PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Secretarias de educação de todo País podem solicitar cursos de formação para professores - aatenção foruns educação e diversidade racial de todo o Pais...


Secretarias de educação de todo País podem solicitar cursos de formação para professores

A formação inicial dos professores será pela internet, na Plataforma Freire. O prazo para inscrição vai até 22 de outubro. As aulas terão início no segundo semestre de 2013
A partir deste ano, secretarias de educação estaduais e municipais podem informar a demanda por formação inicial dos professores de suas redes pela internet, na Plataforma Freire. O prazo vai até 22 de outubro. As aulas terão início no segundo semestre de 2013. Com a iniciativa, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  do Ministério da Educação pretende aperfeiçoar o processo de capacitação dos professores da rede pública, a partir da abertura do calendário de atividades do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor).
Governo de São PauloOs professores interessados podem fazer a pré-inscrição nos cursos a partir de fevereiro do ano que vemAmpliar
  • Os professores interessados podem fazer a pré-inscrição nos cursos a partir de fevereiro do ano que vem
Este primeiro momento é de análise de demanda. Por isso, somente usuários com perfil definido pelas secretarias de educação, já cadastrados naPlataforma Freire , podem inserir os dados relativos aos cursos desejados pelas redes de ensino, o que deve ser feito até 22 de outubro. Já os professores interessados podem fazer a pré-inscrição nos cursos a partir de fevereiro do ano que vem.
A diretora de formação de professores da educação básica da Capes, Carmen Moreira de Castro Neves, explica que o aperfeiçoamento permite maior clareza no processo. “A ideia é que secretarias de educação tenham visibilidade melhor da demanda de suas redes”, disse. “Assim, poderão negociar com as universidades uma oferta de cursos que realmente atenda à demanda”.
Carmen reforça que a educação inicial e continuada de professores é uma das condições estruturantes para o desenvolvimento sustentável do país.
Criado, em 2009, o Parfor aumenta a cada ano o número de professores atendidos. Em sua primeira edição, abriu 140 turmas em 32 instituições de educação superior, em um total de 4.273 matrículas. De acordo com o último levantamento, realizado no primeiro semestre deste ano, foram contabilizados mais de 62 mil matrículas e 1.678 turmas em 91 instituições.
O Parfor é um programa emergencial criado para permitir a professores em exercício na rede pública de educação básica o acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes  e Bases da Educação Nacional (LDB). Por meio do programa, a Capes financia a oferta de turmas especiais, na modalidade presencial, implantadas em cursos de licenciatura gratuitos e de qualidade.
Plataforma Freire
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica - PARFOR  é um programa implantado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, do Ministério da Educação - MEC, com a finalidade de contribuir para que os professores em exercício na rede púbica de educação básica tenham acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional -2013 LDB.
Clique aqui  para assistir ao debate sobre Formação de Professores, tecnologia e qualidade da educação.

Veja abaixo a chamada para o debate apresentado na TV Escola. O programa aborda a formação cultural:
  
Leia mais:
No Dia Nacional da Alfabetização, saiba quais iniciativas visam à promoção da cidadania
Programa Institucional de Iniciação à Docência aprova 243 projetos
Brasil irá criar método de avaliação educacional para o Mercosul
Projetos de esporte educacional receberão R$ 30 milhões nos próximos dois anos
Aberto edital para seleção de pesquisadores na Alemanha
Dezoito mil escolas brasileiras começam a implantar o horário integral 

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!
Ocorreu um erro neste gadget

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN