Escola Municipal Professora Maria Dalva Gomes Bezerra, localizada no bairro Lagoa
Azul, conjunto Gramoré, cidade do Natal, estado do Rio Grande do Norte.
ESCOLA MARIA DALVA ADVINHA ONDE NA ZONA NORTE DE NATAL E CLARO E INFESTADA POR PULGAS E RATOS E CARRAPATOS DEIXEM OS BICHINHOS ESTUDAREM GENTE... DIRETORA FORA A MAIS ATACADA POIS RESISTIU ATE O ULTIMO MOMENTO DENTRO DA ESCOLA...
A Escola Municipal Professora Maria Dalva Gomes Bezerra, possui: 10 salas de aula,
refeitório, biblioteca, quadra de esporte e a área externa. Esta instituição de ensino público faz
parte da estatística dos 98% dos estabelecimentos de educação fundamental municipal da cidade
do Natal-RN, que não possui espaço físico específico projetado e destinado a laboratório ou sala
de aula para o ensino da disciplina de artes visuais, como sugere os Referenciais Curriculares
Nacionais para Ensino Infantil- RCNEI (1998).
Entretanto, a constatação da falta dessa condição básica essencial, no caso o espaço físico
para desenvolvimento pleno das aulas de artes; estar sendo enfatizada e solicitada constantemente
á direção da escola, mostrando sua importância para o processo de ensino e aprendizagem de
qualidade na educação. Esse problema também foi encaminhado ao conhecimento do Sindicato
dos Trabalhadores da Educação SINTE-RN, representante da classe dos professores.
Posteriormente, a mesma questão foi conduzida e discutida nos encontros pedagógicos de
planejamento dos professores de artes, que são promovidos mensalmente pela secretaria
municipal de educação- SME-RN, na busca de se providenciar solução. Desde então, mais de 05
anos já se passaram e nada se conseguiu de ação concreta para resolver esse problema,
constatamos então que não existe empenho efetivo suficiente das partes envolvidas para a busca
de solução.
Diante dessa realidade, constata-se que o compromisso que órgãos públicos como a SMERN, o SINTE-RN e até mesmo a Promotoria Pública do Natal tem com educação, limita-se a
incitar a formação de analfabetos quando muito funcionais produzidos em “celas de aulas”
superlotadas, e se alto promover para a sociedade à custa de estatística numérica referente á
quantidade de alunos matriculados, omitindo para a mesma, sua incompetência em prover as
condições básicas necessárias para uma educação pública de qualidade...
PILLOTTO & MOGNOL (2007), ao afirmar que:
A estrutura e o arranjo dos espaços na educação refletem culturas, filosofias e escolhas ali
estabelecidas, favorecendo ou não a aprendizagem da criança. O contexto arquitetônico e funcional
desses espaços está integrado ao plano de organização das ações educativas; ali, os objetos, os
materiais, as estruturas não são elementos passivos, mas interferem na estrutura cognitiva e afetiva das
crianças, assim como refletem valores, idéias, culturas na educação e da educação (p, 220)
Nenhum comentário:
Postar um comentário