PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

domingo, 3 de junho de 2018

Comissão de Preservação e Salvaguarda dos Terreiros Tombados convoca Povos de Terreiro para vídeo conferência





FSM 2018: Comissão de Preservação e Salvaguarda dos Terreiros Tombados convoca Povos de Terreiro para vídeo conferência


Com o tema “Mexeu com um mexeu com todos. Não toquem em nossos Terreiros”, a A Comissão de Preservação e Salvaguarda dos Terreiros Tombados, com apoio do IPHAN, irá realizar nesta quarta-feira (17) uma video conferência para discutir a possibilidade para estabelecer a Plenária Nacional dos Povos e Comunidades de Matriz Africana Rumo ao Fórum Social Mundial 2018, que acontecerá em Salvador, entre os dias 13 e 17 de março. Leia o convite na íntegra:
Às
Autoridades e Representações de Matriz Africana
Nesta
Ref.: Vídeo Conferência dos Povos de Terreiros rumo ao Encontro Nacional no Fórum Social Mundial (FSM 2018): “Mexeu com um mexeu com todos. Não toquem em nossos Terreiros”
Benção a todos!
A Comissão de Preservação e Salvaguarda dos Terreiros Tombados, com apoio do IPHAN realizou, ao longo de 2017, uma série de vídeo conferências para tratar de ações de promoção de salvaguarda do patrimônio cultural afro-brasileiro.
Dando continuidade a essa logística de encontros virtuais a nível nacional realizaremos a 1ª edição de 2018 no dia 17 de janeiro (quarta-feira), autorizado pelo Iphan, a fim de permanecermos com a mobilização das lideranças religiosas dos demais estados.
Nesse momento é de vital importância a participação das lideranças ou de representantes indicados para que o diálogo se mantenha alinhado, para unir forças e discutir a possibilidade para estabelecer a Plenária Nacional dos Povos e Comunidades de Matriz Africana Rumo ao Fórum Social Mundial 2018, em Salvador, dentre outros assuntos.
Prévia de Pauta:
1.      Atualização do Recurso no STF sobre Abate Religioso e sobre a Ação contra a Rede Record referente às 16h de direito resposta das Religiões Afro-brasileiras;
2.      Panorama das agendas locais e nacionais junto à Procuradoria da República, Ministério Público e outras instituições governamentais referente à necessidade de providências sobre os ataques aos terreiros e lideranças religiosas – Obs.: Nesse item, a Bahia trará as informações locais recentes. Os demais estados devem apresentar seus dados.
 3.      Contatos com organismos institucionais públicos e privados para promoção de campanhas contra o Racismo Religioso;
4.      FSM 2018
a)      Entrada no Grupo Facilitador do Fórum Social Mundial 2018 e GT’s, com participação nas reuniões do Fórum Social Mundial 2018 para integrar programação com a Plenária Nacional dos Terreiros;
b)      Articulação de agendas com as universidades e demais setores em termos de infraestrutura sobre hospedagens solidárias durante o evento;
c)      Viabilização de arte com a identidade e características do FSM para nossos materiais gráficos e de comunicação visual, e virtual;
d)      Proposta metodológica para o Encontro/Plenária;
A assessoria do IPHAN confirmou o autorizo de operacionalização dos trâmites da vídeo conferência nos mesmos moldes anteriores, com indicativo de contato com os núcleos regionais para alinhar os procedimentos técnicos internos e viabilizar a ação, observando a questão dos links. Com isso, nesse momento, contamos com a presença e apoio de todos no sentido de realização do referido encontro virtual, no dia 17/01/2018, próxima quarta-feira, no horário das 09:30 às 12h, e de 14:30 às 17h, inclusive socializando a informação. A divisão em dois turnos é uma necessidade técnica do equipamento, que não suporta a conexão de todas as unidades estaduais do IPHAN ao mesmo tempo e, para facilitar o agendamento dos estados, a divisão a seguir equaciona o número de estados participantes entre os turnos matutino e vespertino:
Manhã (09:30h): BA – SP – RS – SC – PR – RJ – ES – MG – DF – GO – MT – MS – TO;
Tarde (14:30h): BA – SP – RS – AC – AM – AP – PA – RR – RO – MA – CE – PI – RN – PB – PE – AL – SE.

Contando com a compreensão e presença das representações ao encontro virtual nas sedes das superintendências estaduais do IPHAN ficamos no aguardo da confirmação do recebimento do e-mail e da efetiva participação de todos para construção das próximas estratégias e ações de luta em defesa do nosso povo e de nossas tradições.
Evidenciamos que a Comissão já está efetuando a logística no que tange ao apoio direto dos núcleos das Superintendências Regionais também para receber as lideranças, objetivando esse diálogo entre os terreiros. Além disso, a Bahia estará presente aos dois turnos, com indicativo também da participação de São Paulo e Rio Grande do Sul nesse mesmo sentido.
A organização solicita a checagem no site do IPHAN referente ao endereço correto do local da vídeo conferência, para que não ocorra nenhum problema de não comparecimento às superintendências regionais. Site IPHAN: www.iphan.gov.br (clicar no item Superintendências e consultar por regiões e estados, pois lá estarão dados em endereço e telefone). Inclusive, observar esse detalhe de endereço correto caso usem card personalizado de divulgação, pois no último encontro virtual algumas representações reclamaram do endereço errado na postagem.
Cordiais saudações, 
— 
Comissão de Preservação e Salvaguarda dos Terreiros Tombados

https://www.cenbrasil.org.br/fsm-2018-comissao-de-preservacao-e-salvaguarda-dos-terreiros-tombados-convoca-povos-de-terreiro-para-video-conferencia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN