Como ser sustentável?
29/08/2011Desligar a TV para dormir, utilizar o celular como despertador e muitas outras pequenas atitudes que podem ajudar a diminuir seu impacto no planeta.
Na hora de comprar make, colabore com o planeta e escolha produtos com refil. E fique de olho nos fabricantes: muitos já estão engajados e, entre outras atitudes, rejeitam os testes em animais.
Em vez de gastar energia com despertador, programe o cellular para te acordar. Ele vai ficar ligado mesmo, né? E nada de carregá-lo à noite, esquecer o aparelho na tomada é desnecessário.
Use a internet a seu favor: fique de olho no que os politicos fazem, cobre empresas e participe de abaixo-assinados para causas em que você acredita. Cidadania virtual com impacto real!
Quer jogar fora aquele CD do Rouge que só queima seu filme? Vale procurar na net um centro de reciclagem de eletrônico perto da sua casa. Afinal, um simples CDzinho demora 450 anos para se decompor!
Ai, como pedir? Bom, lá vai: use menos secador! Odeia a gente? Não? Ufa! É que ele gasta dez vezes mais energia do que a chapinha. Sério. Aposte nela para o dia a dia e guarde o secador, snif, para ocasiões especiais.
Ligar o computador só para ouvir música é desperdício. Prefira escutar o MP3 player enquanto se joga no seu quarto. E recarregue o aparelho quando ligar o PC para entrar no MSN
É uma delícia ligar a TV e dormir com o brilho no rosto! Tipo um abajurzinho com vozes,né? Aham, senta lá, Cláudia. A TV é dona de10% do valor da conta de luz. Por isso, desligue quando o sono vier.
QUAL A PROCEDÊNCIA DO QUE VOCÊ COMPRA?
De nada adianta trocar sacolas plásticas por uma "ecobag" se ela for feita no Vietnã. "Será que o custo energético do transporte não anularia o benefício de sua utilização?", pergunta a jornalista Amélia Toledo, que pesquisa as relações entre design, inovação e sustentabilidade. Todos os materiais têm prós e contras, explica ela. "O vidro é 100% reciclável. Mas é pesado e a logística de reutilização exige alto consumo de água e energia. O plástico é retirado de matérias-primas não renováveis, mas seu processo de produção não gera resíduos." Para escolher entre produtos, ela recomenda adotar um conjunto de critérios que inclua durabilidade e adequação ao uso. "Design sustentável é aquele que usa menos matéria-prima, processos industriais e energia."
TUDO BEM DEIXAR O CARRO EM CASA ÀS VEZES?
Manter o carro em ordem para evitar emissões desnecessárias de dióxido de carbono é lei. Deixá-lo em casa nos trajetos servidos por ônibus ou metrô, ainda que apenas fora dos horários de pico, é melhor ainda. "Em termos de impacto ambiental, usar o transporte coletivo não se compara a tirar o carro da garagem, pois o ônibus e o metrô já circulam regularmente", diz o engenheiro florestal e consultor ambiental Tasso de Azevedo.
XÔ, DESCARTÁVEIS!
Coador de pano, sacola de pano. Introduzi-los em sua rotina não requer nenhuma grande mudança. Melhor, você produz menor quantidade de lixo. E isso sim é uma senhora mudança. Vale lembrar que, no trabalho, desconsidere os copos descartáveis. Vá de caneca. É muito mais charmoso e bem menos nocivo para o meio ambiente.
REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA... SIM! É POSSÍVEL
Regrinhas fáceis para reduzir o consumo de luz e água em casa: mantenha as instalações elétricas em dia; escolha eletrodomésticos certificados; use ferro a vapor, mais econômico, e acumule roupas para passar de uma vez só; instale a geladeira longe de fontes de calor, como o fogão, que a fazem trabalhar mais; pinte as paredes de cores claras, que refletem luz; mantenha luminárias e lustres limpos, para evitar perda de luminosidade; use lâmpadas fluorescentes ou de vapor de sódio; desligue o monitor do computador quando parar de trabalhar; ensaboe toda a louça antes de ligar a torneira elétrica; faça xixi no banho.
SABE AQUELA FRUTA DA ESTAÇÃO? É A ESCOLHA MAIS SÁBIA
Transportar alimentos por longas distâncias gera mais poluição do que trazê-los de perto; manter comidas em freezer ou estufa consome mais energia do que conservar alimentos frescos por poucos dias. Logo, dar preferência aos frutos da época e alimentos produzidos no cinturão de sua cidade são maneiras simples de contribuir para a redução da poluição atmosférica. De quebra, você ajuda a garantir a sobrevivência de pequenos produtores e comerciantes, que perderam espaço nas últimas décadas para as grandes redes de varejo.
http://planetasustentavel.abril.com.br
Débora Spitzcovsky e Tete Martinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário