filme revela pontos fundamentais para a luta de hoje ao contemplar a questão da visibilidade nas comunicações, da titulação das terras quilombolas e a necessidade de leis que resguardam os direitos da população negra.

A sucessão de imagens humaniza as batalhas apresentadas. Sem ser apelativo ou panfletário, “Raça” é um filme sobre um processo. Algo inacabado e ainda não alcançado no Brasil: a igualdade.


Pré-estreia em São Paulo

A pré-estreia do filme ocorreu ontem no Cine Livraria Cultura, no Conjunto Nacional e reuniu representantes do Movimento Negro, jornalistas e políticos.

Antes do início do filme, Joel Zito Araújo e Megan Mylan falaram brevemente sobre o documentário. "O filme é de vocês, abracem. Que ele seja necessário. Façam desse filme instrumento de debate público", afirmou Araújo.

Os diretores da película doarão a toda a renda obtida pela bilheteria do filme ao Fundo Baobá, entidade voltada à promoção da equidade racial da população negra brasileira.

Pra ampliar o debate

Acesse: Raça

Curta: https://www.facebook.com/racafilme

Recomende:  
__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN