A FLOR DO SERTAO E CANGAÇO - Organização que atua na defesa social da vida ambiente da diversidade etinico racial de todas as formas e maneiras, a missão de servir ao outro com toda a nossas forças e sinergia "Ti Oluwa Ni Ile", Domine, quo vadis? Senhor, aonde ides? Ab initio: desde o começo. Ab aeterno: desde a eternidade. In perpetuum: para sempre. TRANSFORME SEU GESTO EM AÇÃO DEPOSITE: 9314 ITAU NATAL-RN-BRASIL 08341 2 Ilê Ilê Axé àrà-àiyé Omim ofa Orum fum fum Bara Lona...
PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR
CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor
FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2
CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU
terça-feira, 23 de setembro de 2014
(Fonte: Seppir)
Excelente passo adiante no acompanhamento das resoluções da III Conferência que, alocadas em orçamentos ministeriais, darão visibilidade para o controle social, exercido pela sociedade civil, e possibilitarão o acompanhamento das etapas de implementação de políticas públicas de Igualdade Racial.
Resoluções da III Conapir poderão ser acompanhadas através de sistema
Data: 22/09/2014
Em fase de implementação, o sistema de acompanhamento da III Conapir será apresentado em reunião do Conselho da Igualdade Racial, que acontece nos dias 23 e 24 de setembro, na unidade anexa da SEPPIR
Cerca de 80% das resoluções da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – III Conapir, estão contempladas parcial ou integralmente pelas ações do Plano Plurianual (PPA 2012-2015). A constatação é da equipe técnica responsável pela implementação do ‘Sistema de Acompanhamento das Resoluções da III Conapir’, ferramenta que vai permitir o monitoramento das demandas aprovadas pela sociedade civil na Conferência realizada em novembro do ano passado.
Importante mecanismo para o monitoramento das políticas públicas, o ‘Sistema de Acompanhamento das Resoluções da III Conapir’ será apresentado na 47ª Reunião Ordinária do Conselho de Promoção da Igualdade Racial - CNPIR, que acontece em Brasília-DF, nesta terça e quarta-feira (23 e 24 de setembro).
Em fase de implementação na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – SEPPIR/PR, a ferramenta permitirá o cruzamento de dados, possibilitando a associação das demandas aprovadas pela sociedade civil, o Plano Plurianual (PPA 2012-2015), a legislação e as políticas públicas vigentes. O Sistema também oferecerá maior transparência sobre o processo de implementação das políticas públicas no âmbito do governo federal.
As resoluções da III Conapir poderão ser acompanhadas através de um sistema virtual, que será disponibilizado para consulta até o final de 2014.
O Sistema está sendo desenvolvido dentro da Cooperação Técnica firmada entre a SEPPIR e a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, que entre outros objetivos visa ‘ampliar o modelo de governança por meio do uso dos serviços de tecnologia da informação e comunicação na execução das políticas de Promoção da Igualdade Racial no âmbito da III Conapir’.
Conselho
Importante mecanismo para o monitoramento das políticas públicas, o ‘Sistema de Acompanhamento das Resoluções da III Conapir’ será apresentado na 47ª Reunião Ordinária do Conselho de Promoção da Igualdade Racial - CNPIR, que acontece em Brasília-DF, nesta terça e quarta-feira (23 e 24 de setembro).
Importante mecanismo para o monitoramento das políticas públicas, o ‘Sistema de Acompanhamento das Resoluções da III Conapir’ será apresentado na 47ª Reunião Ordinária do Conselho de Promoção da Igualdade Racial - CNPIR, que acontece em Brasília-DF, nesta terça e quarta-feira (23 e 24 de setembro).
A pauta da 47ª reunião do CNPIR inclui ainda as apresentações ‘Avaliação da Dimensão Estratégica do PPA’, pela secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Esther Bemerguy; ‘Monitoramento da Agenda Transversal de Igualdade Racial’, por Ana Lúcia Starling (diretora de Temas Sociais/MPOG); ‘Ações do Ministério das Comunicações (MC) voltadas para Povos e Comunidades Tradicionais e
População Negra’, por Juliana Góes, do Departamento de Articulação e Formação da Secretaria de Inclusão Digital/MC.
População Negra’, por Juliana Góes, do Departamento de Articulação e Formação da Secretaria de Inclusão Digital/MC.
A Recomendação nº 06 do CNPIR, que propõe a inclusão das pessoas com doença falciforme no tratamento com transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) no Sistema Único de Saúde – SUS, também será tratada na reunião. Haverá ainda, indicação de membros para a Comissão de Seleção de representações da sociedade civil para compor o Conselho no biênio 2014-2016. Além disso, os grupos de trabalho permanentes sobre ‘Ações Afirmativas’, ‘Plano Juventude Viva’, ‘Comunidades Tradicionais’, ‘Agendas Transversais e Orçamento’, terão espaço para avaliação e apresentação de resultados das discussões acerca dos respectivos temas.
CONAPIR
A III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – III CONAPIR, foi realizada de 5 a 7 de novembro, em Brasília-DF. Cerca de 1.400 pessoas participam do debate, que teve como tema central “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”.
A III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – III CONAPIR, foi realizada de 5 a 7 de novembro, em Brasília-DF. Cerca de 1.400 pessoas participam do debate, que teve como tema central “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”.
O principal objetivo da CONAPIR foi reafirmar e ampliar o compromisso do governo e da sociedade brasileira com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social no país.
Opinião
Seja racista e ganhe fama e empatia
As reações da sociedade ao caso Aranha e à nova série de Falabella, 'Sexo e as Nega', mostram o lado mais perverso do racismo no Brasil
por Djamila Ribeiro — publicado 19/09/2014
Costumo dizer que o Brasil é o país da piada pronta sem graça. Com os últimos acontecimentos envolvendo as ofensas racistas que o goleiro Aranha sofreu e a minissérie Sexo e as Nega, essa constatação só se reafirma.
Patrícia Moreira, a moça que ofendeu Aranha, ganha um enorme espaço na mídia que a quer transformar em vítima. Quando neste País programas de TV e jornais deram espaço para alguém se defender e tentar justificar seu crime? Quem ficou com pena e deu espaço para Angélica Aparecida Souza, que em 16 de novembro de 2005 foi presa por roubar um pote de margarina? Quem fez moção de apoio a ela, quantas apresentadoras a levaram aos seus programas? Angélica passou 128 dias na cadeia de Pinheiros, e por quatro vezes teve o pedido de liberdade provisória negado. Foi condenada a quatro anos de prisão em regime semiaberto. Por roubar um pote de margarina porque não aguentava mais ver seu filho, com então dois anos, passar necessidade.
Cláudia Ferreira, a mulher morta e arrastada pela PM carioca, nas manchetes dos jornais virou a “arrastada”, nem nome ou sobrenome davam a ela, ao contrário do que fazem com Patrícia. Quem criou página de apoio nas redes sociais para a família de Cláudia? Quem ofereceu emprego ao viúvo ou se ofereceu para ajudar os quatro filhos e os quatro sobrinhos que ela criava?
Santos FC/Divulgação
Percebe-se que, no Brasil, crimes contra a propriedade, no caso de Angélica, que roubou uma margarina, são mais importantes e causam mais comoção do que crimes contra a humanidade, no caso do Aranha. Chamar alguém de macaco é animalizar um ser humano, retirar sua humanidade. Cadê a empatia nesses casos? Patrícia Moreira agora diz que quer torna-se um símbolo contra o racismo. Como uma mulher que até agora não se desculpou por ter sido racista quer ser símbolo de uma luta tão cara?
Agora irá trabalhar na ONG CUFA (Central única de Favelas). Piada pronta sem graça. Várias militantes negras com vivência do que é sentir racismo e com acúmulo teórico sobre a questão estão aí desempregadas, e uma moça que não assume seu racismo recebe a vaga assim de mão beijada. Destaco que sou contra o apedrejamento da casa dela assim como os xingamentos machistas proferidos contra ela. Mas sou totalmente a favor de que ela pague pelo que fez.
Miguel Falabella cria uma série onde mulheres negras são tratadas como objetos sexuais e quer ganhar prêmio de senhor do ano. Só o nome da série, Sexo e as Nega, já é problemático. Mulheres negras historicamente são tratadas com desumanidade e, nossos corpos, como mera mercadorias. Quantas apresentadoras negras há na TV? Quantas atrizes? Quantas jornalistas? Não precisa ser um grande estudioso das questões raciais no Brasil para perceber o quanto as mulheres negras são invisíveis aos olhos da mídia.
Em sua história no Brasil, a revista Playboy, por exemplo, teve somente sete mulheres negras em sua capa. Não estou de forma alguma concordando com esse tipo de exploração do corpo feminino, estou dizendo que, mesmo nesse mercado, a carne negra também é a mais barata. Aí, mais uma vez, nos colocam nesses mesmos papéis estereotipados e temos que agradecer a boa vontade. Para piorar, Falabella se compara a Spike Lee ao dizer que o cineasta também fala de sua realidade. Bom, Lee é negro e fala com conhecimento de causa das dores que o afligem. O que Falabella, um homem branco e rico, sabe da realidade das mulheres negras no Brasil? Piada pronta sem graça.
E dizer que as militantes que apontaram o racismo da série são capitãs do mato é se utilizar de seus privilégios para nos calar. Ninguém atacou as atrizes da série e, sim, seu diretor que se acha benevolente por empregar mulheres negras. Alguns senhores de escravos também se achavam bonzinhos por não castigar seus escravos. Queremos outros referenciais, não podemos mais aceitar que a mídia nos reduza somente a essas possibilidades.
Quem conhece minimamente um pouco da história do Brasil sabe que as mulheres negras são tratadas como objetos sexuais desde o período colonial. Ideias racistas devem ser combatidas e não relativizadas e entendidas como "meras opções pessoais de pensamento", ideologias, imaginários, arte, ponto de vista diferente, divergência teórica, opinião. Ideias racistas devem ser reprimidas e não elogiadas e justificadas. Não adianta dizer que HOJE tudo é racismo, mostrando uma explícita ignorância histórica. Este País foi fundado no racismo, não tem nada de novo. A mídia brasileira nem de longe reflete a diversidade do seu povo. E, para perceber isso, basta ligar a televisão ou folhear uma revista.
Algumas pessoas pensam que ser racista é somente matar, destratar com gravidade uma pessoa negra. Racismo é um sistema de opressão que visa negar direitos a um grupo, que cria uma ideologia de opressão a esse grupo. Portanto, fingir-se de bom moço e não ouvir o que as mulheres negras estão dizendo para corroborar com o lugar que o racismo e o machismo criou para a mulher negra é ser racista.
Não vamos nos calar diante desses absurdos, de um País onde vítimas viram algozes. Onde diretor de minissérie racista se faz de vítima e quer ganhar medalha por empregar negras. Não nos esqueçamos que muitas famílias se julgam benevolentes por darem emprego a babás negras. Quem se compadece dos milhares de negros que morrem todos os anos? Das crianças que crescem ouvindo insultos racistas? E o pior é ouvir pessoas dizendo que todo mundo faz isso ou sempre fez como se o fato de isso não se tornar público os ausentassem de culpa. Pois é, antigamente as pessoas morriam de tuberculose. A quem serve esse discurso nostálgico? Antigamente era melhor para quem?
Não nos calaremos. Como diz Maya Angelou no poema Eu Me Levanto (Still I rise):
“Pode me atirar palavras afiadas,Dilacerar-me com seu olhar,Você pode me matar em nome do ódio,Mas, ainda assim, como o ar, eu vou me levantar”.
E temos dito.
http://www.cartacapital.com.br/blogs/escritorio-feminista/seja-racista-e-ganhe-fama-e-empatia-5564.html?utm_content=bufferaada9&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
Ativismo Negro
Março 21 e março - Dia Internacional para Eliminação da Segregação Racial Foi instituído pela ONU em razão do massacre de 70 jovens negros em Sharpeville, Africa do Sul, em 1960, enquanto participavam de um movimento nacional contra lei que vigorava na época (lei do passe) e contra a prisão dos líderes de um movimento opositor à essa lei.
*************
UNESCO
*************
Abril
7 de abril - Dia Mundial da SaúdeFoi instituído pela Organização Mundial de Saúde – OMS, fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde.
Maio
7 de maio - Dia Mundial das Crianças Afetadas e Infectadas pelo HIV/ AIDS O objetivo desse movimento é influenciar as autoridades para que criem, em particular com os recursos do "Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária", programas adaptados às necessidades dessas crianças, com o fim de integrá-las à sociedade. Várias cidades do mundo já oficializaram o dia 7 de maio como dia de reflexões e de ações visando a inclusão com qualidade e respeito a essas crianças e adolescentes. Objetiva-se dessa maneira usar a aliança do número maior possível de cidades como prova de credibilidade, com o fim de fazer os governos honrarem todas as promessas feitas na "Declaração de Compromisso sobre HIV/AIDS" de junho de 2001, durante a Sessão Especial da Assembléia Geral das Nações Unidas. No Brasil, apesar da decisão no encontro Nacional de ONGs/aids do reconhecimento desse dia, o congresso Nacional não tomou qualquer iniciativa de reconhecer essa data. (http://www.gaparp.org.br/artigos/index.php?id=134&page=1)
13 de maio - Dia Nacional de Luta contra o Racismo
18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes A data de 18 de maio foi estabelecida em 2000, pela Lei Federal nº 9.970, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Tem como objetivo mobilizar a sociedade para o problema da violência sexual infanto-juvenil. A data foi escolhida para que não seja esquecida a história de Araceli Cabrera Sanches, que aos oito anos de idade foi seqüestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. A participação da população é fundamental para que este crime seja denunciado e punido, mas principalmente para que o jovem tenha sua sexualidade respeitada. Saiba como denunciar no site da ABRAPIA: http://www.abrapia.org.brou ligue para 0800 990500 25 de Maio - Dia da ÁfricaTodo o dia 25 de maio é comemorado o “Dia da África”, e foi neste mesmo dia no ano de 1963, que 32 chefes de estados africanos se reuniram contra a colonização e subordinação que seu continente sofria repetidamente há séculos, vendo suas riquezas naturais e humanas sendo roubadas por povos que se consideravam superiores. A partir daí surgiu a Organização da Unidade Africana (OUA), hojeUnião Africana, que representa a riqueza e o futuro de liberdade num continente sem fronteiras entre os países. Dada a importância daquele momento, a ONU instiuiu o 25 de maio como sendo o “Dia da Libertação da África”, quando diversos eventos são realizados para comemorar a data. 28 de maio - Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher Em 1987, na Costa Rica, realizou-se o V Encontro Internacional Mulher e Saúde, ocasião em que as participantes aprofundaram questões relacionadas à morte das mulheres durante a gravidez, o parto, o pós-parto e decorrente de abortos realizados em condições inadequadas. Como estratégia de combate a essas mortes, com 98% de causas evitáveis, as mulheres decidiram por um conjunto de ações capazes de tornar mais visivel a mortalidade materna em todo o mundo. Logo, depois do V Encontro, em uma reunião realizada no dia 28 de maio, oitenta mulheres de várias nacionalidades instituíram o 28 de Maio como Dia de Ação pela Saúde da Mulher, tomando como subtema, naquele momento, a morte materna. Tem muito mais no site: http://www.redesaude.org.br/html/folheto28maio04.html
6 de Junho - Dia da Adoção da Convenção de Belém do ParáEm 6 de junho de 1994 foi aprovada pela Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher, conhecida como Convenção de Belém do Pará, que foi ratificada pelo Brasil em 27 de novembro de 1995.
16 Junho - Dia da Criança Africana
Em Soweto, África do Sul, milhares de estudantes crianças negras foram para as ruas em 1976, em marcha para protestar sobre a qualidade inferior de sua educação e reivindicar o direito de ser ensinadas em sua própria língua. Centenas de jovens meninas e meninos foram baleados e mortos, e, em duas semanas de protesto que seguiram, mais que cem pessoas foram mortas e milhares foram feridas. Para honrar a memória daqueles(as) que foram mortas e a coragem dos que marcharam, o Dia da Cirança Africana tem sido celebrado no dia 16 de junho, todos os anos, desde 1991, quando foi pela primeira vez iniciado pela Organização Unidade Africana. A data serve também para chamar a atenção para a vida das crianças africanda hoje. Source: HREA- Human Rights Education Association
Julho
25 de julio - Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha Em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingo (República Dominicana), definiu-se que este dia seria o marco internacional da luta e resistência da mulher negra. Desde então, vários setores da sociedade têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero, raça e etnia vivida pelas mulheres negras latino-americanas e caribenhas.
Agosto
23 de agosto - Dia Internacional da Memória do Tráfico Negreiro e de sua Abolição Foi decretada pela Unesco em 1999. Foi escolhida por ser a data da revolta de Sao Domingo,por Dessaline e Toussaint Louverture em 1791. Comemora a insureição que houve na ilha de São Domingo, hoje Haiti e República Dominicana, na noite do dia 23 de agosto de 179. A revolta abalou o sistema escravocrata e deu nascimento ao processo da abolição do tráfico negreiro translatlântico. Representa a data da primeira republica negra que foi liberada pelos próprios negros em luta contra os franceses.
29 de agosto - Dia Nacional da Visibilidade Lésbica -Brasil
Foi deliberado, durante o I SENALE - Seminário Nacional de Lésbicas -, realizado no Rio de Janeiro de 29 de agosto a 1 de setembro de 1996, que o dia 29 de agosto seria celebrado como o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Diversas atividades foram realizadas em comemoração a esta data pelo Brasil: Belo Horizonte (ALEM), Rio de Janeiro (Coletivo de Lésbicas Elizabeth Calvet e Grupo de Mulheres Felipa de Souza), Porto Alegre (Grupo Nuances), São Paulo (Setorial GLBTT do PT), entre outras.
Setembro
15 de setembro - Adoção da declaração e Plataforma de Ação de Beijing (ONU, 1995)14 de setembro - Dia Latinoamericano da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação Esta data foi uma iniciativa de um de periodistas e comunicadoras que participaram do V Encontro Feminista Latinoamericano y del Caribe, realizado em novembro de 1990, na localidade de San Bernardo, Argentina. Se elegeu o dia 14 de setembro, porque nessa data começou a transmitir pela Rádio Nacional de Braília o programa Viva Maria, conduzido pela jornalista Mara Régia, uma pionera da rádio brasileira. Este programa, comprometido con a situação da mulher no Brasil, se manteve no ar por um espaço de dez anos, dmas em maio de 1990 foi censurado por pressões governamentais.
23 de setembro - Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças
Na Conferencia Mundial de Coligação contra o Tráfico de Mulheres que aconteceu en Dhaka, Bangladesh, em janeiro de l999, se elegeu o 23 de setembro como Dia Internacional contra la Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Meninas e Meninos, em homenagem a lei nº 9.143 do ano de 1913, promulgada nesta data e conhecida pelo nome de Lei Palacios. Foi a primera com essas características no mundo. A Lei punia de 3 a 6 anos de prisión quem promovesse ou facilitasse a prostituição ou corrupção de menores de idade ao menos mediante consentimento, ou de maiores de idade en caso de violência ou intimidação.
28 de setembro - Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e Caribe Há duas décadas as mulheres latino-americanas e caribenhas vêm se unindo na luta pelos direitos sexuais e reprodutivos e pela justiça de gênero. No 5º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe (Argentina, 1990), foi criado o Dia pela Descriminalização do Aborto na América Latina e Caribe, um tema de unânime e prioritária preocupação. O 28 de setembro foi escolhido como data de referência para essa Campanha que, desde 1993, vem impulsionando ações nos diferentes países da região.
29 de setembro - Aprovação da Lei 9.100/95 que garante cotas para mulheres na política
12 de outubro - Dia Internacional da Mulher Indíg
15 de outubro - Dia Mundial da Mulher Rural
17 de outubro - Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
27 de outubro - Dia de Mobilizaçãzo Pró-Saúde da População Negra
Novembro
20 de novembro - Dia Nacional da Consciência NegraDia de denúncia, protesto e resistência, em memória do martírio e morte de Zumbi dos Palmares, no ano de 1695. Protesto conta a ideologia da democracia racial. Resistência, que está no espírito de Zumbi e presente na esperança do povo negro. A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
25 de novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher
Um dia para lembrar, protestar e mobilizar contra a violência à mulher. Definido no I Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em 1981, em Bogotá, Colômbia, o 25 de Novembro é o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana. Em 25 de novembro de 1991, foi iniciada a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher,que propôs os 16 Dias de Ativismo contra a Violência contra as Mulheres, que começam no 25 de novembro e encerram-se no dia 10 de dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948. Este período também contempla outras duas datas significativas: o 1o de Dezembro, Dia Mundial da Luta contra a AIDS e o dia 6 de Dezembro, Dia do Massacre de Montreal (leia mais sobre o 6 de Dezembro) Em março de 1999, o 25 de novembro foi reconhecido pelas Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Fonte: Rede Feminista de Saúde, RedeFax, 26/ 2003.
Dezembro
1º de dezembro - Dia Nacional de Luta contra a Aids No mundo, 35 milhões de pessoas vivem com HIV/Aids. 15 milhões são mulheres. 90% da epidemia está concentrada nos países em desenvolvimento. Fonte: UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids ), 2000. No Brasil, os casos de Aids já atingiram cerca de 258 mil pessoas, sendo 73 mil casos em mulheres. A relação de uma mulher infectada para 25 homens, nos anos 1980, passou para uma mulher infectada para cada dois homens, no início deste século. Fonte: Documento de Tendências para Subsidiar o Projeto Igualdade de Gênero na Promoção da Segurança Humana no contexto do HIV/Aids. UNIFEM _ Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher e Rede Feminista de Saúde, 2003. http://www.redesaude.org.br/html/folheto01dez03.html Texto completo? Clique no link abaixohttp://www.redesaude.org.br/assets/docs/Folheto1%BAdez.zip
10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos HumanosA data celebra a adoção, em 1948, pela Organização das Nações Unidas (ONU), da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração nasceu em resposta à barbárie praticada pelo nazismo contra judeus, comunistas, ciganos e homossexuais e também às bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos sobre Hiroshima e Nagazaki, matando milhares de inocentes. É a partir dessa Declaração que começa a se desenvolver o Sistema Internacional dos Direitos Humanos mediante a adoção de inúmeros Tratados Internacionais voltados à proteção dos direitos fundamentais. Entre eles a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Descriminação contra a Mulher CEDAW - adotada pelas Nações Unidas em 18 de dezembro de 1979.
| |
sábado, 20 de setembro de 2014
PROTAGONISMO DA FUNCIONARIA QUE LUTA E TEM QUE COMPRAR SEUS FIGURINOS E MAQUIAGENS E A ANOS FAZ ESSE TRABALHO DE INTEGRACAO ATRAVES DO SORRISO... ESSE SÃO SO 20% DO SUS QUE TANTO DEFENDEMOS GENTE ... PARABENS RECONHECENDO A SUA LUTA QUE E NOSSA Guierta Alves VOCÊ ORGULHA O SUS...
por: Portal JH
Trabalho lúdico desenvolvido na Sesap é referência em outros estados
O trabalho tem sido bem recebido e os convites não param de acontecer

A atuação da servidora da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Guierta Alves, no desenvolvimento de práticas lúdicas em eventos realizados pela Secretaria tem sido referência em outros estados do País. Dona de uma irreverência nata, ela sabe tratar temas difíceis com leveza e bom humor. “Vivemos realidades muito difíceis na saúde e mesmo os temas mais complexos podem ser abordados de uma forma lúdica, com a qual o espectador de identifique”.
Ao longo dos anos o talento natural vem sendo aprimorado com capacitações. “Tudo começou quando comecei a fazer teatro, aos 12 anos de idade, e a partir daí sempre trouxe esta arte para minha vida profissional”. O curso de Guia de Turismo também contribuiu para exercer a espontaneidade e a capacidade de improvisação.
No último mês de agosto ela concluiu o curso de extensão em Práticas Integrativas e Complementares pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com duração de dois anos. “O curso contribuiu muito para adquirir outra visão do trabalho lúdico, correlacionar as dinâmicas e aprender a lidar com as emoções do outros, usando a terapia do riso”.
Na Sesap o trabalho com o lúdico começou com o convite para divulgar o programa de qualidade de vida. “Tive a ideia de me caracterizar de Carmem Miranda e com frutas na cabeça!”. Desde então faz apresentações lúdicas em vários eventos da Secretaria e passou a receber convites para participar de eventos em outros estados. “Primeiro foi o Encontro Regional de Mortalidade Materno-infantil, em João Pessoa, depois o Nacional, em Curitiba, todos pelo Ministério da Saúde”.
O trabalho tem sido bem recebido e os convites não param de acontecer. “Eu mesma me surpreendi, as pessoas na minha primeira dinâmica se emocionaram muito. Levei brinquedos da época de infância para realizar algumas dinâmicas resgatando um pouco da criança que existe em cada um de nós”. O próximo compromisso fora do estado será no mês de novembro, atendendo a um convite para desenvolver práticas integrativas e lúdicas no Encontro Estadual de Mortalidade Materno-Infantil de São Paulo.
Delegado é atacado por religiosos após audiência por intolerância no Rio Henrique Pessoa é agredido depois de buscar conciliação com membro da Igreja Geração Jesus, que foi preso por vídeo de intolerância a religiões afro. Policial sacou arma e atirou
EXTREMO
por Patricia Iglecio, da RBA publicado 05/09/2014 19:25, última modificação 20/09/2014 11:20
CCIR
São Paulo – O delegado titular da 79ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro, Henrique Pessoa, foi atacado por um grupo de 20 evangélicos neopentecostais na quarta-feira (3). O ataque ocorreu após uma tentativa de conciliação entre ele e um dos agressores, Márcio Pereira Carvalho, no 5º Juizado Especial Cível de Copacabana. Henrique, que é membro da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), pedia que Márcio se retratasse por ofensas feitas em vídeos no YouTube, mas a resposta foi negativa. Na saída da audiência, liderados pelo pastor Tupirani da Hora Lopes, da Igreja Geração Jesus Cristo, pessoas que vestiam camisetas pretas com a frase "Bíblia sim, Constituição não!" encurralaram o delegado, que foi brutalmente agredido.
Em uma tentativa de afastar o grupo, Pessoa diz que pegou a arma que carregava e atirou para o chão. A bala acertou, de raspão, o abdômen de um dos agressores, Carlos Gomes. O delegado tentou fugir dos ataques, e, no entanto, foi alcançado.
"Um deles me atingiu violentamente pelas costas, me derrubaram, me deram pancadas, tiraram minha arma da cintura. Fiquei muito grogue. Fui carregado para a DP para registrar a ocorrência, mas desmaiei no caminho e me removeram para uma unidade de saúde", conta o delegado. Ao analisar as câmeras de segurança do Juizado, Isabela Silva Rodrigues, delegada titular da 12ª DP, em Copacabana, determinou a prisão de Henrique Pessoa na noite de quarta-feira.
Ainda na madrugada da quinta-feira (4), Pessoa conseguiu liberdade provisória, concedida pelo plantão judiciário, mas hoje (5) foi afastado do cargo. Internado no Hospital Miguel Couto, no Leblon, Carlos Gomes não precisou passar por cirurgia e foi liberado.
O delegado conta que, há seis anos, é perseguido pelo pastor Tupirani e por seguidores da igreja, desde que entrou na militância pelos direitos humanos e contra a intolerância religiosa. Ele conta, inclusive, que foi ameaçado de morte.
"A gente (a CCIR) está juntando uma série de provas mostrando que eles estão me ameaçando e me difamando. Formação de quadrilha, xingamentos, vídeos no Youtube há seis anos", afirma. O delegado diz lamentar o acontecimento e, mesmo após as agressões, garante que pretende buscar conciliação com os membros da igreja.
Já Tupirani foi preso, em 2009, junto com Afonso Henrique Alves Lobato, outro membro da Igreja Geração Jesus, depois de a juíza Maria Elisa Peixoto Lubanco, da 20ª Vara Criminal do Rio, ter decretado a prisão preventiva dos dois, que foram os primeiros presos no país por cometer crimes de intolerância religiosa. Eles foram acusados, ainda, de injúria qualificada e incitação ao crime.
Na época, com o consentimento do pastor, Afonso Henrique divulgou, na internet, vídeo em que faz ofensas a adeptos da umbanda e do candomblé. Além disso, o jovem e outros três seguidores da igreja invadiram e depredaram o Centro Espírita Cruz de Oxalá, no bairro do Catete.
Dias depois, em uma entrevista, o pastor apoiou a iniciativa de Afonso de divulgar o vídeo, alegando que o rapaz “tinha direito à liberdade de expressão” e também postou uma filmagem na internet, dizendo que não deve respeito à Constituição, por ser “uma lei dos homens”. Ele também desafiava as polícias e as Forças Armadas, e reforçava os ataques às religiões de matriz africana. Após a veiculação do material, Tupirani foi preso. Em sua defesa, se diz “perseguido” e que é “o primeiro pastor preso pela ditadura democrática no Brasil”.
Tupirani da Hora Lores tem mais de 7 mil vídeos no YouTube em que exalta a Igreja Geração Jesus e incita o ódio contra religiões não evangélicas. Em muitos deles, o pastor aparece xingando e ameaçando Henrique Pessoa.
Comissão
A CCIR foi formada em 2008 por umbandistas e candomblecistas. Hoje, conta também com espíritas, judeus, católicos, muçulmanos, malês, bahá’ís, evangélicos, hare krshnas, budistas, ciganos, wiccanos, seguidores do Santo Daime, ateus e agnósticos. Do poder público, integram a comissão o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o Ministério Público e a Polícia Civil. O grupo agrega também entidades da sociedade civil organizada.
A organização já realizou, desde a fundação, seis edições da 'Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa’, na capital do Rio de Janeiro. A maior delas, em 2012, colocou nas ruas 210 mil pessoas. A 7ª edição será no próximo dia 21.
http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2014/09/delegado-defensor-dos-direitos-humanos-e-atacado-por-envagelicos-no-rj-642.html
sexta-feira, 19 de setembro de 2014
RN tem a 6ª pior distribuição de renda...
O estudo apontou o rendimento mensal familiar. Trinta e três mil famílias sobrevivem apenas de doações ou benefícios sociais e não têm qualquer tipo de renda. 68,3% das famílias potiguares, ou seja, 745 mil grupos familiares, possuem renda mensal de até três salários mínimos: R$ 2.172,00. No entanto, o valor do rendimento médio mensal das famílias do Estado é de R$ 2.145,00 distribuído da seguinte forma: R$ 2.359,00 (zona urbana) e R$ 1.293,00 (zona rural).
Arte: Camila Cahú
Arte: Camila Cahú

Assinar:
Postagens (Atom)
QUEM SOMOS NÓS...
Postagens populares
-
CONFIRA A LISTA DE FACULDADES REPROVADAS PELO MEC - CUIDADO COM A DOR DE CABEÇA ! Foi divulgado pelo MEC a lista das instit...
-
Entenda o projeto maletas do futuro...REDE MANCARU BRASIL E CANAL FUTURA MAIS QUE. UMA PARCERIA UMA VIDA UMA HISTORIA... PROJETO ...
-
Brasília, 12 de junho de 2012 Resolução 453 define funcionamento dos conselhos de saúde Na semana passada um novo texto passou a reg...
-
Fortaleza, Ceará - Terça-feira 27 de abril de 1999 Acusado de matar mãe-de-santo vai a júri Tribunal do Júri de Maracanaú se reún...
-
Alguns dizem que a forma de um nariz reflete o caráter de uma pessoa. Você está se sentindo curioso para saber mais sobre os narizes? Lei...
-
Sexta-feira, 29/06/2007 às 17h57 "Eu não decidi ser prostituta. Comecei aos 8, pedindo esmola", disse Marinalva A preside...
-
OAB concedeu postumamente o título de “Advogado”, ao abolicionista negro Luiz Gama 1º ENCONTRO DA ADVOCACIA NEGRA DO BRASIL. Sao P...
-
No Rio Grande do Norte existem cerca de 60 comunidades quilombolas, de acordo com estudo da Fundação Palmares. Destas, 20 se reconhece...
-
MANIFESTO FÓRUM ESTADUAL ONGs TUBERCULOSE DO RIO DE JANEIRO Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose – 24 de março de 2018 Por ...





