Rio Grande do Norte 1.093 55 17
|
Para elevar a qualidade da educação oferecida às comunidades quilombolas, o Ministério da Educação oferece, anualmente, apoio financeiro aos sistemas de ensino. Os recursos são destinados para a formação continuada de professores para áreas remanescentes de quilombos, ampliação e melhoria da rede física escolar e produção e aquisição de material didático.
Levantamento feito pela Fundação Cultural Palmares, órgão do Ministério da Cultura, aponta a existência de 1.209 comunidades remanescentes de quilombos certificadas e 143 áreas com terras já tituladas.
Existem comunidades remanescentes de quilombos em quase todos os estados, exceto no Acre, Roraima e no Distrito Federal. Os que possuem o maior número de comunidades remanescentes de quilombos são Bahia (229), Maranhão (112), Minas Gerais (89) e Pará (81).
Existem comunidades remanescentes de quilombos em quase todos os estados, exceto no Acre, Roraima e no Distrito Federal. Os que possuem o maior número de comunidades remanescentes de quilombos são Bahia (229), Maranhão (112), Minas Gerais (89) e Pará (81).
Estudos realizados sobre a situação dessas localidades demonstram que as unidades educacionais estão longe das residências dos alunos e as condições de estrutura são precárias, geralmente construídas de palha ou de pau-a-pique. Há escassez de água potável e as instalações sanitárias são inadequadas.
De acordo com o Censo Escolar de 2007, o Brasil tem aproximadamente 151 mil alunos matriculados em 1.253 escolas localizadas em áreas remanescentes de quilombos. Quase 75% destas matrículas estão concentradas na região Nordeste.
De acordo com o Censo Escolar de 2007, o Brasil tem aproximadamente 151 mil alunos matriculados em 1.253 escolas localizadas em áreas remanescentes de quilombos. Quase 75% destas matrículas estão concentradas na região Nordeste.
A maioria dos professores não é capacitada adequadamente e o número é insuficiente para atender à demanda. Em muitos casos, uma professora ministra aulas para turmas multisseriadas. Poucas comunidades têm unidade educacional com o ensino fundamental completo. Contatos: (61) 2104 9262 / 9183
Lista de Títulos e Materiais Publicados
Livro/Materiais
|
Tiragem
2000
|
Data da Edição
2006
| |||
Quilombos: espaço de resistência de homens e mulheres negras (livro do professor)
|
10.000
|
2006
| |||
Quilombos: espaço de resistência de homens e mulheres negras (livro do aluno)
|
15.000
|
2006
| |||
Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais
|
54.000
|
2006
| |||
Dimensões da inclusão no Ensino Médio: mercado de trabalho, religiosidade e educação quilombola (Volume 9 da Coleção Educação para Todos – Secad/MEC)
|
5.000
|
2006
| |||
Uma história do povo
Kalunga – livro do professor (2ª edição) |
5.000
|
2006
| |||
Uma história do povo
Kalunga – livro do aluno (2ª edição) |
5.000
|
2006
| |||
Yoté, o jogo da nossa história (livro do professor, livro do aluno e tabuleiro)
|
7.500
|
2008
| |||
Estórias Quilombolas
|
7.500
|
2008
| |||
Minas de Quilombos
|
-
|
No prelo
| |||
Calendário Meu Brasil Africano, Minha África Brasileira
|
5.400
|
2006
| |||
Calendário História e Cultura Afro-brasileira e Africana – Datas para conhecer e pesquisar
|
30.000
|
2006
| |||
Palavras-chave: Educação quilombola
Nenhum comentário:
Postar um comentário