Usuários contam agora com serviço de Ouvidoria no Hospital Walfredo Gurgel E Hospital Giselda Trigueiro inaugura Ouvidoria da unidade
Usuários e funcionários do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) contam agora com uma Ouvidoria. O serviço funciona em uma sala localizada na recepção do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, para onde qualquer cidadão, seja paciente, acompanhante ou funcionário pode se dirigir e registrar uma reclamação, sugestão, denúncia ou elogio.
A Ouvidoria do SUS no Rio Grande do Norte foi implantada na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em 2011, e o Hospital Walfredo Gurgel conta com o serviço desde o último dia 24 de maio. O contato pode ser feito pessoalmente (de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h), por telefone, e-mail ou ainda por correspondência. O atendimento é feito por profissionais habilitados e comprometidos com a ética profissional.
Alice Alcântara é fisioterapeuta e conhece bem o dia-a-dia do maior hospital público de urgência do Estado. “Sempre trabalhei na assistência ao paciente e achei interessante o trabalho da Ouvidoria por poder conhecer de perto as necessidades dos usuários”. Todas as demandas são registradas, enviadas à Sesap e respondidas dentro de um prazo estabelecido pelo Sistema Único de Saúde, de acordo com a classificação do assunto.
Beto Madruga, Ouvidor Geral do SUS no RN, reforça que a Ouvidoria é uma ferramenta de controle social e de gestão. “Os relatórios gerenciais são importantes para se trabalhar a solução dos problemas”. Ele explica que a demanda na Ouvidoria da Sesap vem crescendo e se expandindo para outros hospitais de Natal e também em Mossoró. “A Ouvidoria veio para ficar, crescer e se consolidar no SUS do RN”. Na Sesap são recebidas cerca de 100 demandas a cada mês.
HGT TAMBEM GANHA OUVIODIRA....
Com o objetivo de melhorar a qualidade no atendimento aos usuários, o Hospital Giselda Trigueiro (HGT) inaugurou, na manhã de hoje, a Ouvidoria própria da unidade, que servirá como um canal permanente de diálogo entre o usuário e a instituição. O hospital já conta com a Ouvidoria do SUS, que atende à população que tem algo a dizer em relação ao Sistema único de Saúde. Já a Ouvidoria inaugurada hoje será um canal de atendimento as reclamações, solicitações, pedidos, elogios e sugestões dos usuários em relação ao atendimento da própria unidade, mas que funcionará em parceria com a ouvidoria do SUS.
A Ouvidoria da SESAP é o órgão responsável pelo recebimento, análise e encaminhamento das sugestões, críticas, reclamações, elogios e denúncias recebidas dos usuários SUS. Tem a função de fortalecer o controle social e a gestão participativa, e dar um atendimento humanizado e acolhedor ao cidadão.
Funcionando de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h, a Ouvidoria fica na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 730, Centro, 7º andar.
O atendimento ao usuário SUS é realizado pelos telefones (84) 3232-5385 e 3232-6505 ou ainda pelo emailouvidoriasus@rn.gov.br
Legislações
Lei 8.080 - Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
Lei 8.142 - Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.
Decreto 7.530/11 - Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas do Ministério da Saúde, e dá outras providências.
PERGUNTAS FREQÜENTES
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/carta_de_servicos_ao_cidadao.pdf
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/carta_de_servicos_ao_cidadao.pdf
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/carta_de_servicos_ao_cidadao.pdf
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